PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A matéria que vai cair no juízo final.

A matéria que vai cair no juízo final.




   26 de novembro de 2023.   

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo,
Rei do Universo

Dia Nacional dos Leigos e das Leigas


   Evangelho   


Mt 25,31-46

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’.
44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.


   Meditação. 


Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos (Mt 25, 32).

O grande domingo do ano, você sabe, é o Domingo da Páscoa, o da ressurreição de Jesus. E a cada domingo, celebramos o dia do Senhor, em sintonia com a sua páscoa. Neste último domingo do ano litúrgico, proclamamos que Jesus é Rei do Universo, Senhor de todos nós. E voltamos a escutar suas palavras a respeito do que fará como rei, no final da história.

Para o povo da Bíblia, Deus é o pastor. Nós somos o rebanho dele. Os reis em Israel deviam desempenhar a tarefa de cuidar do rebanho de Deus, por isso eram chamados de pastores. Decepcionado com os maus pastores que se sucederam em Israel, o próprio Deus tinha anunciado que ele mesmo viria pastorear o seu povo, reunindo as ovelhas dispersas e exercendo o julgamento sobre elas. O rei tinha também a função judiciária, julgava as causas. É o que está descrito no livro do Profeta Ezequiel, capítulo 34. Jesus, no evangelho, se apresentou claramente como o pastor que veio cuidar do rebanho de Deus. Ele é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas.

No evangelho de Mateus, capítulo 25, Jesus fala de si mesmo como o rei pastor que, no final da história, reúne todos os povos, separando as ovelhas dos cabritos. O rei pastor chega com toda a sua glória, acompanhado dos anjos, e se senta no seu trono para julgar. É o julgamento final. As ovelhas irão para a vida eterna, os cabritos irão para o castigo eterno.

O critério do juízo é muito simples e prático: você ter demonstrado amor por Jesus, servindo aos necessitados, mesmo sem se dar conta que era a Jesus que estava servindo. Só isso. Se você amou a Jesus, você tem acesso ao reino preparado pelo Pai desde que o mundo começou. Venham benditos do meu pai! Se não amou Jesus nos irmãos sofredores, o final é triste. Afastem-se de mim, malditos!

Jesus faz uma lista  de  seis tipos de necessitados: o faminto, o sedento, o estrangeiro, o nu, o doente e o preso. É uma lista simbólica de todos os sofredores. E a lista se repete quatro vezes nesse texto do evangelho. Estranhamente, não é uma lista de sete, como se podia esperar, para expressar uma obra perfeita. Acho que é muito simples: o sétimo é Jesus.

Então, a matéria que vai cair no exame final da história é o amor concreto aos que Jesus chamou de ‘pequeninos’. O que nos vai ser cobrado é o amor demonstrado a esses irmãos e irmãs. Mas, por que será que é esse ponto que nos será cobrado? Claro, a primeira razão é porque tudo está resumido no amor a Deus e ao próximo. Mas, talvez haja ainda outra razão. Poderia ser o fato de estarmos fazendo ou não como Jesus fez.

Nesse sentido, Jesus não é apenas rei porque vem no fim de tudo julgar todas as nações. Quando estava entre nós, ele já era rei. Claro, não um rei como Herodes ou outros poderosos. Ele não é rei pra mandar, ele é rei para servir. E entre nós, ele esteve servindo. Não lembra que ele chegou até a lavar os pés dos discípulos?! Jesus já estava reinando entre nós, porque estava servindo.

Como bom pastor, ele estava cuidando de suas ovelhas. Alimentou os famintos. Basta lembrar a multiplicação dos pães. Ele mesmo estava com sede e pediu água à samaritana no poço de Jacó, embora a sede pra valer fosse a dela. Ele acolheu os estrangeiros, atendendo os seus pedidos, como no caso do centurião de Cafarnaum e o da Cananeia.  Cuidou dos doentes. Basta lembrar os leprosos, os cegos, os paralíticos curados por ele. Na paixão e na cruz, foi bom companheiro de prisioneiros também. Na cruz, também lhe deixaram sem roupas, ele que tinha recomendado que se devolvesse o manto de um pobre, no caso de penhora. Ele reinou entre nós, servindo os mais humildes e sofredores. Então, a avaliação é se nós fizemos como Jesus, servindo os necessitados.




Guardando a mensagem

Celebramos hoje Jesus, como rei do Universo. Ele já reinava quando estava entre nós, não no sentido de ser um poderoso, mas no sentido de estar a serviço dos irmãos, sobretudo dos pobres e sofredores. No julgamento final, se verá se nós fizemos como ele, se nós o imitamos no serviço aos outros. Ao servir os pequeninos, estamos imitando Jesus e mostrando nosso amor por ele.

Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos (Mt 25, 32).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ajudar os pobres até que ajudamos. Somos todos sensíveis às campanhas de solidariedade, à esmola, ao socorro aos humilhados neste mundo. Ajudar os pobres não é tão difícil. Amar os pobres, como tu o fizeste, aí já é mais difícil. Difícil, porque amar é reconhecer a grandeza daquela pessoa desfigurada pela doença, pela droga, pelo desamparo; porque amar é engajamento na conquista dos seus direitos, no compromisso cidadão por uma sociedade justa e sem violência. Amar é comprometer-se com o seu semelhante, é entrar na comunhão com ele. Aí é bem mais difícil. Dá-nos, Senhor, que passemos de “ajudar os pobres” a “amar os pobres”. Que a nossa preocupação com as guerras e com a violência ao nosso redor se expresse na oração comprometida com a paz, na preocupação com todas as vítimas da violência de qualquer lado dos conflitos, no cultivo do amor não do ódio, na solidariedade que estiver ao nosso alcance para minimizar o sofrimento de quem encontrarmos em nosso caminho. Que sirvamos os humildes e sofredores como tu os amaste e serviste. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Lembro o desafio deste mês de novembro: ler o evangelho do dia. Isso vale ainda mais para o domingo, o dia em que paramos para honrar o nosso Deus com a oração, o descanso e o fortalecimento dos laços de família. 

Comunicando

Hoje, presido a Santa Missa de encerramento da festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da paróquia dos salesianos, em Juazeiro do Norte, no Ceará. 

Pe. João Carlos Ribeiro


34 comentários:

  1. Rica essa reflexão padre João Carlos. A cada dia o senhor nos encanta explicando os ensinamentos de Jesus nosso salvador. Obrigado por conduzir a Cristo todas as pessoas que acompanha o senhor nas suas reflexões um grande abraço obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra do senhor e como renascer todos os dias amem padri e obrigado

      Excluir
    2. Padre João Carlos, eu não o conheço pessoalmente . Porém virtualmente o Sr me passa uma paz muito grande. Com as sua músicas e as sua s homilias. Obrigada !Deus o abençoe , ilumine , guarde e cuide do st

      Excluir
    3. Padre João Carlos, eu amo o evangelho, todos os dias estou lendo,e todos os dias eu escuto o seu programa,peço oração pra minha recuperação, eu torçi o pé!

      Excluir
  2. ESSE EVANGELHO MARAVILHOSO DEUS NOS PÕE A PROVA O NOSSO AMOR POR ELE E AO PRÓXIMO.
    MUITAS VEZES LAVAMOS AS MÃOS DIANTE DOS NECESSITADOS , SENDO QUE AS VEZES O MÍNIMO Q QUE FAZEMOS JÁ É O BASTANTE PRA AGRADAR CORAÇÃO DE JESUS. SENHOR PERDÃO PELAS VEZES QUE FECHEI OS MEUS OLHOS DIANTE DO SOFRIMENTO DO MEU IRMÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, verdade, também peço perdão A Nosso Senhor por todas as vezes que não percebi o mal que fiz e temos que nos vigiar o tempo todo,pois é muita coisa que não é boa, que Deus Nosso Senhor nos ajude em nome Do Senhor Jesus Cristo, amém 🤲🏽🤲🏽🕊️!

      Excluir
  3. Jesus pela sua infinita misericórdia amém

    ResponderExcluir
  4. Autêntico evangelho perceptível que Deus deixa dicas para construimos ações simples através de humildade humanização colocar amor teremos resultados gigantes... mesmo diante de líderes injusto a base social constrói enumeras soluções de problemas sociais..

    ResponderExcluir
  5. Esse evangelho nos nos mostra que devemos amar e respeitar o próximo e decidir o que Deus nos dá com sua infinita bondade e misericórdia e amar ao nosso Deus sobre todas as coisas amém

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Padre João Carlos! Todos os dias recebo de um amigo a sua reflexão. Sim, como escrestes, "amar os pobres", estar a serviço, atento a quem precisa da nossa mão! Como Maria a serva.

    ResponderExcluir
  7. Ótima reflexão nos deixa claro que o mais importante é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como anos mesmo, as vezes não é muito fácil amar nosso próximo ,mas é preciso é necessário liberar esse amor muitas vezes contido em nossos corações por tantas lutas por sobrevivência em um mundo cheio de maldade e discriminação. Que Jesus me ilumine, me dê forças e sabedoria para cumprir a missão a mim confiada .Amém

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Irmãos, quando Jesus disse: amar o próximo como a ti mesmo, já estava resumindo tudo isso.
    Contudo devemos sempre fazer o melhor que podemos, desejando o melhor ao nossos irmãos, porquê da mesma forma estamos fazendo ao próprio Cristo.
    Conforme o evangelista Mateus nos afirma, desde a criação do mundo, ou seja, desde a nossa existência estamos sendo acompanhados e avaliados por um DEUS Uno e Trino, que é Onipotente, Oniciente e Onipresente, assim no dia do julgamento final seremos separados, os justos que perseveraram no amor até o fim e foram fiéis receberão o céu, a vida eterna. Infelizmente por outro lado aqueles que se mantiveram com os corações insensatos, maldosos, orgulhosos e pretensiosos, e não se converteram, escolheram permanecer impuros e nem aceitaram Jesus como o Caminho, Verdade e Vida em tempo, pois só pensaram em si próprio, prevalecendo com os corações duros e incencíveis, sem compaixão nenhuma, não foram solidários, nem caridosos e nem se compadeceram com o sofrimento dos marginalizados, dos mais necessitados, enfim viveram sem se preocupar com o próximo, esses irão para o castigo eterno, onde o fogo não se apagará e haverá rugir de dentes,.

    ResponderExcluir
  9. Sua benção Padre Carlos!

    ResponderExcluir
  10. Amém que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre, gratidão senhor pelas grandes graças alcançadas.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Sua benção. Quando estiver no Juazeiro do Norte. Rese pelo O Ceará especial pelo o parajuru onde eu moro.Padre de todos os evangelho que são muitos ricos o que me chama muito atenção é essede de hoje ele nos alerta.pois ele é muito forte. Quando JESUS separa as ovelha dos cabritos .Que JESUS nos dê sabedoria.

    ResponderExcluir
  12. Deus seja louvado!🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Jesus aumente a minha fé

      Excluir
    2. Marise Almeida /Piripiri/Piauí
      Bom dia Pe. João Carlos!
      Tô lendo todos os dias os Evangelhos e confesso que estou amando. Fico muitas vezes com dúvidas.; Hoje , por exemplo, vendo que só têm Céu ou inferno. Pergunto ao Senhor: E o Purgatório, existe ou não? Me explique por favor! Te amo Padre; Vc tbm está sendo um grande Pastor para seu rebanho. A minha bênção...

      Excluir
    3. Boa Noite muitas palavras linda que estou vendo padre vou aprender muito ouvindo o senhor só Selma de Fortaleza

      Excluir
  13. Padre João... Chegando da missa e fazendo a leitura do Evangelho aqui e meditando nas suas palavras e na imensidão do amor de Cristo. Paz e Bem! Auridea/Teresina/ PI

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! Paz e bem a todos! Pe. Carlos Gratidão a Deus por nós da a oportunidade de estar todos os dias conhecendo mais os evangelhos e podendo estar compartilhando com minha comunidade, sempre levando o amor e compreensão ao próximo!

    ResponderExcluir
  15. Glória a vós senhor Jesus descha bem Claro no evangelho que devemos fazer o bem cem olhar a quem gratidão por tudo senhor que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos peçolhe sua benção para todos nós o evangelho de hoje é muito esclarecedor que temos que fazer para sermos um pouco de JESUS para
    com os nossos irmãos sejamos mas
    Humildes e fazer um pouco por todos
    bom domingo a todos

    OBRIGADO Pe. JOÃO CARLOS
    Que DEUS o abençoe.










    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, sua benção,que linda reflexão da meditação de hoje, isso mesmo, amar uns ao outro, como Jesus nos ama, ajudar aos necessitados em tudo que precisar,nossa família ,e ao redor de nós, que Deus nos abençoe, com muita saúde, fé a mim e a minha família e a todos ao mundo inteiro.Sou muito grata ao Pe João Carlos, que Deus abençoe, com muita saúde e a sua família . Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia pastor sua bencao q.deus nos.abencoe ,com.muita saude e fe a mim e minha familia e a td mundo sou muito.grato.a ti sr pastor amem

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos! Sobre o evangelho de hoje, expresso aqui ,que pra mim foi muito forte, e acredite,se fosse pra mim ter um dicernimento,sem a sua ajuda ,acredite padre, seria impossível,obrigada pela meditação,que é tão esclarecedora,de uma benevolência extraordinária. Obgda por essa iniciativa, que está fazendo tão bem a todos nós, além de nos proporcionar um rico conhecimento,nós deixa preparado (a)para ajudar nossos irmãos a um direcionamento nítido.obrigada padre João Carlos,por fazer parte de nossas vidas,nos educando aos valores cristãos,que a cada dia só faz aumentar a vontade de saber mais ,conhecer mais sobre o amor de Deus sobre cada um .Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  20. Nessa meditação, lembrei do Padre Júlio Lancellotti. É ume exemplo vivo de amor e serviço aos mais humildes e pobres. Que Deus abençoe a sua missão e a todos nós! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  21. Giane Ferreira
    Louvado seja o teu santo nome senhor Jesus Cristo e para sempre seja louvado. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  22. Já dizia um amigo meu: S
    Deus está lá em cima e está vendo TUDO.

    ResponderExcluir
  23. Eu concordo com Ele.

    ResponderExcluir
  24. Deus de toda bondade e paciência, eu LHE agradeço pela vida de São Leonardo de Porto Maurício. Contudo, me ajude cuidar das ovelhas. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da conversão, da cura, da justiça, da ressurreição e da obediência. Me ajude bendizê-Lo e glorificá-Lo. Me ajude ser justo e caridoso. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude fugir do pecado. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Obrigado Pé. João !
    Agradeço pelas graças recebidas!
    Ajuda meu marido a se recuperar !

    ResponderExcluir
  26. Que Jesus o abençoe!
    Linda reflexão!

    ResponderExcluir
  27. "Seremos julgados pelo amor!"
    ( Padre João Rodrigues).

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Casamento santo.

    06 de outubro de 2024.   27º Domingo do Tempo Comum   Evangelho   Mc 10,2-16 Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Pa...

POSTAGENS MAIS VISTAS