29 de outubro de 2023.
30º Domingo do Tempo Comum
Evangelho.
Mt 22,34-40
Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
Meditação.
Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos (Mt 22, 40)
Na parábola do rei que preparou uma linda festa de casamento para o seu filho, os primeiros convidados rejeitaram com violência o convite para a festa e os seus mensageiros. Esses são os que não acolheram Jesus e tudo fizeram para eliminá-lo. Um grupo muito popular e muito religioso também movimentou-se o tempo todo contra Jesus: os fariseus. No evangelho de hoje, um grupo deles vem ao encontro de Jesus, disposto a desmoralizá-lo. Chegaram com uma pergunta aparentemente inocente: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”.
Os eruditos, os mestres da Lei, os mais estudados dos fariseus, viviam em intermináveis discussões sobre as centenas de mandamentos que eles reconheciam nas escrituras e na sua tradição oral. Qual seria o maior mandamento, como hierarquizar tantas normas? Jesus deu uma resposta convincente. ‘O maior e primeiro mandamento é este: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!”. Na verdade, Jesus recitou o início da oração diária de todo judeu, como está no Livro do Deuteronômio, a Oração do Shemá. Ninguém poderia discordar. E Jesus acrescentou: “O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’”.
Perguntaram pelo maior mandamento, Jesus respondeu com dois mandamentos. Amar a Deus e amar o próximo. Aproximou os dois, juntou os dois. Uma coisa não pode ser desligada da outra. Como escreveu São João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Essa relação íntima entre o amor a Deus a ao seu semelhante certamente não era uma novidade, já estava na Escritura. Mas, não estava na prática religiosa dos fariseus, que desprezavam os pobres e ignorantes. Não dá para amar a Deus e não amar os irmãos, particularmente os necessitados, os excluídos. E amar, não com palavras, mas com atitudes, obras, compromissos.
A palavra de Jesus, hoje, é um grande ensinamento para nossa vida. Amar a Deus e amar os irmãos. Esse é o mandamento. A prática da religião não é apenas louvar, glorificar, honrar a Deus com nossos cânticos e louvores. Esse amor a Deus transfigura os nossos relacionamentos, ilumina os nossos compromissos, nos compromete com a justiça, o bem, a verdade. Como amar o pai e não reconhecer e amar os outros filhos dele, seus irmãos e irmãs?
Guardando a palavra
O fariseu queria saber de Jesus qual é o maior mandamento da Lei. Jesus respondeu que o maior e primeiro mandamento é o amor a Deus. Mas, este sagrado dever está unido a um segundo, semelhante ao primeiro: amar o próximo como a si mesmo. Não é possível honrar a Deus com verdadeiro amor, sem interessar-se e comprometer-se com o bem dos seus irmãos, filhos e filhas do mesmo Pai. E amar com o coração do Pai é estar atento aos irmãos que estão em maior dificuldade, para incluí-los, para garantir-lhes as oportunidades necessárias, para estar ao seu lado como bom irmão, como boa irmã.
Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos (Mt 22, 40)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
disseste bem: “Toda a Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos”. A Lei e os Profetas são a Sagrada Escritura. Nela, se revela um Deus que ama seu povo, caminha com ele e o socorre na aflição. Nela, o fiel descobre que agrada a Deus e o honra quando o imita no seu amor pelos pequenos, na sua compaixão pelos sofredores, na sua misericórdia pelos pecadores. E depois de ter falado pelos profetas, o Pai nos fala por ti, Senhor Jesus, deixando tudo bem claro. O verdadeiro culto é fazer a vontade do Pai. O verdadeiro adorador é o samaritano que socorre o assaltado quase-morto, na estrada. O verdadeiro amor é o de quem dá a sua vida pelos amigos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Reze, com calma, o Pai Nosso. E veja como Jesus nos faz rezar como filhos, sem deixar ninguém de fora. Todos precisamos do pão, do perdão, da libertação, da vitória sobre o mal. Quando reza o Pai Nosso, você intercede por todos os seus irmãos e irmãs.
Este 29 de outubro é o Dia Nacional da Juventude, evento que reúne os jovens nas paróquias e dioceses de todo o país, com o tema "E todos ficaram saciados" (Mt 14,13). Rezemos por eles.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Muito linda essa reflexão,elas tem mudado minha vida
ResponderExcluirMuito obrigado por tudo quanto tem feito para termos um dia bem abençoado.
ResponderExcluirPerdão Senhor, pelas vezes que quis amar Te e deixei de lado o amor só meu próximo. Perdão
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirQuando Jesus afirma que toda a lei e os profetas dependem destes dois mandamentos, está contemplando o antigo e o novo testamento e nos resumindo todos os outros 8 mandamentos demais, ou seja amando a DEUS sobre todas as coisas, acreditando e assumindo que não há nada nem ninguém que tenha mais importância em nossas vidas e que este mesmo sentimento de amor podemos e devemos transmitir e compartilhar aos nossos irmãos, sem que façamos indiferenças em nada, sem esperar nada em troca, aí sim nos concientisamos do verdadeiro amor.
O manual para seguir e vivermos esses critérios e termos uma vida digna, correta, justa, cristã, Ele já nos deixou o Guia, é a Santa Bíblia, a Sagrada Escritura, e ainda para nos convencer, o Pai submeteu Seu Filho Únigênito para sofrer e morrer da pior forma possível na cruz por nós, assim pagando todos os nossos pecados e nos salvar com a vida eterna. Então meus irmãos nos basta só reconhecer e obedecer, O seguindo com fé, pois mesmo com todas as tribulações e dificuldades, Ele já venceu por nós e se perseverantes formos, com certeza continuaremos salvos em busca da santidade,.
Muito obrigada padre João Carlos, me chamo edna Souza sou de maracaçumé Maranhão, a vários anos acompanho sua meditação, pelo WhatsApp, estou em 4 grupos religiosos de quatro paróquias e recebo todos os dias a meditação compartilho com meus filhos amigos e em outros grupos também é nem alimento diários ouço antes de levantar da cama todos os dias . Comecei recebendo do padre cosmoAlmeuda da paróquia são Pedro apostolo de centro novo do Maranhão ,depois do padre Roberto minora que foi nosso pároco, mais esta em Pernambuco agora ,recebo de irmãos de outras paróquias também e é uma benção lhe ouvir suas meditações são perfeitas . Nós ajuda a ser melhores cristãos. Sou cantora católica, já trabalhei em muitas missal na minhas paróquias em vários cargos em ministérios. Sou católica é amo minha igreja .sua benção.
ResponderExcluirMuito obrigada padre João Carlos, me chamo edna Souza sou de maracaçumé Maranhão, a vários anos acompanho sua meditação, pelo WhatsApp, estou em 4 grupos religiosos de quatro paróquias e recebo todos os dias a meditação compartilho com meus filhos amigos e em outros grupos também é meu alimento diários ouço antes de levantar da cama todos os dias . Comecei recebendo do padre cosmoAlmeida da paróquia são Pedro apostolo de centro novo do Maranhão ,depois do padre Roberto minora que foi nosso pároco, mais esta em Pernambuco agora ,recebo de irmãos de outras paróquias também e é uma benção lhe ouvir suas meditações são perfeitas . Nos ajuda a ser melhores cristãos. Sou cantora católica, já trabalhei em muitas missões Muitos ministeriministérios obrigadas brigada padre João Carlos, me chamo edna Souza sou de maracaçumé Maranhão, a vários anos acompanho sua meditação, pelo WhatsApp, estou em 4 grupos religiosos de quatro paróquias e recebo todos os dias a meditação compartilho com meus filhos amigos e em outros grupos também é nem alimento diários ouço antes de levantar da cama todos os dias . Comecei recebendo do padre cosmoAlmeuda da paróquia são Pedro apostolo de centro novo do Maranhão ,depois do padre Roberto minora que foi nosso pároco, mais esta em Pernambuco agora ,recebo de irmãos de outras paróquias também e é uma benção lhe ouvir suas meditações são perfeitas . Nós ajuda a ser melhores cristãos. Sou cantora católica, já trabalhei em muitas missão na minhas paróquias em vários cargos em ministérios. Sou católica é amo minha igreja .sua benção.
ExcluirResponder
Bom dia padre, Deus nós abençoe, peço por mim e meus filhos nos livra de todo o mal e afasta todo mal de perto de nós e protege minha família, obrigada senhor por tudo ,te amo meu único rei.
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, peço minha benção, é isso mesmo, amar a Deus sobre todas as coisas em primeiro lugar, o segundo amar a teu próximo, como a ti mesmo , é isso que Deus quer de todos nós. Que Deus proteja com saúde, união, solidariedade e muito amor a mim e minha família. Obrigada Pe João Carlos, que Deus abençoe sempre o senhor,pelo envio das meditações,que recebo todos os dias. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia querido padre João Carlos Peço sua benção e agradeço muito por sua meditação que nos reconforta a alma . Glória a Deus e muita gratidão. 🙏🏻🙌
ResponderExcluirGlória a vós senhor Jesus descha bem Claro que devemos amar a Deus sobre todas as coisas o próximo camo acimesmo us cedoseu tentaram engoma jesus más não foi pocivel gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia meu abraço
ResponderExcluirBom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Quero agradecer por tudo que nos concedes todos os dias, e pedir saúde para mim e toda minha família, meus filhos, netos, genros e nora, meu esposo e todos, pois precisamos sempre da tua proteção. Amar a Deus e ao próximo, que sejamos assim sempre amém
ResponderExcluirDeus altíssimo, eu LHE agradeço pela vida de São Narciso. No entanto, me ajude fugir do mal, da idolatria, da violência e da opressão. Me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, do evangelho, da oração, da caridade, da alegria, da misericórdia, da fé, da conversão e da fidelidade. Me ajude vencer as tribulações. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirLindo esse evangelho de hoje eu sempre falo não adianta ir a igreja ⛪️ e fazer tudo errado, temos que amar a Deus e o próximo como a si mesmo.
ResponderExcluirSua benção padre João Carlos gosto muito de ouvir suas explicações sobre a palavra de Deus vivo, o senhor está de parabéns Deus te abençoe sempre com saúde e proteção divina. ❤️🔥
Esse Evangelho vai na alma. Glória a voz senhor ,Boa noite padre João Carlos a paz
ResponderExcluirisso é lindo amem
ResponderExcluir