PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O Espírito Santo nos conduz ao amor.

O Espírito Santo nos conduz ao amor.


08 de maio de 2024

  Quarta-feira da 6ª Semana da Páscoa. 



   Evangelho   


Jo 16,12-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.


   Meditação   


Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena verdade (Jo 16, 13)

Tenho ainda muitas coisas a dizer a vocês, mas vocês não são capazes de compreender agora”, disse Jesus em clima de despedida, na ceia. A despedida é sempre uma hora muito difícil. Quem está se despedindo, você sabe, está preocupado com uma porção de coisas, não é verdade? Preocupa-se em garantir a continuidade dos seus trabalhos, em instruir sobre o que fazer quando aparecer esse ou aquele problema, em assegurar o amparo para aquele membro mais frágil da família... Enfim, enquanto coisas como essas não estejam resolvidas, a pessoa não pode partir em paz, seja para uma viagem curta, seja para a grande viagem. A despedida de Jesus leva vários capítulos, no evangelho de São João. É o momento de grandes revelações. E de orientações muito sérias.

Então, Jesus está se despedindo dos discípulos. Nessa hora de despedida, Jesus lhes faz, de maneira especial, uma revelação maravilhosa. Não os deixará órfãos. Ele irá e o Pai enviará o Espírito Santo. O novo enviado é o Espírito da Verdade que o mundo não conhece. E não o conhece porque não reconhece Jesus como enviado do Pai. Ele é o outro defensor ou consolador que o Pai enviará. E não virá para ficar no lugar de Jesus. Virá para dar eficácia à missão de Jesus, em sua ausência física. Jesus não estará mais presente fisicamente. Mas, vai estar realmente presente. O Espírito Santo é quem vai tornar isso possível. Mais: o Espírito vai ficar sempre ao lado dos discípulos, sempre conosco.

“Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena verdade”. O Espírito vai ajudar os discípulos a entenderem quem é Jesus e qual o significado do seu ensinamento. Jesus disse que tinha muita coisa para comunicar, mas os discípulos não estavam em condições de entender... Jesus é a manifestação maior do amor de Deus. É o Espírito que vai nos conduzindo na compreensão de suas palavras, na acolhida da revelação que ele faz sobre o Pai, sobre a pessoa humana e sobre o mundo. Ele vai nos conduzindo para a verdade completa. Mas, a verdade plena não é um conhecimento. A plenitude da verdade é o amor. Deus é amor.

“Tudo o que o Pai possui é meu”, disse Jesus. O Espírito vai nos dar do que Jesus tem. É o Espírito que une Jesus ao Pai. Jesus está de tal modo identificado com o Pai, que ele e o Pai são um. A essa união profunda de Jesus com o Pai, pela mediação do Espírito Santo, chamamos AMOR. É também o Espírito que nos une a Jesus. Nossa comunhão com Jesus nos torna participantes do seu AMOR. É também o Espírito Santo que nos une uns aos outros com Cristo. Estamos unidos a Cristo e entre nós, formando o seu Corpo Místico, que é a Igreja. Essa comunhão entre nós e com Cristo, no seu Corpo Místico, é obra do Espírito Santo, participação no AMOR de Jesus e do Pai.




Guardando a mensagem

O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, vem depois de Jesus, como o novo enviado. E vem como Testemunha de Jesus. Ajudará os discípulos a conhecerem a revelação que Jesus fez sobre o Pai e o sobre seu projeto de amor. Ele, o Espírito Santo, vai estar ao lado dos discípulos, atualizando a palavra e a presença de Jesus e fortalecendo-os no testemunho que eles devem dar de Cristo, sobretudo nas horas de provação e perseguição. É ele quem une Jesus ao Pai. É ele quem nos une a Cristo. É ele quem nos possibilita viver em comunhão uns com os outros, como membros do Corpo Místico do Senhor. Ele nos leva à verdade completa: o AMOR.

Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena verdade (Jo 16, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós te bendizemos pela obra redentora que realizaste com tua presença entre nós, andando pelos nossos caminhos, instruindo-nos com a tua santa palavra e oferecendo-te em reparação pelos nossos pecados. Nós te bendizemos porque esta obra redentora continua na história sendo anunciada e atuada em favor dos pecadores, através de tua Igreja, pela presença e pela atuação do Espírito Santo. Ele é a tua testemunha. Ele está sempre conosco. Ele nos conduz à verdade plena, ao teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Nós recebemos o Espírito Santo no nosso batismo e, de maneira muito especial, no sacramento da confirmação ou crisma. Mas, podemos sempre invocá-lo e pedir que renove sua presença em nossa vida. Ele nos conduz à verdade, ao amor. 

Comunicando

Compartilho com vocês minha agenda de shows desse mês de maio. Neste sábado, dia 11, o show será na cidade de Paudalho, PE, nos festejos do Divino Espírito Santo. No dia 16, na cidade de João Alfredo, também Pernambuco. No dia 18, o show será no estado do Amazonas, na cidade de Alvarães, Prelazia de Tefé. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

15 comentários:

  1. Anônimo8/5/24 07:05

    Amém Bom dia Padre sua benção 🙌 Um Dia de Paz prá todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/5/24 07:31

    Muito obrigado por escutar as minhas palavra peso peso sempre adeus pra mim ajudar venser tódas as batalia de caďa dia gostei muito de emtrar em com sehor mim sinto muito mais fortev ovindos as suas plavrva qie deus bemcoi padrepor nos abemcuar todas minhas familiañ

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/5/24 07:32

    Bom-dia padre João Carlos, Deus abençoe, bem nessa leitura o que chamou-me atenção que nosso, Senhor Jesus Cristo ,nos diz, unidos em Cristo só formando o nosso corpo, mas que muito não entende e leva a sua vida de qualquer jeito como diz a música deixar a vida mim levar, só que não é não é assim pe.temos que coloca joelho no chão e gradecer,por nossos vida e rezar muito e venvenciar essa palavra de Deus. Amar a Deus sobre todas as coisas. Aí você é feliz ☺️ 🙏🤝🙌

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Este Espírito da Verdade que Jesus nos fala sobre Suas obras, é o mesmo de todos os tempos é o Defensor é o Advogado fiel é o Justo dos justos o Piedoso, resumindo é o Paráclito que nunca nos abandona, o Espírito Santo de DEUS.
    Os discípulos não entendiam mesmo naquela época, porque ainda raciocinavam nas razões humanas, mas para compreender este mistério de vida, paixão, morte e ressurreição, entender que os Três se fazem Um, e Um DEUS se faz em Três na Santíssima Trindade, só mesmo no aprofundamento da fé Cristã dia a dia e se entregando de coração as coisas do alto, deixando ser conduzido pelos desígnios da plena Verdade no cumprimento aos Planos do Pai do Filho e do Espírito Santo,.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/5/24 07:52

    Bom dia Padre. Fiz a leitura do evangelho, e fiquei com uma dúvida. Fiquei aqui pensando se o Espírito Santo é o próprio Jesus, após sua ascensão aos céus. Seria a presença
    de Jesus após matéria?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/5/24 08:31

    Bom dia padre, Deus abencie a mim e meus filhos Lucas e Gabriel nis oritegwndo e afastando todo o mal e obrigada por tudo , perdão e mesericordia, amém

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/5/24 08:44

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que o Espírito Santo esteja sempre presente em minha vida e da minha família , com Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos protegendo de todo mal, nos dando saúde, paz, felicidade e fé. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/5/24 08:52

    Oh ESPÍRITO SANTO de Deus, permaneça sobre a minha família e interceda pela minha recuperação e de meu filho Ivan. Amém. Abençoai o RS.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/5/24 09:09

    Bom dia Padre João Carlos que Deus lhe abençoe sempre o senhor

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Sempre temos muito o que agradecer a Deus, mas em especial agradeço pela saúde e peço q nos dê saúde pra mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor ajuda o Rio Grande do Sul, faz parar as chuvas e que na medida do possível eles possam se recuperar. Aumentai sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/5/24 10:57

    Bom dia Padre João Carlos! Que o Divino Espírito Santo nos ilumine sempre

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8/5/24 12:04

    Anónimo
    Muito obrigado Sr Padre por estas sábias palavras que anima, fortalece e acalma os corações que muitos estão endurecidos com as coisas mundanas. Venho por intermédio desta pedir ao Sr Padre quê venha abençoar a minha família " os filhos a minha esposa e todos aqueles quê fazem parte do mesmo núcleo familiar " quê Deus abençoe o mundo, a África e Angola. E que faça descer a chuva do espírito Santo hoje e sempre amèm.Paz e bem.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/5/24 15:04

    Boa tarde abençoada para todos nós!
    Jesus está conosco através do Espírito Santo. Tudo melhorará quando mudarmos nossa mente descontente para uma mente que doa.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus de toda consolação, eu LHE agradeço pela vida da Beata Ulrica. Contudo, me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, do arrependimento, da verdade, da ressurreição, da fé, da piedade, da adoração, da vida, da justiça e da evangelização. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/5/24 19:56

    Glória a vós senhor Jesus descha bem Claro que vai más monda um defensor o espírito da verdade para nós encima para nós guia que o espírito santo enlumina nossa vida nossa família nossas conquistas nossa vida gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós Deus abençoe o senhor padre João Carlos minha gratidão por tudo peço oração pela minha vida minha família pra minha saúde gratidão boa noite

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os pequeninos do evangelho.

   17 de julho de 2024    Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires    Evangelho.      25Naquele te...

POSTAGENS MAIS VISTAS