08 de março de 2024.
Sexta-feira da 3ª Semana da Quaresma
Evangelho.
Mc 12,28b-34
Naquele tempo, 28b um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Meditação.
O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! (Mc 12, 31)
E a quaresma vai prosseguindo. Você lembra, quando começamos esse tempo litúrgico, nos falaram de três exercícios importantes para o nosso crescimento cristão, nesse período: a oração, a penitência e a caridade. Hoje, o evangelho desenvolve esse ponto da caridade.
Um Mestre da Lei perguntou a Jesus qual era o primeiro de todos os mandamentos. Os Mestres da Lei tinham uma lista de centenas de mandamentos, era coisa que não se acabava mais. Vamos ver o que Jesus respondeu. Jesus, como bom judeu, recitou um texto do livro do Deuteronômio. ‘O primeiro mandamento é este: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. É a oração do Shemá que todo judeu recitava diariamente. E Jesus acrescentou: ‘O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!’ Também este mandamento estava na Escritura. ‘Não existe outro mandamento maior do que estes’, disse Jesus.
O que será que o Mestre da Lei achou da resposta de Jesus? Antes de considerar esse ponto, vamos pensar mais no que Jesus falou. A pergunta, qual era? Qual o primeiro dos mandamentos, o mais importante. E Jesus respondeu com dois mandamentos. O primeiro e o segundo, notou? Amar a Deus e amar o próximo. Aproximou os dois, juntou os dois. Uma coisa não pode ser desligada da outra. Como escreveu São João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Podemos dizer que o fundamento disso é que Deus nos ama, infinitamente. É o que explica o seu relacionamento com Israel. Deus ama o seu povo, o protege, o livra dos inimigos, o guia. Ele fez uma aliança com o seu povo, uma aliança de amor.
Agora, vamos ver a reação do Mestre da Lei que fez a pergunta. Ele ficou satisfeito com a resposta de Jesus. “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Ele estava de acordo com a resposta de Jesus. Jesus ficou admirado com o Mestre da Lei. “Tu não estás longe do Reino de Deus”. Reconheceu que ele estava no caminho do Reino, do evangelho que ele estava anunciando. De fato, a pregação de Jesus era sobre o amor de Deus pelos seus filhos. O verdadeiro culto a Deus tem a ver também com o amor aos irmãos.
Com a quaresma, estamos vivendo o tempo da Campanha da Fraternidade, exatamente para nos ajudar a crescer no amor a Deus e ao próximo. Em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli tutti do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
Em sua mensagem para a nossa Campanha "Fraternidade e Amizade Social" deste ano, o Papa Francisco escreveu: “Desejo que a Igreja no Brasil obtenha bons frutos nesse caminho quaresmal e faço votos que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie às pessoas e comunidades dessa querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência” .
O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! (Mc 12, 31)
Em sua mensagem para a nossa Campanha "Fraternidade e Amizade Social" deste ano, o Papa Francisco escreveu: “Desejo que a Igreja no Brasil obtenha bons frutos nesse caminho quaresmal e faço votos que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie às pessoas e comunidades dessa querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência” .
Guardando a mensagem
O Mestre da Lei queria saber qual era o maior mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. Um leva ao outro. Deus nos ama. Nós, em resposta, o amamos e amamos o nosso semelhante. O Mestre da Lei, nisso, pensava igual a Jesus. Os dois mandamentos se completam, são faces da mesma moeda. A Campanha da Fraternidade é uma oportunidade para exercitarmos o amor ao próximo, pelo diálogo e pelo compromisso com a vida e o bem de todos, sobretudo dos mais sofridos e vulneráveis.
Rezando a palavra
Rezemos a Oração da Campanha da Fraternidade deste ano:
Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos
com a mesma dignidade.
Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição
Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição
do vosso filho Jesus Cristo
e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito!
Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender
e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito!
Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender
o valor da amizade social e a viver
a beleza da fraternidade humana aberta a todos,
para além dos nossos gostos, afetos e preferências
a beleza da fraternidade humana aberta a todos,
para além dos nossos gostos, afetos e preferências
num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal
com a construção de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz!
Conforme a Boa-Nova do Evangelho,
de diálogo, justiça, igualdade e paz!
Conforme a Boa-Nova do Evangelho,
ensinai-nos a construir uma sociedade solidária
sem exclusão, indiferença, violência e guerras!
E que Maria, vossa serva e nossa mãe, nos eduque
sem exclusão, indiferença, violência e guerras!
E que Maria, vossa serva e nossa mãe, nos eduque
para fazermos vossa santa vontade!
Amém!
Amém!
Vivendo a palavra
Demonstrar interesse pelos irmãos mais necessitados: este já é um modo de expressar o amor ao próximo. Não ser indiferente ao sofrimento dos outros. Não deixar ninguém para trás, como nos está repetindo o Papa Francisco.
Comunicando
Neste dia internacional da mulher, deixo aqui uma saudação especial a todas as mulheres que nos acompanham na Meditação da Palavra, certo de que o evangelho do Senhor nos impulsiona a construir relações de igualdade e respeito entre homens e mulheres.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Obrigado padre João Carlos por essa meditação e obrigado também pela saudação do dia das mulheres feliz dia pra todos nós
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos obrigada por suas palavras parabéns por todas as mulheres pelo nosso dia se todas nós levem esse evangelho maravilhoso que Deus nos abençoe e padre João Carlos!!!
ResponderExcluirBendito seja Deus para sempre, bom dia padre, Deus o abençoe amém..
ResponderExcluirSou Denise , fico grata pelas palavras dirigidas as mulheres.sou muito sensível a situação dos mais carentes.A noite quando deitada peço a Nossa Senhora que proteja con o seu Manto Protetor os moradores de rua.
ResponderExcluirObrigada Padre pela saudação 🙏
ResponderExcluirEm nome de Maria parabenizamos todas as divinas e maravilhosas mulheres pelo seu dia.
ResponderExcluirObrigada pela saudacão Padre
ResponderExcluirJesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
ExcluirMaria José de Santana Lima de Jaboatão obrigada padre João Carlos por tudo que o senhor nós Encina estou passando por muitas dificuldade mas mim sinto gratidão por tudo amém
ExcluirMuito obrigada como vc pelo seu testemunho de fé padre João Carlos. Pelas palavras que explica tão bem o Evangelho. E hoje por nós dar este estímulo pelo dia da mulher. Oxalá conquistarmos essa igualdade esse respeito. Muito obrigada...
ResponderExcluirObrigada sábias palavras palavras
ResponderExcluirDeus nos abençoe hoje e sempre
Bom dia Pe João Carlos, sua benção, obrigada Pe João Carlos pela saudação pela nosso dia das mulheres e pelas medições que recebo todos os dias, que Deus nos abençoe todas nós pelo esse dia lindo para nós mulheres. Que Deus abençoe com fé , esperança, saúde para mim e meus familiares e muita paz e solidariedade. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirObrigada padre João Carlos pela meditação e pela saudação a nós, mulheres. Precisamos cada vez mais amar a Deus profundamente por Ele mesmo e, especialmente na pessoa dos mais sofredores nesse mundo tão hostil ao ser humano, onde os vários tipos de sofrimento se multiplicam e onde Deus é esquecido muitas vezes até por nós mesmos.
ResponderExcluirAbençoado seja o nosso dia...Hoje e sempre!!! Amém
ResponderExcluirTarcísio Loiola , Que Deus nos proteja e nos uma para sempre. Amém, Amém.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirDEUS é tão bom, suas Palavras são tão perfeitas que até nos dez mandamentos resumiu para nós, os mais importantes, com uma ordem diz: Ouve meu povo, ou seja se seguirmos na obediência ouvindo, aceitando de coração e entendendo o que é amar a DEUS sobre todas as coisas, não dando importância maior a ninguém, nem a nada mais, a não ser a DEUS e amando ao nosso próximo como a nós mesmos, estaremos realizando todos os outros oito, também usando o discernimento que Ele próprio no Espírito Santo nos concede, quando nos dedicamos a ouvir, entender e praticar os Seus ensinamentos da Sagrada Escritura, além de aumentar a dimensão da nossa fé na Sabedoria que vem do alto, ainda recebemos a graça de contemplarmos o Seu Amor misericordioso e Ele nos guia em direção ao Reino para superarmos qualquer tribulação e dificuldade que vier.
É tão simples e fácil de compreender, que até mesmo alguns dos mestres da lei entenderam, que amar assim é melhor do que qualquer sacrifício, pois o maior de todos os dons é o amor,.
Bom dia padre , Deus abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel r toda a minha família, obrigada senhor por tudo e perdão e mesericodia , amém
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos fico muito feliz com a meditação da Palavra e muito obrigado pela saudação do dia mulher que Deus possa tá abençoando nós todos
ResponderExcluirSENHOR! Eu creio em mas aumentai a minha fé para que eu seja digno de pedir pra ti abençoar a minha família. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia abençoado para todos nós!
ResponderExcluirQue possamos dar testemunho, em nossas vidas, do nosso amor Incondicional por Deus e por nossos irmãos, em Cristo. Amém!
Aidael Andrade Bezerra. Obrigada
Eu amor receber está omilia do padre João Carlos aninha amiga manda prá mim eu paso pra outras amiga que gosta muito di ouvir
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos Obrigado pela saudação do dia das mulheres ❤️🌹
ResponderExcluirAmém que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre, gratidão senhor por tudo.
ResponderExcluirPela minha família tão unida que o Senhor continue nos abençoando iluminando poderosamente.
Que o Senhor abençoe todas as mulheres.
Amém!
ResponderExcluirBendito seja Deus, pelas belíssimas palavras 🙌
Creio em ti senhor e vos peço a bênção e a paz para as nossas famílias! Sou Inês.
ResponderExcluirBom dia !
ResponderExcluirOnde se escreve para o estudo bíblico ?
Bom dia a sua benção padre João Carlos eu quero receber suas meditação irmã neves mandava estou sentido falta
ResponderExcluir