PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Tem lobo na área.

Tem lobo na área.



     26 de junho de 2024.   

                Quarta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.     


Mt 7,15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

     Meditação.     


Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes (Mt 7, 15)

Por que Jesus comparou falsos profetas com lobos vestidos de ovelhas? Vou tentar explicar. O profeta, na Bíblia, é o homem da palavra de Deus, fala em nome de Deus. É o pregador, certo?! Encontramos no Antigo Testamento, a imagem do profeta vestido com um manto de pele de carneiro. A roupa já mostra a vida de austeridade do profeta e a distância que ele toma da corte dos reis. O profeta Elias, por exemplo, vestia um manto de lã de carneiro. João Batista, parecido com Elias, trajava-se de pele de camelo. Uma vez, Jesus perguntou: ‘O que vocês foram ver no deserto? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais. Afinal, o que foram ver? Um profeta?!” (Mt 11).

Então, a imagem do profeta é do homem de Deus vestido de pele de carneiro ou de ovelha. Assim, já dá para entender melhor o que Jesus disse. “O falso profeta é o lobo vestido de ovelha”. Ele apresenta-se como homem de Deus, como líder no meio do rebanho, mas não é profeta coisa nenhuma, é lobo. Está vestido de ovelha, isto é, traja-se com um manto de lã de carneiro, mas não é um profeta de verdade. Na verdade, esconde sua real identidade e seus verdadeiros interesses. Não é profeta. É lobo.

E, por que será que Jesus estava preocupado com os falsos profetas? Porque o rebanho pode ser enganado facilmente. Porque existem, infelizmente, esses aproveitadores. E, certamente, porque a comunidade deve ficar sempre em atitude de alerta, uma vez que esse perigo é permanente. Cuidado com os falsos profetas! São Paulo, na segunda carta aos Coríntios, falou da existência de operários enganadores no meio da comunidade, disfarçados de apóstolos de Cristo (2 Cor 11).

O Livro do Profeta Ezequiel que estamos estudando nos encontros bíblicos de segunda-feira tem um capítulo dedicado aos falsos profetas, o capítulo 13. Nele, o próprio Deus denuncia aqueles que falam em seu nome, dizendo o que ele não mandou dizer, prometendo o que ele não autorizou prometer. Na verdade, são falsos profetas. Falam segundo os seus interesses ou para o agrado dos seus ouvintes. Como está escrito: "Enganam assim o meu povo que gosta de mentiras" (Ez 13, 19).

Que interesses poderiam mover um falso líder religioso, um pseudo-pregador da palavra de Deus? Três interesses movem o mundo. O primeiro é o dinheiro, o enriquecimento. O segundo é o poder, o prestígio. O terceiro interesse é desfrutar de uma vida de prazeres na comida, na cama e nos divertimentos. Esses são os interesses que movem o mundo. Podem mover também um falso líder.

Muita gente se ilude. Pensa: se está falando de Deus, então é coisa boa. Atenção, nem tudo que reluz é ouro. É melhor seguir a dica de Jesus. Pelo fruto se conhece a árvore. Árvore boa dá fruto bom. Árvore má dá fruto ruim. Os bons frutos confirmam que se trata de uma boa árvore, um profeta de verdade. A pregação do Evangelho produz frutos muito claros: o primeiro é a conversão e a santidade de vida; o segundo fruto é o compromisso com a fraternidade e o amor ao próximo. A falsa pregação produz frutos podres: a cristalização do egoísmo e do individualismo; a relação comercial com Deus; a instrumentalização da fé para outros interesses.




Guardando a mensagem

Jesus nos orienta para termos cuidado com os falsos profetas. Profeta é o pregador, é quem fala em nome de Deus. O cuidado é porque o falso profeta é um lobo em pele de ovelha. Ele move-se por interesses não confessos, particularmente o dinheiro e o poder. Como reconhecer o falso profeta? Pelo fruto se conhece a árvore. O fruto da pregação do evangelho é a conversão, a santidade de vida e o compromisso com o bem do próximo, sobretudo dos mais desamparados. Se as pessoas estão ficando mais egoístas e mais interesseiras não é um bom sinal. Se a pregação está servindo a outros interesses que não seja a glória de Deus, tem lobo na história.

Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes (Mt 7, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu és o nosso pastor, nosso profeta, nosso mestre. Tu és o modelo para todos os ministros do teu povo. Tu anunciaste o Reino de Deus entre nós. A tua coerência e a tua fidelidade foram provadas na paixão e na cruz. Os teus profetas trilham o teu caminho, imitam o teu modo de agir na defesa do rebanho. Dá-nos, Senhor, a lucidez necessária para nos precavermos contra lobos travestidos de ovelhas. Eles não são profetas verdadeiros. Que estejamos sempre atentos ao tipo de fruto que produz a pregação, para não sermos enganados por falsos profetas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pelos frutos, se conhece a árvore’. Aparecendo, hoje, uma oportunidade, comente com alguém essa palavra de Jesus.

Comunicando

Como hoje é quarta-feira, os grupos da Segunda Bíblica ficam abertos para receber a resposta à Pergunta da Semana. A pergunta da semana é esta: Quais foram os quatro terríveis 
castigos que Deus enviou contra Jerusalém? Por que ele fez isso? Você vai precisar ler o capítulo 14 do profeta Ezequiel. Para participar de um dos grupos, faça contato pelo nosso whatsapp 81 3224-9284.

Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Jesus alerta os discípulos, mas falando diretamente dos Mestres da Lei, Escribas e fariseus, intitulados como falsos profetas, hipócritas, pois cobravam o cumprimento das leis, mas eles próprios não as cumpriam, eram conhecidos pelo contra testemunho.
    DEUS, prepara todos os dias nossos corações para que pela Sua Graça no seu Amor possamos receber Jesus e nossos irmãos como uma terra boa, uma terra fértil, ou seja através do Seu Evangelho podemos espalhar muitos frutos bons com o anuncio da Boa nova, nossa alegria de viver e com nossos testemunhos de fé, até mesmo sem falar, em fim na evangelização do dia dia.
    Mas mesmo assim, temos que cuidar do nosso solo, perseverar nas orações, na comunhão diária com a Palavra e com Jesus Eucarístico, praticar a caridade aos mais necessitados, em tudo que possa aumentar nossa intimidade com o Senhor em busca da Santidade, senão nosso solo de uma hora para outra enfraquece, e assim corremos o sério risco de ficar no meio do caminho, em cima da pedra e caírmos entre os espinhos mundanos, assim ficaremos sufocados, nossa árvore não dará frutos bons, secará e morrerá aos poucos,.

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão ! Que saibamos escolher os bons frutos como Jesus nos ensinou , façamos por onde e ELE nos ajudará!

    ResponderExcluir
  3. Glória a vós Senhor
    Linda reflexão. Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JESUS aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
  4. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, obrigada e perdão pelo neus pecados. Amém

    ResponderExcluir
  5. Senhor JESUS! Eu creio e te amo, mas aumentai a minha fé. Mais um dia venho lhe pedir sua benção. Recuperai minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe a minha esposa e toda a minha família. Fazei-me SENHOR instrumento de ajuda e paz. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  6. Lourdes sousa.26/6/24 08:16

    Bom dia, Padre João Carlos. Que reflexão maravilhosa precisamos ficarmos atentos, para conhecermos a árvore que dará bons frutos. Gratidão Padre e que Deus continue abençoando o senhor e sua missão de evangelizar.🙇‍♀️🙏🤝❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São José aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Daí-nos senhor, a lucidez necessária para nos precavermos como lobos travestido de orelhas. Nos abençoando e nos protegendo com saúde, paz, sabedoria e muita luz em nossas vidas com fé em mim e em minha família. Abençoai nosso Pe João Carlos em sua caminhada de fé, obrigada pelas suas meditações. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Romarina
    Bom dia padre
    João Carlos dai-nos senhor tua bença luz paz que nós desvim dos falsos profetas padre pesso oração para meus filhos Edna e Péricles que Deus abençoe eles Amem

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre, Deus te,abençõe .

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, eu tenho o coração amargurado, a cabeça cheia de problemas, tenho vontade, as vezes, de desistir de viver. Não sou um pessoa má, trato a todos com respeito e humanidade, não faço distinção entre ricos e pobres, não sou arrogante, mas mesmo assim vivo no meio de lobos com pele de cordeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro irmão ou irmã!
      Até Jesus ficou com o coração amargurado, foi traído,humilhado, zombado. E nem por isso, Ele desistiu de continuar sua caminhada aqui na Terra.Desistir de viver,nunca. Estamos aqui para ser lapidados como o ouro ou uma pedra preciosa.E somos preciosos para Deus.
      Mostre aos seus problemas que o amor de Deus é muito maior que eles.
      Reze sempre:Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.Paz e bem!Fique com Deus e os Anjos.

      Excluir
  11. Bom dia, Pe João Carlos! A Paz de Jesus! Como são esclarecedoras as suas pregações. Eu ouço todos os dias os seus áudios e envio para os grupos da minha família. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre sua benção,muito fácil conhecer os falsos profetas e já tem bastante, muitos seguem outros ídolos, achando que é certo e Deus vendo tudo,mas cabe á ELE julgar, vamos ver o dia da separação do joio do trigo ou dos cabritos da ovelhas.. Como disse JESUS: Eu vou mas eu volto.....o bom pastor.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Jesus é o Amor Incondicional! Ele é o nosso caminho e o nosso Profeta.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, cuja providência jamais falha, eu LHE agradeço pela vida de São Josemaria Escrivá de Balanguer. Contudo, me conceda a graça para fazer boas leituras. Me conceda a graça para viver a minha vocação. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do profetismo, do serviço, da aliança, da obediência e da penitência. Me conceda a graça para viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para fugir do pecado e dos falsos profetas. Me conceda a graça para observar os VOSSOS mandamentos, preceitos, decretos, com todo o meu coração e com toda a minha alma. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora. Senhor obrigada pelis exames da minha nora q foram ótimos. Amanhã seria o aniversário de 100 anos do meu pai e vamos fazer uma homenagem a ele. Que o Senhor o tenha em Seu Reino amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Venham a mim.

   18 de julho de 2024.   Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 11,28-30 Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e diss...

POSTAGENS MAIS VISTAS