PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Carregue só o peso de hoje.

Carregue só o peso de hoje.



22 de junho de 2024

  Sábado da 21ª Semana do Tempo Comum.  

 

  Evangelho   


Mt 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?

31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.



  Meditação.  


Não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações (Mt 6,34)

Não se preocupem com o dia de amanhã”. Como assim não se preocupar com o dia de amanhã? Foi o que Jesus disse? Foi. E ele foi uma pessoa despreocupada com o dia de amanhã? Bom, ele era conhecido por sua profissão, carpinteiro. Portanto, reconhecido por seu compromisso com o trabalho, com a sobrevivência. Não era um malandro. Nem foi um hippie. E por que ele recomendou aos discípulos que não se preocupassem com o dia de amanhã?

Bom, primeiro vamos ver o que ele disse certinho. Ele estava falando sobre o perigo de se servir a dois senhores, a Deus e às riquezas. Tendo dois senhores, você acabará sendo fiel a um e faltando com o outro, não é verdade? Se nós confiamos em Deus, então vivemos menos estressados com o futuro. Confiamos em Deus. Confiamos que é ele quem nos sustenta e garante a nossa vida. Se nós confiamos é no dinheiro, então lutamos com todas as forças para garantir o amanhã, porque ele depende só de nós. No final, Jesus disse: “Não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações. Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.


Nossa confiança em Deus não nos tira a responsabilidade com o presente e com o futuro. Mas, nos tira o peso e a sensação de estarmos sozinhos, lançados à própria sorte. Jesus nos mandou observar o que acontece com os pássaros e os lírios do campo. Nosso Deus e Pai os alimenta. Ele os veste de maneira maravilhosa. Jesus disse: “Olhem os pássaros do céu”. Ele nos mandou olhar, não imitar os pássaros do céu que não trabalham, nem poupam. Olhar e ver como Deus os alimenta, apesar de não plantarem, nem colherem. “Olhem como crescem os lírios do campo”. Não mandou imitar os lírios do campo que não trabalham, nem fiam. Olhar e se dar conta que Deus os veste, que a força de seu crescimento e de sua beleza vêm da força divina. Assim, sossegue o seu coração, é Deus quem providencia o seu alimento, a sua roupa, o seu sustento. Não viva numa aflição sem fim, num estresse doentio, com a preocupação do que vai ser amanhã, de como vai ser o futuro. Confia em Deus ou não confia?


Cada dia tem o seu peso pra gente carregar. Não nos sobrecarreguemos do peso do dia de amanhã. Vamos carregar o peso de hoje. Foi o que Jesus disse: “Para cada dia, bastam os seus próprios problemas”.





Guardando a mensagem


O jeito estressado, a excessiva preocupação com o amanhã, observou Jesus, é coisa de pagãos. Eles não conhecem o Deus vivo e verdadeiro. Eles não têm em quem confiar, a não ser em si mesmos e no seu dinheiro. Então, não se trata de você despreocupar-se, de viver irresponsavelmente. Trata-se de fazer bem a sua parte, levar o peso do dia de hoje com toda a responsabilidade e viver com a confiança de que nossa vida está nas mãos de Deus; que o nosso Deus e Pai é a nossa única segurança. Ele cuida de nós. Sabe do que nós precisamos. Estamos em suas mãos.


Não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações (Mt 6,34)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

que diferença faz vivermos na fé, colocarmos o Reino de Deus em primeiro lugar em nossas vidas! Estamos na luta, trabalhando, estudando, planejando, pensando no dia de amanhã. Mas, não fazemos as contas só com nossas poucas forças ou com os nossos minguados recursos. Temos um pai, temos um Deus que nos sustenta, nos fortalece e garante o nosso amanhã. Podemos, então, viver tranquilos e dormir sossegados. Muito obrigado, Jesus, por nos recordares isso. Não nos deixes por nossa confiança no dinheiro, na riqueza. Não nos permitas que ponhamos nossa segurança nos bens deste mundo. Confiamos em Deus. Confiamos em ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra


Dom Bosco dava um conselho. Vou dar também. Antes de dormir, escreva num papelzinho sua maior preocupação e ponha o papelzinho debaixo do travesseiro. Na sua oração, diga ao Senhor o que você escreveu. E vá dormir tranquilo, tranquila. Não é mágica. É só um exercício de confiança em Deus.


Comunicando

De 03 a 09 de julho, eu e uma equipe da AMA estaremos em missão em São Paulo. Participaremos em programas na  Canção Nova, na Rede Vida, nas Rádio Aparecida e 9 de julho. Celebrarei a Santa Missa com os Ouvintes em Paróquias de Guarujá e Praia Grande.Também estaremos na ExpoCatólica, nesse período.    

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Paz e bem. Agradeço à Deus pelo o dia de hoje e por tudo que tem feito em minha vida. Padre João Carlos quero mais uma vez agradecer- lhe pelo seu incansável gesto de transmitir a palavra de Deus em nossas vidas com paciência zelo e muito carinho. Pelo curso biblico, muito obrigada por tudo. Que Deus continue lhe concedendo muitas graças, saude e paz. Que o Senhor livra-me das ciladas dos inimigos e me dê a graça de continuar a ser perseverante para o caminho da salvação e do bem. Que Deus proteja os meus filhos, netos, noras e genro de todo mal! Amém.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia , Padre João Carlos. Agradeço a Deus por ter tido o privilégio de ter encontrado este grupo de oração e meditação na minha vida . Ouvindo e refletindo no evangelho de hoje tive a triste sensação de que a Fé é o bem maior que podemos adquirir mas o caminho para a alcançar é pedregoso e exige renúncia. Ajuda-me Senhor a atingir o patamar dessa Fé e integrar o Reino dos céus. Amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia senhor Padre é a minha primeira vez a ler a mensagem do senhor e amei, irei continuar a meditar.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção e muito bom lê palavra de Deus amém que Deus abençoe sempre sua vida 🙏 a nossas vidas amém 🙏🖐️

    ResponderExcluir
  5. Que Deus nos abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém

    ResponderExcluir
  7. Amém glória a Deus 🙌 Bom dia Padre sua benção 🙏 obrigada meu Jesus por tudo coloco todas as minhas preocupaçães nas tuas mãos Te amo Meu Jesus 🙏♥️

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, hj não recebi a palavra do dia.

    ResponderExcluir
  9. Parte João Carlos ,verdade a cada dia tem a sua preocupação. Peço orações para minha família, Eliene, Jaqueline, Marilene, Aline, Ana Flávia. Pela minha saúde.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, como a sua palavra de Jesus nos conforta todos os dias muito obrigado e que Deus abençoe sempre sua vida, Amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia que benção essa palavra, amém obrigado pelo o ensinamento, Deus lhe abençoe eu sou Maria Elena Ribeiro de São Paulo

    ResponderExcluir
  12. SENHOR JESUS! Eu creio e te amo. Mas aumentai a minha fé sempre. Não permiteis que duvide um instante só..Eu só tenho o SENHOR e no SENHOR a minha vida e segurança. Peço sua benção pela reconciliação de meu filho e nora. Pela minha recuperação e de meu filho Ivan. Pela saúde de minha esposa e minha família. Pe. João Carlos, intercedei por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  13. Cláudio Siqueira22/6/24 09:34

    Padre João Carlos sua abenção🙌🏻 Vou Confiar em Deus 🙌🏻 Vou me valer de Deus 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Venha o que vier, aja o que ouver em Deus em vencerei 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre, Deus nós abençoe e protehaa mime neus filhos Lucas e Gabriel e toda a minha família, obrigada senhor por tudo , perdão e mesericordia para todos nós, amém

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!
    A mensagem que hoje o Evangelho, a vida de Jesus vem nos alertar, é que não devemos ter preocupações exageradas, ou melhor, devemos confiar sempre mais na providência Divina. Precisamos entender que tudo acontece de acordo a permissão e a vontade de DEUS, não podemos por si próprios prolongar nenhum tempo nosso e nem de ninguém, devemos confiar que se DEUS é por nós assim nada será contra nós, então não nos preocupamos com o dia de amanhã, precisamos fazer o bem sem importar a quem hoje, assim na caridade estaremos desapegando do dinheiro esquecendo as coisas passageiras, aquelas superficiais com valores temporários do mundo, e assim decididos priorizamos as coisas edificantes, as que são para eternidade, que sabemos que nos aproxima de DEUS, Caminho da trajetória que nos guia para conquistarmos o convívio dos eleitos e aumentar o Reino celestial, desta forma todas as outras coisas virão por acréscimo pois a Palavra é clara, DEUS não abandona nenhum dos seus fiéis, o justo viverá pela fé, tudo no Seu tempo e tudo a favor da nossa salvação,.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Padre João Carlos, por suas belíssimas homilias. Deus continue a lhe abençoar 🙏

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos na paz de Deus. Gosto muito da meditação de padre João Carlos, pois ela me faz sentir mais calmo das ansiedades,essas meditações são verdadeiros alimentos espirituais. Gosto também de além de ouvir o áudio, leio também toda a meditação e também gosto de ler os
    Comentários dos anônimos,pois são uito importante, desde que sejam de acordo com as meditações de padre João Carlos e sua grande equipe, pois ninguém faz nada só. Que Deus abençoe a todos que fazem parte desse grande trabalho missionário muito importante para os cidadãos. Um abençoado sábado. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Pe João Carlos, sua benção, que Deus cuide de nós., que tenhamos preocupação só no dia de hoje, não nos preocupamos com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã tem suas preocupações . Obrigada senhor Jesus por tudo que fazem por mim e pela minha família, com saúde, paz e fé. Que Deus abençoe todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Obrigada Jesus por estares junto comigo!
    Confio na Força Divina!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado padre João Carlos eu agradeço muito pela meditação e hoje falou bem forte tocou bem forte em meu coração Deus abençoe o padre João Carlos . amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Venham a mim.

   18 de julho de 2024.   Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 11,28-30 Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e diss...

POSTAGENS MAIS VISTAS