PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você está precisando subir a montanha.

Você está precisando subir a montanha.


   28 de outubro de 2023.   

Dia de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos

   Evangelho.   


Lc 6,12-19


12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


   Meditação.   


Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


E quase ao término deste mês missionário, celebramos hoje dois apóstolos de Jesus: São Simão e São Judas Tadeu. Mais uma oportunidade, então, para aquecermos o nosso coração missionário.


Olha que grande lição Jesus está nos dando, no evangelho de hoje. Ele tinha uma decisão importante para tomar. Àquela altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o seguia. E ele precisava dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisava tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração a Deus.


A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão precisa encontrar a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus.


E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.





Guardando a mensagem


Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. O Papa Francisco explicou outro dia que “A oração é o coração da missão”. Não podemos acertar nosso caminho, sem o diálogo com Deus, sem uma noite de oração. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.


Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

teus apóstolos aprenderam contigo a estar sempre unidos ao Pai pela oração. Vendo o teu exemplo, em oração na montanha, nos perguntamos se as decisões mais importantes de nossa vida têm sido tomadas dentro de um processo de discernimento, que inclui também um tempo sério de oração. Pela oração, asseguravas que as tuas decisões estivessem de acordo com a vontade do Pai. E são tantas as decisões que um cristão, uma cristã precisa tomar em espírito de obediência ao Pai: a escolha da profissão, o casamento, a consagração religiosa, mudanças importantes na vida profissional e familiar e tanta coisa mais. Senhor, nessas horas, lembra-nos de subir a montanha e a decidir no diálogo com Deus. Assim, poderemos realizar o melhor para nossa vida, o melhor segundo o teu coração. Celebrando, hoje, os teus apóstolos Simão Zelota e Judas Tadeu, queremos renovar nossa adesão e nosso amor à tua Igreja edificada sobre sua fé, seu testemunho e seu martírio. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Ter um caderno para suas anotações espirituais é uma coisa muito útil. Caso você ainda não o tenha, adquira um caderno comum e cole alguma coisa bonita na capa. Ele poderá servir-lhe de diário espiritual. Seria bom, diariamente, registrar nele, ao menos, a palavra do dia. Hoje, inspirado neste evangelho, vou lhe sugerir que escreva uma pequena oração a Jesus, pedindo luzes para tomar suas decisões sempre de acordo com a vontade de Deus.


Comunicando


Compartilho com vocês minha agenda de compromissos no mês de novembro que está chegando.

Dia 10 - Bananeiras, PB: Missa dos Ouvintes
Dia 11 - Campina Grande, PB: Show na Feira Católica
Dia 18 - Matriz de Camaragibe, AL: Show-Mensagem
Dia 24 - Confraternização dos Voluntários da AMA em Aldeia.
Dia 27 - Surubim, PE: Show-Mensagem

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos sua benção gratidão a Deus por mais uma semana um abençoado final de semana para o senhor e sua equipe que Deus lhe abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  2. Pé . Joao Carlos, estou muitíssimo satisfeita de poder ter o acesso a Meditação da Palavra dirigida pelo senhor, iniciando hoje. Que maravilha! Agradeço de coração ao senhor pela oportunidade e a Deus tão grande graça. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Sua direção é muito importante para nos aprofundarmos na palavra de Deus. Abençoado dia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção gratidão por mais um dia que Deus nos conceda muitas graças neste final de semana🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos sua benção, tenha um abençoado final de semana, pesso uma oração para mim que estou com sisto no fígado, no ovário e o nódulo na tireoide.

    ResponderExcluir
  6. Meu Senhor, meu Deus, creio em ti, mais aumentai ainha fé, tudo posso naquele que me fortalece, me ajuda a superar decepções, ingratidões, me dê forças para mais uma vez estar dentro de uma muralha, que me cega na tristeza, me dê forças para demolir essa muralha, Senhor🙏

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos a alegria dos 12 escolhidos entre todos os 72 discípulos, ao mesmo tempo, paramos para pensar na responsabilidade e dedicação que cada um assumia a partir daquele discipulado, naquela decisão, assumindo deixar tudo do mundo e seguir somente os princípios do Reino, os ensinamentos e os exemplos do Mestre Jesus.
    Ainda hoje, DEUS nos faz o mesmo convite que fez aos discípulos para se tornarem apóstolos, afirmo: continua sendo uma responsabilidade muito grande, porquê sabemos que não existe meio Cristão, aquele que escolhe, a isso eu faço eu aceito, aquilo, ou este eu não pratico ou faço mais ou menos.
    Não, desculpem a minha sinceridade irmãos mas, ou somos Cristãos, nos esforçando para sermos autênticos seguidores de Cristo ou não somos, claro a cada segundo estamos aprendendo, buscando ser melhores de coração, mas temos que decidir, devemos ter propósitos, buscar um ideal em tempo:
    Temos que ser Sal da terra e luz para o mundo, e só conseguiremos isto testemunhando nossa fé, vivendo aquilo que professamos no Credo, assumindo o discipulado, servindo, evangelizando e aceitando sermos evangelizados, colocando DEUS em primeiro lugar nas nossas vidas, escolhendo as coisas edificantes do alto, nos tornando cada vez mais íntimos na Sabedoria da Palavra de DEUS, vivendo a caridade e amando o próximo seja os mais fáceis e até mesmo os mais difíceis,.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia .,queria se possível receber o áudio da palavra do dia no meu gmail ..todos os dias ..... sousaeveraldo4@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ou no zap 89_99465_9765. Everaldo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos sou Fozdo Iguaçu Paraná escuto sua meditações todos os dias meu nome Luiz dos Santos pesso muitas muitas orações para família e minha esposa Gilda que é acamada obrigado

    ResponderExcluir
  11. Que Deus abençoe a todos nós com muita saúde e paz no coração. Fortaleça a nossa Fé

    ResponderExcluir
  12. Paulo R Queiroga28/10/23 10:34

    “Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados” ( Lc 6, 18).

    Dois pontos bem distintos deram a força e o ânimo necessários para que aquela multidão fosse ao encontro com Jesus esperando-o voltar da montanha. O primeiro foi a FÉ, virtude sem a qual nossos pedidos perdem qualquer sentido pois é ineficaz pedirmos alguma coisa estando nós já afetados pela dúvida sobre o atendimento. O segundo ponto foi a ESPERANÇA daquele povo com relação ao que pretendia conseguir.

    Mas, lendo ao pé da letra, percebo que todas as graças referidas neste trecho são pedidas para si mesmos: a cura de SUAS doenças e o livramento de SUAS tormentas por possessão de maus espíritos. Nada para os outros?

    Porém, deixando de lado a interpretação literal (coisa recomendável nas leituras bíblicas), quero crer que esta virtude, esteja implícita na referência às doenças e aos maus espíritos. E me permito supor que ela inclua as doenças do egoísmo, da indiferença, da insensibilidade e de outras presentes no nosso dia a dia. Aquelas que nos impedem de pensar seriamente nas necessidades das outras pessoas. Ou bem poderiam ser as doenças que não deixam espaço para pedirmos e trabalharmos em favor dos esquecidos pela sociedade, dos periféricos, dos “invisíveis”, dos que não são ouvidos e tantos outros que pouco ou nenhum auxílio recebem dos que bem poderiam ofertar.

    A que doenças e maus espíritos se refere o texto?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Quero agradecer por tudo q temos e pedir saúde para todos, meus filhos, netos, genros e nora e para mim, meu esposo e toda minha família. Peço a Deus que me dê sempre maís fé e que eu possa, nos momentos difíceis pedi a ajuda de Deus pela oração. Abençoa Senhor o dia de todos nós amém

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que em minhas orações com Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, mim dê luz para decidir minhas decisões que tenho de tomar. Para que Deus mim abençoe e a minha família, com saúde, união,amor e paz. Abençoe nosso Pe João Carlos sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Senhor, eu LHE agradeço pela vida de São Simão e de São Judas Tadeu. Todavia, me conceda a graça para seguir o caminho do apostolado, do profetismo, da cura, da oração e da santificação. Me conceda a graça para ser uma boa morada do Espírito Santo. Me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  16. A escolha carece sempre de um parecer espiritual e isso apenas se consegue em oração e em momentos de aliança divina. Logo os discipulos escolhidos conseguiram exercer o seu papel de continuar a fazer chegar o evangelho a todos precisam da luz divina para fazer o bem ao próximo.
    Ao se manter e com frequente crescimento a igreja é hoje a salvação para este mundo que almeja a paz e a justiça social e isso tem sido possível porque naquela montanha houve uma escolha acertada inspirada em uma oração divina . Bem haja.

    ResponderExcluir
  17. Deus seja louvado por essa mensagem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Parece que o mundo não gosta de você.

04 de maio de 2024    Sábado da 5ª Semana da Páscoa.      Evangelho.   João 15,18-21 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18. &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS