PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A purificação da Casa de Deus.

A purificação da Casa de Deus.




   24 de novembro de 2023.   

Memória de Santo André Dung-Lac, presbítero
 e companheiros mártires

  Evangelho  


Lc 19,45-48

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

   Meditação.   


Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)

Jesus expulsou os vendedores. Mas, os vendedores eram apenas funcionários de quem comandava o Templo. No evangelho de hoje são nomeados os que queriam matar Jesus: os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo (os anciãos). Eram esses que controlavam o Templo; eles é que eram os donos do comércio de animais para o sacrifício e do câmbio de moedas. Eram esses que se beneficiavam daquele dito “sacro comércio”.

E porque se fazia aquele comércio no Templo? Bom, os animais – bois, ovelhas e aves – serviam para os sacrifícios em honra de Deus. E o câmbio era porque o Templo tinha a própria moeda. E, quem chegasse com “dinheiro do mundo”, deveria trocá-lo pela moeda do Templo, para poder fazer sua oferta e comprar os animais para o sacrifício. Assim, na mentalidade deles, as coisas santas não seriam contaminadas com coisas impuras, como dinheiro estrangeiro.

Olha o que Jesus disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vocês fizeram dela um antro de ladrões”. Por que Jesus disse isso? Quem eram os ladrões: os vendedores ou os donos daquele comércio? Bem, aquele grupo que estava na liderança do Templo estava mais interessado na busca dos seus próprios interesses do que na glória de Deus. O Templo de Deus devia ser a casa do povo de Deus. Mas, se tornara coisa deles. Digamos assim, que, em certa medida, eles sequestraram a casa do povo de Deus, fazendo dela uma propriedade sua, um modo de ganhar dinheiro e de manter o seu poder. Aquele estilo de religião tinha roubado o Templo do seu povo.

Mas, há ainda outra razão pela qual Jesus disse que eles tinham transformado o Templo num antro de ladrões. A vocação daquele grande Templo da nação judaica era ser casa de oração, casa de encontro com Deus. Pela oração, os filhos se reuniam com o seu pai, recordavam as grandes obras de Deus em seu favor, a começar pela libertação do poder do Faraó, da entrada na terra da promessa vencendo os reis cananeus. A casa era um testemunho de toda a história da salvação desse povo. Uma casa de oração, de memória, de exaltação da glória do Deus fiel. Mas, Jesus disse que o transformaram num antro de ladrões. E o que será que esses ladrões estavam roubando? Eles transformaram o relacionamento do povo com Deus numa relação comercial. Parecia que os fiéis, com suas oferendas e sacrifícios, estavam comprando a benevolência de Deus, o seu perdão, a sua bênção. Aquele estilo de religião tinha roubado Deus do seu povo.




Guardando a mensagem

Os dirigentes do Templo eram representantes de grupos muito poderosos e influentes no país. Jesus denunciou que eles tinham feito da Casa de Deus um antro de ladrões. Ladrões eram eles, porque estavam tirando o Templo do próprio povo de Deus; e estavam transformando o relacionamento com Deus num balcão de negócios, tirando Deus do seu povo. Que coisa preciosa é a religião! Que coisa santa é um Templo! Mas, todo cuidado é pouco para que não se transforme a religião em mais uma fonte de exploração e de opressão, e, o pior, em nome de Deus.

Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tua ação no Templo de Jerusalém, expulsando os vendedores e denunciando os ladrões, valeu como uma purificação da religião de Israel e de toda religião. Temos que tomar cuidado para que a religião não se torne uma fonte de exploração, de enriquecimento e de controle das pessoas por gente poderosa e interesseira. Contigo aprendemos que a religião que praticamos em nossos Templos deve nos ajudar a viver em fraternidade, na comunhão com o Senhor nosso Deus e Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Todo mundo tem a sua paróquia, uma comunidade eclesial à qual pertence e onde vive e celebra a fé. Em geral, é a que está mais perto da própria casa. No seu caderno espiritual, escreva o nome de sua paróquia, o nome do seu padroeiro ou padroeira e o nome do pároco.

Comunicando

Enviamos uma carta de final de ano a todos os associados da AMA: uma carta para agradecer a cada um, a cada uma por seu compromisso com a missão e para agradecer a Deus todas as realizações deste ano. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Senhor faça de mim um instrumento de vossa Paz por onde eu passar. Que minhas palavras sejam de evangelizadora, meus atos e atitudes sejam igual a Vós. Amém 🙌

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo que nossa igreja é uma casa de oração e de silêncio não e para está de conversas que de vez em quando acontece.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre, Deus nós abençoe e proteja de todo o mal, senhor primeirobquero agradecer e pedir perdão, senhor proteja meus filhos Lucas e Gabriel ,afaste todo o mal perto deles e livramento, senhor me ajude na minha saúde e também salva meu irmão bebem o cure ,

    ResponderExcluir
  4. A casa de Deus é um lugar de louvor, agradecimento, diálogo com Deus e através de nosso arrependimento, termos o perdão e misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos! A Sua Benção! A nossa Padroeira aqui é Nossa Senhora Mãe dos Homens. Martins Soares,MG ! A Sua Reflexão é simplesmente maravilhosa! Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre deus te abençoe e te proteja sempre 🙏 peço oração pelo os vícios do meu filho David Basílio e nora Patrícia de jesus Gomes deus abençoe vcs muito

    ResponderExcluir
  7. Eu também quero receber esta carta da Ama. Meu endereço Travessa Manoel Fernandes de Almeida número 25 entro Porto Seguro na Bahia CEP 45810 000. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Ah esqueci de colocar meu nome Valdeni Rodrigues da Silva Porto Seguro na Bahia

    ResponderExcluir
  9. Agradeço imensamente a sua disponibilidade para nos fazer sentir envolvidos nesta história de Jesus com esses líderes religiosos daquela época, fazendo ao mesmo tempo a comparação com nosso tempo atual.

    ResponderExcluir
  10. O Sr. é um verdadeiro servo de Deus. Ide e anunciai o evangelho.
    Sempre que vejo suas publicações, lembro-me dessa passagem. Muito obrigado padre. Falo de Angola, Cândida Madeira é o meu nome, paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  11. Já marquei o endereço electrónico e whatssap.

    ResponderExcluir
  12. Igreja São José em Mandacaru, Área Pastoral São João Paulo II Mandacaru - Gravatá/PE - Padre Edmilson Santos - Administrador da Ária Pastoral Diocese de Caruaru/PE.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que a nossa igreja, seja a casa de Deus, para nossas orações, para que sejamos abençoados, por Nosso Senhor Jesus Cristo, que Deus nos dê saúde, felicidade e muita paz a mim e a minha família, que Deus cuide de nosso Pe João Carlos, em sua evangelização. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo q nos dá todos os dias. Obrigada pq meu netinho melhorou, peço pela cura dele do problema neurológico. Saúde para mim e toda a família, filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor aumenta a minha fé cada vez mais amém.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Padre João Carlos sua benção, agradeço pela reflexão do santo Evangelho, obgda amém ✝️🤍

    ResponderExcluir
  16. Minha Benção Padre

    ResponderExcluir
  17. Deus de Misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de Santo André Dung-Lac e companheiros mártires. Entretanto, me ensine seguir o caminho da evangelização, da reparação, da purificação, da adoração, da alegria, da santificação, da oração e da consagração. Me ensine fazer boas ofertas. Me ensine fugir do pecado, da profanação e da idolatria. Me ensine louvá-Lo. Me ensine fazer boas comunhões. Me ensine expulsar o que não presta. Me ensine valorizar e respeitar a VOSSA igreja. Me ensine vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  18. PURIFICA-ME ME SENHOR NAS SUAS ÁGUAS. PURIFICA-ME SENHOR COM TEU FOGO SANTO 🔥 PARA PROCLAMAR AS SUAS MARAVILHAS. AMÉM 🙇 🙏

    ResponderExcluir
  19. Sou da paróquia São Lourenço de Bangu RJ Padre Sidney

    ResponderExcluir
  20. Oie, minha Paróquia eh SANTO EMÍDIO NA VILA PRUDENTE! Amo meu pároco e o nome dele é Pé Edmar! E o zelo pela casa do Senhor o consome! E a mim tbem!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS