PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O evangelho é fermento para a vida do mundo.

O evangelho é fermento para a vida do mundo.



07 de maio de 2024

  Terça-feira da 6ª Semana da Páscoa.  



    Evangelho.   


Jo 16,5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

   Meditação.   


É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).

Jesus estava dizendo aos discípulos que era mais vantajoso para eles que ele partisse, que fosse para o Pai. Só ele indo, viria o Espírito Santo. Por que será que Jesus disse isso? Porque ele precisava ir? Qual a vantagem da vinda do Espírito?

Bem, os discípulos tiveram a experiência maravilhosa de conviver com Jesus, de ouvi-lo, de ver suas atitudes e suas obras prodigiosas. Tudo bem. Mas, não chegavam a compreendê-lo profundamente, não entendiam o significado de sua mensagem e o alcance de suas palavras. Eles também não conseguiam captar o sentido de sua morte e de sua ressurreição. A morte de Jesus como um malfeitor foi uma tremenda decepção para eles. Eles também não chegavam a perceber como a pregação e a prática de Jesus eram uma novidade que punha em crise a sua prática religiosa judaica e gerava uma nova expressão religiosa.

Jesus ressuscitado voltou ao Pai e nos enviou o Espírito Santo. A presença do Santo Espírito fez a diferença na vida dos discípulos e do seu trabalho missionário. O Espírito Santo acompanhou a comunidade em um verdadeiro salto de qualidade. O seu ponto de partida e a sua referência foram a herança de Jesus, isto é, suas palavras, seus ensinamentos, sua morte e ressurreição. Ele ajudou a comunidade a compreender mais profundamente quem era Jesus e o significado de suas palavras; inspirou os discípulos a interpretarem o verdadeiro alcance redentor da morte de Jesus; e, com eles, construiu a nova comunidade do Novo Testamento.

Claro que foi bom que Jesus voltasse ao Pai. Sem o Espírito Santo, Jesus seria apenas um personagem da história, talvez um modelo de vida, um santo homem ou mesmo um deus que esteve conosco e se foi. Pela atuação do Santo Espírito, Jesus continua presente no meio dos seus. É viva a sua palavra. É permanente o seu sacrifício. Na força do Espírito, é Jesus quem lidera a sua Igreja e preside a história humana, conduzindo-a para um final feliz. É o Espírito Santo que atualiza a palavra e a presença de Jesus no meio de sua comunidade e no mundo. Pelo Espírito, os discípulos ficam sabendo quem é Jesus e o que significam suas palavras.

Sem o Espírito Santo, a comunidade dos discípulos teria permanecido trancada no cenáculo. E o cristianismo seria um culto quase secreto, sem repercussão no mundo externo. O Espírito Santo levou a Igreja a abrir as portas, sair às praças e atravessar os oceanos. A boa notícia é para todos e deve chegar a todos. O evangelho é fermento para a vida do mundo. Sua mensagem deve repercutir em todos os ambientes, em todas as atividades humanas, gerando fraternidade, solidariedade, justiça, paz, respeito à vida, tolerância, perdão. É o Espírito Santo quem dá vigor e atualidade à pregação do evangelho.




Guardando a mensagem

Jesus nos enviou, da parte do Pai, o Espírito Santo, o outro Defensor. A sua vinda deu garantia de continuidade à sua missão. Os discípulos puderam compreender quem é Jesus e o significado de seus ensinamentos. Assimilaram a sua morte e ressurreição como mistério de redenção, de sacrifício em favor dos pecadores. Com o Espírito, os seguidores de Jesus construíram uma nova expressão religiosa, onde se vive, se celebra e se anuncia a nova humanidade que começou na sua páscoa. O Espírito Santo é quem atualiza a palavra e a presença de Jesus e continuamente empurra a Igreja para as periferias do mundo.

É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o Espírito Santo nos faz compreender a tua morte e a tua ressurreição. Se por um lado, a cruz foi obra do ódio do mundo contra Deus, por outro lado ela manifestou o amor de Deus pelo mundo. Que o teu Santo Espírito continue nos iluminando, nos inspirando, nos movendo para sermos tuas testemunhas nesse nosso mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No dia de hoje, em atenção à Palavra do Senhor, tente dar maior espaço ao Santo Espírito em sua vida. Reze pedindo que ele oriente os seus passos, dê maior compreensão diante dos problemas, inspire suas decisões.  

Comunicando

A situação da população atingida pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul nos deixa apreensivos e sofridos. Duas atitudes nos cabem, neste momento: a oração e a solidariedade. Rezemos pelas vítimas desta tragédia: os que perderam a vida, seus familiares, os desalojados, os desabrigados, toda a população atingida. Rezemos também pelos que estão oferecendo seu apoio e sua solidariedade. 

Os Salesianos do Nordeste convocaram todas as suas comunidades educativas e pastorais para expressarem sua proximidade através da Campanha Solidária da Arquidiocese de Porto Alegre. A Chave PIX é o CNPJ: 92.679.935/0001-64. A hora é de solidariedade. Participe você também.

Pe. João Carlos Ribeiro,SDB 

15 comentários:

  1. AMÉM 🙇 🙏. DEUS ABENÇOE ILUMINE GUARDA SEMPRE PE.JOÃO CARLOS. ATÉ AMANHÃ SE DEUS QUISER ❤

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/5/24 04:48

    Espirito santo de Deus, vinde em nosso auxílio vinde Espírito santo do Senhor

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/5/24 05:40

    Bom dia Padre João Carlos sua benção.
    Peça oração pela população do Rio Grande do Sul principalmente as atingida pelas chuvas.
    E peço oração também para o marido de uma prima que está na UTI o nome dele é Wilson.



    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/5/24 05:46

    Bom dia padre peço oração para rio grande do sul e por meu terço dos homens hoje na capela são José amém

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/5/24 05:56

    Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus dê o conforto dessas tragédia que tá lá em rio grande do sul e uma tragédia muito triste que Deus conforte todos nessa hora tão difícil assim seja louvado seja Deus meu até amanhã se Deus quiser 🙌 padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/5/24 06:47

    Que o Espirito Santo abençoe e de forças para o povo sofrido do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Só a partir do véu do Templo ser rasgado de alto a baixo que nos foi permitido conhecer o Paráclito, o Espírito da Verdade, o Espírito Santo, Emanuel, DEUS Conosco, o nosso Defensor.
    Só assim fomos libertos do pecado original e conhecemos a justiça Divina, ou seja, por Jesus ser enviado como o Cordeiro sem manchas Aquele que tira o pecado do mundo, por nós e por todas as gerações teve que suportar todo julgamento, sofrimento possível até a morte em cruz carregando o peso dos nossos pecados para nos salvar, mas vencendo a morte, julgou e venceu também o último inimigo, só depois Seu Santo Espírito ressuscitou ao terceiro dia e está sentado a direita de DEUS Pai todo Poderoso de onde há de julgar os vivos e os mortos, basta a nós acreditar neste mistério com nossa fé,.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/5/24 08:03

    Bom dia padre João carlos peço oração pra o rio grande do sul que Deus com a sua misericórdia tenha compaixão do rio grande do sul que Deus abenço todos aquele que esta ajudado com alimento coloca a tua mão de pôde

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/5/24 08:33

    SENHOR JESUS! Eu creio em TI, mas aumentai a minha fé. O Senhor é meu amigo e nunca me abandonou, mas preciso cada vez mais não ser um Tomé. Peço tua proteção para o RS, a minha recuperação e e do meu filho Ivan. Que o Espírito Santo de Deus permaneça em mim. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/5/24 08:47

    Senhor Jesus guia os meus caminhos, hoje venho ti pedir que dê o milagre da cura para minha filha Maria Heloiza melo Facundes🙌

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7/5/24 08:50

    Glória a vós senhor Jesus eu creio emti que espírito santo enlumina nossa família gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós pesso oração pela minha saúde

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/5/24 09:00

    Gosto muiiito da homilia do nosso grandioso e querido Pe. João Carlos, como também o Sr. José Neto, pois fortalecem bastante nossa compreensão do Evangelho de Jesus Cristo e as narrativas dos evangelistas e cartas católicas. Que Deus possa cada vez mais através do Santo Espírito Defensor, ilumina-los e a cada um que busca difundir em nossas comunidades a santa palavra. Tenho também dito muitas vezes que NAO teria sentido algum Jesus Cristo ter ficado com os discípulos naquela ocasião, ou na terra até sua segunda morte... ele seria uma figura comum como qualquer um de nós, e ter que se acomodar e ser tratado mundanamente como diz o ditado: "santo de casa não obra milagres!"... Jesus Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade para completar sua missão teria que retornar ao Pai quando de lá saiu... vemos isso no livro de Genesis, quando diz: "Façamos o homem a NOSSA imagem e Semelhança, ou seja as três pessoas já existiam desde o princípio. A ida Jesus para sua Glória e Glória do Pai, e a vinda do Divino Espírito Santo Paráclito e Defensor se justificou na abertura da porciúncula, local onde se refugiavam com medo das autoridades judaicas, e dessa forma a boa nova não teria chegado a cada um de nós... O Espírito Santo os fortaleceu dia após dia, e compreenderam melhor o sentido das pregações e ensinamentos de Jesus e a sua morte, plano salvífico para a humanidade do pecado original e o NOVO MANDAMENTO DO AMOR: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Amém!...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/5/24 13:25

    Boa tarde abençoada para todos nós!
    Deus Amor de Misericórdia, Jesus Amor Incondicional, Divino Espírito Santo, nosso Condutor, abençoai ,iluminai e protejam toda a humanidade.
    Amém!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor peço pelo povo do Rio Grande do Sul, somente Tu em Tua infinita misericórdia pode salva-los. Faz com q parem as chuvas Senhor. Aumentai sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  15. Deus misericordioso e compassivo, eu LHE agradeço pela vida do Beato Francisco Paleari. Todavia, me ensine vencer o sofrimento e a tristeza. Me ensine seguir o caminho do amor, do discipulado, da justiça, da verdade, da hospitalidade, da caridade, da alegria, da evangelização, da fé, da salvação, da oração e da libertação. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine evitar o pecado. Me ensine agir virtuosamente. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine ser obediente ao Espírito Santo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS