PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Que boa notícia!!!

Que boa notícia!!!

  


30 de março de 2024

   Sábado Santo | Vigília Pascal.  


  Evangelho.   


Mc 16,1-7

1 Quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus. 2 E bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo.
3 E diziam entre si: “Quem rolará para nós a pedra da entrada do túmulo?”
4 Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já tinha sido retirada. 5 Entraram, então, no túmulo e viram um jovem, sentado ao lado direito, vestido de branco.
6 Mas o jovem lhes disse: “Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. 7 Vede o lugar onde o puseram. Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galileia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito”.



  Meditação.   


Quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus (Mc 16, 1)

É verdade que, neste sábado santo, estamos num dia de silêncio e recolhimento, em vigília, como que ao lado do sepulcro do Senhor. Mas, não se trata de clima de velório, nada disso. Estamos, propriamente, em concentração. Preparamo-nos para celebrar, com toda exultação, o mistério da vitória de Jesus sobre a morte. Não porque ele esteja morto e vá ressuscitar hoje à noite, nada disso. Mas, para fazer memória de sua vitória sobre a morte. Ele vive triunfante, ele é o ressuscitado. A morte e a ressurreição do Senhor são o grande mistério no qual vivemos mergulhados. É o que estamos celebrando no Tríduo Pascal: a sua entrega em nosso favor, a sua morte de cruz nos lavando do pecado, a sua ressurreição dos mortos nos comunicando a vida de Deus.

A celebração de hoje é a vigília pascal, à noite. Depois de um dia de recolhimento, vamos celebrar a ressurreição do Senhor. Nós nos damos conta que, com sua ressurreição, começa um novo tempo e que sua vitória é também nossa. Nós mergulhamos neste mistério de morte e ressurreição, particularmente, pelo batismo. Como disse Paulo, no batismo, fomos sepultados com ele, renascemos com ele. Começamos, assim, a viver a vida nova da graça que ele conquistou para nós. Foi o que ele disse a Pedro: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Somos lavados pelo batismo. Temos parte com ele.

Em vigília, serão lidos diversos textos da Escritura que narram as maravilhosas obras de Deus na criação, na libertação do povo da escravidão do Egito, no retorno do exílio da Babilônia, no batismo dos cristãos. No evangelho, lido hoje em São Marcos, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé vão ao sepulcro, ao amanhecer do primeiro dia da semana. Elas são avisadas pelo anjo sobre a ressurreição de Jesus. Elas são encarregadas de anunciar aos discípulos essa boa notícia e de lhes dar o recado que o Ressuscitado vai esperá-los na Galileia.

A liturgia de hoje se desenvolve em quatro momentos: a celebração da luz (Cristo vence as trevas e ilumina o mundo); a celebração da Palavra (A ressurreição de Cristo é o coroamento das maravilhosas obras de Deus ao longo da história); a celebração da água (Pelo batismo, participamos da morte e da ressurreição do Senhor); e a celebração do pão eucarístico (Na ceia eucarística, anunciamos a morte do Senhor e proclamamos a sua ressurreição). E a grande notícia da noite santa deste sábado, a Páscoa do Senhor, a sua Ressurreição da morte, se prolonga por todo o domingo de páscoa e por todos os domingos do ano. Não perca, por nada, a celebração de hoje. 




Guardando a mensagem

Podemos pensar que a celebração do sábado santo tem três marcas: a Ressurreição, o Batismo e a Missão. Ressurreição é a boa notícia da madrugada do primeiro dia da semana. Está recomeçando a primeira semana da criação, é o início de uma nova humanidade. O Batismo é a nossa adesão a Cristo e o modo pelo qual participamos de sua morte e de sua ressurreição. Lavados, purificados por sua morte, somos novas criaturas, nascidas do alto, pelo derramamento do seu Espírito. A continuação da missão de Jesus é consequência de sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Somos seus missionários. A missão continua.

Quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus (Mc 16, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tua ressurreição nos resgatou da escuridão para a luz, da morte para a vida. Na tua vitória, renascemos. Concede-nos que a força de tua ressurreição seja a energia que estamos precisamos para enfrentar, com destemor, todo o mal ao nosso redor. Cresça em nós a fé, a esperança e a caridade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você entendeu. O sábado santo não é um dia de tristeza. É um dia de expectativa. Na vigília, encontramos as razões para a grande alegria da páscoa que toma os nossos corações. Viva em oração este sábado. 

Comunicando

Um modo de sublinhar o valor deste tempo de graça é desejar Feliz Páscoa às pessoas de sua convivência, parentes e amigos. Então, a partir de hoje, não economize votos de Feliz Páscoa com Cristo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

39 comentários:

  1. Que aja paz no mundo inteiro amém

    ResponderExcluir
  2. Depois de tanto sofrimento,para a gloria da Ressureição,obrigado SENHOR,que saibamos reconhecer,a nossa salvação,amém...FELIZ PÁSCOA...

    ResponderExcluir
  3. Feliz e abençoada Páscoa a Padre João Carlos e a todos da Ama,aos amigos e familiares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu Deus bem aventurado seu santo nome pesso perdão pelo meus pecados Amém 🛐

      Excluir
    2. Feliz páscoa para a minha família e para o mundo inteiro

      Excluir
    3. Feliz Páscoa vida nova

      Excluir
    4. Senhor pessoa perdão pelos meu pecados

      Excluir
    5. Que a paz esteja com todos nós 🙏🙌

      Excluir
    6. Feliz e Santa Páscoa
      Muita fé e muita saúde

      Excluir
    7. Feliz Páscoa pra mim, pra toda minha família e todos os fazem parte da ama

      Excluir
  4. Obrigado jesus pela tua ressurreição e nos tirou do pecado feliz páscoa vida nova em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Desejo paz em todas as famílias, para que tenhamos uma Feliz Páscoa!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua benção Feliz páscoa padre João Carlos e prá sua equipe com abençoe dê Deus e prá todos nós amém

    ResponderExcluir
  7. Somos pequeninos e ao mesmo tempo gigantes por ter um só Deus. Não sei o que seria de mim sem Jesus na minha vida. Tenho muitas dificuldades mesmo assim é incomensurável tudo o que ele me proporciona no seu devido tempo. Amo-te meu SENHOR. Obrigado por existir, obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  8. Leitura orante de Marcos 16,1-7
    As mulheres iam ao túmulo de Jesus para orar e ungir o corpo dele com perfumes. Assim era feito entre os judeus, uma preparação para o defunto ir se encontrar com Deus de Abraão na eternidade. O trabalho de rolar a pedra estava em suas preocupações. Não precisou. Quando chegaram, o túmulo já estava aberto. Um jovem vestido de branco lhes diz: Jesus ressuscitou, falem a Pedro e aos outros discípulos que eles verão Jesus ressuscitado na Galileia.
    Querido Jesus, agradeço a tua presença, ressuscitado estás entre os que te obedecem e se preparam para a vida eterna. Graças e louvores ao Senhor que vai a nossa frente para nos receber e acolher em seu coração.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que cresça em nós a fé e a caridade Jesus. Que tenhamos uma Feliz Páscoa junto aos nossos familiares . Que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, sempre abençoando de todo mal , com saúde e fé. Que nosso Pe João Carlos, tenha uma Feliz Páscoa e sua família . Obrigada por tudo nosso Deus e Senhor Jesus Cristo. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Feliz Páscoa, padre! Obrigada por trazer luz e esperança para nossas vidas!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre , Deus nos abençoe, senhor obrigada por tudo , amém louvor e glória ao Senhor Rei do mundo.

    ResponderExcluir
  12. Nilton Rodrigues Araújo30/3/24 07:52

    Obrigado senhor pelos teus ensinamentos. Obrigado meu Pai Eterno, pelo sofrimento e pelo sangue Santo derramado para nos libertar de o mal e todos os pecados Perdoai Senhor as minhas faltas, a minha pouca fé, a minha falta de misericórdia e de compaixão, a minha falta de perdão, a minha falta de amor. Senhor, fazei-me um filho digno da tua misericórdia. Me ensine a te conhecer a luz eterna do Espírito Santo. Me ensine a ter cede eterna da tua presença em minha vida. Vinde socorremos Espírito Santo de Deus.

    ResponderExcluir
  13. Feliz Páscoa! Cristo ressuscitou e vive conosco para nos guiar através da palavra.

    ResponderExcluir
  14. Amém padre João Carlos, bom dia, obrigada por essa reflexão. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos livre de todo mal. um sábado santo e abençoado pra todos nós. obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!
    Feliz sábado santo

    ResponderExcluir
  16. Guilherme Cezar30/3/24 08:50

    Que esse momento seja de reflexão para humanidade, o filho de Deus deu sua vida para a salvação de toda humanidade, que o amor ao próximo prevaleça não só na Páscoa, mas durante todo ano

    ResponderExcluir
  17. Deus seja louvado amém,,

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre Juarez e todos povo de Deus

    ResponderExcluir
  19. Para que todos nós lavados pelo batismo possamos nos renovar a cada dia o nosso compromisso com a missão a nós confiada no nosso batismo para ir pelo mundo levar a palavra a todos que a vontade de Deus seja feita assim seja , feliz Páscoa a todos

    ResponderExcluir
  20. Feliz Páscoa a todos! Que esse tempo desperte em cada um a renovação da fé em Jesus e a gratidão a Ele por ter feito esse sacrifício por nós!

    ResponderExcluir
  21. Quero ter sempre as palavras de Cristo

    ResponderExcluir
  22. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos aquele momento quando elas foram ao túmulo, desde ao perceberem que aquela enorme pedra fora retirada e até mesmo comprovar que Jesus não estava mesmo no lugar que haviam O deixado desfalecido.
    Vimos que em toda trajetória da vida pública de Jesus Cristo Ele falava com seu povo e principalmente com seus discípulos através da Palavra em parábolas, sempre indicando que tudo que estava na Sagrada Escritura iria se cumprir, mas aquele povo não entendia completamente, desta forma com certeza tinham muitas dúvidas humanamente falando.
    Após constatarem a confirmação do Anjo que Jesus Cristo não estava lá, pois havia ressuscitado, mesmo depois de passado pela via dolorosa, de todo sofrimento e crucificação, tudo se concretizou ou seja ninguém mais teve dúvidas que foi tudo de acordo com o tempo e a vontade de DEUS Pai, o Criador do Céu e da Terra.
    É assim também nas nossas vidas aquela pedra simboliza nossas tribulações, nossas dificuldades, nosso impossível, mas quando acreditamos no Espírito Santo que vive ressuscitado, Ele através do Sobrenatural retira qualquer pedra e nos confirma trazendo a saúde, a alegria e a esperança que só Ele doando Sua vida por nós venceu o último dos pecados, a morte, ressuscitou para nos salvar, dando- nos o direito a vida e vida em abundância, e assim prometeu que estará Conosco até o último dia,.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Padre
    Que a Páscoa nos trás muita alegrias e paz

    ResponderExcluir
  24. Jesus Cristo ressuscitado está entre nós, aleluia, Glória Deus!
    Feliz Páscoa padre João Carlos e, para todos os filhos e filhas de Deus! 🙏🙏🙏🙏❤!

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Pe João Carlos, Feliz Páscoa Que possamos agradecer por todo sofrimento que Jesus passou por nós para nos tirar do pecado, Obrigado Senhor nós te amamos ♥️♥️♥️🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  26. Feliz Páscoa ao mundo todo 💕

    ResponderExcluir
  27. Só temos a agradecer a Jesus Cristo por tudo que ele fez, faz e fará pela humanidade. Feliz páscoa a todos 💐!

    ResponderExcluir
  28. Feliz Páscoa para Padre João Carlos e todos que o acompanham por todas as famílias do Brasil inteiro que saibam reconhecer que o nosso Salvador que sofreu e morreu por todos nós vive e reina para sempre Louvor e Glória a ti Senhor hoje é todo sempre Amém

    ResponderExcluir
  29. Feliz Páscoa para todos é todas que recebemos estas reflexões tão lindas do Padre João Carlos.
    Feliz Páscoa padre João Carlos que Deus Continua te dando muié luz...

    ResponderExcluir
  30. Deus de toda ternura, eu LHE agradeço por toda obra da criação. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, da esperança, da ressurreição, da oração, da bênção, da unção e da obediência. Me conceda a graça para ser um bom cristão. Me conceda a graça para descansar nos dias santos. Me conceda a graça para vencer o sofrimento, o susto e as provações. Me conceda a graça para ter o santo temor. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  31. Que a Páscoa possa nos conduzir
    ao sagrado caminhos de Deus pai!
    Feliz Páscoa a todos que recebem
    As omilias e a todos os colaboradores da mesma! Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS