14 de junho de 2024.
Sexta-feira da 10ª Semana do Tempo Comum
Evangelho
Mt 5,27-32
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.
30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.
31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.
Meditação
Não cometerás adultério (Mt 5, 27)
Nós, seguidores de Jesus, acolhemos, com gratidão, a Lei da Aliança que Deus deu a Israel. No Sermão da Montanha, Jesus tomou alguns pontos da Lei e os explicou, aprofundando o nível de exigência no seu cumprimento. Na observância dos mandamentos, ele acentuou duas coisas: que seja expressão de nossa aliança com Deus e do respeito e do amor que devemos ao nosso próximo.
Nós, seguidores de Jesus, acolhemos, com gratidão, a Lei da Aliança que Deus deu a Israel. No Sermão da Montanha, Jesus tomou alguns pontos da Lei e os explicou, aprofundando o nível de exigência no seu cumprimento. Na observância dos mandamentos, ele acentuou duas coisas: que seja expressão de nossa aliança com Deus e do respeito e do amor que devemos ao nosso próximo.
Não cometer adultério. É um dos mandamentos da Lei que Deus deu ao seu povo, no Sinai. Nesse assunto do adultério, que toca tanto o homem como a mulher, Jesus, de maneira especial, tomou a defesa da mulher. A Lei ordena: “Não cometerás adultério”. Perfeito. Mas, não cometer adultério é também não desrespeitar a mulher com um olhar malicioso ou expor a esposa ao adultério ao mandá-la embora de casa.
O evangelho de Jesus exalta o casamento, como participação no amor de Cristo e da Igreja. Anuncia a indissolubilidade desse laço que une homem e mulher, segundo o propósito de Deus. Abençoa o esforço de fidelidade dos esposos e o seu compromisso com a geração e a educação cristã dos seus filhos. Repreende, portanto, o adultério, a traição e a vida conjugal sem entrega e sem compromisso.
Vivemos hoje em uma sociedade pluralista, com muitas opções sendo pregadas e defendidas. Nem todo mundo acredita nas mesmas coisas que nós acreditamos. O nosso modo de ver a família, o casamento, a vida sexual, como também a vida social, a economia, o trabalho, tudo isso encontra cada dia mais resistência e oposição. O ensinamento de Jesus e da Igreja é criticado, desprezado, rejeitado, por vezes.
Os valores que defendemos estão alicerçados na Palavra de Deus e na Tradição viva da fé. Não são invenções do Papa, dos padres ou de algum movimento religioso tradicional. Defendemos a vida, desde sua concepção até a sua morte natural. Não estamos de acordo com a promiscuidade sexual. Pregamos a castidade de solteiros e casados. Não temos dúvida que o verdadeiro casamento só pode acontecer entre homem e mulher. São valores, são princípios, são bandeiras que nascem de nossa fé, enraizados na revelação bíblica e no ensinamento dos apóstolos de ontem e de hoje.
Que não pensem igual a nós, tudo bem. O desastre será se nós, por conta de opiniões contrárias, renunciarmos ao modo cristão de ver a vida e o mundo. Triste será se os cristãos esquecerem sua fé, desprezarem os ensinamentos de Cristo e embarcarem na onda forjadora de opinião dos grandes meios de comunicação e de grupos de pressão social. Já pensou se os cristãos trocarem o evangelho pela pregação que fazem hoje as novelas contra a família, contra o casamento, contra a santidade da vida sexual?
Guardando a mensagem
Um seguidor de Jesus, nesta sociedade em plena crise de valores, não pode ser uma pessoa que pensa com a cabeça dos outros e edita sua opinião, segundo os ventos da moda ou da pressão social. São Paulo foi bem claro: "Não se conformem com esse mundo, mas transformem-se, renovando sua maneira de pensar e julgar, para que possam distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito" (Romanos 12,2). Está claro demais. Não se conformar a esse mundo, isto é, não assimilar suas fraquezas e seus defeitos, não se moldar à sua imagem, mas antes, transformar-se, assimilando uma maneira de pensar e de agir de Deus. E isso vale particularmente para a nossa compreensão do casamento, o dom da sexualidade e a santidade da vida conjugal.
Não cometerás adultério (Mt 5, 27)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
ser cristão da porta da Igreja pra dentro até que não é tão difícil. Agora, ser cristão da porta da Igreja pra fora, aí a coisa se complica. O mundo tem uma pregação sobre a família: cada dia mais destrói as suas bases e os seus fundamentos. E muitos cristãos casados embarcam no mundo da infidelidade ao leito conjugal, no adultério. E jovens cristãos aventuram-se a coabitar, em completo desrespeito à sua vocação de esposos e pais. Tu, Senhor, nos alertaste que o adultério começa com o olhar malicioso, o linguajar obsceno, o desrespeito à mulher. Dá, Senhor, que os irmãos e irmãs unidos pelo matrimônio, santifiquem o seu leito conjugal, procurando, na tua graça, viver o amor verdadeiro, que pede comunhão, paciência, diálogo, perdão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Não vão lhe faltar oportunidades, hoje, pra você conversar com alguém sobre este tema do evangelho, a santidade da vida conjugal.
Comunicando
E, ontem, tivemos sorteio de Bíblias, no final da Missa das 11 horas. Festejamos, ontem, dia de Santo Antônio, o grande pregador da Palavra de Deus. 1.215 pessoas colocaram seu nome no sorteio. As bíblias sorteadas saíram para Flávia Alves (Campinas, SP), Ananda Marília Lima Moura (Recife, PE) e Marinete Almeida (Melgaço, PA).
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família e todos. A meditação de hoje trouxe um tema muito importante sobre a questão da homossexualidade. Queria dizer, Padre João Carlos, q concordo plenamente com a sua explicação. Sou bióloga e sempre trabalhei esse tema com meus alunos dessa forma. Obrigada por tudo amém.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos a sua bênção que Deus continui nos abençoando hoje e sempre Amém Gildete dos Santos Cerqueira BA🙏🌹❤
ResponderExcluirAs organizações religiosas de base, convencionadas como comunidades, precisariam urgentementes de uma reforma. Percebemos que seus membros até que se esforçam e tem boas intenções, más não se consegue encontrar um significado maior em suas realizações. Como sabemos, sem uma boa formação fica difícil realizar um bom trabalho.
ResponderExcluirA sua benção, padre João Carlos. Peço as vossas orações, pois vou iniciar um tratamento de câncer no útero e posteriormente uma cirurgia. Creio na cura em Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo para que dessa enfermidade eu seja testemunho para conversão de muitos para a vinha do Senhor. Obrigada! Eliane Maciel - Guaruja/SP
ResponderExcluirBom dia. Paz e bem
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção obrigado pelas palavras do ensinamento da palavra de Deus amém 🙏🖐️ que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família também 🙏 juntos com a minha família também 🙏
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção Temos que ter muita fé neste mundo cheio de diferenças mais com fe em Deus não deixo corrompe pela a falta de amor nesta sociedade sem limites Que Deus tenha misericórdia de nós🙏🙏
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirSenhor Jesus, peço a ti que abençoe os médicos que irão realizar a cirurgia de mamãe.
Assim seja
SENHOR JESUS! Eu te amo, creio e sigo, mas preciso que aumente sempre e alimente minha fé. Peço pela recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan. Pela reconciliação de meu filho Fabrício e Cida. Pela saúde de minha esposa e dos demais membros da minha família. Ao SENHOR Pe.. João Carlos, agradeço pelas palavras proferidas na mensagem do evangelho. Ore por nós. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos e Bom dia a todos. Eu Lio toda leitura, sobre o casamento. Muito Lindo esta leitura amei ,tudo. Com a graça de Deus, sou casada, a 42 anos. E tenho 6 4 anos de vida e meu esposo tem 74 anos de vida .E somos muito felizes graça a Deus. Temos duas filhas que são casadas também, e duas neta e um netinho, uma das neta é do coração. E minha filha mais velha é a Susana, o sonho dela é ser mamãe, mas até agora ela não conseguiu em grávida, Peço orações para ela, consegui ser mamãe, me ajuda, nas orações, para ela. Obrigada Jesus Cristo por meu casamento, e por tudo que nos tem dado. Amém.
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos conceda paz, saúde, felicidade e muito amor em nossa família, nos abençoando e nos protegendo a mim e a minha família com fé acima de tudo. Amém 🙏 🙏🙏
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe e nós proteja, primeiro agradecer e perdir perdão e pedir toda a minha família, em especial meu irmão neném a cura e pedir pelus meus filhos Lucas e Gabriel proteção e saúde e livramento e por mim .saúde e coragem, Deus meu rei
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus a todos os momentos nos orienta através do exemplo de Sua vida, no Evangelho e nos seus mandamentos a como não pescarmos, e alerta se alguns de nossos membros físicos estão nos induzindo a pecar, devemos corta los, pois é melhor entrar no Reino do Céu sem algum deles, do que fazermos a escolha de continuar com todos perfeitos pecando e merecer o inferno, assim também cita a gravidade do adultério e do divórcio sem motivos justificados.
Este cortar significa quando caímos ou errarmos devemos nos arrepender e confessar, pois assim reconciliados com DEUS, deixamos o que era velho, e pela Graça da Misericórdia do Pai que recebemos o novo do Espírito Santo, para nos fortalecer e recomeçarmos novamente,.
Que assim seja em nome poderoso de Jesus ✝
ResponderExcluirBoa Noite Pe João Carlos, sua benção, pra mim e toda minha família, Como seria bom se todos pensasse dessa maneira, pra não ficar cobiçando as pessoas alheia
ResponderExcluirA benção padre. Algumas coisas me deixam um pouco confusa, ontem falamos sobre "nao mataras", sendo que um dos exemplos de morte é praticar o preconceito, discriminação, intolerânvia, dentre outras questões como uma forma de matar o próximo. Mas na meditação de hoje foi falado sobre que o casamento verdadeiro é só entre homens e mulheres. Me parece uma linha tênue. Gostaria de maiores esclarecimentos sobre isso. Obrigada!
ResponderExcluirBom dia padre é uma benção fazer parte de seus ensinamentos sou recém enquadrado mas graças a Deus eu já estou vendo os frutos que Deus te abençoe em nome de Jesus o Cristo 🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴
ResponderExcluir