PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós!

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós!



07 de junho de 2024

   Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.   

   Evangelho.  


Jo 19,31-37

31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.
32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum de seus ossos”. 37E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram”.

   Meditação.   


Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água (Jo 19, 34)

Hoje é o dia do Sagrado Coração de Jesus. Por isso, estamos lendo esse texto tão significativo do evangelho de São João. Após a morte de Jesus na cruz, o soldado abriu-lhe o lado, com uma lança. Ali, aos pés do madeiro, o apóstolo e evangelista João viu essa maravilha: do seu coração transpassado, escorreu sangue e água. “Olharão para aquele que transpassaram”, dizia a antiga profecia de Zacarias, que ali começava a se cumprir.

A devoção ao Sagrado Coração, enriquecida, século após século, pela experiência mística de muitos santos, é ao mesmo tempo contemplação e reparação. Contemplamos o mistério do amor manifestado em Jesus crucificado. Em Jesus, temos a maior revelação do amor do Pai por nós. “Deus tanto amou o mundo, que enviou o seu filho unigênito”. Na sua cruz, a prova maior de amor foi dada: “não há maior amor do que dar a sua vida pelos seus amigos”, nos disse o próprio Jesus. Na cruz, contemplamos o grande amor. O coração é uma representação do amor. É assim que representamos o seu coração ferido pela lança, coroado de espinhos, encimado pela cruz, um coração em chamas. E há um resplendor que o envolve, uma irradiação de amor que nos atinge. Contemplamos o grande amor de Deus por nós, em Jesus, seu filho, entregue em nosso favor.

Além da contemplação, a devoção ao Sagrado Coração nos indica o caminho da reparação. Nas experiências místicas de Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira da Ordem da Visitação, que viveu no século XVII, Jesus lhe mostrou o seu coração: “Eis o coração que tanto amou os homens, e deles não vem recebendo senão injúrias, ultrajes, indiferença”. É assim que o adorador se torna reparador, esforçando-se para compensar as ofensas, o desrespeito, a infidelidade de tantos irmãos e irmãs em relação ao Salvador. Nessa linha, se colocam as comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras, em nove meses consecutivos. A devoção ao Sagrado Coração nos propõe contemplação e reparação.

Pela cruz, Jesus nos comunicou a vida. De sua morte, nasce uma humanidade redimida. Esse povo novo renascido em Cristo, em sua morte e em sua ressurreição, é o povo da nova aliança, aliança eterna celebrada no sangue do cordeiro de Deus. É uma imagem que nos vem da páscoa judaica, do livro do Êxodo. Outra imagem, igualmente reveladora, vem do Livro do Gênesis, da criação da mulher. Para lhe dar uma companheira, o Senhor deu um profundo sono a Adão. E da costela que lhe retirou fez a mulher, carne de sua carne, ossos de seus ossos. Assim também, de Jesus, do sono profundo de sua morte, Deus, do seu peito aberto, tirou a Igreja, representada no livro do Apocalipse como noiva e esposa do cordeiro.




Guardando a mensagem

A festa do Sagrado Coração de Jesus é a celebração do amor de Deus. Na cruz, está a mais alta manifestação do amor do Pai e do Filho por nós. No coração aberto pela lança, o discípulo amado vê a comunicação da vida divina, o derramamento do Espírito Santo. Do seu lado aberto, escorreu sangue e água. No sacrifício de Cristo (representado no sangue), que nos trouxe a reconciliação com Deus, vemos uma referência à Eucaristia, memorial de sua morte e ressurreição. No derramamento do Espírito Santo (representado na água) vemos uma referência ao Batismo, onde renascemos como novas criaturas. A Igreja é o povo redimido que nasce do coração de Cristo. A devoção ao Sagrado Coração nos propõe um caminho de contemplação e de reparação. “O amor não é amado”, disse São Francisco de Assis. Por isso, vamos amar o amor!

Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água (Jo 19, 34)

Rezando a palavra

O dia da festa do Sagrado Coração é também o dia mundial de oração pela santificação dos sacerdotes. Assim, rezemos:

Ó Jesus, bom pastor, abençoa os diáconos, padres e bispos de nossas comunidades. Eles são para nós preciosos canais de tua graça: multiplica, sem cessar, seus gestos de amor. Eles acolhem teu povo, Senhor, para ouvir e consolar: não permitas que sofram de solidão. Concede-lhes coragem e sabedoria para defender os injustiçados. Aumenta, Senhor Jesus, o número de sacerdotes na tua Igreja: dá-lhes o dom de ensinar, a alegria de celebrar e o gosto pelas coisas de Deus. Eles precisam também, Senhor, de muita saúde e boa disposição a fim de seguir praticando o bem. Que eles possam, enfim, colher abundantes frutos pela generosa entrega da própria vida.
Sagrado Coração de Jesus, nós confiamos em ti.

Vivendo a palavra

Sendo hoje, dia do Sagrado Coração de Jesus e dia mundial de oração pela santificação dos sacerdotes, dedique uma prece especial pelo padre de sua comunidade.

Comunicando

Participo hoje, à noite, do programa especial veiculado por todas as emissoras de Rádio e Televisão de inspiração católica do país, em solidariedade com o Rio Grande do Sul. O evento, que é uma iniciativa da CNBB e da Signis, começa às 21 horas e eu também vou estar presente. É hora de solidariedade, é hora de cuidar do RS! Participe com sua oferta pela chave PIX, CNPJ 33.685.686.0010-4. Nossa oração e nossa doação geram esperança.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. Anônimo7/6/24 04:43

    Bendito seja o Coração de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/6/24 05:07

    Coração de Jesus que tanto nos ama, amai-nos cada vez mais. Amém

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/6/24 05:44

    Dedico este dia para o meu Frei Miguel da paróquia da Nossa Senhora dos Remédios Angola .

    E peço oração para os nossos irmãos do Rio Grande do Sul pela situação que estão a passar neste momento de muito dor e tristeza que Deus nós abençoe a todos nós pelas nossas famílias. Amém

    Obrigada Padre João pelas suas Orações sempre.
    Eu: Bebiana Tandala.

    ResponderExcluir
  4. Sagrado coração de Jesus eu confio e espero em vós.Que todos os meus planos e projetos darão certo neste dia de hoje e sempre.Abençoa todas as famílias que haja paz saúde no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/6/24 06:15

    Dedico esta oração para todos os sacerdotes, acólitos , e ao nosso Frey Agnelo da nossa santa igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/6/24 09:16

      Dedico este dia aos padres de minha paróquia nossa senhora do socorro Salinópolis Pará e pelo o frei Gilson som do Monte sg coração de Jesus eu confio em vos

      Excluir
    2. Anônimo7/6/24 09:17

      Amém 😘

      Excluir
    3. Anônimo7/6/24 09:45

      Padre João Carlos, bênçãos de saúde e de paz, da parte de Deus nosso Pai. Muito grata.

      Excluir
    4. Anônimo7/6/24 09:57

      DEUS COM SUA MISERICÓRDIA,AMPARE E DÊ LUZ AQUELES QUE NESTE MOMENTO DE AFLIÇÃO E ANGUSTIA PRECISA DE TI ,DO SEU COLO SAGRADO... O POVO DO RIO GRANDE DO SUL.
      AMEM.

      Excluir
    5. Anônimo7/6/24 10:02

      O sangue e água a jorraste do peito aberto de jesus eu confio em voz ❤️

      Excluir
  6. Anônimo7/6/24 06:27

    Sagrado coração de Jesus eu confio em vós

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/6/24 06:28

    Coração amado de Jesus , peço que nos ame cada vez mais para que tenhamos a nossa fé fortalecida 🙏.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/6/24 07:18

    Sagrado Coração de Jesus confio e espero em vós. Abençoa todas as famílias do mundo e tende misericórdia de nós.🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/6/24 07:24

    Obrigado Jesus por tudo de bom que o Senhor tem dado a mim e minha familia.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/6/24 08:00

    Bom dia, Deus te abençõe padre, os bençãos para o padres e diácono da,Paróquia Sto Antonio e São Paulo Apóstolo Curitiba Pr.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7/6/24 08:00

    Sagrado Coração de Jesus, tende Misericórdia de Israel, proteja contra os inimigos.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/6/24 08:06

    Sagrado Coração de Jesus abençoe os nossos sacerdotes que em seu nome leva a palavra, abençoa e em seu nome age. Peço igualmente a recuperação física e mental de meu filho para continuar a viver no seio de sua família. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Depois de todo martírio passado por Jesus ao ser crucificado, como se não bastasse ainda um soldado mesmo constatando que o Rei dos judeus nosso Redentor já estava morto, ainda o transpassa uma lança no Seu peito, e chegando no Seu Sagrado coração Ele jorrou todo Seu preciosicimo Sangue e quando acabou ainda derramou toda água, revelando assim a infinita misericórdia por nós.
    Tudo isso estava nas escrituras, mas por pior que nos pareça Ele ainda foi protegido pelo Pai, pois para que eles e nós hoje compreendessemos que tudo sem exceção alguma, só DEUS sabe do destino de tudo, provou mais uma vez no cumprimento da Profecia quando não quebram nenhum de Seus ossos, ou seja, só DEUS tem a primazia de tudo.
    Irmãos só precisamos apenas reconhecer e sermos gratos, que tudo que nos acontecer é o melhor que DEUS tem para nós naquele momento.
    Prova maior foi entregar o Seu Filho unigênito para nos salvar de todos os nossos pecados, porém não podemos esquecer que a cada pecado que voltamos a cometer, estamos entristecendo o coração de DEUS e ainda fazendo Jesus sofrer mais, é como não tivéssemos entendido que Ele pagou na cruz todo o preço nescessário por nós,.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7/6/24 10:14

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Sagrado Coração de Jesus tende piedade de nós. Que Deus abençoe e ilumine nosso padre de nossa Igreja Nossa Senhora de Fátima Pe Eriberto e Pe Josias em sua fé. Que o sagrado coração de Jesus abençoe a mim e a minha família, com saúde, paz e fé . Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/6/24 10:33

    Que Deus abençoe sempre o paraco da nossa paróquia de Águas vermelhas que faz parte da comunidade coração de jesus do Rio de janeiro que hoje está em missão em nossa paróquia que Deus abençoe a sua missão 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/6/24 12:35

    Sagrado coração de Jesus eu confio em vós abençoe minha família minha saúde todos os párocos.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7/6/24 13:59

    Boa tarde abençoada para todos nós!
    Que hoje não tenhamos dúvida do Amor Incondicional de Jesus por nós. Confiemos em Deus e na Força Divina!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  18. Valéria coelho7/6/24 16:30

    Amado seja o sagrado coração de Jesus!!!!!!! pedindo hoje por frei Lopes em especial e tds padres da minha cidade!!!!!!que Jesus abençoe TDS eles e agradecendo por TD que Jesus tem me dado!!!!!! obrigado meu mestre sem ti não sou nada, preciso de você sempre.

    ResponderExcluir
  19. Deus de Todo Poder, eu LHE agradeço pela Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, do conhecimento, da confiança, da verdade, da liberdade, da sabedoria, da adoração, da santificação, da evangelização, da fé e da compaixão. Me conceda a graça para fugir do pecado e da ira. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para testemunhá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  20. Mauro Fernandes Oliveira7/6/24 18:25

    Paz & Bem. Hoje nossa Comunidade está em festa. COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Paróquia São Francisco de Assis Jacarei SP. Celebração do dia do nosso padroeiro.
    Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós. Amém

    ResponderExcluir
  21. Anônimo7/6/24 20:03

    Peço oração pelo meu pároco da matriz de nossa senhora da penha,e são Miguel Arcanjo da baía dá traição o sagrado coração de Jesus o proteja sempre

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7/6/24 20:05

    Sagrado coração de Jesus abençoe e dê dicernimento a todos os padres do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Cura meu netinho Cauã e Bentinho. Aumentai sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo8/6/24 05:01

    Que Deus ti ilumine padre João Carlos a sua benção. Sagrado coração de Jesus eu confio em vós. Obrigada Jesus por tanto amor.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo8/6/24 23:07

    Sagrado Coracão de Jesus eu confio em vos peso saúde para toda minha familia nos prescisamos muito do seu amor por nos eterna presisamos de você em nossa vidda eu cofio emvovoz

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS