PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Permaneçam na minha Palavra.

Permaneçam na minha Palavra.



    21 de janeiro de 2024    

3º Domingo do Tempo Comum

Domingo da Palavra de Deus 

    Evangelho.   


Mc 1,14-20

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus.

    Meditação.   


Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus (Mc 1, 14)

Este é o terceiro Domingo do Tempo Comum. Hoje, celebramos o Domingo da Palavra de Deus. "Permaneçam na minha Palavra" (cf. Jo 8, 31). É este o lema deste 5º Domingo da Palavra de Deus. É verdade, todo domingo é da Palavra de Deus. Mas, hoje, de maneira especial, somos chamados a acolher e celebrar o encontro com o Senhor nas Escrituras Sagradas. É com esse olhar que vamos ouvir e meditar as leituras bíblicas de hoje. 

O evangelho nos fala do início da atividade missionária de Jesus. Ele, após a prisão de João, começou a pregar o Evangelho de Deus. E o “Evangelho de Deus”, a boa notícia da qual ele se fez portador, está descrito em duas palavras: O Tempo se cumpriu – O Reino chegou. E a acolhida dessa boa notícia, desse evangelho, está também descrita em duas palavras: Convertam-se – Creiam no Evangelho. Com Jesus, chega o Reino de Deus, cumprem-se as promessas. A esse evangelho, essa notícia maravilhosa, respondemos com a fé e a conversão. 

O evangelho de Deus, como o evangelista falou, é a sua própria comunicação. Deus, de muitos modos e muitas vezes, falou aos pais pelos profetas. Agora, nos fala por meio do seu filho. É assim que começa a carta aos Hebreus. O que Deus quer nos dizer, ele o está dizendo pela boca de Jesus. Na verdade, pela boca e pelas mãos dele, por suas palavras e por suas obras. E, como pensou São João, a boa notícia, afinal, é ele mesmo. Jesus é a comunicação completa e amorosa de Deus. Ele é o próprio evangelho. 

Na história do povo antigo, contava-se sobre o profeta Jonas. Ele foi levar uma mensagem de Deus ao povo de Nínive. E, como a cidade era muito grande, precisou de três dias para atravessá-la. A pregação é um convite à conversão e à vida nova. E a mensagem comoveu a cidade pagã. Os ninivitas acreditaram em Deus e fizeram muitas obras de conversão. E Deus suspendeu a ameaça de destruição que fora comunicada pelo profeta. 

A mensagem de Deus que Jesus estava entregando não era de destruição, mas de restauração, de salvação. Ele peregrinou na terra dos judeus por três anos, comunicando-lhes este evangelho. É verdade que não encontrou aquela conversão generosa da história de Jonas. Mas, nos quatro primeiros discípulos, vemos o tipo de resposta positiva que se espera da pregação do evangelho.

Nos quatro primeiros convocados pela palavra, vemos a resposta positiva de todos os seguidores de Jesus. Quatro é um número de totalidade, como os pontos cardeais. Estamos todos representados nos quatro primeiros seguidores: Simão e André, Tiago e João. A pregação é um convite à conversão e à vida nova. Respondendo ao convite de Jesus, eles deixaram de ser pescadores do mar para ser pescadores de gente, com Jesus. Eles logo deixaram as redes, o pai, os empregados. Isto quer dizer: deram novo significado à sua vida, à sua relação com a família, à sua relação com o trabalho. 




Guardando a mensagem

Neste Domingo da Palavra de Deus, vemos Jesus anunciando o evangelho, a boa notícia que o Reino de Deus chegou. Tudo o que coração humano sempre sonhou, tudo que os profetas anunciaram, agora está se realizando: a proximidade amorosa do Pai que reconcilia seus filhos e filhas e os restaura e liberta. A boa notícia é Jesus entre nós, suscitando um novo momento na história: a presença do Reino de Deus. Ele não é só portador desta notícia, ele mesmo é a boa notícia. A resposta ao anúncio dessa boa notícia, desse evangelho de Deus, é a fé e a conversão. Crer e mudar de vida é dar um novo rumo à própria vida, seguindo Jesus. No seguimento do Mestre, damos um novo significado à nossa vida, à nossa relação com a família, com o trabalho e com o mundo. E nos tornamos, com ele e como ele, anunciadores deste evangelho de Deus. 

Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus (Mc 1, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
estamos todos reunidos ao redor da Mesa de tua Palavra, ouvindo teu evangelho, acolhendo o teu convite para dar novo sentido à nossa vida, como teus seguidores. O casamento, as alegrias, as preocupações, os negócios, tudo precisa ser iluminado e transfigurado pelo evangelho da proximidade amorosa de Deus, como nos explicou São Paulo na primeira carta aos Coríntios. Com este Domingo da Palavra de Deus, queremos aumentar em nosso coração o amor ao livro santo e reafirmar nosso compromisso diário com o conhecimento e a vivência de tua palavra. Ajuda-nos, Senhor, com o teu Santo Espírito, a ouvir sempre com muita atenção tua palavra proclamada na Santa Missa e venerar tua presença nas Escrituras, com o mesmo amor com que honramos tua presença eucarística na comunhão, como nos ensinou o Concílio Vaticano II. Abençoa, Senhor, todos os que, em tua Igreja, estão encarregados da proclamação, do ensino e da pregação de tua palavra. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

O Domingo da Palavra de Deus é mais um estímulo para vivermos todos os dias sob a luz da palavra divina. O Dicastério para a Evangelização deixou uma sugestão para a família ir pensando como ter a Palavra no centro do seu domingo.

Dedicar um tempo em família para uma breve leitura de uma passagem da Escritura, por exemplo, o Evangelho dominical. Escolher um lugar confortável e tranquilo em casa, longe das distrações da televisão e dos celulares. Começar com uma oração pedindo ao Espírito Santo que abra os seus corações à Palavra de Deus. Ler a passagem em voz alta e depois dar algum tempo para a família refletir e partilhar as suas impressões. Terminar com uma oração em conjunto, para que esta Palavra dê fruto em suas vidas, ajudando-os a caminhar para a santidade. 

Uma dica maravilhosa: pense em realizá-la qualquer dia desses.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Que o Senhor abençoe todos nós é Maria ilumine nossas casas amém

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe os evangelizadores.🙏🏾

    ResponderExcluir
  3. Amém 🙏 bom Dia Padre sua benção 🙌 Um Domingo Abençoado Pra Todos Nós. PAZ e Bem

    ResponderExcluir
  4. Amem.Bom dia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que o Espírito Santo abra nossos corações a Palavra de Deus, para estarmos bem ao Reino de Deus em nossa família. Que o Espírito Santo ilumine a mim e a minha família, que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, abençoe a mim e a todos de minha família com saúde e paz, que Deus abençoe minha irmã pela recuperação dela, de sua cirurgia. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória A Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽🕊️❤️❤️!

      Excluir
  6. Bom domingo Padre João! Obrigada pelas palavras que nos impulsiona para ler o evangelho! Deus te pague

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre ! Que as bênçãos de Deus recaia hoje sempre sobre mim e todos da minha família.Deus abençoe o Senhor ,que continue espalhando a palavra de Deus com tanta sabedoria. Paz e bem para todos

    ResponderExcluir
  8. Alexandre Poa, é maravilhoso ouvir a "meditação da palavra".
    Agradeço a Deus pela sua maravilhosa e simples, como Nosso Senhor Jesus foi , interpretação dela.🙏🕯️

    ResponderExcluir
  9. Alexandre Poa, e a minha cunhada Vanda de Barbacena MG, que me proporciona diariamente está evangelização maravilhosa.
    Obrigado Jesus por todos estarem em minha vida.

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    DEUS fala conosco hoje da mesma forma:
    Se alguém quer vir após Mim renuncie, a si mesmo, tome sua cruz a cada dia, e siga me. (Lc 9, 23)
    Esta ordem das palavras precisa ser dessa forma, renuncie, deixa tudo e me segue, não podemos inverter, porquê isso significa:
    Renunciar e deixar toda a vontade da nossa carne, todos os pecados que nos escraviza e nos aprisionam neste mundo, nos impede de desapegar de tudo que é passageiro, principalmente aquilo que sabemos que desagrada o coração de DEUS, assim tomar a determinada decisão de deixar o homem velho ou a mulher velha, daí pra frente lutar dia a dia para permanecer no estado de graça, descobrir o caminho do bem e converter a direção para seguir Jesus até a terra prometida, a salvação, sempre crentes no Evangelho sermos também pescadores de homens, vivendo a autenticidade cristã e anunciando o Reino dos céus, testemunhando até alcançarmos a Morada eterna,.

    ResponderExcluir
  11. Senhor restaura minha vida, e minha ajudar a encontra um trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Amém ao evangelho. Que Deus abençoe a todos nós e que perdoe os nossos pecados

    ResponderExcluir
  13. Obrigado meu Deus por conduzir o padre Carlos nessa linda reflexão

    ResponderExcluir
  14. Bom domingo a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que Deus continue nos dando sempre muita fé para q possamos segui-Lo da forma correta fazendo a Sua vontade. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Protege-nos de todos os males amém.

    ResponderExcluir
  15. Socorro Sl/MA21/1/24 13:48

    Senhor, com a ajuda do Espírito Santo me ensina a meditar na tua Palavra, que é o Caminho a Verdade e a Vida e ninguém vai ao Pai se não por Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos sua bênção Pesso Orações para que sejamos seguidores de Jesus assim como Simão e André Tiago e João

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, fonte de inocência e pureza, eu LHE agradeço pela vida de Santa Inês. Entretanto, me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, do discipulado, da humildade, da compaixão, da conversão, da fé, da obediência, da confiança, da evangelização e da penitência. Me conceda a graça para viver a VOSSA palavra. Me conceda a graça para fazer bons jejuns e boas obras. Me conceda a graça para fugir do mal, do pecado e das ilusões. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para viver a minha vocação. Me conceda a graça para trabalhar virtuosamente. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Glória A Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽🕊️❤️❤️!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS