PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nossa grandeza é sermos simples servidores.

Nossa grandeza é sermos simples servidores.



   14 de novembro de 2023.   

Terça-feira da 32ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Lc 17,7-10

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.



   Meditação.   


Quando vocês tiverem feito tudo o que lhes mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis’ (Lc 17, 10)

Todo mundo adora elogios, não é verdade? Ficamos felizes quando nosso trabalho é reconhecido, valorizado. Reconhecimento é importante. Mas, há quem, a custa de elogios nem sempre verdadeiros, viva na fantasia de ser insubstituível; ou de ser o supra-sumo da perfeição no que faz. Puro engano. Sempre se pode melhorar, evoluir. E ninguém é insubstituível.

No evangelho de hoje, Jesus trata exatamente desse assunto, aplicando o ensinamento sobretudo às nossas tarefas na comunidade. Ele conta a parábola do patrão e do servo. Na história, retrata como era a relação patrão-servo no seu tempo e tira daí ensinamentos importantes. O servo trabalha no campo, planta e cuida dos animais. Ao voltar do serviço, no fim do dia, o patrão solicita que prepare o seu jantar e o sirva. Só depois, é o que o servo vai poder jantar e descansar. Dessa cena que se repetia na sociedade do seu tempo, Jesus tira uma lição: “Vocês, também, quando tiverem feito tudo o que lhes mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis. Fizemos o que devíamos fazer’”.

Quem é o servo? Você. Nós. Servimos a quem? Bom, o nosso primeiro senhor é Deus. Então, podemos pensar: Somos servidores de Deus. E uma coisa podemos aprender com o empregado da parábola. Como servo de Deus, devo colocar os interesses do meu Senhor acima dos meus. Devo dar prioridade às coisas de Deus em minha vida. Agora, você sabe, nem sempre acontece assim. Muita gente pensa primeiro em si, em seus interesses, em seu final de semana.... Depois, em Deus, se sobrar um tempinho, se ainda estiver com disposição. Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, e tudo o mais nos será dado em acréscimo, ensinou Jesus. Neste sentido, servir é uma atitude de fé, porque damos a Deus o primeiro lugar.

Mesmo cuidando diligentemente dos interesses de Deus nosso Senhor, nunca podemos pensar que com o nosso trabalho adquirimos direitos sobre os dons de Deus. O dom de Deus, sua bênção, a sua graça, a redenção em Cristo nos são dados, não porque merecemos pela nossa santidade ou por nossas obras, mas porque Deus é bom e misericordioso. O apóstolo Paulo lembrou que, sem merecimento algum de nossa parte, enquanto ainda éramos pecadores, ele veio ao nosso encontro com o dom da salvação em Cristo. Neste sentido, nosso muito trabalho, nossas numerosas e beneméritas obras são apenas respostas do nosso amor, gratidão pelo bem que ele fez em nosso favor.

Nós também somos servidores dos outros. E servimos com nosso exemplo, as tarefas que desempenhamos, nosso serviço profissional. Somos servos dos outros, não patrões, nem senhores. O maior é o servidor de todos, ensinou Jesus. Como servos, nossa alegria é servir. Quem não vive para servir, não serve para viver, dizia Dom Hélder Câmara. Maria, depois de ter recebido a boa notícia do anjo que seria a Mãe do Salvador, colocou-se nas mãos de Deus, dizendo: “eu sou a serva do Senhor”. E logo, viajou pelas montanhas de Judá, para servir a Izabel. Servir é a marca do cristão.




Guardando a mensagem

Na parábola do senhor e do servo, Jesus quis que aprendêssemos lições importantes. A parábola não justifica a desigualdade que vemos em nossa sociedade, é apenas um retrato da realidade a partir da qual Jesus está transmitindo suas belas lições de vida. A primeira lição é que, em nossa relação com Deus, devemos, como servos, colocar seus interesses em primeiro lugar. Uma segunda lição é que, de verdade, a graça de Deus é um dom do alto, não é uma conquista de nossa bondade ou de nossas obras. Nosso serviço é um sinal de gratidão, é uma resposta de amor ao amor de Deus que já nos alcançou, sem merecimento de nossa parte. Uma terceira lição é que somos também servidores dos irmãos. Nossa grande alegria é servir. Neste sentido, seja na relação com Deus, seja na relação com os irmãos, toda tentação de vaidade, de presunção, de vanglória pelo que se fez é pura ilusão. Somos servos. Nossa grandeza é sermos servos de Deus e dos irmãos.

Quando tiverem feito tudo o que lhes mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis’ (Lc 17, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
somos servos. É verdade que não somos tão inúteis assim. Mas, de verdade, nosso muito trabalhar não compra a tua graça. Ela nos vem por tua infinita misericórdia. Naquela história que contaste, o fariseu, no Templo, gabou-se de ser praticante e muito santo. Não reconheceu, como o publicano, que era um servo inútil, sem merecimento. Não saiu abençoado, como se podia esperar. É verdade, Senhor, precisamos aprender a humildade, para realizar bem nossos trabalhos, nossos compromissos, sem nos deixar levar pela vaidade, pela presunção, querendo barganhar contigo. Somos simples servidores. Nossa grandeza é estar a serviço do nosso Deus e dos nossos irmãos. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Foque em uma de suas tarefas de hoje. Procure fazer bem feita essa tarefa. Como servidores, nossa alegria é realizar bem nossa missão, fazer bem feito o que tem que ser feito.

Comunicando

Continua valendo o desafio do mês: ler o evangelho de cada dia. É um hábito que precisamos adquirir: a leitura diária da Palavra de Deus. Faça um esforço a mais. Sua vida espiritual agradece. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

37 comentários:

  1. Bom dia Pe. João Carlos!
    Peço a Deus q me ajude a ser servo de Deus e dos meus irmãos servindo -os sempre no momento necessário.
    Sobre o desafio eu já leio o Evangelho todo dia e esse mês continuo fazendo o mesmo.
    Obrigada por suas palavras e pelo seu incentivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu continuo lendo o Evangelho do dia sou muito grata ao Padre João Carlos

      Excluir
  2. Rosa Lúcia14/11/23 06:21

    Servir. Essa é uma atitude que como Maria, deveríamos fazer. Ir. Fazer visitas a doentes, levar uma palavra de conforto a quem precisa, estender as mãos aos necessitados ... Senhor, es-me aqui.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre que Deus abençoe sempre sua vida 🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e.maravilhoso.acordar-com-a-a-palavra-de-deus.

      Excluir
    2. Como é maravilhoso ouvir a palavra do Senhor

      Excluir
    3. Socorro C. Ribeiro 14/11/23

      Excluir
    4. Muito boa a meditação recebo através di uma amiga

      Excluir
  4. Amém! Louvada seja essa meditação! Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profunda reflexão do Evangelho de hoje. Obrigada pela partilha

      Excluir
  5. Joselito Silva14/11/23 07:28

    Bom dia que aprendamos a cada dia servir a Deus com alegria e dedicação, porque Ele muito nos ama.

    ResponderExcluir
  6. Deus nos ajude a servir à Deus e ao próximo sempre.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    O Cristão justo consciente sabe que está no mundo para servir e não para ser servido, e mesmo que tivermos empregados ou subordinados, devemos entender que somos todos irmãos em Cristo, sabemos que como servos não inúteis, mas sim obedientes a DEUS precisamos ser humildes, honestos e verdadeiros não importa o que possuímos, nem nossa formação profissional ou então se temos bens que conquistamos com nossos esforços ou até mesmo se herdamos algo.
    Pelo contrário, devemos ser o melhor possível com os empregados, trata los como verdadeiros amigos, já agradecendo, pois entendemos que não foi por acaso que DEUS os escolheu para participar um pouco das nossas vidas, muitas vezes da nossa intimidade, não foi a toa, com certeza eles vieram nos ensinar, ou nós precisamos ensiná-los algo da vida, mas só com o tempo descobriremos qual é esse propósito de DEUS,.

    ResponderExcluir
  8. Bendito seja Deus na sua infinita bondade e misericórdia. Que Deus abençoe a todos nós

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada senhor p pe.Antonio Carlos q nos traz sua palavra. A nossa vida deve ser um constante serviço. Obrigada meu por mais um dia p ser tua serva. 🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos sua benção , Moro em Aquiraz ceará me chamo Silvia ,eu e minha filha Cecília estamos muito felizes em está realizando o propósito , lendo todos os dias o Evangelho é muito gratificante fico muito feliz obrigada, que Deus os abençoe sempre

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja Deus 🙏🙌

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, sua benção,muito bom sermos servo de Deus e aos irmãos, que Deus nos abençoe, servir nos dá alegria em nossos corações, que Deus mim ajude a servir cada dia mais a Deus primeiro e aos nossos irmãos, a minha família também, nos dê paz, amor, alegria e felicidade,para servir, obrigada Pe João Carlos, que Deus abençoe o senhor em sua caminhada da fé. Abraço. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Senhor! Eu creio mas aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado senhor padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Paz e bem...

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre , Deus nós abençoe, hoje e o meu aniversário peço muita saúde e Deus no controle de tudo e vida, obrigada senhor por mais um ano e por tudo ,só gratidão e amor por você.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe.João Carlos, sua Bênção!!Juberlita de São José do Egito, estou lendo o Evangelho todos os dias, a palavra de Deus é muita sabedoria, nos leva a meditar as menores coisas para crescermos no seu AMOR!!!O Senhor tem o Carisma de Amar a Deus e seus irmãos!!Temos muito o que agradecer!!!Amém!!!

    ResponderExcluir
  18. Clenúbia Maria da Costa14/11/23 11:13

    Obrigada, Pe J. Carlos! Ouço a meditação, diariamente.
    A sua didática torna tão claro os ensinamentos de Deus, q ficamos cada vez mais comprometidos!
    Pois ELE mesmo disse, " a quem mais foi dado, mais será cobrado".
    Para mim, o senhor é um ícone na religião católica!Não sei se é sua simplicidade, q lhe faz tão sábio ou se é sua sabedoria, q lhe faz tão simples.
    Rogo a Deus,,q lhe conserve sempre com saúde e lhe dê um crescimento sempre ascendente, em sabedoria, bondade e compromisso.
    Deus abençoe sua vida!

    ResponderExcluir
  19. Agradeço todos os dias da minha vida,sempre me esforçando para ajudar o próximo sem querer nada em troca .Agradeço a Deus e a você padre todos os dias.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado por todos os momentos que nos fazem feliz com a suas palavras mi sinto cheia de alegria em minha alma gratidão

    ResponderExcluir
  21. Olá padre João Carlos a sua benção. Eu amo servir a minha vida inteira é servir. Sou muito grata à Deus. É muito gratificante quando alguém chega pra você e diz aprendi ser humilde com você. Sou uma serva do senhor amo falar de Deus a onde vou

    ResponderExcluir
  22. Maristela Galdino da Silva, Deus seja louvado, tá valendo sim o desafio diário.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Servir é a palavra-chave. Espero continuar servindo aos mais necessitados sempre. Agradeço a Deus por tudo q nos dá e peço saúde mim e para todos e para minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Quero continuar servindo em tudo q posso a todos os necessitados amém

    ResponderExcluir
  24. Que continuemos a buscar a Palavra de Deus e através dela nos aproximemosdos nossos semelhantes com o coração aberto cheio de amor,compaixão e misericórdia.

    ResponderExcluir
  25. Giane Ferreira
    Amém! Que continuemos a buscar a palavra de Deus, sermos umildes e gratidão a Deus.

    ResponderExcluir
  26. Muito profundo. Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Ir. Matilde. Reflexão muito profunda que ajuda rezar. Agradeço a rica contribuição

    ResponderExcluir
  28. Benedito seja á Deus🙏🏾 é pela primeira vez que comento neste link e agradeço a Deus por esta oportunidade de participar. sr.padre costumo ouvir todos os dia a tua pregações ,rezo sempre pela minha família e especialmente a minha filha que está com paralisia cerebral que Deus abençoe sempre o senhor.Falo de Angola -Luanda

    ResponderExcluir
  29. Gratidão pela reflexão do Padre João Carlos. Deus é prioridade
    Servir é graça. Emilia Vasconcelos, de Catende-Pe.

    ResponderExcluir
  30. Padre João Carlos, sempre que possível, lemos o evangelho do dia e sua meditação no Terço dos Homens. É muito gratificante para todos nós. Gratidão a Deus e ao Senhor por tão belas palavras. Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Seu "sim" seja SIM.

  15 de junho de 2024 .   Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum   Evangelho   Mt 5,33-37 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:33 &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS