PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não olhe só pra baixo, olhe pra cima, também!

Não olhe só pra baixo, olhe pra cima, também!


   25 de novembro de 2023.   

Sábado da 33ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho.   


Lc 20,27-40

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.

34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.

37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.


   Meditação.   


Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38) 

Um grupo de saduceus traz uma questão a Jesus, como se fazia nos debates dos rabinos. Até chamam Jesus de ‘Mestre’. Os saduceus eram uma espécie de partido religioso, com forte influência no Sinédrio. O Sinédrio era um plenário das lideranças do povo de Israel. Quem era saduceu? Saduceus eram os sumos-sacerdotes, escribas e os anciãos, representantes da aristocracia rural que faziam parte do Sinédrio. Os saduceus discordavam dos fariseus em vários pontos. Um deles era a ressurreição dos mortos. Para eles -  gente rica e preocupada com a manutenção de sua condição social -  a vida termina por aqui mesmo.

Trazem, então, uma questão, que com certeza, já tinham debatido com os fariseus. A Lei do Levirato do tempo de Moisés mandava o irmão se casar com a cunhada viúva, no caso de ela não ter filhos, isso para garantir a propriedade dos bens do falecido, uma vez que a mulher não tinha direito de posse. Mas isso, claro, não impedia de esse irmão ter sua família. No caso inventado pelos saduceus, um irmão morreu, o outro teve de se casar com a cunhada viúva. Morreu também esse, e lá foi o outro se casar com ela. Afinal, a mulher terminou se casando com os sete irmãos – olha que história! Se existir outra vida, pensavam, vai ser uma confusão: de quem essa mulher vai ser esposa? Isso prova, pensavam eles, que não existe outra vida depois da morte, não tem ressurreição coisa nenhuma.

Jesus explicou duas coisas: 1ª – Deus é Deus dos vivos. Há ressurreição, sim senhor. 2ª – Na ressurreição, não tem mais casamento. Estamos todos na casa do Pai, como irmãos.

Jesus foi explicando.... No episódio da sarça ardente, Deus falou com Moisés e se apresentou: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó”. Ele não disse: eu fui o Deus de Abraão, não, ele disse “eu sou o Deus de Abraão”. Então, Abraão está vivo, embora tenha morrido há séculos. Deus é o Deus de Isaac, é o Deus de Jacó. Não foi o Deus deles quando eles estavam na terra. Eles estão vivos com Deus. Deus é o Senhor deles, o seu Deus. Então, existe ressurreição. Foi o que Jesus concluiu: “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos”.



Guardando a mensagem

Para aquela gente materialista (os saduceus), Jesus deu uma grande lição. A vida futura não é uma simples continuação da atual. É uma nova forma de viver, uma condição perfeita de existir. E é para esta vida em Deus que nos preparamos aqui. É para lá que nós estamos indo, se estivermos marchando no caminho certo. Então, é o caso de orientarmos nossa existência atual na direção da eternidade.

Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
concede-nos, viver esta nossa vida humana como uma graça preciosa que de Deus recebemos. Não nos permitas que nos fixemos apenas nas coisas que a nossa vista alcança, pois os verdadeiros bens ainda estão por vir. Vivendo, estamos apenas a caminho da vida verdadeira e plena que concedes aos que crêem. A nossa verdadeira casa é a tua, a casa do teu Pai, pela qual já ansiamos de coração inquieto. Dá-nos, Senhor, que não nos apeguemos demais às coisas dessa terra, pois nosso verdadeiro lar é contigo, por toda a eternidade, como filhos do único Deus e Pai, na grande festa do teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Amanhã é o domingo de Cristo Rei, último domingo do ano litúrgico. No outro domingo, já estaremos no tempo do advento, nos preparando para o natal. Hoje, programe-se para não faltar à Missa de amanhã, o Domingo de Cristo Rei.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. Padre hoje e dia 24 sexta feira no final o senhor fala que é sabado kkkk desculpa a correção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você olhar bem essa meditação cita a data de amanhã mesmo, só foi enviada com antecedência.

      Excluir
    2. Marcelo aumente minha fé Jesus 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    3. Tenha uma ótima noite abençoada por Deus Padre João Carlos que Deus te dê muita saúde paz e muita sabedoria fica com Deus

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos e equipe! Essa meditação é de amanhã. Poderia nos enviar a de hoje? Lucas 19, 45-48. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.padrejoaocarlos.com/2023/11/a-purificacao-da-casa-de-deus.html

      Excluir
    2. Marcelo aumente minha fé Jesus

      Excluir
  3. Obrigada sou de Campinas SP Nossa Paróquia Dom Bosco e nosso pároco é Luyz Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho de hoje nos faz refletir o que nas nossas vidas, nas nossas casas, nossos corpos ou até mesmo nos nossos corações, considerados como Templo Sagrado de DEUS, precisamos banir, expelir ou expulsar?
    Quais os pecados que sabemos que vem nos separar do Amor de DEUS, aqueles que vem nos vender ao mundo, isto é, aos vícios, a idolatria aos falsos deuses, aos sentimentos negativos, a falta de perdão, raiva, inveja, falta de temor a DEUS e outros mais, emfim aqueles que sabemos, que nos impedem de permanecermos no estado de graça. Precisamos entender que Cristo continua falando nos Templos com o Espírito Santo, assim para fazermos o inimigo ficar sem saber o que fazer, DEUS sempre nos dá a oportunidade de entregarmos a Jesus tudo aquilo que tenta nos roubar, para que toda maldade e impureza sejam lavados e destruídos pelo Poder do preciosíssimo Sangue Redentor do Cordeiro, desta forma o Sacramento da reconciliação nos permite voltar a sermos limpos como uma verdadeira casa de oração, morada do Altíssimo, onde reina sobre todas as áreas a paz de Cristo,.

    ResponderExcluir
  5. Amém, Deus seja para sempre louvado!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito das pregações do Pe. João Carlos, sempre trás discernimento sobre o evangelho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. GRATIDÃO 💟 SENHOR POR TANTO AMOR POR NÓS. NOSSA VIDA ESTÁ NAS SUAS MÃOS SANTAS.
    SÓ POSSO SER FELIZ SE ELE MINHA VIDA FOR DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Dai- me Senhor força e discernimento para fazer tudo aquilo que me leva para junto de Ti e assim um dia estar bem perto de Ti . Tu és o Senhor da minha vida , Senhor da minha história eu te amo o Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Daí-me força senhor para continuar nessa missão de falar da tua palavra com meus irmãos. Fica comigo senhor

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus Senhor e Pai. Te amo e quero que todos te amem também.

    ResponderExcluir
  11. AMEM BOM DIA QUE A PAZ DE JESUS INVADE NOSSOS CORAÇOÉS DE ALEGRIA

    ResponderExcluir
  12. Anônimo!! Senhor me fortalece, nas minhas fraquezas

    ResponderExcluir
  13. Minha falecida esposa também pedia para que a fé dela fosse aumentada e eu acredito que DEUS a atendeu na hora do seu falecimento. Peço para que êle aumente a minha também !!!

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Jesus sempre tem as respostas para tudo nas nossas vidas, imaginemos a magnitude que é: antes mesmo de pensarmos Ele já saber o resultado? E o mais incrível, Ele sempre tem o melhor para cada um de nós, está sempre focando o amor aos seus filhos amados.
    Mesmo os profetas afirmando algo, qual é mandatória é a Palavra final de DEUS, aquela onde nas escrituras com Sua vida Jesus Cristo explica tudo. Então falando aos saduceus hoje fala conosco também que: o que DEUS valoriza não são as leis, o casamento com a viúva, nem a descendência a ser deixada, e sim aqueles que se esforçaram para viver dignamente uma fé autêntica em busca da Santidade e focaram aqui conquistar a vida perfeita, a ressurreição para a vida eterna,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Jesus, mensagem linda e clara,despertou o meu entender

      Excluir
  15. Bom dia padre João Carlos sua benção e a benção de Deus nosso pai.amém até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre, Deus abençoe todos nós, senhor obrigada pelo dom da vida minha e dos meus filhos, nós abençoe e proteja e afaste todo o mal de mim e dos meus filhos e toda a minha há família, e obrigada por tudo , senhor peço saúde , amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus nosso pai, esteja sempre com todos nós, na terra, esperança para a vida eterna, para mim e minha família e para todos que acompanha nosso Pe João Carlos, pela sua evangelização. Que Deus nos abençoe, os proteja, com saúde e 🕊️, a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre que deus nos abençoe hj e sempre muito obrigado pela a palavra

    ResponderExcluir
  19. Glória a vós senhor bom dia padre João Carlos minha gratidão minha benção padre João Carlos jesus descha Claro no evangelho que na eternidade não há casamento cifisermo o bem passamos a cer onjos de Deus na eternidade gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha gratidão padre João Carlos pôr tudo que enviaste para nós ficar com Deus

    ResponderExcluir
  20. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias. Peço pela minha saúde e da minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Que possamos sempre seguir os ensinamentos de Jesus, principalmente em relação ao nosso próximo. Que possamos nos ajudar sempre amém.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Pe. João Carlos. Gostaria de saber como faço para ser associada da AMA, a qual admiro muito pelo trabalho sério que é dese nvolvido.

    ResponderExcluir
  22. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço pela vida de Santa Catarina de Alexandria. Todavia, me conceda a graça para fugir do pecado, da aflição, da melancolia, da angústia, da iniquidade e da abominação. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para seguir o caminho do amor, da felicidade, da ressurreição, da vida, da santificação e da evangelização. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Louvado seja nosso Deus hoje e sempre Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS