06 de março de 2024.
Quarta-feira da 3a. Semana da Quaresma
Evangelho.
Mt 5,17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.
Meditação.
Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas (Mt 5, 17).
Já estamos passando da metade da Quaresma. E, hoje, nos chega um estímulo para que coloquemos, no centro de nossa espiritualidade, a Palavra de Deus.
Tudo o que está na Bíblia está valendo para os cristãos? Uma boa pergunta. Jesus era judeu e vivia na fé do povo de Israel. A Bíblia do povo de Deus era só o Antigo Testamento, onde estavam os livros de Moisés, dos Profetas e os Salmos. Os seguidores de Jesus, aos poucos, acrescentaram outros escritos: o Novo Testamento. No Novo Testamento, estão os evangelhos, os Atos dos Apóstolos, as Cartas e o Apocalipse. Tanto no Antigo, como no Novo Testamento, reconhecemos a ação do Espírito Santo que assistiu os escritores sagrados ao registrarem a experiência da fé do povo santo, a quem Deus foi revelando o seu projeto de salvação.
O Evangelho de Mateus, lido hoje, nasceu entre comunidades cristãs que estavam em ambiente judeu, com a maioria dos membros vindos do judaísmo; gente, portanto, que prezava por demais a Lei que Deus lhes tinha dado por meio de Moisés. Nessas comunidades vindas do judaísmo, era muito necessário esclarecer bem qual tinha sido a relação de Jesus com a Lei de Moisés. Havia sempre uma dúvida: Será que Jesus deu valor à Lei de Moisés? E ele, realmente era praticante fiel desta Lei? Será que ele não veio mudar essa Lei? Então, a esse respeito, foram lembrados os ensinamentos de Jesus que estão no Sermão da Montanha. Jesus disse: “Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento”. Então, para tranquilidade de todos, estava claro, Jesus deu valor à Lei. Não veio acabar com ela. Nem modificá-la. Veio dar-lhe plenitude.
Jesus deixou claro que a Lei de Deus não é um fardo pra gente carregar. É uma manifestação do amor de Deus para nos conduzir à felicidade e à salvação. Por isso, ele criticou muito os fariseus. Apesar de serem muito zelosos no cumprimento da Lei de Moisés, eles, no dizer de Jesus, “amarravam fardos pesados nas costas do povo”, transformando a Lei de Deus num instrumento de discriminação e opressão das pessoas.
Então, lendo o Antigo Testamento, percebemos que toda a Lei encontra seu sentido e seu coroamento em Jesus e no seu evangelho. O amor a Deus e ao próximo é a síntese completa da Lei do Senhor.
No Sermão da Montanha, está como Jesus explicou a Lei e como devemos realizá-la. E como devemos seguir a Lei de Deus?
Devemos seguir a Lei de Deus com a Liberdade que ele nos deu. É na liberdade que escolhemos o bem, a verdade e rejeitamos o mal. Deus nos fez livres para escolher o bem.
Devemos seguir a Lei de Deus com a Sabedoria que ele nos dá. Não a sabedoria do mundo, nem a sabedoria dos poderosos. A Sabedoria de Deus. Ele preparou coisas maravilhosas para nós, um mistério que só o Espírito Santo nos revela.
Devemos seguir a Lei de Deus com a Caridade para os com irmãos que ele nos pede. O que está escrito na Lei? Não matarás. Perfeito. Mas, não matar quer dizer também não odiar o irmão, não desqualificá-lo, não humilhá-lo. A caridade é uma das marcas da nossa vivência da Lei.
Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas (Mt 5, 17).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
hoje, neste 22º dia da Quaresma, em nosso caminho para a Páscoa, acolhemos com carinho a tua santa Palavra. O povo antigo amava o que eles chamavam a Lei. E nós continuamos a amar e venerar as Escrituras Sagradas, onde Deus nos fala. E continuamos a rezar, com os Salmos do povo bíblico: “A lei do Senhor é perfeita”. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu Santo Espírito, a conhecer, através do livro santo, a vontade de Deus e realizá-la em nossas vidas. Como nos inspiras, queremos também ser anunciadores do amor de Deus testemunhado no livro da história sagrada de nossa salvação. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Onde anda a sua Bíblia? Hoje, deixe-a num lugar de destaque. Por ela, Deus nos fala. Nela, nos encontramos como povo de Deus a caminho.
Comunicando
E você já se inscreveu para a Segunda Bíblica, o nosso encontro bíblico semanal? Vamos começar segunda-feira que vem, às oito e meia da noite, no meu canal do Youtube. Providencie sua bíblia, caderno e caneta. Vamos estudar o Livro do Profeta Ezequiel. Queremos que este estudo bíblico seja um apoio a quem ainda não tem muita intimidade com a bíblia. Não é um curso pra quem já sabe. É o be-a-bá para quem quer saber. Inscreva-se através do formulário ou do WhatsApp 81 3224-9284. Ao receber a mensagem de resposta, que é imediata, siga o link para entrar no grupo onde vai receber o material de estudo.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia, AMA, bom dia, Padre João Carlos. Paz e bem.
ResponderExcluirGostaria muito participar no curso, mas o o registro não aceita o indicativo do País, estou na Argélia, o indicativo é +213.
Recebo todos os dias a medicação, a qual partilho com outros irmãos com muita satisfação. É uma obrigação diária, é o nosso café da manhã, que nos dá graça e força durante o dia.
Obrigada pelo convite.
Isaura da silva
BÊNÇÃOS, PADRE.
ExcluirObrigada padre João Carlos por essa meditação
ResponderExcluirGostei muito do seu seu trabalho
ResponderExcluirAgradeço ao Senhor por essa meditação
ResponderExcluirObrigada pela meditação.
ResponderExcluirBom dia a todos e para si padre João Carlos.
ResponderExcluirQue este lindo dia nos traga a clareza da salvação que é o próprio Cristo em sua palavra viva! Agradeço imensamente a sua atenção e a sua grande sabedoria!
Deus seja louvado 🙏🏻
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, para mim proteger em suas orações, pedindo a Deus por mim e a minha família, que Deus abençoe todos nós com paz saúde felicidade fé todos nós e ao nosso Pe João Carlos obrigado por tudo que Deus nos dê força coragem e fé nos proteja todos um bom dia amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirA Leitura Orante é o combustível do Cristão!
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirImaginemos a responsabilidade que temos como cristãos em anunciar e fazer cumprir a verdade da Palavra de DEUS e a respeitar e cumprir os 10 mandamentos.
Sabemos que não é fácil, mas DEUS sabe melhor do que ninguém as dificuldades que cada um de nós temos.
O mundo nos valoriza pelos erros, pelas nossas conquistas materiais, pela nossa aparência, nosso status, nosso scor, pelas nossas diferenças, por não sermos humildes de coração, resumindo por cada uma de nossas imperfeições, aquelas que nos leva ao orgulho próprio e a uma vida desenfreada e pecaminosa.
DEUS não valoriza nossas falhas, pelo contrário sempre que erramos Ele nos concede a Sua infinita Misericórdia, estende as mãos e nos levanta quando por um motivo ou outro caímos, pois Ele é O Amor puro.
Jesus se refere a lei do antigo testamento e aos profetas, assim nEle a nova e eterna aliança tudo tem sentido, a confirmação de que tudo que está escrito na Sagrada Escritura será cumprido, todas as revelações proféticas, até o fim dos tempos.
Aquele que conhece Seus mandamentos más não Os respeita, ou tenta enganar os irmãos leigos com ensinamentos e doutrinas falsas, visando só interesse, prometendo prosperidade financeira e coisas mais fora da salvação, terá que prestar conta, pois será lembrado tudo no julgamento final,.
Bom dia padre, Deus nós abençoe, senhor inicia uma nova semana, que seja cheia de esperança e muita coragem para reconheçamos com Jesus mo conando de tudo, obrigada senhor
ResponderExcluirBom dia !
ResponderExcluirPaz e Bem!
Bom dia!
ResponderExcluirPaz e bem!
Sou Sandra Amorim de Teixeira de Freitas Ba e todos os dias tomando café com meu esposo escuto Pé João Carlos pois o evangelho é nosso pão diário. O Círculo Bíblico utiliza pra divulgar também. Obrigada Jesus pela vida de Pe João Carlos
ResponderExcluirSENHOR! Eu creio em ti mas aumentai a minha fé e meu propósito de servir para que seja digno de ti.. Peço vossa intercessão pela saúde do meu filho Ivan.
ResponderExcluirObrigada senhor pela oportunidade de ouvir as mensagens de meditação da palavra com o pe.João Carlos.
ResponderExcluirBom dia! Obrigada Padre João Carlos, pela oportunidade de fazer parte desse grupo, para melhorar conhecimento e entendimento da Bíblia. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
ResponderExcluirNão consigo concluir a inscrição.. Quando Clico no link para entrar no grupo do whatsapp, Diz que a conexão não é aceita.
ResponderExcluirAproposta é muito importante
ResponderExcluirBom dia povos de Deus e, principalmente padre João Carlos, paz e bem a todos!
ResponderExcluirPassando para dizer a padre João Carlos que o senhor é uma bênção de Deus na vida das pessoas que ler o Evangelho e observa a reflexão, onde o senhor explica tão bem.
Que Deus nosso Pai continue ti abençoando nessa missão...🙏🙏🙏🙏!
Bom dia ! Padre João Carlos! preenchi o formulário observei e estava tudo certo ,mas quando cliquei no link deu recusado. Sônia lima
ResponderExcluirBoa tarde pe. João Carlos, obrigada por me apresentar esse curso q tanto preciso e já me inscrevi sou iniciante ao B a ba na leitura da Bíblia, peço a Deus aumentar minha fé
ResponderExcluirBoa tarde abençoada para todos!
ResponderExcluirComo povo de Deus pedimos , hoje : " Divino Espírito Santo esclarecer a nossa inteligência e fortificai a nossa VONTADE!
Amém!
Aidael Andrade Bezerra
Gostei muito.
ResponderExcluirExcelente palavras.
Deus de bondade, eu LHE agradeço pela vida de Santa Rosa de Viterbo. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do profetismo, da obediência, da oração, da sabedoria, da inteligência, da justiça e da evangelização. Me conceda a graça para cumprir os VOSSOS decretos a as VOSSAS leis. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirPaz e alegria irmãos, obrigado padre João Carlos, mais um dia na vivência de Deus,
ResponderExcluir