PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: É pouco tempo.

É pouco tempo.


09 de maio de 2024

  Quinta-feira da 6ª Semana da Páscoa.  


   Evangelho   


Jo 16,16-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

  Meditação. .


Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria (Jo 16, 20).

Nós sempre enfrentamos crises, não é verdade? Crises vão e vêm. Elas podem ser momentos de crescimento, de superação. Crises são oportunidades, se bem aproveitadas. Quando se está num momento de crise, ela parece durar uma eternidade. Quando passa, nos damos conta que o tempo não era tão longo assim. A crise dá qualidade ao tempo que segue, o novo tempo, o tempo da superação.

“Pouco tempo”. Essa expressão domina o texto do evangelho de hoje. Se você contar direitinho, essa expressão se repete sete vezes no evangelho de hoje. É o tema da ausência de Jesus, de sua morte. E o tempo de sua nova presença, na condição de ressuscitado.

Vamos entender essa parte “Pouco tempo ainda e vocês já não me verão”. A paixão e morte de Jesus foi um tempo de desorientação para os discípulos, de desespero, de sofrimento. De repente, chegam os soldados, lá no Horto, e prendem Jesus e começa uma série triste de espancamento, interrogatório, julgamento e condenação; e a cruel execução de Jesus, acusado de tudo o que não presta, sem eles poderem fazer nada; e o sepultamento apressado; e o silêncio pesado daquele sábado. Um tempo de angústia, medo, desespero para os seus discípulos e discípulas. Uma crise sem precedentes. O desânimo tomou conta do grupo. Os dois de Emaús foram se embora. Judas se enforcou. O grupo se trancou, amedrontado, na casa que os acolhera para a última ceia. Esse é o pouco tempo da ausência de Jesus, um tempo que parecia uma eternidade, menos de três dias que transtornaram a vida dos discípulos. A ausência de Jesus foi uma morte para o grupo. “Pouco tempo ainda e vocês já não me verão”.

Vamos agora para a outra parte “E outra vez pouco tempo e me vocês me verão de novo”. Pode ser entendido como “Mas, um pouco mais tarde, vocês me verão”. Na madrugada do primeiro dia da semana, eis que Jesus ressuscita e começa a se encontrar com as discípulas e os discípulos. A superação do tempo ruim foi tão surpreendente que quase não acreditavam no que estavam vendo e tocando: o crucificado deu a volta por cima, ressuscitou, trazendo perdão aos pecadores. A morte não foi o fim. Pela morte, ele se apresentou em reparação dos pecados da humanidade. O novo tempo chegou: tempo de alegria, tempo de vitória, tempo de ressurreição. “E outra vez pouco tempo e me vocês me verão de novo”.

Numa de minhas canções, eu escrevi: “Não há tempestade sem bonança. Neste novo reino, em dor de parto, a esperança”. O poema traduz bem as palavras de Jesus no evangelho de hoje. Um tempo de ausência, pouco tempo, mesmo que pareça uma eternidade. E em pouco tempo, o tempo da presença, da superação, da ressurreição. Essa experiência com a morte e ressurreição de Jesus é modelo agora para toda crise que cada um de nós tenha e das crises que a comunidade cristã também passe. A comunidade também caminha por momentos de crise e de superação, de ausência ou proximidade do Senhor.




Guardando a mensagem

Jesus estava preparando os discípulos para a grande crise que seria a sua ausência, pela morte de cruz. Em pouco tempo, chegaria essa hora dolorosa. Mas, em pouco tempo ela passaria e daria lugar a outro momento, uma nova forma dele estar presente ainda mais eficaz e duradoura. Ressuscitado, ele comunicaria o Espírito Santo que atualizaria permanentemente sua presença. Momentos de crise também são vividos na vida pessoal de cada seguidor de Jesus. Você também já viveu momentos de crise e momentos de superação, tempos de tempestade e tempos de bonança. Se o seu momento atual for de angústia e sofrimento, escute o que Jesus está dizendo hoje.

Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria (Jo 16, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
dizia Dom Hélder Câmara: “quanto mais escura a noite, mais carrega em si a madrugada”. É que, vez por outra, passamos por noites escuras. Dá-nos, Senhor, não nos desesperarmos nesses momentos. Como disseste, é “pouco tempo”. Que não nos faltem paciência, humildade para revermos nossos erros e esperança para construirmos o novo momento que não tarda a chegar. E chegará, como bênção do alto, como madrugada depois de uma noite escura. Que tua morte e ressurreição, Senhor, seja a dinâmica a nos iluminar em nossas pequenas e grandes crises. Contigo, já somos mais que vencedores. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Vou lhe dizer uma coisa que você já sabe. Você precisa ler o evangelho de cada dia. A meditação é sobre o evangelho que você lê. Leia na sua Bíblia ou siga o link que lhe envio pelo celular. O evangelho de hoje está em Jo 16,16-20. 

Comunicando

No próximo mês de outubro, eu vou conduzir uma peregrinação à Itália. Vamos visitar os lugares de São Francisco de Assis e de São João Bosco. Vamos a Roma, Assis e Turim. Dez dias de imersão na história e na espiritualidade salesiana. Que tal você ir com a gente? Faça contato pelo whatsapp 81 9 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

27 comentários:

  1. Anônimo9/5/24 03:35

    Bom dia querido padre João Carlos e para todos vocês meus caríssimos irmãos na fé. Espero que estejam todos bem com saúde e muita paz no coração ♥!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/5/24 03:48

    Bom dia padre e a todos irmão e irmãs que faz parte da ama
    Peço oração pelas fortes chuvas naturais no rio grande do sul
    Pela minha família minha casa meus negócios e pelo mundo inteiro amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/5/24 10:25

      São José aumenta minha fé 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    2. Por todos que sofrem no Rio Grande do Sul

      Excluir
    3. Amado padre João Carlos que bênção o meu sonho é visitar Roma mais Deus Proverá sou Maria Regina da Silva moro em CARAIBEIRAS de Tacaratu Pernambuco me escreva rua João Vicente de Lima número 14 qu sairei e Deus seja Louvando em

      Excluir
  3. Anônimo9/5/24 04:06

    Bom dia Padre João Carlos que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/5/24 04:09

    Deus nos ama! Bendito se o Seu Santo Nome...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/5/24 04:10

    Bendito seja o nome de Jesus, Ressuscitou verdadeiramente!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/5/24 04:52

    Bom dia Padre João
    Sua benção q Deus abençoe grandemente sua vida

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/5/24 04:55

    Padre quero falar.com o.senhor por telefone posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/5/24 21:44

      Boa noite padre João Carlos,que Deus o ilumine sempre e o abençoe, que aumente a sua sabedoria na palavra cristã

      Excluir
  8. Anônimo9/5/24 05:07

    Preciso recuperar este link. Ja tive e desapareceu. 🙏🏿

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/5/24 05:44

    Bom dia padre João Carlos e a todos irmãos,obrigado padre pelas sábias palavras que nós conforta e nos da entendimento c tanta explicação e carinho . Obrigado. Amem

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/5/24 05:50

    Amém Bom dia Padre sua benção 🙌 Louvado Seja o Nome do Nosso Senhor JESUS Cristo 🙏🌹

    ResponderExcluir
  11. Gratidão senhor por mais um dia ,não dormi bem,mas tenho fé que tudo vai passar ,que as dificuldades não deixe que eu desanime.Com fé e esperança vou vencer.Bom dia Padre João Carlos que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/5/24 06:29

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora de Fátima, mim abençoe e a minha família, com saúde, paz, felicidade, que Deus mim abençoe em meu exame que vou fazer hoje. Amém 🙏 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus falou aos discípulos, Eu vou mas logo Eu volto, mesmo afirmando que estaria indo para junto do Pai e seria por pouco tempo, eles não compreenderam o porque é além, pois na suas curiosidades ainda queriam saber de quanto tempo exatamente Jesus estava falando. Ele ainda completa afirmando que seus discípulos sentiriam muito por seu destino, mas o mundo se alegrará com Sua partida. Porém ninguém imaginava que o Plano de DEUS seria tão perfeito, o mistério da nossa salvação, nesta tensão escatológica.
    Seu Filho passaria por toda infâmia, julgamento seria entregue na cruz e assim na Sua Paixão e Redenção tornaria o Salvador do mundo e ressuscitando ao terceiro dia, enviaria o Espírito Santo para transformar nossas tristezas e incertezas em alegrias, confiança e esperanças.
    Agora pensamos se fosse o contrário, quando nós falamos a DEUS, Pai nós precisamos nos ausentar de perto do Senhor por um tempo, porque estamos passando por algum momento ou situação do mundo que valorizamos mais e não nos sobra tempo para te procurar, para estar na Tua presença, em oração e comunhão, não conseguimos participar das Santas celebrações, da comunhão Eucarística, na adoração ao Vossos pés Santíssimo, na intimidade com a Vossa Palavra de vida eterna, enfim na dedicação as coisas edificantes do alto, e não temos tempo previsto para voltar, será que teríamos a garantia do convívio dos eleitos ?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/5/24 07:18

    Bom dia padre João Carlos. Gratidão por tudo estou desempregada a um ano e 5 meses .estou sempre em oração

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/5/24 07:20

    nao faço nada enquanto .nao escuto todos os dias as suas meditação

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/5/24 07:44

    Bom dia padre, Deus nós abençoe, senhor primeiro quero agradecer por tudo e depois pedir perdão e mesericordia por toda a minha família, quero pedir que cuide dis meus filhos e afaste todo o mal de perto deles , pedir saúde e em fim pedir mim ,, cuide do irmão neném o cure , e agradecer .

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/5/24 07:49

    SENHOR! Segura a minha mão e não me deixe só eu preciso de TI. Aumentai sempre a minha fé. Te peço pela recuperação de meu corpo e mente e a do meu filho Ivan. Abençoai o povo do RS

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9/5/24 09:05

    Senhor, socorrei os aflitos e protegei os necessitados! Olhai pelo RS, e os que mais precisam da sua misericórdia, sede nossa fortaleza para ultrapassar os tempos difíceis. E gratidão a Ti por vencer as dificuldades e tempos ruins da vida!🙌🏽🙏🏼❤️

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9/5/24 10:30

    Bom dia padre João Carlos a sua benção. Estou rezando o terço todos os dias em minha casa é na igreja. Tenho uma filha na Itália gostaria muito de ir.Mais no momento não posso!que Jesus cuide de todos nós!confio na misericórdia de nós que tudo vai passa.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo9/5/24 15:22

    Boa tarde abençoada para todos nós!
    Jesus preciso que fiques do meu lado, porque sem sua presença não posso ficar, sozinha. Sem Ti não dá. Tu és a razão pela qual ainda estou respirando. Sem Tua presença eu não sou nada.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  21. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor hj peço em especial pelo meu filho q é bombeiro e foi mandado junto com os amigos para ajudar no Rio Grande do Sul. Protegei e abençoai a todos e q possam cumprir sua missão de salvar vidas. Aumentai sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo9/5/24 21:55

    Glória a vós senhor Jesus e o caminho verdade é vida gratidão por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós pesso oração pela minha saúde pela minha família gratidão por tudo boa noite

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS