PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A fé que remove montanhas.

A fé que remove montanhas.



   13 de novembro de 2023    

Segunda-feira do 32ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho    


Lc 17,1-6

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

   Meditação   


Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5)

Depois de um domingo, em que acolhemos a palavra do Senhor nos instruindo a viver na esperança da ressurreição, vamos nos debruçar hoje sobre a virtude da fé. 

Os apóstolos, percebendo as exigências e as dificuldades no seguimento de Jesus, pediram-lhe: “Aumenta a nossa fé”. A fé, a esperança e a caridade são as três virtudes teologais. “As virtudes teologais são infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e assim merecerem a vida eterna”, está escrito no Catecismo da Igreja (CIC-Catecismo da Igreja Católica, nº 1813). “A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo” (CIC 1817).

“A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade” (CIC 1814). Seguramente, a força que nos sustenta na vida é a fé, a fé em Deus. Fé naquele que verdadeiramente nos ama e pôs Jesus Cristo no nosso caminho, uma fé esclarecida. É o que a Igreja nos tenta passar nos cursos, encontros, jornadas, na catequese. "Fé cega, faca amolada" – diz a música de Gilberto Gil. Fé cega é uma arma perigosa. Fé esclarecida é a fé inteligente, de quem conhece o que ama. E que ama o que conhece.

A fé é a nossa segurança. A fé nos fala do que não passa, do que o vendaval do tempo não leva; nos fala daquele que sempre é, do Deus fiel, do Deus-Amor, e de seu plano de felicidade para cada um de nós. A fé é um dom, um presente de Deus. E a gente, com responsabilidade, tem que cuidar dela, para que ela possa ser cada dia ser mais robusta e forte.

A gente só sente a importância da luz quando escurece, quando a noite chega. A fé é essa luz que nós carregamos. Há momentos em nossa vida em que a gente precisa demais dessa luz: momentos de dor, de solidão, de perplexidade, de trevas. A fé é a nossa segurança. Nessas horas, é que a gente mais precisa de fé e de esperança. Elas nos fazem enxergar na escuridão. A fé nos diz que o Senhor está perto de nós, que não nos faltará, que nossa vida está em suas mãos, que sua sabedoria e sua providência estão nos conduzindo. Por isso, seguimos confiantes, mesmo nas adversidades. Por isso, resistimos com uma força que não temos.




Guardando a mensagem

O evangelho de hoje reúne alguns ditos de Jesus. Ele considerou de muita gravidade o fato de alguém escandalizar um pequenino. E recomendou que se perdoasse o irmão sempre que ele se arrependesse. Só uma visão de fé nos faz ter essa sensibilidade no trato com os pequeninos e essa generosidade no perdão aos irmãos. Diante desses ensinamentos, os apóstolos pediram a Jesus que aumentasse a sua fé. E Jesus comentou que uma fé mesmo pequena já faz maravilhas.

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje vamos rezar como os teus apóstolos: “Aumenta a nossa fé”. Só com uma visão de fé, podemos acolher os teus ensinamentos. Só com uma fé mais forte, podemos enfrentar as dificuldades que também encontramos hoje: as crises, os escândalos, a falta de horizonte... sem a fé, sucumbimos aos problemas e fracassamos. É a fé que nos abre à novidade da ação de Deus, que abre à nossa frente o mar vermelho, descortinando novas possibilidades onde não vemos saída. Pela fé, irrompe em nosso peito a alegria da esperança, que nos faz levantar cedo e erguer a cabeça para enfrentar um novo dia, uma nova semana, com a convicção de que tudo podemos em ti que nos fortaleces. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o dia de hoje, peça ao Senhor muitas vezes: ”Senhor, aumenta a minha fé!”.

Comunicando

Hoje é dia de Encontro dos Ouvintes, no Recife. Começa às 11 horas, com a Santa Missa, na Igreja de Santo Antonio. Hoje, vamos rezar especialmente pelos associados falecidos. Você pode nos acompanhar pela Rádio Amanhecer. É só baixar o aplicativo no seu celular.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb  

59 comentários:

  1. Amém bom dia Padre sua benção. Senhor Jesus Cristo Eu Creio Mais Aumentai a Minha Fé. Uma semana abençoada pra todos nós 🙌 Deus o abençoe padre sempre 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem .padre João carlos obrigado pela a sua palavra , eu gosto muito de ouvir e quero e ntender sr jesus manda teus anjos por favou me encima .Sr aumenta a minha fé eu vou concegui.

      Excluir
    2. Obrigado padre João Carlos sou mlucia Dias resebo todos os dias suas mensagens quem manda pra mim e meu filho Geraldo cândido e que Deus abençoe sempre vcs

      Excluir
  2. Bom dia padre sua bênção. Reserva pelos os meus filhos José e Alípio pela liberação do alcoolismo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Senhor aumentai a nossa Fé. Peço oração pela minha sogra que está em tratamento de câncer e hj passará por uma avaliação às 14:00 no hospital Santa Rita de Vitória. Sellem Tonani Vitória ÉS. Senhor aumentai a nossa Fé!

    ResponderExcluir
  4. Senhor aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  5. Amém!🙏 Senhor aumentai a minha fé!! 🙌🕊️

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Senhor aumentai a minha fé, pois preciso de Ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    2. Senhor Almenta a minha fé e forças e discernimento para conseguir resolver todos os problemas e dificuldade financeira e Obstáculos na minha vida e na vida da minha família 🙏🏻🙌🙏🏻
      Senhor Jesus Cristo eu peço caricidamente que Olha pelo o meu irmão Antônio Carlos dos Santos lá na Cidade de Osasco São Paulo interior coloca senhor juízo na cabeça dele e fé em Jesus Cristo Gratidão senhor por tudo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    3. Senhor! eu peço forças para eu seguir meu caminho .estou sofrendo com o falecimento do meu esposo mas eu preciso seguir em frente com meus filhos. Senhor aumenta a minha Fé !!

      Excluir
    4. Padre João pesso oração pele a minha faminha , pela a minha cirurgia que vou me submeterse a uma intervenção cirurgica ( catarata) em nome do sr jesus vai da tudo certo para eu puser lê a palavra de Deus eu quero entender. Sr aumenta minha Fé

      Excluir
    5. Boa noite Padre João Carlos e todos(as) os(as) irmãos(as)! Eu creio Senhor, mais aumentai a minha fé!

      Excluir
    6. Boa noite padre João Carlos e obrigado pelas meditações. Senhor eu creio mais aumentai minha fé.🤲🙇‍♀️🙌🏼

      Excluir
  7. Sou do Maranhão um amigo q me passou essa mensagem, amo escutar padre João Carlos...

    ResponderExcluir
  8. Amém assim seja a minha Palavra Gratidão 🌻🌻🎄🎄🙌🏼🙌🏼🙏🙏🔥🔥❤❤

    ResponderExcluir
  9. Rosa Lúcia13/11/23 06:42

    Meu Senhor e Meu Deus, eu creio, mas aumenta a minha fé ...

    ResponderExcluir
  10. Benedito seja Deus para sempre amém, bom dia padre, Deus lhe abençoe...

    ResponderExcluir
  11. “Senhor aumenta a minha Fé! “ Perdi minha tia aquela q me ensinou a caminhar neste mundo… preciso da sua ajuda Senhor para fortalecer nossos corações

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus abençoe sempre minha casa toda minha família e que o espírito santo almente minha fé
    Uma ótima semana com Maria

    ResponderExcluir
  13. Senhor eu creio mais aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  14. Manuel Chilumbo13/11/23 07:07

    Bom dia Senhor padre João Carlos!

    Sou de Angola.
    Hoje orarei por ti, que Deus dê-te livramento e prosperidade!
    Que Ele abençoe grandiosamenente a sua vida e a tua vocação!🙏🏿❤️

    Já recebeste a tua recompensa por transmitir o evangelho de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Senhor aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  16. Estou amando ler o evangelho todos os dias obrigado Padre . Sua bençao

    ResponderExcluir
  17. Senhor Jesus aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  18. Amém 🙏 senhor aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  19. Senhor eu creio mais aumentar a minha fé

    ResponderExcluir
  20. Creio, Senhor ! Mas, aumentai minha fé!

    ResponderExcluir
  21. Senhor, aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre, senhor obrigada por tudo , e perdão e meseticirdia para mim e meus filhos e toda a minha família, peço a saúde do meu irmão nenem e da vó bda nsilma e dons Didi, que eles fiquem curados. Nossa senhora de Fátima rogaibpor nós.

    ResponderExcluir
  23. Jesus aumenta minha Fé que eu possa seguir seus passos cada Vaz mais amém

    ResponderExcluir
  24. Glória a Vós Senhor!
    O Cristão que deseja viver a autenticidade não aponta o dedo para julgar, mas estende as mãos para ajudar, o verdadeiro cristão age desta forma, como afirmamos na oração do Pai nosso, perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos aqueles que nos têm ofendido, claro que viver isso não é fácil, nem tão simples assim, por isso que todos os dias nós precisamos treinar, quando estamos em comunhão direta ou conversando no secreto com o Pai, na nossa intimidade oracional. Só assim irmãos, permitindo Jesus fazer morada em nós seremos transformados, sendo renovados pelo Espírito Santo, somos fortalecidos na fé e nos momentos reais responderemos de acordo a vontade de DEUS, como Jesus e aqueles que deram exemplos de superação em amor, foram consagrados como Santos nos ensinaram, que confiando no auxílio do Espírito Santo e seguindo Seus mandamentos é possível vencermos acreditando que a fé move montanhas mesmo, quando vivemos a vontade do Senhor, que para nós também prepara a Santidade,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém

      Excluir
    2. Boa tarde Padre sua bênção...peça a Deus que aumente a minha fé a caminhada e árdua e precisamos muito da fé e a coragem então peço pela a minha família nos abençoe e nos der sabedoria pra podemos viver....amém.!

      Excluir
    3. Boa noite Padre João Carlos, sua benção , sim senhor eu creio as aumentei a minha fé

      Excluir
    4. SENHOR Aumenta a minha fé eu preciso

      Excluir
  25. SENHOR! Aumentai a minha fé. EU PRECISO MUITO.

    ResponderExcluir
  26. Aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, Senhor, sempre estou pedindo a Deus, que aumente minha fé, hoje vou pedir durante todo dia Deus aumente a minha fé, tenho fé, mais aumenta mais minha fé, para viver os obstáculos da vida, aumente também a fé de minha família, assim seja. Que Deus nos abençoe sempre com saúde e tudo mais. Obrigada , senhor por tudo.obrigada Pe João Carlos, por essa linda meditação, que Deus ti abençoe sempre. Abraço. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  28. Sr aumenta minha fé 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  29. "Senhor aumenta minha fé, Amem".

    ResponderExcluir
  30. VIA NO MEU PAI UM HOMEM DE MUITO FÉ 🙏FICOU VIÚVO AOS 49.ANOS COM 7 FILHOS. ELE LUTOU BRAVAMENTE COM MUITA FÉ, PRA NÓS CRIAR E TONARMOS PESSOAS DE FÉ PRA VENCEREMOS NOSSAS TRIBULAÇÕES, CADA VEZ QUE PASSO MINHAS TRIBULAÇÕES LEMBRO DELE, 🥰CORRO PRA MINHAS ORAÇÕES COM FÉ, ESPERANÇA, NA DIVINA PROVIDÊNCIA DE DEUS. A FÉ É TUDO EM NOSSAS VIDAS! GRATIDÃO POR DEUS TE ME DADO UM PAI MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  31. Senhor Jesus eu creio mas aumentai a minha fé. Hoje faz 3 anos que meu paizinho Flavio Catanzariti faleceu, rogo a Deus que ele esteja junto dele no paraíso. Amém

    ResponderExcluir
  32. Deus, aumentai a minha Fé. Fortaleça a nossa Fé. Que Deus continue abençoando a todos nós

    ResponderExcluir
  33. Como fazer para sair do a anonimato?

    ResponderExcluir
  34. A biblia diz que devemos orar uns pelos outros, porém, não pelos que ja deixaram este mundo. Aqueles, vão prestar contas dos seus feitos aqui,
    agora dormem, enquanto não chwga o juizo final.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia! Padre João Carlos, senhor Jesus eu creio ,mais aumenta minha fé Deus nos abençoe 🙏 hj e sempre amém 🙏

    ResponderExcluir
  36. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Sempre peço para q Deus aumente minha fé. Desde q meu netinho ficou com um problema neurológico, peço a Deus muita fé para q os tratamentos surtam efeito. Não é fácil qdo enfrentamos determinados obstáculos na vida. Peço saúde para mim e toda a família, filhos, netos, genros e nora e todos e que tenhamos muita fé para passarmos por todas as dificuldades amém

    ResponderExcluir
  37. Senhor aumente a minha fé!

    ResponderExcluir
  38. Senhor aumente a minha fé!

    ResponderExcluir
  39. Senhor, aumentai a minha!

    ResponderExcluir
  40. Meu Deus , eu creio , mas aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  41. Senhor aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  42. Senhor aumentai a minha fé!

    ResponderExcluir
  43. Senhor Jesus aumentei a minha fé,e caminhas comigo o Senhor esta no controle da minha vida ,minha vida esta em suas mãos

    ResponderExcluir
  44. Pai Celeste, eu LHE agradeço pela vida de Santo Abão de Fleury. Contudo, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, do perdão, do conhecimento, do amor, do arrependimento, da obediência, da conversão, da fé, da correção, da verdade, da sabedoria, da confiança e da justiça. Me ajude ter bons pensamentos e santos sentimentos. Me ajude procurá-Lo com simplicidade de coração. Me ajude fugir do pecado, do escândalo, do mal, da blasfema e da insensatez. Me ajude lutar contra a injustiça. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  45. Oi padre sua benção eu creio mais aumentai a minha fé Deus abençoe padre a sua vida eu estou lendo a Bíblia todos os dias

    ResponderExcluir
  46. Bom dia,a sua benção padre João gosto muito das reflexões da palavra e gostaria de receber todos os dias, peço oração por mim e minha família sou ministra da eucaristia.

    ResponderExcluir
  47. Eu creio mas aumentai a minha fé senhor🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS