PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

  


   08 de junho de 2024.   

Imaculado Coração de Maria


   Evangelho.    


Lc 2,41-51

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

   Meditação   


Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48) 

Em sintonia com o dia de hoje, dedicado ao Imaculado Coração de Maria, lemos, na liturgia da Igreja, o texto que nos relata a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo.

Quando eu estive em Jerusalém, no muro das lamentações, vi uma cena que me fez entender o que aconteceu com Jesus no Templo, aos 12 anos. Vi garotos de 12 anos participando de pequenas procissões, conduzindo festivamente rolos da Lei. Só para lembrar: os livros do Antigo Testamento foram escritos em pergaminhos. Livro é uma coisa moderna. Bom, os meninos levavam rolos da Lei em procissão, todos vestidos de branco, acompanhados de músicos e instrumentos. Depois, eles liam em público, pela primeira vez, uma passagem da Torá. A Torá corresponde aos primeiros cinco livros da Bíblia. Nessa idade, os meninos passam por uma cerimônia pela qual são integrados como membros adultos na comunidade do povo de Deus. A cerimônia se chama Bar Mitzvá. Doze anos é a idade da maturidade. Passam, a partir de então, a ter aliança com Deus e ter obrigações como adultos no conhecimento, no estudo e na prática dos mandamentos da Lei de Deus.

Jesus vai com os pais para a peregrinação da Páscoa, em Jerusalém. Está com 12 anos. Doze anos é a idade de sua integração como adulto no povo da Aliança. Qualquer menino ficava fora de si, de tanta alegria, num momento como esse. Ficava de maior, no sentido da lei judaica. Assim, Jesus, encantado com tudo aquilo, vai ficando por ali, nas rodas de debate que os mestres da Lei promoviam em vários pontos do Templo. Segundo o texto, escutava, fazia perguntas, dava respostas inteligentes. Encantava a todos, com sua sabedoria e seu interesse. Claro, está empolgado, sente-se por dentro dos costumes judaicos... por um momento, os laços familiares se enfraquecem... sua consciência de que é o filho de Deus está crescendo, suas descobertas mais amplas do mundo judeu, sua compreensão das coisas de Deus se aguçando...

Quando seus pais chegam, angustiados, sua mãe reclama. “Meu filho, porque agiste assim conosco?”. E ele, sentindo-se agora adulto, responde que eles deviam saber que ele devia estar na casa do Pai dele. Uma forma surpreendente de se referir a Deus: “o meu Pai”. É a sua consciência de filho que está emergindo naquele clima de festa e de aprofundamento do judaísmo. É verdade que ele voltou para casa, com os pais, em completa obediência. Mas, que sua cabeça tinha mudado muito, isso lá tinha.




Guardando a mensagem

A passagem para a vida adulta não é fácil para o adolescente, nem para os pais. É tempo de rebeldia, de afirmação da própria autonomia. No tempo de Jesus, talvez essa fase da adolescência nem existisse. Aos 12 anos, o menino já se tornava adulto, integrado plenamente no mundo religioso, por uma cerimônia familiar no Templo. Maria e José, mesmo conhecendo as origens do seu filho, se surpreenderam com o seu nível de autonomia e de consciência. Maria, sábia educadora, como seu esposo, no dizer da palavra, “conservava todas essas coisas no coração”. Quanto os pais podem aprender com os seus filhos! A pessoa humana é sempre um mistério surpreendente. Mas, isso não fez de Jesus um jovenzinho rebelde, mal-educado e desrespeitoso com os seus pais. Nada disso. Voltou pra casa, na companhia deles, em completa obediência e comunhão.

Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é surpreendente essa tua ida a Jerusalém naquela Páscoa em que ficaste no Templo, depois que teus pais e parentes voltaram para Nazaré. Tu te sentiste em casa, no meio daqueles mestres que explicavam a lei de Deus ao povo. Como todos os meninos daquela tua idade de 12 anos, passaste formalmente a ter parte na aliança com Deus e a responder pela Lei de Deus como uma pessoa adulta, emancipada. Impressiona a tua consciência de filho de Deus, o teu amor à Casa do teu Pai. Essa consciência de filho e esse teu amor pela Casa do Pai, também nós precisamos ter. Senhor, queremos hoje te pedir, de maneira especial, pelos adolescentes de nossas famílias. Que eles também, com o teu mesmo zelo e o teu mesmo entusiasmo, se encantem pelas coisas de Deus e experimentem a grande alegria de serem filhos de Deus e membros do seu povo. Seja bendito oteu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é dia dos mistérios gozosos no Terço Mariano. Se não puder rezar o terço todo, recite pelo menos o quinto mistério, onde contemplamos a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo. 

Comunicando

Hoje, dentro dos festejos de Santo Antonio, faço show na Paróquia de Tiúma, em São Lourenço da Mata, Pernambuco.

Segunda-feira é dia do encontro dos ouvintes no Recife. O encontro será na paróquia da Várzea, começando com o terço mariano às 18 horas. 

Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

Um bom final de semana e até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Anônimo8/6/24 04:53

    Bom dia padre João Carlos a sua benção. Obrigada pela palavra. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/6/24 06:02

    Bom dia que aja paz no mundo e livramentos amém

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pela meditação e pelas bênçãos que nos envia todo os dias. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/6/24 07:37

    Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pela palavra dó senhor Jesus para que eu fiquei sabendo mais às palavras dó senhor Jesus amém 🙏🖐️ Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família também como peço.pela minha também e peço oração Pará que meu sobrinho Luciano sainha da quela prisão que se em contra aínda por não ter pagou a pensão Pará que possa trabalhar pra comprei com a responsabilidade para pagar obrigado senhor amém 🤚🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/6/24 08:06

    Bom dia Padre João Carlos que Deus lhe abençoe proteja sempre com muita saúde

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/6/24 08:34

    Bom dia padre , o se hir e meu oastor nada mim faltará, amém , obrigada e perdão.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/6/24 08:46

    SENHOR JESUS! Abençoe a união de meu filho Fabrício e Cida. A recuperação da minha saúde e de meu filho Ivan. E fortaleça a Oriete para que possamos como família viver a PALAVRA. Sua benção Padre João Carlos. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/6/24 08:49

    Peço orações por todos os meus familiares,e pela minha saúde.
    Obrigada pela meditação.

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Desde pequeno Jesus já demonstrava suas diferenças das outras crianças, pois Ele O Escolhido estava a todo momento determinado em viver na obediência e transmitir os ensinamentos de Amor de DEUS Pai, com certeza podemos imaginar que quando foi esquecido aos 12 anos de idade, estava entre os outros homens com tantas perguntas e respostas, mas todas explicações voltadas aos Planos e Projetos do Reino, pois este é o objetivo que DEUS espera de seu apostolado, dos profetas e de todo seu discipulado, que hoje somos nós, aproveitar o nosso tempo precioso Evangelizando e permitindo sermos evangelizados, falando das coisas que agradam o Senhor e consequentemente ao próximo, assim sempre estaremos nos doando, ajudando mesmo que só em palavras.
    Outro ensinamento precioso que nos é passado com o modelo da Sagrada família é o valor da obediência, em honrar pai e mãe, assim obedientes e em família cresceremos na educação Cristã, a exemplo da Virgem Maria a também Escolhida, a predileta do Senhor aquela que em tudo que não entendia sem murmurar guardava no seu imaculado coração.
    Assim também irmãos e irmãs seguindo os exemplos da Virgem Maria e de São José, seremos homens e mulheres cheios de virtudes, dotados de toda sabedoria e graça necessária para sermos misericordiosos, fiéis, tementes a DEUS e perseverantes na fé,.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/6/24 10:16

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que o Imaculado Coração de Maria, rogai por nós, que Nosso Senhor Jesus Cristo, abençoe todos os adolescentes de minha família e do mundo inteiro. Que abençoe e nos proteja de todo mal, com saúde paz, amor e fé a mim e a minha família, que todos desejamos abençoando por Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Lúcia de Fátima8/6/24 11:30

    Amém 🌹

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8/6/24 13:15

    Gostei muito de relembrar o que aprendi quando criança.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/6/24 13:34

    Boa tarde abençoada para todos nós!
    Pedimos hoje pelos adolescentes de nossas famílias, que eles possam manifestar a essência do povo de Deus!
    Obrigada Jesus por Seu Amor Incondicional!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8/6/24 13:46

    Boa tarde Pe João Carlos, que o senhor Jesus Cristo abençoe ,e oriente a todos os adolescentes, de minha família,e do mundo inteiro para que sigam a palavra de Deus para ganhar a salvação , Amém Senhor 🙏🙌❤️

    ResponderExcluir
  15. José Lúcio de Araújo8/6/24 16:04

    Salvo engano, hoje é do dia seu aniversário, Padre João Carlos. Parabéns e muita Luz na sua caminhada.

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus, fonte de o bem, eu LHE agradeço pela vida do Beato Estevão Sandór. Todavia, me ajude seguir o caminho do profetismo, da obediência, da inteligência, da evangelização, da bênção e da alegria. Me ajude ficar vestido com as vestes da salvação e o manto da justiça. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude procurar a VOSSA igreja. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Seu "sim" seja SIM.

  15 de junho de 2024 .   Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum   Evangelho   Mt 5,33-37 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:33 &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS