PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quem não recolhe comigo, dispersa.

Quem não recolhe comigo, dispersa.




   07 de março de 2024.   

Quinta-feira da 3a. Semana da Quaresma


   Evangelho.   


Lc 11,14-23

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

   Meditação.   


Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).

Jesus está realizando a sua missão. Qual é a missão de Jesus? Anunciar o Reino de Deus entre nós, aproximar as pessoas de Deus, refazer a aliança de Deus como o seu povo, salvar a humanidade que se separou do Criador pelo pecado. Esses são modos como tentamos explicar a missão de Jesus. Nós o vemos no seu trabalho redentor: anunciando o amor de Deus, convidando as pessoas à conversão, perdoando os pecadores, libertando pessoas da dominação do poder opressor e do demônio.

Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois, foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a força do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus agia em nome do diabo. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Agora, o pior é que se tratava de gente de dentro da religião do povo de Deus.

Jesus chamou para a lógica. Se for assim, se o mal está combatendo a si mesmo, diabo contra diabo, então estão realmente perdidos, pois ‘todo reino dividido contra si mesmo será destruído’, acaba se esfacelando, se autodestruindo. Não tem a menor lógica. Mas, essa palavra de Jesus também poderia ser entendida a respeito dos seus opositores. Esse grupo de gente maldosa estava cavando o buraco para o seu próprio povo. Se eles ficassem contra Jesus, fazendo propaganda contra ele, dividindo o povo, causando desunião... qual seria o fim do seu povo? “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. De fato, 40 anos depois da morte de Jesus, houve uma guerra dos romanos contra a Judéia e não ficou pedra sobre pedra. O povo da Judéia perdeu tudo. Um reino dividido, não prospera. Termina caindo uma casa por cima da outra, como falou Jesus.

O que Jesus diz no evangelho de hoje nos espanta. Ele tão tolerante, um dia não quis que os discípulos proibissem alguém que pregava e curava em seu nome sem pertencer ao grupo deles. Deixa, ele disse, “quem não está contra nós, está a nosso favor”. Mas, no evangelho de hoje, ele diz, a respeito dos que o estavam difamando: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Disse tudo.



Guardando a mensagem

Jesus, no exercício do seu ministério, encontrou muita oposição. Oposição das elites e de muitas lideranças populares, como foi o caso dos fariseus. Foi acusado de muita coisa. Uma dessas acusações dizia que ele agia em aliança com Satanás. Coisa triste, gente dividindo o povo. A difamação, as falsas acusações geram desconfiança e divisão na comunidade cristã. Hoje, com as redes sociais, é muito fácil falar mal de uma pessoa, difamá-la, destruir a sua imagem. E tem muita gente ruim interessada em desmoralizar a Igreja Católica e sua opção pelos pobres. Não repasse acusações maldosas contra a Igreja ou seus ministros. Não aceite que a defesa dos pobres seja taxada de comunismo. Trabalhe pela comunhão, pela unidade.

Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu nos chamas a reconhecer o Reino de Deus que chegou com tua presença, com tua palavra, com tua ação. Disseste: “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vocês o Reino de Deus”. Cremos em ti, Senhor, e não queremos apenas usufruir de tua graça e de teus dons. Queremos também estar ao teu lado, tomar tua defesa, quando maldosos continuarem te difamando ou te injuriando em tua Igreja, em teus ministros, em nossas pastorais. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A unidade da Igreja não é só uma construção humana. É, sobretudo, dom do Espírito Santo que nos une a Cristo, cabeça do corpo. Então, hoje, reze pela unidade de todos os que estão unidos a Cristo pela fé e pelo batismo. O que fomenta desconfiança e desunião não vem de Deus.

Comunicando

E você, já se inscreveu para a Segunda Bíblica? Nosso primeiro encontro é na próxima segunda-feira, às oito e meia da noite, em meu canal do Youtube.

E, hoje, como todas as quintas-feiras, vamos rezar por você na Santa Missa, às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. Para colocar sua intenção, use o formulário que estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


48 comentários:

  1. Anônimo7/3/24 04:43

    Pela continuação do tratamento de Andre Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/3/24 04:48

    Pela minha saúde e pela saúde de Edi, Bruno e Patrícia.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/3/24 05:14

    Deus abençoe muito Pe. Carlos sua reflexão sobre o Evangelho nos deixa muito satisfeito não existe outro melhor

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/3/24 05:47

    Deus a abençoe a todos🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/3/24 18:06

      Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    2. Anônimo9/3/24 19:37

      Pelos meus filhos netos todos que estão Au meu redor? Pelos meus exames pela minha saúde e a paz em minha família Amém 🙏🙏🙏

      Excluir
  5. Anônimo7/3/24 05:47

    Deus abençoe padre

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/3/24 05:56

    Deus abençoe padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus o conserve sempre na graça pe. João Carlos. Paz e bem!!! Peço orações pela missionária xaverianos Ir. Antonieta.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/3/24 06:37

    Paz e bem Deus abençoe padre João Carlos peço que o senhor reze pelo meu filho. saúde para minha família e pela cura do meus olhos amém

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/3/24 06:43

    Por saúde e paz na minha família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/3/24 10:10

      Deus teilumine pesso a saúde minha e da minha e trabalho pros meus filhos desempregado

      Excluir
  10. Anônimo7/3/24 06:59

    Pela saúde de minhas filhas e neta e minha saúde e emprego pra meu esposo

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7/3/24 07:04

    Bom dia padre João Deus nós abençoe, senhor primeiro quero te agradecer por tudo, e agirá quero pedir por mim e meus filhos Lucas e Gabriel, afaste todo o mal e nós proteja, senhor hoje meu irmão vai para médico, der uma chance a ele esperança e cura , que essa consulta ajude ele a passarelas dores e que tenha qualidade de vida , obrigada senhirbpor tudo,amém

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/3/24 07:06

    Bom dia padre João Carlos peço a sua benção , que Deus mim abençoe em minha cirurgia, que eu consiga realizar o que mais desejo na minha vida a minha cirurgia. Que Deus abençoe a mim e a meus familiares saúde e fé. Amém

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/3/24 07:08

    Minha tia Socorro manda todo dia.a mensagem do Evangelho que o senhor disponibiliza na sua página. Eu gosto muito e leio. Obrigada por nos dá essa contribuição da palavra de Deus .sua benção

    ResponderExcluir
  14. Por minha saúde peço oração: Angela Maria Ferreira dos Reis. E por todos os doentes internados no Hospital Municipal Salgado Filho aqui no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/3/24 07:31

    JESUS filho de Deus,sofreu muito com os fariseus, mas venceu os contrários, feliz de quem conhece as escrituras amém.

    ResponderExcluir
  16. Glória a Vós Senhor!
    Nesta passagem, Jesus nos fala do Poder da força da nossa fé, ou seja do nosso acreditar em DEUS. Quantos milagres e prodígios contemplamos todos os dias seja conosco ou com nossos irmãos, só ao abrirmos os olhos, mexer os dedos dos pés, a cada dia que deitamos e levantamos isto já é um milagre de DEUS.
    Fala nos também na força do inimigo, ou seja se não tivermos na constância da intimidade com o Pai, nos esforçando para nos manter no estado de graça e buscando sempre estarmos fortalecidos na fé, ele o inimigo estará tentando a exemplo que fez com Jesus nos tentar, tentar nos derrubar a todo tempo.
    Irmãos não há outro caminho para a salvação senão o de DEUS, onde nos ensina através da Palavra, o Amor verdadeiro, Aquele que vai além. Precisamos nos dedicar cada vez mais as coisas do alto, perseverar, sempre que possível participar das celebrações Eucaristicas, utilizarmos dos Sacramentos, confessar, comungar e aumentar sempre nosso tempo com o Espírito Santo, nas entregas em orações no caminho da Santidade, na nossa intimidade com o Senhor e com os nossos irmãos, praticar as devoções, olhar e fazer principalmente para os mais necessitados, enfim estar sempre revestidos com a armadura do Cristão, vivendo as virtudes teologais da fé, esperança e caridade, resumindo estarmos sintonizados com DEUS e firmes na fé, sem divisões, sem dispersar para não dar brechas para o inimigo entrar,.

    ResponderExcluir
  17. Peço pela restauração da minha saúde física, mental e espiritual. Cura-me Senhor.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo7/3/24 08:22

    amo-asistir-nas-manhas-aplsvta.p --@- OALAVRA-DE-DEUSABEOADOS-SEJA-TODOS-VOCES. HG

    ResponderExcluir
  19. Anônimo7/3/24 08:26

    eu.nao-gosto-de-esibir-mrus-comentrios-

    ResponderExcluir
  20. LUCIANIA LIRA7/3/24 08:28

    Pela minha saúde e das minhas filhas e neta.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo7/3/24 08:29

    Peço pela recuperação da cirurgia da minha filha.pela minha saúde mental

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7/3/24 08:42

    Obrigada, Padre, pelas suas meditações tão maravilhosas e oportunas. Recebi ontem uma mensagem de uma pessoa amiga que está perplexa com um grupo dito católico que está fazendo campanha CONTRA a campanha da fraternidade, pedindo que as pessoas não façam doação, etc. É triste ver isso no nosso país e vê-lo se dividir por extremistas políticos. O que podemos fazer? Rezar por eles como o senhor sugeriu! Parabéns pelo seu lindo trabalho de evangelização! 🌹

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7/3/24 09:01

    Deus peço pela saúde do meu pai Vicente Marçal. Cuide dele 🙏🏽

    ResponderExcluir
  24. Anônimo7/3/24 09:14

    Bom dia Padre que Deus conceda as bênçãos divina na sua vida a meditação da palavra de Deus é muito importante ouvir pesso a Deus a proteção divina

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7/3/24 09:19

    Como é bom começar o dia ouvindo o senhor, Pe João Carlos. Muito obrigada por fazer os meus dias mais leves e em paz

    ResponderExcluir
  26. Anônimo7/3/24 09:23

    Pela unidade de nossa Igreja. Isso significa que TODOS seguindo os ensinamentos de Cristo e nada de haver divisões, quer dos sacerdotes, bispos, Papa e os fiéis. Que Deus mostre a TODOS o verdadeiro caminho de Cristo.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo7/3/24 09:40

    Peço oração por minha paz, caridade, solidariedade e união em minhas ações. Peço pela saúde da minha mão, Maria, e pelas bençãos de toda a minha família. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/3/24 09:41

      *mãe

      Excluir
    2. Anônimo7/3/24 10:36

      Sua bençao padre João!
      peço oraçao por toda familia em especial para meu pai (Carlos Alberto) recuperação de sua saúde!

      Excluir
  28. Anônimo7/3/24 09:41

    Peço oração por minha paz, caridade, solidariedade e união em minhas ações. Peço pela saúde da minha mãe, Maria, e por bençãos para toda a minha família. Amém!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo7/3/24 09:48

    Boa Tarde e bom dia padre João Carlos! Agradeço-te muito pela meditação da palavra e rogo pela sua vida a Deus nosso Senhor!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo7/3/24 10:05

    Bom dia Padre João Carlos e uma pena neste horário eu estarei no médico hoje tenho que fazer 3 Ressonância magnética peço oração pela saúde mental física e Espiritual é paz na minha família Brito Reis Amém gratidão eternamente obrigado meu Deus Amém 🙌🤝🙏😘👨‍👩‍👦‍👦💒

    ResponderExcluir
  31. Peço pela cura de Dárcio Charnobay!!

    ResponderExcluir
  32. Anônimo7/3/24 10:54

    , Obrigada Padre João Carlos pela reflexão maravilhosa que recebo e repasso para muito dos meus irmãos e irmas todos os dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/3/24 18:07

      Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
  33. Anônimo7/3/24 11:41

    Pela cura e libertação da vida de Viviane Cristina Tavares.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia abençoado para todos!
    Que hoje todos fiquem unidos e felizes juntos ❤️ Jesus veio para nos unir e fazer a nossa vida sempre abençoada! Gratidão Jesus por Seu amor Incondicional!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  35. Anônimo7/3/24 12:43

    Boa tarde, Padre João Carlos sua benção rezar pela conversão dos pecadores e pela a minha saúde e da minha família🙏🙏🙌🫶

    ResponderExcluir
  36. Anônimo7/3/24 16:53

    Boa tarde Padre João Carlos, obrigada pela suas sábias palavras, ouvir a palavra de Deus transmitida pelo Senhor é uma benção! Deus o abençoe poderosamente!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo7/3/24 17:33

    Amém, boa tarde 🌺 padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  38. Anônimo7/3/24 18:27

    Padre João Carlos abençoa meu filho Matheus que tá doente e meu amigo Matheus também que está muito doente, que Deus dê a cura do corpo e da alma.

    ResponderExcluir
  39. Uma noite abençoada a todos nós. Obrigada Senhor pelo sucesso da cirurgia do meu irmão e por tudo que nos dás todos os dias. Agradeço e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Fazei q possamos todos estar unidos defendendo a Tua Igreja q TB é nossa amém.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo9/3/24 08:21

    Obrigada Padre João Carlos pela saudação ao Dia da Mulher e pelo convite para inscrição para Segunda Bíblica, já me inscrevi. Sua Benção!! Juberlita.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS