PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A casa não caiu.

A casa não caiu.



   27 de junho de 2024.   

Quinta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum 


      Evangelho.      


Mt 7,21-29

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.


      Meditação      


Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha (Mt 7, 25)

Jesus dramatizou bem: três contra um. A chuva, as enchentes e os ventos, os três contra a casa. É que uma desgraça nunca vem só, não é verdade? Vem sempre acompanhada. Olha o trio: chuva, enchente e ventania. Outra escalação: desemprego, doença e desunião. Todos contra a casa.

Na história de Jesus e na história de nossa vida, sabemos: a crise sempre vem. É o inverno tropical: ventos, chuva e enchente. E a crise vem e derruba a casa, se a casa for mal construída. Se a casa for edificada sobre a areia, a ruína é certa. Desmorona, não tem jeito. E por que cai? Cai, porque suas bases são frágeis, porque não tem alicerces firmes.

O que seria a casa? A casa que a gente constrói é a nossa própria vida. Pode ser a vida profissional, pode ser o casamento ou qualquer outra construção humana. Quem constrói nas carreiras e pela lei do menor esforço edifica sobre terreno duvidoso. Esse pode ter o prejuízo de ter sua casa levada pelos ventos e pela enchente da primeira crise que vier. Construir na areia é optar pelo que é mais rápido e menos trabalhoso. Alicerce é coisa que gasta tempo, envolve esforço pessoal, paciência, dedicação. Lembra o evangelho de antes de ontem? Entrar pela porta estreita. A porta larga conduz à perdição.

Sem alicerce sólido, a sua casa não aguenta o inverno tropical. Sem estudo sério e comprometido, seu exercício profissional fracassa no primeiro teste. Sem séria formação do caráter, educação para a liberdade, capacidade de renúncia, o adolescente sucumbe na segunda oferta que um colega lhe fizer de um cigarro de maconha. Sem um namoro em que as pessoas cresceram, se acertaram e se organizaram com um mínimo de estrutura, o casamento pode desabar no terceiro desencontro do casal. Casas construídas sobre a areia não resistem às intempéries do inverno.

Jesus acrescentou um detalhe muito importante. Constrói casa sobre a areia quem ouve as suas palavras e não as pratica. Por outro lado, quem ouve as suas palavras e as põe em prática constrói sua casa sobre a rocha. É por isso, que os ventos, a chuva e as enchentes não a derrubam.
Quem está com os alicerces de sua casa comprometidos, uma boa notícia: a engenharia divina pode restaurar as bases de sua casa. Deus pode ajudar a reconstruir a sua vida!





Guardando a mensagem

Chuva, enchentes e fortes ventanias são uma representação das crises que se abatem sobre nós, na família, no trabalho, no casamento, na sociedade. Crises, problemas, fracassos, turbulências de todo tipo é o que não faltam em nossa vida. E vem pra todos. A diferença está nos alicerces. Se eles forem bons, a casa estará de pé quando a tempestade passar. E Jesus foi claro em dizer que alicerces são esses: ouvir sua palavra e pô-la em prática.

Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha (Mt 7, 25)

Rezando a palavra

Senhor, 
estamos tentando reforçar os alicerces da construção de nossa casa. Sabemos que isso nos custa esforço, renúncia, sacrifício. Não se constrói de um dia pra outro. Não se improvisa uma casa boa e segura. É necessário planejamento e muito trabalho. Senhor, dá-nos a graça de não improvisarmos nossa profissão, nossa família ou mesmo nossa vida cristã. Quanto mais aprofundamos os alicerces na rocha firme, mas nos preparamos para enfrentar os vendavais da vida. Quanto mais brincamos de família, ou levamos no mais-ou-menos o nosso trabalho, ou tocamos uma vida espiritual relaxada, mais nos expomos ao fracasso. Dá-nos, Senhor, a graça da perseverança nessa construção. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém

Vivendo a palavra

Identificando alguma área de sua vida que mereça um reforço nos alicerces, pela prática da Palavra de Deus, faça um propósito de tomar alguma providência nesse sentido. Podendo, aconselhe alguém a fazer o mesmo.

Comunicando

Nesta quinta, estaremos juntos na Santa Missa das 11 horas, pelo Canal do Youtube e pela Rádio Amanhecer. Não deixe de mandar a sua intenção.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Daí-nós senhor a graça da perseverança na construção. Obrigada senhor por tudo que fazem em minha vida e da minha família, abençoando e protegendo de todo mal, com saúde, paz felicidade e fé. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Abençoe pai minha casa minha família meus negócios e todo terço dos homens amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, peço oração para minha vida, minha família e que essa fase de luta passe em nome de Jesus. Ouço todos os dias sua meditação, me faz um bem imenso.Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Padre, sua benção!!! Sua pregação nos faz mais firmes em nossa. Caminhada, nos ajuda a construir nossas fé na rocha. Começo sempre o dia ouvindo a palavra de Deus proferida pelo senhor, muito obg. Por nós ajudar nessa construção de fé.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos
    Peço oração pra o meu casamento que o senhor Jesus me dê sabedoria pra vencer essa crise que estou vivendo tenho fé em Deus que tudo isso vai passar em nome de Jesus amém

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    A cada momento temos que ser e parecer Cristãos, temos que nos esforçar e buscar incansavelmente a autenticidade Cristã, através dos exemplos de Jesus, da vivência do Evangelho e quando nos abrimos ao domínio do Espírito Santo, nós recebemos os dons espirituais e as virtudes necessárias, aí só nos basta viver o que é correto para DEUS, ou seja respeitar os Seus mandamentos, os colocando em prática, amando o próximo da melhor forma possível.
    Mas se por um motivo ou outro, ainda em nossa fragilidade humana viermos desagradar a DEUS e aos nossos irmãos com pensamentos, palavras, atos e omissões, devemos reconhecer nossa pequenez, nossa imperfeição, nos arrepender e pedindo perdão pela nossa pequenez, confessar nossas falhas, assim pela infinita misericórdia somos libertos do pecado para continuarmos uma amizade verdadeira com o Senhor.
    Desta forma estaremos construindo nossa casa sobre a Rocha, nossa fé estará alicerçada, fortalecida, isto é colocando em prática toda a Palavra, todos os ensinamentos, poderá vir o que vier que estaremos fortes. Porquê pela Graça nós cremos que através do preciosíssimo Sangue Redentor de Jesus Cristo, e no Poder sobrenatural da oração toda tribulação já foi vencida, aniquilada!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos Rosa Maria de Caucaia ceará muito obrigado pela meditação que senhor manda todos os dias Deus abençoe proteção de nossa senhora de Fátima cubra com seu manto sagrado eu só gratidão

    ResponderExcluir
  8. Santo e abençoado dia,sua bençã padre João Carlos. Peço oração por tds família Tibúrcio conversão cura e libertação e por tds doentes 🙏

    ResponderExcluir
  9. Senhor JESUS! Agradeço por mais um dia. Te peço que eu consiga aumentar sempre a minha fé. Peço pela recuperação de meu filho Ivan e da minha própria. Peço sua benção a Fabrício e Cida. A saúde de minha esposa e de toda a minha família. Me ajude para que minha casa não desmorone jamais. Amém 🙏. Pe. João Carlos peço a sua benção e oração.

    ResponderExcluir
  10. Pe.Joao peço oração por toda minha família, pela cura do vício, saúde e vida afetiva, que eu tenha sabedoria para contrui-la sobre a rocha, que o Senhor me de sabedoria e condição, amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre. DEUS NÓS ABENÇOE A MIM E MEUS FILHOS LUCAS E GABRIEL E TODA A MINHA FAMÍLIA, que a nossas casas tenha alicerce e que senhor nos ensine e nós todos entendemos e somos fiéis a sua palavras, amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos peço oração pela vida , saúde e proteção da minha filha Danielle que sofre com hérnia de disco e já foi operada , que Deus médico dos médicos cuide e cure ela , amém. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre! Sua benção!Salve Maria Santíssima e Valei-nos São José.
    Peço por minha família,pela biópsia e pelo resultado,que minha tia e mãe Maria do Carmo,precisa fazer.
    Pela cura e libertação do meu irmão Bruno Almeida Rebello.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos sua bênção , peço oração pela minha vida , saúde e proteção estou sofrendo com muitas dores na coluna , que Maria passe na frente da minha vida e interceda por mim , amém. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos, sua benção 🙌🏼🌻 peço oração por minha família e todos os irmãos enfermos,reze pelo meu sobrinho 🙏🏼❤️ Edison Rafael 🙌🏼🌻 obrigada Paz e Bem 🙌🏼🕊️

    ResponderExcluir
  16. Peço oraçâo pela saúde de Patrícia da Silva Rocha.

    ResponderExcluir
  17. Cláudio Siqueira27/6/24 12:15

    Padre João Carlos sua benção 🙌🏻 O Evangelho de cada dia🙌🏻 temos ensinamentos da palavra de Deus 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 O Evangelho. O meu, O nosso alimento Diário 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    Deus Proteja
    Minhas Filhas Cláudia Siqueira e Sarah Siqueira Deus Proteja Todos os meus Irmãos 🙌🏻🙌🏻🙌🏻Deus Proteja Nossas Famílias🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Padre João Carlos e todos da Equipe AMA Obrigado por todos os dias nos manter no caminho do Nosso Senhor Jesus Cristo🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  18. Glória a vós Senhor gratidão Senhor por tudo que fizeste cannosco gratidão padre João Carlos por tudo que enviaste pra nós minha benção padre João Carlos um abraço

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Pe João Carlos, Pesso Orações pra mim e toda minha família, 🙌 Senhor daí nos a graça de construir nossas casas sobre a rocha Amém 🙏🙏 🙏❤️

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Jesus dai-nos a graça de manter nossa casa em pé! Que nossa família seja abençoada!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  21. Ó Deus, fonte de todo o bem, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Entretanto, me ajude fugir do mal e do pecado. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude servi-Lo com amor. Me ajude seguir o caminho do discipulado. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude construir a minha casa, a minha vida sobre a rocha, sobre a VOSSA palavra. Me ajude ensinar com sabedoria. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Peço oração pelo meu casamento que Deus abençoe a minha família amém

    ResponderExcluir
  23. Bom dia a todas obrigada Senhor por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família., filhos, netos, genros e nora e todos. Obrigada por tus9 Senhor amém.

    ResponderExcluir
  24. Bem DIA sobre Evangelho MINHA vinda foi ASIM como falam no evangelho foi criada na tubulhesa casa construída na areias esse evangelho lhebra da minha vida AMÉM

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Venham a mim.

   18 de julho de 2024.   Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 11,28-30 Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e diss...

POSTAGENS MAIS VISTAS