Mc 1,29-39
Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
Meditação.
A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus (Mc 1, 30)
E chegamos ao 5º Domingo do Tempo Comum. O evangelho está em Mc 1,29-39. A cidade é Cafarnaum. Da sinagoga, Jesus vai para a casa. Na casa, cura a sogra de Simão que estava de cama. No terreiro da casa, faz o bem a muita gente doente e sofrida. E da casa sai para a missão em toda a região. ‘Casa’ nos lembra família. ‘Casa’ também nos remete à Igreja. Olhemos esse texto a partir da ‘casa’.
A casa de Simão é uma casa acolhedora de Jesus. A casa era de Simão e André, que eram irmãos. Como você lembra, a família era formada por todos os aparentados e quase sempre moravam juntos. No caso, encontramos a sogra de Simão morando ali também. E Jesus, quando voltou da Judeia, depois da prisão de João, ficou morando em Cafarnaum. E sempre que volta pra casa, volta pra esta casa de Simão. A casa de Simão é também a casa de Jesus. A casa da família de Simão é a casa que acolhe Jesus!
A casa de Simão é uma casa acolhedora do doente. As pessoas ali estão preocupadas com a mulher que está de cama, por isso comunicam isso a Jesus. Ele interessou-se por ela, foi vê-la e a ajudou a levantar-se, livrando-a da febre.
A casa de Simão é uma casa missionária, aberta à comunidade. À tardinha, o povo de Cafarnaum reuniu-se à porta da casa. E Jesus, ali mesmo no terreiro da casa, atende às pessoas, cura algumas, liberta outras.
A casa de Simão é uma casa missionária, aberta para o mundo. De casa, Jesus saiu, ainda escuro, para rezar num lugar deserto. Ali, em oração, tomou uma decisão: partir para outros lugares. A casa se transforma numa plataforma para o ministério de Jesus por todo o país.
Guardando a mensagem
A sua família, como a casa de Simão, é uma casa que acolhe Jesus. A sua pessoa, o seu evangelho têm um lugar especial em nossa vida de família, marcam o nosso modo de ser e de viver. A presença de Jesus fica clara quando a gente fala dele, quando a gente reza.
A sua família, como a casa de Simão, é uma casa acolhedora do doente. A família é o primeiro espaço de vivência de nossa fé. Ali aprendemos a amar as pessoas, a cuidar com carinho e respeito das crianças, dos doentes e dos idosos. Temos sempre diante de nós a atenção que Jesus teve com a sogra de Simão.
A sua família, como a casa de Simão, é uma casa missionária, aberta à comunidade. Contrariando as tendências de isolamento e anonimato, a casa dos cristãos se comunica com a vizinhança e se abre à comunidade cristã do seu lugar. Jesus continua fazendo o bem, a partir da porta de sua casa.
A sua família, como a casa de Simão, é uma casa missionária, enviando para o mundo. A família forma cidadãos conscientes para agir, com o fermento do evangelho, no mundo do trabalho, da cultura, da economia, da política, do lazer. A família é a plataforma de onde partem profissionais, cidadãos, pais de família, segundo o espírito do evangelho. A família é onde nascem as vocações apostólicas. É a primeira escola de formação de missionários leigos, consagrados e ordenados para levar o evangelho a toda criatura.
A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus (Mc 1, 30)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
nós te acolhemos em nossa casa. Queremos fazer como os discípulos de Emaús que te disseram: “Fica conosco, é tarde, a noite já vem”. Nós te acolhemos, em nossa casa, particularmente na pessoa do doente, do idoso, da criança. E queremos te apresentar as suas necessidades, para que os visites e os abençoes. Nós queremos que nossa casa seja missionária, aberta à comunidade e educadora de cidadãos e cristãos comprometidos em melhorar o mundo, para o bem de todos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Na casa dos cristãos, há muitos sinais que indicam que se trata de uma casa que acolhe Jesus. Por exemplo: Um crucifixo em lugar de destaque, um quadro do Coração de Jesus ou a Bíblia Sagrada em lugar especial. São apenas sinais. Mas, eles dizem: ‘essa casa, como a de Simão, é a casa de Jesus’.Na sua casa, há algum sinal de acolhida de Jesus e de sua comunidade?
Comunicando
Domingo é o Dia do Senhor. Os cristãos marcam esse dia com a participação na Santa Missa. É a nossa páscoa semanal com Jesus e sua comunidade.
Pe. João Carlos Ribeiro
Jesus Cristo Maravilhoso tem lugar de destaque em minha casa. A Sagrada família de Nazaré mora nesta casa. Eu Amo Adirobe Espero por mim e pelos que não crêem . Sua Benção Padre João. Amém. Bom dia
ResponderExcluirBom dia Padre sua benção já fui a missa obrigada por sua evangelização ore por minha familia
ResponderExcluirPor minha família te peço meu Deus, cada um em um canto diferente 🙏
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos . Bendito seja Deus!!amo todas as suas meditações
ResponderExcluirObrigado Deus pela sua benção e misericórdia. Obrigado pela minha saúde e a saúde da minha família e amigos. Amém ao evangelho
ResponderExcluirBom dia, Pe João Carlos, sua benção! A minha casa tem destaque para Jesus. Pela saúde de meu marido, peço por suas orações. Pela minha família a bença de paz, fraternidade, saúde, amor e alegria
ResponderExcluirBom dia! Sim, Deus está na minha casa! No crucifixo bento na parede; no Espírito Santo, na porta de entrada.
ResponderExcluirAnonimo 4/02/2024 /11:13 olá padre João carlos bom dia sua benção paz e bem. Eu e minha familia serviremos ao senhor na minha casa temos crucifixos sim e oquadro do coração de Jesus evarias imagens graças a Deus Deus
ResponderExcluirSim padre a minha casa é casa de oração Jesus mora diariamente é uma casa acolhedora. Tenho meu crucifixo a minha bíblia em destaque .a minha família é temente a Deus. Não somos perfeitos mais confiamos em um Deus grandioso
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos, Deus abençoe seu ministério 🙏🙌!
ResponderExcluirPedro oração em favor de minha cunhada Socorro Maciel, que se encontra num estado de coma, após uma cirurgia para retirar um tumor no cérebro, hoje faz 5 dias e ainda não acordou. Nos ajude nessa súplica a Deus 🙌🙏
Ó Deus, Criador de todas as coisas, eu LHE agradeço pela vida de São João de Brito. Contudo, me ensine lutar santamente. Me ensine lutar contra a escravidão. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine seguir o caminho do serviço, da oração, da salvação, da santificação, da cura, da liberdade, da graça, da confiança, da esperança, da vida, da felicidade e da pregação. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine fazer boas ofertas. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos Deus abençoe o senhor. Muito bom essa meditação que o senhor manda todo dia pra nós. Deus abençoe amém
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos sua bênção Eu Creio que minha casa será a casa do Senhor Maria das Mercês M da Cunha 🙏🙏🙏
ResponderExcluirMeu nome é Maria Marques gosto muito das suas meditações
ResponderExcluir