PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os dois mandamentos.

Os dois mandamentos.



   06 de junho de 2024.   

 Quinta-feira da 9ª Semana do Tempo Comum


  Evangelho  


Mc 12,28b-34

Naquele tempo, 28b um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”
29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

  Meditação  


Tu não estás longe do Reino de Deus (Mc 12, 34)

Nem todas as perguntas feitas a Jesus vinham de gente maldosa e mal intencionada. Dessa vez, parece que o mestre da Lei estava querendo, de verdade, uma opinião de Jesus. O que ele queria saber era o seguinte: Qual era o primeiro de todos os mandamentos? Os mestres da Lei tinham uma lista de centenas de mandamentos, era coisa que não se acabava mais. Era comum, naquele período, círculos de discussão sobre a Lei, ao redor de algum ilustre mestre. Basta você lembrar que Jesus, quando tinha doze anos, acabou ficando no Templo, e não seguiu com a família na volta da peregrinação da Páscoa. Claro, ficou entretido nas rodas de discussão com os mestres da Lei. Ele mesmo fazia perguntas.

Bom, a pergunta do escriba era sobre o primeiro dos mandamentos. Vamos ver o que Jesus respondeu. Jesus, como bom judeu, recitou um texto do livro do Deuteronômio. ‘O primeiro mandamento é este: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. É a oração do Shemá que todo judeu recitava diariamente. E Jesus acrescentou: ‘O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!’ Também este mandamento estava na Escritura. ‘Não existe outro mandamento maior do que estes’, disse Jesus.

O que será que o mestre da Lei achou da resposta de Jesus? Antes de considerar a reação dele, vamos pensar mais no que Jesus falou. A pergunta, qual era? Qual o primeiro dos mandamentos, o mais importante. E Jesus respondeu com dois mandamentos. O primeiro e o segundo, notou? Amar a Deus e amar o próximo. Aproximou os dois, juntou os dois. Uma coisa não pode ser desligada da outra. Como escreveu São João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Podemos dizer que o fundamento disso é que Deus nos ama, infinitamente. É o que explica o seu relacionamento com Israel. Deus ama o seu povo, o protege, o livra dos inimigos, o guia. Ele fez uma aliança com o seu povo, uma aliança de amor.

Agora, vamos ver a reação do mestre da lei que fez a pergunta. Ele ficou satisfeito com a resposta de Jesus. “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Ele estava de acordo com a resposta de Jesus. E tirou logo uma conclusão: Quem ama assim a Deus e ao próximo faz uma coisa maior do que o culto feito com os sacrifícios no Templo.

Jesus ficou admirado com o mestre da Lei. “Tu não estás longe do Reino de Deus”. Reconheceu que ele estava no caminho do Reino, do evangelho que ele estava anunciando. De fato, a pregação de Jesus era sobre o amor de Deus pelos seus filhos. O verdadeiro culto a Deus tem a ver também com o amor aos irmãos. Na história que Jesus contou do ‘bom samaritano’, os homens que oficiavam o culto do Templo, oferecendo os sacrifícios e holocaustos de animais passaram ao largo quando viram o homem necessitado caído na estrada. O samaritano, alguém que não frequentava o Templo, realizou o maior culto a Deus, amando o seu próximo, acudindo o homem assaltado.




Guardando a mensagem

O mestre da Lei queria saber qual era o maior mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. Um leva ao outro. Deus nos ama. Nós, em resposta, o amamos e amamos o nosso semelhante. O mestre da Lei pensava igual a Jesus. Os dois mandamentos se completam, são interfaces da mesma realidade. O culto no Templo e o serviço na rua. A oração e a caridade.

Tu não estás longe do Reino de Deus (Mc 12, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje vamos recitar contigo, o Shemá, a oração diária do teu povo: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Demonstrar interesse pelos irmãos mais necessitados: este já é um modo de expressar o amor ao próximo. Não ser indiferente ao sofrimento dos outros. Não deixar ninguém para trás, como nos está repetindo o Papa Francisco.

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, celebro a Santa Misa hoje, às 11 horas, nas intenções de todos os que nos acompanham na Meditação, nos programas de rádio, nas redes sociais, em nossos eventos. 
Você pode acompanhar a Santa Missa das 11 horas pela Rádio Amanhecer ou pelo meu canal do Youtube.Por favor, deixe sua intenção no formulário ou nos mande pelo whatsapp 81 3224-9284. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Anônimo6/6/24 05:16

    Bom dia padre João Carlos que Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/6/24 05:42

    Bom dia a todos
    Que nos amamos o pai de todo coração com toda força e aó próximo
    Isso e a maneira de glorifica a deus pai todo poderoso amém

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/6/24 05:48

    Bom dia, que esteja com todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/6/24 06:21

    Pela saúde de meus pais Rui e Maria de Fátima R Teixeira. Pela recuperação do ti Cláudio. Pela vida de meu esposo Ricardo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/6/24 06:22

    Peço oração pela vida de Mariana e Manuella.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/6/24 07:05

    Peço oração pra meu filho e minha família

    ResponderExcluir
  7. Peço oração para a família de Vinícius José, que enfrenta uma doença terminal

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/6/24 07:31

    Bom dia padre João Paulo, peço oração para que o Senhor mande seu espírito para orientar meu filho que está meio perdido e desorientado por falta de emprego, Senhor abre as portas de emprego para o Adrison em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/6/24 07:32

    Padre João Carlos, perdão o engano

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    DEUS é tão bom, suas Palavras são tão perfeitas que até nos dez mandamentos resumiu para nós, os mais importantes, com uma ordem diz: Ouve meu povo, ou seja se seguirmos na obediência ouvindo, aceitando de coração e entendendo o que é amar a DEUS sobre todas as coisas, não dando importância maior a ninguém, nem a nada mais, a não ser a DEUS e assim amando ao nosso próximo como a nós mesmos, estaremos realizando todos os outros oito, também usando o discernimento que Ele próprio no Espírito Santo nos concede, quando nos dedicamos a ouvir, entender e praticar os Seus ensinamentos da Sagrada Escritura, além de aumentar a dimensão da nossa fé na Sabedoria que vem do alto, ainda recebemos a graça de contemplarmos o Seu Amor misericordioso e Ele nos guia em direção ao Reino para superarmos qualquer tribulação e dificuldade que vier.
    É tão simples de compreender, que até mesmo alguns dos mestres da lei entenderam, que amar assim é melhor do que qualquer sacrifício, pois o maior de todos os dons é a doação, o amor,.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/6/24 07:48

    Bom dia Pe. João Carlos que Jesus te abençoe e proteja. Estou precisando de oração pois tenho encontrado dificuldades que me doe na alma.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/6/24 08:00

    SENHOR JESUS! Hoje humildemente te peço proteção a meu filho Fabrício, para que seja abençoado por TI, que o ampares, cure-o, mostre o caminho da vida que deve seguir. Te agradecerei eternamente meu Deus. Protegei tbem suas filhas para que não sofram revés algum. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/6/24 09:10

    Bom dia padre , Deus nós nos a mim e meus filhos Lucas e Gabriel toda a minha familia, obrigada senhor perdão e misericórdia, amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/6/24 09:24

    Peço senhor pela.conversão é volta.dos meus filhos a vossa CASA, peço por meus netos Pedro é bernardo

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/6/24 09:30

    Meu senhor Jesus eu te peço pela cura da Marina que se encontra enferma precisando de teus cuidados pai, derrama uma gota do teu sangue e tudo será curado… Oh glória Deus de aleluia 🙌🏼

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/6/24 09:49

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. O senhor teu Deus é o único senhor. Amarais o senhor teu Deus de todo o teu coração de toda tua alma e de todo teu entendimento e com toda tua força. Amarás o teu próximo como a ti mesmo, Deus nos dê saúde, paz e fé e confie em Deus eu e a minha família. Amém

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/6/24 10:11

    Bom dia. Peço orações por todos doentes. Em especial por d. Vera, Fátima, Célia, Guta, Maria Helena. Peço também por João Paulo que está fazendo exames para transplante de rim. Que DEUS os acompanhe.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6/6/24 10:37

    Bom dia 🙏🌼

    ResponderExcluir
  19. Anônimo6/6/24 10:41

    Bom dia padre joao Carlos, recebo suas reflexões através de uma Amiga e me sinto muito feliz . Deus abençoe sua vida com ricas bençãos do céu.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo6/6/24 11:03

    Bom dia Deus abençoa a todos nós sempre

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/6/24 11:47

    Amém 🙌🏽 bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  22. Anônimo6/6/24 12:23

    Amém 🙏 peço pela saúde física, mental, espiritual e financeira da Família Souza 📿

    ResponderExcluir
  23. Anônimo6/6/24 12:45

    Boa tarde abençoada para todos nós!
    Vamos amar a Deus sobre todas as coisas e , assim nos tornaremos maiores e melhores, não esquecendo o nosso próximo. Amém!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  24. Anônimo6/6/24 13:22

    Peço por minha saúde e de meus familiares.Darcy Batista pantuzzo

    ResponderExcluir
  25. Ó Senhor bom e clemente, eu LHE agradeço pela vida de São Norberto. Contudo, me ensine seguir o caminho do RESSUSCITADO, da inteligência, da verdade, da fé e da salvação. Me ensine vencer o sofrimento e as provações. Me ensine alcançar a glória eterna. Me ensine viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine fugir do pecado e da infidelidade. Me ensine evitar as discussões vãs. Me ensine viver na VOSSA presença com dignidade. Me ensine amá-Lo com todo o meu coração, com toda a minha alma, com todo o meu entendimento e com toda a minha força. Me ensine amar o próximo como a mim mesmo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo6/6/24 19:50

    Boa noite passando ,para lhes desejar padre João Carlos,muita luz em caminho,e peço a Deus que nunca lhe falte força, fé ,e perseverança,pois esse seu trabalho como sacerdote e missionário nos proporciona um caminho o nos seguir, que esse seu trabalho, sirva de exemplo,para muitos sacerdotes. Sônia lima Aldeia jacaré de César PB

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS