PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não cometerás adultério.

Não cometerás adultério.



  14 de junho de 2024.  

Sexta-feira da 10ª Semana do Tempo Comum


  Evangelho  


Mt 5,27-32

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.
30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.
31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.




  Meditação  


Não cometerás adultério (Mt 5, 27)

Nós, seguidores de Jesus, acolhemos, com gratidão, a Lei da Aliança que Deus deu a Israel. No Sermão da Montanha, Jesus tomou alguns pontos da Lei e os explicou, aprofundando o nível de exigência no seu cumprimento. Na observância dos mandamentos, ele acentuou duas coisas: que seja expressão de nossa aliança com Deus e do respeito e do amor que devemos ao nosso próximo.

Não cometer adultério. É um dos mandamentos da Lei que Deus deu ao seu povo, no Sinai. Nesse assunto do adultério, que toca tanto o homem como a mulher, Jesus, de maneira especial, tomou a defesa da mulher. A Lei ordena: “Não cometerás adultério”. Perfeito. Mas, não cometer adultério é também não desrespeitar a mulher com um olhar malicioso ou expor a esposa ao adultério ao mandá-la embora de casa.

O evangelho de Jesus exalta o casamento, como participação no amor de Cristo e da Igreja. Anuncia a indissolubilidade desse laço que une homem e mulher, segundo o propósito de Deus. Abençoa o esforço de fidelidade dos esposos e o seu compromisso com a geração e a educação cristã dos seus filhos. Repreende, portanto, o adultério, a traição e a vida conjugal sem entrega e sem compromisso.

Vivemos hoje em uma sociedade pluralista, com muitas opções sendo pregadas e defendidas. Nem todo mundo acredita nas mesmas coisas que nós acreditamos. O nosso modo de ver a família, o casamento, a vida sexual, como também a vida social, a economia, o trabalho, tudo isso encontra cada dia mais resistência e oposição. O ensinamento de Jesus e da Igreja é criticado, desprezado, rejeitado, por vezes.

Os valores que defendemos estão alicerçados na Palavra de Deus e na Tradição viva da fé. Não são invenções do Papa, dos padres ou de algum movimento religioso tradicional. Defendemos a vida, desde sua concepção até a sua morte natural. Não estamos de acordo com a promiscuidade sexual. Pregamos a castidade de solteiros e casados. Não temos dúvida que o verdadeiro casamento só pode acontecer entre homem e mulher. São valores, são princípios, são bandeiras que nascem de nossa fé, enraizados na revelação bíblica e no ensinamento dos apóstolos de ontem e de hoje.

Que não pensem igual a nós, tudo bem. O desastre será se nós, por conta de opiniões contrárias, renunciarmos ao modo cristão de ver a vida e o mundo. Triste será se os cristãos esquecerem sua fé, desprezarem os ensinamentos de Cristo e embarcarem na onda forjadora de opinião dos grandes meios de comunicação e de grupos de pressão social. Já pensou se os cristãos trocarem o evangelho pela pregação que fazem hoje as novelas contra a família, contra o casamento, contra a santidade da vida sexual?




Guardando a mensagem

Um seguidor de Jesus, nesta sociedade em plena crise de valores, não pode ser uma pessoa que pensa com a cabeça dos outros e edita sua opinião, segundo os ventos da moda ou da pressão social. São Paulo foi bem claro: "Não se conformem com esse mundo, mas transformem-se, renovando sua maneira de pensar e julgar, para que possam distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito" (Romanos 12,2). Está claro demais. Não se conformar a esse mundo, isto é, não assimilar suas fraquezas e seus defeitos, não se moldar à sua imagem, mas antes, transformar-se, assimilando uma maneira de pensar e de agir de Deus. E isso vale particularmente para a nossa compreensão do casamento, o dom da sexualidade e a santidade da vida conjugal.

Não cometerás adultério (Mt 5, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ser cristão da porta da Igreja pra dentro até que não é tão difícil. Agora, ser cristão da porta da Igreja pra fora, aí a coisa se complica. O mundo tem uma pregação sobre a família: cada dia mais destrói as suas bases e os seus fundamentos. E muitos cristãos casados embarcam no mundo da infidelidade ao leito conjugal, no adultério. E jovens cristãos aventuram-se a coabitar, em completo desrespeito à sua vocação de esposos e pais. Tu, Senhor, nos alertaste que o adultério começa com o olhar malicioso, o linguajar obsceno, o desrespeito à mulher. Dá, Senhor, que os irmãos e irmãs unidos pelo matrimônio, santifiquem o seu leito conjugal, procurando, na tua graça, viver o amor verdadeiro, que pede comunhão, paciência, diálogo, perdão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Não vão lhe faltar oportunidades, hoje, pra você conversar com alguém sobre este tema do evangelho, a santidade da vida conjugal.

Comunicando

E, ontem, tivemos sorteio de Bíblias, no final da Missa das 11 horas. Festejamos, ontem, dia de Santo Antônio, o grande pregador da Palavra de Deus. 1.215 pessoas colocaram seu nome no sorteio.  As bíblias sorteadas saíram para Flávia Alves (Campinas, SP), Ananda Marília Lima Moura (Recife, PE) e Marinete Almeida (Melgaço, PA). 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família e todos. A meditação de hoje trouxe um tema muito importante sobre a questão da homossexualidade. Queria dizer, Padre João Carlos, q concordo plenamente com a sua explicação. Sou bióloga e sempre trabalhei esse tema com meus alunos dessa forma. Obrigada por tudo amém.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua bênção que Deus continui nos abençoando hoje e sempre Amém Gildete dos Santos Cerqueira BA🙏🌹❤

    ResponderExcluir
  3. As organizações religiosas de base, convencionadas como comunidades, precisariam urgentementes de uma reforma. Percebemos que seus membros até que se esforçam e tem boas intenções, más não se consegue encontrar um significado maior em suas realizações. Como sabemos, sem uma boa formação fica difícil realizar um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  4. A sua benção, padre João Carlos. Peço as vossas orações, pois vou iniciar um tratamento de câncer no útero e posteriormente uma cirurgia. Creio na cura em Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo para que dessa enfermidade eu seja testemunho para conversão de muitos para a vinha do Senhor. Obrigada! Eliane Maciel - Guaruja/SP

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pelas palavras do ensinamento da palavra de Deus amém 🙏🖐️ que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família também 🙏 juntos com a minha família também 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção Temos que ter muita fé neste mundo cheio de diferenças mais com fe em Deus não deixo corrompe pela a falta de amor nesta sociedade sem limites Que Deus tenha misericórdia de nós🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia.

    Senhor Jesus, peço a ti que abençoe os médicos que irão realizar a cirurgia de mamãe.
    Assim seja

    ResponderExcluir
  9. SENHOR JESUS! Eu te amo, creio e sigo, mas preciso que aumente sempre e alimente minha fé. Peço pela recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan. Pela reconciliação de meu filho Fabrício e Cida. Pela saúde de minha esposa e dos demais membros da minha família. Ao SENHOR Pe.. João Carlos, agradeço pelas palavras proferidas na mensagem do evangelho. Ore por nós. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos e Bom dia a todos. Eu Lio toda leitura, sobre o casamento. Muito Lindo esta leitura amei ,tudo. Com a graça de Deus, sou casada, a 42 anos. E tenho 6 4 anos de vida e meu esposo tem 74 anos de vida .E somos muito felizes graça a Deus. Temos duas filhas que são casadas também, e duas neta e um netinho, uma das neta é do coração. E minha filha mais velha é a Susana, o sonho dela é ser mamãe, mas até agora ela não conseguiu em grávida, Peço orações para ela, consegui ser mamãe, me ajuda, nas orações, para ela. Obrigada Jesus Cristo por meu casamento, e por tudo que nos tem dado. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos conceda paz, saúde, felicidade e muito amor em nossa família, nos abençoando e nos protegendo a mim e a minha família com fé acima de tudo. Amém 🙏 🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre, Deus nós abençoe e nós proteja, primeiro agradecer e perdir perdão e pedir toda a minha família, em especial meu irmão neném a cura e pedir pelus meus filhos Lucas e Gabriel proteção e saúde e livramento e por mim .saúde e coragem, Deus meu rei

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Jesus a todos os momentos nos orienta através do exemplo de Sua vida, no Evangelho e nos seus mandamentos a como não pescarmos, e alerta se alguns de nossos membros físicos estão nos induzindo a pecar, devemos corta los, pois é melhor entrar no Reino do Céu sem algum deles, do que fazermos a escolha de continuar com todos perfeitos pecando e merecer o inferno, assim também cita a gravidade do adultério e do divórcio sem motivos justificados.
    Este cortar significa quando caímos ou errarmos devemos nos arrepender e confessar, pois assim reconciliados com DEUS, deixamos o que era velho, e pela Graça da Misericórdia do Pai que recebemos o novo do Espírito Santo, para nos fortalecer e recomeçarmos novamente,.

    ResponderExcluir
  14. Que assim seja em nome poderoso de Jesus ✝

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite Pe João Carlos, sua benção, pra mim e toda minha família, Como seria bom se todos pensasse dessa maneira, pra não ficar cobiçando as pessoas alheia

    ResponderExcluir
  16. A benção padre. Algumas coisas me deixam um pouco confusa, ontem falamos sobre "nao mataras", sendo que um dos exemplos de morte é praticar o preconceito, discriminação, intolerânvia, dentre outras questões como uma forma de matar o próximo. Mas na meditação de hoje foi falado sobre que o casamento verdadeiro é só entre homens e mulheres. Me parece uma linha tênue. Gostaria de maiores esclarecimentos sobre isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre é uma benção fazer parte de seus ensinamentos sou recém enquadrado mas graças a Deus eu já estou vendo os frutos que Deus te abençoe em nome de Jesus o Cristo 🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os pequeninos do evangelho.

   17 de julho de 2024    Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires    Evangelho.      25Naquele te...

POSTAGENS MAIS VISTAS