PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Rezando pelos enfermos.

Rezando pelos enfermos.




   05 de Fevereiro de 2024.   

Memória de Santa Águeda, virgem e mártir


   Evangelho.   


Mc 6,53-56

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.



   Meditação.   


Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

No clima da Semana Mundial do Enfermo, cuja jornada vamos celebrar domingo próximo, a palavra do evangelho de hoje nos fala da atenção de Jesus aos doentes. Jesus desembarcou com os discípulos em Genesaré, um povoado à beira do mar da Galileia e começou a percorrer aquela região. E logo se espalhou a notícia de sua presença. Mal Jesus chegava num lugar (um povoado, um sítio, uma cidade), chegava o povo com seus doentes, pedindo para tocar nele, nem que fosse na barra de sua veste. E os que tocavam nele ficavam bons.

Impressiona a quantidade de doentes citados nos evangelhos. No texto de hoje, eles são trazidos em seus leitos ou colocados nas praças, onde Jesus estivesse. E Jesus, cuja missão principal era anunciar a chegada do Reino, não parece se incomodar com tanto doente. Pelo contrário, mostra-se sempre atencioso, próximo, toca neles. Ficamos, assim, admirados com a bondade de Jesus, com sua paciência, com sua compaixão pelos sofredores.

E por que Jesus tem estes sentimentos? O Papa Francisco responde a essa pergunta em uma de suas mensagens para o Dia Mundial do Enfermo: porque Ele próprio se tornou frágil, experimentando o sofrimento humano e recebendo, por sua vez, alívio do Pai. Na verdade, só quem passa pessoalmente por esta experiência poderá ser de conforto para o outro.

Nós também nos damos conta da condição em que Jesus encontra o seu povo. E você sabe muito bem, quanto mais sofrimento e opressão, mais as pessoas adoecem. O povo da terra de Jesus estava vivendo debaixo de muitas tensões, seja pela violência e exploração da dominação romana e seus impostos, seja pelo clima interno de exigência das leis religiosas que asfixiavam o seu dia-a-dia.

Uma coisa que não podemos deixar de considerar é o significado da doença na vida humana. A doença expõe a nossa fragilidade. O ser humano que Deus criou, infelizmente, pega doença, e em muitos casos, aquele mal físico o leva a óbito. Como o povo da Bíblia e nós entendemos isso? Na fé, recordamos que, no começo, não foi assim. O pecado que entrou no mundo é que nos puxa para baixo. Depois da desobediência de Adão, o Senhor Deus sentenciou: “Lembra-te que és pó e em pó te hás de tornar”. O pecado introduziu a destruição. O pecado abriu as portas para a doença e a morte. São Paulo escreveu bem clarinho: “O salário do pecado é a morte”. Entendendo isso, entendemos os doentes do evangelho.

A pessoa não está doente porque pecou. Isso não. Perguntaram a Jesus, no episódio do cego de nascença, se foi o pecado dele ou dos pais que o levou à cegueira. Jesus explicou: nem de um, nem de outro. Estamos falando da condição de pecadores em que todos nos encontramos, como filhos de Adão, como membros da humanidade. Sendo assim, podemos já ir percebendo que a atenção de Jesus aos doentes tem a ver diretamente com a sua missão. Olha como João Batista o apresentou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O perdão dos pecados e a cura da doença estão muito próximos. Naquela cena do paralítico, Jesus perdoou os seus pecados. E depois o curou de sua paralisia.

Jesus encontrou a humanidade marcada pelo pecado. O pecado desfigura a imagem de Deus nas pessoas. Por isso, Jesus, no evangelho, está cercado de doentes de todo tipo, cegos, coxos, paralíticos, leprosos... Sua missão é restaurar, libertar, purificar. Veio para trazer vida abundante.





Guardando a mensagem

Todo o período de Jesus na Galileia, peregrinando pelo interior, pelas vilas e cidades, está marcado, no evangelho, pela presença de muitos doentes. As famílias levavam seus doentes e queriam que, pelo menos, eles pudessem tocar na sua veste. O grande número de doentes no povo de Jesus indica um grave quadro de sofrimento e opressão pelo qual estava passando. A doença é uma demonstração da fragilidade humana e é lida como resultado do desequilíbrio que entrou na criação com o pecado dos nossos primeiros pais. O pecado trouxe sofrimento e morte. Jesus é o vencedor do pecado, do mal e da morte. Como redentor da humanidade, é ele quem tira o pecado do mundo. Na cura dos doentes, já vemos a sua missão se realizando, como comunicação da vida e do perdão de Deus.

Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
queremos te recomendar os nossos doentes, os que estão em nossas casas, os que se acham em hospitais e todos os que precisam de maior cuidado e atenção. Nós os colocamos sob a proteção da Virgem Maria, tua mãe, Saúde dos Enfermos. Que ela nos ajude a partilhar com espírito de diálogo e mútuo acolhimento; a viver como irmãos e irmãs, atentos às necessidades uns dos outros; a sermos solidários com coração generoso e a aprendermos do serviço voluntário de tantos irmãos e irmãs. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Atualize a lista de pessoas doentes de sua família e conhecidos seus pelos quais você vai rezar nessa Semana Mundial dos Enfermos.

Comunicando
 
No próximo domingo, 11 de fevereiro, ocorre a 32ª Jornada Mundial do Enfermo. Pela ocorrência desta data dedicada a N. Sra. de Lourdes, faço show no município de Frei Miguelinho, Pernambuco, na comunidade de Lavras. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que Deus nos cuide nos livre de todo mal, que Deus cuide da recuperação de minha irmã, que Nosso Senhor Jesus Cristo, cuide de mim, com saúde, paz e fé, e a todos de minha família, abençoando e nos protegendo sempre,pelo nosso Pe João Carlos, muita saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/2/24 07:12

    Senhor! Curai meus filhos Fabrício e Ivan. Protegei toda a minha família e me livrai de todos os males. Com teu Poder cura-me os rins. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Pe João Carlos, peço sua oração ao meu marido Octaviano. Rogando a Deus pela sua recuperação

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Como é bonito ver a sede de cura que aquele povo tinha, carregavam os doentes acamados, cadeirantes, todos da forma que estivessem, para onde fosse que Jesus estivesse passando e não encontravam nenhuma dificuldade.
    Hoje temos tantas igrejas, tantos horários, tantas facilidades, pessoas se dedicando a DEUS e poucos procuram o Caminho, a Verdade e a Vida, isto é poucos se preocupam com a salvação, por isso devemos ser canal de graça para os irmãos levando a Palavra da Salvação, evangelizar a todos que tivermos chances, mostrando que não adianta procurar refúgio, consolo, abrigo em nada deste mundo, porque a salvação está em aceitar Jesus Cristo e a felicidade é O seguir, servir e caminhar sempre na esperança com DEUS e além do mais todas as perguntas e respostas da vida encontraremos na Sua presença real, na Santíssima Eucaristia e na Santa Bíblia, o Livro da vida,.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Anônimo5/2/24 12:23

      Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

      Excluir
    2. Anônimo5/2/24 13:31

      Boa tarde. Peço oração pela saúde de meu esposo joaquim Pires que está hospitalizado e foi operado a um tumor. As feridas não saram. Peço a as vossas orações

      Excluir
    3. Anônimo5/2/24 13:38

      Amém peço orações pela saúde de Maria de Lurdes Silva

      Excluir
    4. Anônimo5/2/24 19:03

      Padre a sua benção.
      Pesso oração para meu filho Jonathan Jeferson Simoni .e meu genrro Tiago nora Silvana Netos Isabely Yago .Nathan é Nataly

      Excluir
  6. Anônimo5/2/24 07:44

    Sua benção Padre, rezo por minha mãezinha querida e abençoada,pra Deus continuar a dar força e peço Senhor Jesus a todos as pessoas enfermas em especial meus amigos do coração, que nesta semana Deus toque em cada um ,lhe trazendo Fé e esperança sempre,amém

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/2/24 08:04

    Deus abençoe sempre padre João Carlos. Quero pedir oração pra os meus dois filhos que são especial o nome deles é josivanio jhonny e o meu nome é Antonia bandeira de lima no Pará

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/2/24 08:12

    Bom dia Padre João Carlos peço orações para minha família, Eliene,Maria do Carmo,Alyne, Ana Flávia, Petronio, Marilene. Sou Luzinete de Araguaína.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, que o Espírito Santo, nós proteja, gostaria de receber as mensagens diárias e em áudio do padre João Carlos, como posso fazer isto

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/2/24 08:29

    Curados Senhor da doença do pecado e com o imenso amor e misericórdia de Deus, possamos habitar no Reino dos Céus. Paz e bem para todos

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/2/24 08:50

    Bom dia padre , Deus nós abençoe, obrigada oela nova semana que ela seja iluminada com graças, proteja a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, abençoe meus pagamentos do mês que eu oague minhas dívida e me proteja dessa homem Edward que não tire minha pensão, obrigada senhor por tudo , amém

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/2/24 09:27

    Bom dia, Sou de Barbalha Ceará, gostaria se possível receber essa mensagem diária, no meu watts (88)997714797.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/2/24 09:34

    Bom dia! Peço orações pela saúde da Luci. 🙏

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/2/24 09:44

    Amém, gratidão meu Deus pelas bênçãos alcançadas e pelas orações que recebemos.

    ResponderExcluir
  15. Avelar Santos5/2/24 10:06

    Padre João Carlos. Diariamente medito sobre a palavra do Senhor, com o seu auxílio, pelo YouTube. Nesse evangelho de hoje percebemos claramente como Jesus tem compaixão dos sofredores, principalmente dos doentes. Assim, cura os enfermos até mesmo em dia de sábado. Sua misericórdia é infinita para conosco, seres humanos. Pena que muitos de nós não sejamos agradecidos a ELE por tantas bênçãos recebidas. Louvado seja o nome do Srmhor!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/2/24 10:07

    Maria Goreti Dorta de Castro
    Vou fazer cirurgia de mama , peço oração para que tudo corra bem e que eu fique curada dessa enfermidade!
    Jesus Cristo e N.Senhora eu Confio em Vós!🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/2/24 11:03

    Senhor, que seja feita a vontade do Senhor na vida de dona Mariángeles. Peço também por minha tia. Que a sua doença seja curada. Sei que o Senhor pode fazer se for do merecimento dela. Proteja, paz e saúde a minha família.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/2/24 11:54

    Boa Tarde Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos . Agradeço a Deus por tudo que recebemos todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Fazei com que possamos sempre estar dispostos a ajudar o próximo amém.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/2/24 13:07

    Boa tarde Pe João Carlos Que Jesus abençoe minha saúde e de toda minha família e nos livre de todo mal 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/2/24 13:40

    Peço orações pelo meu filho Alysson Santana libertação do vício do álcool

    ResponderExcluir
  22. Anônimo5/2/24 16:33

    Boa tarde padre João Carlos peçolhe sua benção para mim e todos os meus familiares e amigos.padre João Carlos
    Passei pôr um período muito difícil em
    Minha vida tive uma doênça muito séria tive cirrose hepática em 2018,
    mas o senhor JESUS DAS SANTAS CHAGAS curourme através de um transplante é verdade nas aflições ficamos frágeis mas padre eu não tive
    Isto como uma doênça mas como um grande livramento fui libertado do vício do álcool fui curado fisícamente
    e o mas importante espiritualmente o senhor fez a obra pôr completo muito obrigado senhor pôr tudo hoje me apego muito pelos nossos irmãos enfermos pois passei pôr uma grande enfermidade mas hoje posso dar um pouco de meu testemunho para todos
    Chamome ROMILSON MORO no bairro de PARATIBE Paulista obrigado DEUS. Que o senhor ponha o meu doadar em um bom lugar que por sua partida foi me dada uma nova chance de viver e obrigado a todos os seus famíliares muito obrigado serei grato
    Pôr toda minha vida AMÉM.

    ResponderExcluir
  23. Deus Pai Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela vida de Santa Águeda. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do profetismo, do serviço, da cura, da fé, da santidade e da aliança. Me conceda a graça para viver a minha vocação. Me conceda a graça para valorizar o que é sagrado. Me conceda a graça para participar da santa missa. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para que eu seja uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça para ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/2/24 18:21

    Boa tarde!
    Padre João Carlos, peço oração para restauração da saúde de meu esposo Deusdedite Gomes Soares e pra minha sobrinha Talicia Bezerra.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo5/2/24 22:41

    BOA noite Padre João, peço lhes sua benção PARA
    Mi e minha fã ilia e também meus amigos, que eles
    Estejam bem com Deus que é o maior e dono de tudos se assim posso dizer, quero Qie o senhor e sua grandiosa equipe que tanto lhe ajuda esteja, uito bem de saúde, o resto vem como a ressimo.
    Saibamos que nos não somos nada sem Deus, pois ele o dono de tudo e de todos, precisamos antes de qualquer coisa si assim, posso dizer, falar p com ele. Para a situação não fique pior para ninguém pois est sendo mau int pé.o fado de alguns surtos ,pois eu sou issionario adstancia, meu trab, é ano imo. Só o Deus todo poderoso éofe ainda ver.nao t na l de frente, pois já yrab m e N m dei bem. Não deixo de comt e nem vou deixar pois N N inhas rai÷= que é uito grande se assim,osso dizer, que tenhamos uma boa oitenta a todos que
    He acompa há, meu forte ab de um servo de Deus que N tem alguma a ilidafe na ti, só o básico do básico.bpa noite a a todos sem discriminação reinarão, tidoela paz e violência já ,ais.paz e bem para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/2/24 08:06

      Peço oração pela minha saúde e de meu esposo Francisco Fernandes de Lima e Maria Eliza Dias de Castro Lima e todos que pediram nossas orações Amém

      Excluir
  26. Jakson de Macaé RJ, bom dia,gostaria de receber o áudio do padre João Carlos, para repassar para meus grupos

    ResponderExcluir
  27. Anônimo6/2/24 13:01

    Anônima meus amigos F, Alberto, Marcos,Marilena estão passando por doenças que os afligem muito! Que eles possam ter umaboa recuperação e se livrem das dores! Obrigada ! Peço para mim, que eu venda minha casa ,há um ano, espero poder sair da situação em que me encontro ! Aguardo o tempo de Deus e a ajuda de Nossa Senhora Aparecida e Santa Efigênia! Amém e Paz

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS