PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Andaram 50 km a pé.

Andaram 50 km a pé.



   20 de janeiro de 2024.   

Memória do Mártir São Sebastião


   Evangelho   


Mc 3,20-21

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

   Meditação   


Os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si (Mc 3, 21).


Texto curto, o de hoje. Mas, uma dúvida: os parentes de Jesus conseguiram se integrar ao Movimento dele? O texto conta que ele voltou para casa, com os discípulos. Entende-se: depois de andanças por vários povoados da Galileia, retorna a Cafarnaum, onde tinha passado a residir, desde a prisão de João Batista. E ainda está em nossa memória aquele sábado em Cafarnaum, em que libertou um homem na sinagoga, levantou a sogra de Pedro e curou muita gente que se juntou à porta da casa. Assim, logo que se soube que ele tinha voltado, não parou de chegar gente. Por isso, relata o evangelista, eles nem sequer podiam comer. Realmente, uma coisa extraordinária. Extraordinária, mas preocupante.

Os parentes de Jesus moravam em Nazaré, a menos de 50 km de Cafarnaum. Nazaré era uma vila mais pacata, menorzinha. Cafarnaum já era mais movimentada, à beira do mar da Galileia, às margens de uma grande estrada. Claro, 50 km a pé ou puxando um jumento bem que é longe. Mas, as notícias corriam rápido. E logo em Nazaré, chegou a notícia do que estava acontecendo com Jesus: multidões acorrendo para ouvi-lo ou para serem curadas de suas doenças. E eles sem tempo nem mais para comer.

Podemos imaginar facilmente. As famílias eram numerosas e os filhos casados moravam junto dos pais. Assim, em Nazaré, onde Maria residia, moravam também os tios de Jesus e seus primos, a turma da idade dele com quem ele tinha se criado, àquela altura com certeza, todos já casados. Claro, você lembra, a palavra primo não existia naquelas bandas, primos eram chamados de irmãos. As notícias que corriam chegaram aos ouvidos dos seus parentes. Eles ficaram preocupados. Jesus era um carpinteiro, uma pessoa com uma profissão, conhecido na comunidade. Tinha se lançado mundo afora, andara participando dos encontros de João Batista e, agora, estava pregando nas Sinagogas... até aí, mesmo com dificuldade, dava pra entender. Mas, andar assim assediado por tanta gente, curando os doentes, enfrentando demônios... sem tempo nem para comer; e metido com pescadores e outras pessoas pouco recomendáveis... Os parentes tiraram uma conclusão: ‘Ele está fora de si, endoidou. Temos que protegê-lo, vamos busca-lo, nem que seja à força’.




Guardando a mensagem

A primeira oposição a Jesus foi a dos seus próprios parentes. Eles tiveram dificuldade para compreender o comportamento de Jesus e para se integrar na grande comunidade de seguidores que estava se formando ao seu redor. A partir de sua experiência com sua família, Jesus nos deixou preciosos ensinamentos. Um deles é este: Só quem faz a vontade de Deus é seu verdadeiro parente. Outro ensinamento foi este: É preciso amar mais a ele do que à própria família (pai, mãe, mulher, marido, filhos). Essa palavra explica a nossa escolha por Jesus, mesmo se a família não apoiar ou não estiver de acordo. Sua família pode ser uma força no seu caminho de fé. Se for assim, dê graças a Deus! Mas, pode ser também que sua família chegue a fazer oposição, seja um elemento dificultador para sua opção de fé. Nesse caso, sem faltar com o amor à sua família, ame mais a Jesus e escolha, antes de tudo, o seu evangelho. E trabalhe para levar sua família a Jesus.

Os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si (Mc 3, 21).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quando ensinaste os teus discípulos a rezar, nos entregaste a bela oração do Pai Nosso. Assim, aprendemos contigo a desejar de todo coração fazer a vontade do Pai e a nos empenhar com todas as forças para que sua vontade se realize entre nós. Rezamos contigo: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Temos parentesco contigo e com tua mãe, na medida em que nos tornamos fieis cumpridores da santa vontade do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Escolha uma boa hora para rezar, hoje, com calma, o PAI NOSSO... ofereça-o por sua família.

Comunicando

Amanhã, com o 3º Domingo do Tempo Comum, celebramos em toda a Igreja o Domingo da Palavra de Deus. Neste ano, o lema é “Permanecei na minha palavra” (cf. Jo 8,31).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Glória A Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽🕊️🕊️❤️❤️,bom dia ⛅!

    ResponderExcluir
  2. Glória A Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽🕊️🕊️❤️❤️, bom dia ⛅!

    ResponderExcluir
  3. SOCORRO/SL-MA20/1/24 07:00

    Rezemos para que a nossa família se pareça com a família de JESUS DE NAZARÉ. Amém

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos peço sua benção em nome de Jesus.
    Que Deus tenha compaixão e misecordia do mundo que agoniza por falta de amor e fé em Cristo Jesus.
    Te suplico PIEDADE.

    ResponderExcluir
  5. Marileia/ São Luís- Ma.20/1/24 07:37

    Louvado seja o Senhor para sempre seja louvado.🙏

    ResponderExcluir
  6. Eu e minha família seguiremos ao Senhor Jesus. Helson e Isa e as nossas filhas Isabela, Lara Cecília e Elisa Luara.

    ResponderExcluir
  7. Campinas-SP
    Pe. João Carlos, coloque nas suas orações nas missas pela saúde de meu irmão que contraiu um câncer no estômago.!

    ResponderExcluir
  8. Querido JESUS,como ELE DISSE:o filho do homem,não tem aonde descansar a cabeça,

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que o Pai nosso é uma oração simples, mais poderosa, rezemos todos os dias, para abençoar nossa família, com saúde e Paz, que Deus permaneça sempre em mim e a em minha família, que Deus abençoe todos nós, que esteja com nosso Pe João Carlos também. Obrigada por tudo Deus e nosso Padre João Carlos. Que Deus abençoe minha irmã pela recuperação dela,. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Jesus vou te fazer um pedido.Aumentai a minha fé e da minha família, tmb minha filha deseja ser mãe, e quero agradecer por tudo.Amem

    ResponderExcluir
  11. Sr Jesus "...não nos deixeis cair em tentação, mais livrais do mal."Livra minha família da tibieza, murmuração, falta de caridade para com o próximo.

    ResponderExcluir
  12. Amém, que Deus continue abençoando iluminando e protegendo a minha família hoje amanhã e sempre.
    Gratidão meu Deus por tudo.

    ResponderExcluir
  13. Mesmo diante daquela multidão, Jesus com certeza foi muito calmo, atendendo de um em um, a Palavra nos confirma que nem sequer podiam comer, porém, Ele fez tudo que era possível e necessário no tempo certo, porque Sua trajetória de vida humana estava se acabando e precisava ensinar a lei do Amor, testemunhar os princípios do Reino, evangelizar, curar e salvar almas.
    Nas nossas vidas também quando aceitamos o chamado a evangelizar e praticar o bem, a caridade, quando deixamos de olhar para nós mesmos e estamos cheios de compaixão vamos ao encontro dos mais necessitados testemunhar o Amor do Pai, temos que ir onde DEUS nos chama, assim muitas vezes não nos sobra tempo e também não seremos compreendidos por nossas escolhas, más não devemos nos desesperar com nada, porque sabemos que, quem o guiou e ainda guia nossas vidas é o DEUS Pai todo Poderoso e também da mesma forma não sabemos quanto tempo cada um de nós temos em vida, pois o nosso próximo segundo depende de DEUS, então só nos resta fazer tudo com amor, servir da melhor forma, dando o nosso melhor onde formos enviados, para assim propagar a cultura do bem e aumentar o máximo possível o Reino de DEUS,.

    ResponderExcluir
  14. AMÉM 🙇 🙏. OBRIGADA MEU DEUS. SEJA FEITOA A SUA VONTADE ASSIM TERRA COMO NO CÉU. ATÉ AMANHÃ SE DEUS QUISER PE.JOÃO CARLOS. GRATIDÃO 💟

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos Peçolhe sua benção para mim e todos os meus familiares, que DEUS abençoe o mundo que agoniza.
    Para termos um parentesco mas próximo com JESUS ? devemos ter amor,caridade e compaixão com o próximo, e amar nossos familiares em CRISTO JESUS AMÉM

    ResponderExcluir
  16. Bela meditação, obrigado por compreender este texto

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre, Quando Jesus questionou sobre quem são minha família? Aqueles que me seguem, amém! 🙏

    ResponderExcluir
  18. Louvado seja Deus, que a palavra do Santo Evangelho perdoe nossos pecados

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Abençoai Senhor a todos nós e dai- nos um fim de semana de muita prática da caridade com o próximo amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Padre João Carlos sua bênção Sempre rezo um Paí Nosso todas as noites e ofereço ao meu Anjo da Guarda e de toda minha família para que Ele nos livre de todo mal

    ResponderExcluir
  21. Padre João Carlos peço a sua atenção pra mim e toda minha família, cada vez que rezamos o Pai Nosso devemos lembrar que foi o próprio jesus que nos ensinou ,, e prestar muita atenção em cada palavra e meditar para que façamos a vontade de Deus que assim seja amém

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite Amém 🙌🙌

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado pelo evangelho e meditação querido padre João Carlos Ribeiro.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS