PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não perca a hora de Deus.

Não perca a hora de Deus.



   27 de outubro de 2023.   

Sexta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum

Dia de Jejum, Penitência e Oração pela Paz



   Evangelho.  

Lc 12,54-59

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

   Meditação.   


Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)

Jesus estava chamando a atenção para uma coisa muito simples: não perder a hora da graça. Aquela era a hora do Messias, a realização da grande promessa de Deus. A hora da graça tinha chegado e as pessoas não estavam percebendo. Reconheciam as mudanças de tempo, sabiam se ia chover, se o inverno seria bom... mas, não estavam reconhecendo os sinais que indicavam o novo tempo que Deus marcou para a humanidade, o tempo do enviado, o tempo da salvação.

Na atuação de Jesus, com boa vontade e com o olhar da fé, eles podiam perceber os sinais de Deus. Os gestos, as palavras, as ações de Jesus apontavam para uma coisa muito importante e definitiva. A acolhida amorosa dos pequenos e dos excluídos, a cura das doenças, a expulsão de demônios, tantos sinais... tudo isso apontava para uma grande realidade: o Reino de Deus tinha chegado. Em Jesus, Deus tinha se aproximado do seu povo para encontrar e salvar a ovelha perdida. Mas, muita gente não estava se dando conta do que estava acontecendo.

Nós estamos na mesma situação e, portanto, merecendo a mesma chamada de atenção. Tem gente informada de toda a programação cultural da capital e dos próximos lançamentos de séries no Netflix, em dia com o último capítulo da novela e por dentro da final do campeonato, mas está completamente por fora de todas as propostas de evangelização que a Igreja está fazendo. Não toma conhecimento da movimentação religiosa de sua Igreja. Nem se apercebe que esse é o tempo da graça, que essa é a hora de Deus em sua vida, em sua história. Não se dá conta que Jesus, o salvador, está entre nós, abrindo-nos o sentido da vida e nos conduzindo para a plenitude da paz.

Com o advento das redes sociais, onde qualquer um pode escrever qualquer coisa ou editar qualquer foto ou vídeo, muita gente vive em sobressaltos, pelas fake news. É uma nova cegueira. Deixam-se ofuscar pela mentira, pelo jogo ideológico e em vez de enxergar uma igreja missionária, movida pelo Espírito Santo, enchem-se de suspeita e passam a disseminar a divisão na própria Igreja.

No tempo de Jesus, muita gente preferiu ver nele um perigo, um falso profeta, um agente de satanás. Assim, fecharam os olhos para a manifestação de Deus, na pessoa do seu Filho encarnado, amigo dos pobres e dos pecadores. Na verdade, encontravam assim boas desculpas para se esquivarem do grande apelo de conversão, de mudança de vida, de fazerem-se próximos dos que estavam caídos à beira da estrada (como na história do bom samaritano).

É o que Jesus estava e está cobrando. Não deixemos a hora da graça passar, reconheçamos a hora de Deus em nossa história.




Guardando a mensagem

Os sinais de Deus e de sua passagem entre nós estão em nossa história pessoal, familiar, social. Seus sinais estão nos acontecimentos dos nossos dias. Há um grande apelo de Deus para nós, nos dias de hoje. Posso lembrar alguns. O apelo para cuidarmos com responsabilidade da Casa Comum, do planeta terra, ameaçado pelas mudanças climáticas. A encíclica do Papa Francisco é um grande apelo a toda pessoa de boa vontade. A hora é essa, enquanto há tempo. O fato de a Igreja ter se debruçado sobre o tema dos Jovens e a fé, em um Sínodo, é um sinal de Deus: é o momento de integrarmos os jovens no caminho de Jesus. A hora de abraçarmos essa causa, que é urgente e decisiva para o futuro da Igreja, é agora. A questão da Imigração é um grande sinal dos nossos tempos. Não se interessar por ela, não abraça-la é negar a evangelho de Jesus, sua atualidade e a sua força de transformação. O Sínodo da Amazônia foi outro sinal de Deus. E a Encíclica Fratelli Tutti: igualmente é uma grande convocação divina à fraternidade universal. A pandemia, com certeza, foi um sinal de Deus, dos grandes. E estamos no meio do caminho de um Sínodo histórico sobre "Caminhar Juntos" (a sinodalidade): depois de dois anos de escuta nas paróquias, dioceses, países e continentes, amanhã se encerra a primeira etapa mundial deste Sínodo, em Roma. Muitos sinais, muitos apelos... não perca a hora da graça, não perca a hora de Deus!

Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tanta coisa significativa acontecendo em nossa história, tantos sinais de Deus em nossa vida... É só abrir os olhos pra ver: estamos no tempo da graça, no kairós de Deus. Ajuda-nos, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a compreender os sinais de tua presença redentora entre nós, fazendo novas todas as coisas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Lembre do pedido do Papa Francisco para que esta sexta-feira, 27 de outubro, seja um dia de oração, jejum e penitência rogando a Deus o dom da Paz. O clamor pela paz, em nossos dias, com certeza, é um sinal de Deus em nossa história.

Comunicando

Na homilia da Missa de ontem, procurei explicar porque Jesus teria dito "que não veio trazer a paz". Seria bom você dar uma olhada nessa pregação. Está no meu canal do Youtube. Mas, já estou lhe enviando o link.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

49 comentários:

  1. Abençoe a minha família Senhor
    Dai-nos saúde e paz ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada

      Excluir
    2. Deus está entre nós! Perdão meu Deus por as vezes achar que estamos abandonados!!

      Excluir
    3. Deus obrigada pela misericórdia.

      Excluir
    4. Anônimo Jesus abençoe a minha vida e de toda a minha família e do meu filho e que reine entre nós a paz!

      Excluir
  2. Deus de paz fé a todos os que mais presae amém

    ResponderExcluir
  3. A PAZ no mundo e no nosso país 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Abençoe a todos nosso Senhor Jesus Cristo! Livrai- nos principalmente da hipocrisia e todo o mal que infiltração da TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO e seus sacerdotes estão fazendo à nossa santa igreja,e que todos procurem se informar do que se trata! Bênçãos de Deus a todos!! ✝️🛐

    ResponderExcluir
  5. Abençoe minha casa minha família e nossa comunidade pai amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abençoe minha família e paz para todos nós 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
  6. Que a paz reine em cada lar, reine no MUNDO!!!🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz para o mundo inteiro principalmente nas guerras.

      Excluir
  7. Jesus obrigada por tudo,por minha família, amigos parentes por tudo que tenho pai, mas tenho certeza que o vou receber muito de te ainda pai.

    ResponderExcluir
  8. Que a paz-e-amor reine mundialmente em todos os países e lares.
    Jesus Cristo.
    Tire toda maldição dos antepassados e presente de minha família.
    Gratidão por tudo .
    Amém

    ResponderExcluir
  9. Glória a voz senhor. A paz de Cristo Jesus para todos

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus,quantas bençãos e graças são derramadas todos os dias em nossas vidas e não percebemos. Quero te agradecer e louvar senhor pelo dom da vida por acordar todos os dias e poder ouvir tua palavra através do padre João Carlos e compartilhar no meu grupo de amigos e familiares. Deus seja louvado!!!

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏 Que A Paz Reine em Todos Os Corações 🙌A Paz De Cristo Jesus Para O Mundo 🌎

    ResponderExcluir
  12. Louvado seja o nome do senhor Jesus Cristo agora e sempre

    ResponderExcluir
  13. Senhor dai-nos a paz que precisamos no mundo, nas nossas casas e família.
    Amém!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre JOÃO CARLOS.
    Louvado seja o nome de JESUS CRISTO hoje e sempre.
    Peço em oração pela PAZ no mundo e o FIM da guerra

    ResponderExcluir
  15. Abençõe a minha família e perdoe nossos pecados e do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abençoe a minha família e meu neto obrigado jesus

      Excluir
  16. Louvado sejas meu Senhor e meu Deus, por todo o tempo que nos dás, para podermos seguir os Vossos caminhos ,e desernimos,para chegarmos a possuir as graças de enxergamos a Vossa Luz.
    Abençoe PE.João ,toda minha família em nome de N.Sr.Jesus Cristo...
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Lucy Anita Rodrigues de Noronha.
    Peço a Deus que o seu Amor e Misericórdia, esteja sempre conosco e perdoe nossos pecados. Que a Paz e a Luz de Jesus cubra o planeta Terra. Que o Bem vença o mal e a Luz dissipa as trevas. O Amor de Jesus e a proteção da Mãe Santíssima Maria, intercedendo por nós, traga a Paz aos países em guerra e ao nosso Brasil, que nos tornemos realmente, o País do Evangelho. Assim seja. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus, reine paz a mim e a todos da minha família, parentes e amigos, por nosso Pe João Carlos e ao mundo inteiro, louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, gratidão por receber as meditações todos os dias,para compartilhar e louvar a Deus. Saúde e paz a mim, a família e a todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Bom dia e muito obrigada senhor Jesus por tudo , nossa proteja e livra de todo o mal, obrigada senhore nossa senhora , amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus concede a paz aos países em guerra, chega o derramamento de sangue.

      Excluir
    2. Misericórdia de todos nós Senhor!!!

      Excluir
  20. Dai-me Senhor, discernimento e sabedoria para perceber e não deixar passar a Tua graça no meu caminhar. Senhor quero aceitar a Tua hora e ver o Teu cuidado ,dai-me força e coragem .

    ResponderExcluir
  21. Peço a Paz pra o mundo inteiro

    ResponderExcluir
  22. Senhor peço a sabedoria a luz a direção certa para não me enganar e deixar passar a tua graça e o teu amor no meu caminhar.
    Peço a graça, saúde, vida e a proteção na minha família. Gratidão a ti Senhor por tudo hoje e sempre. Amém

    ResponderExcluir
  23. Tani Tavares - Manaus Am...Deus seja louvado sobre a minha casa, minha família e o mundo inteiro. Amém!

    ResponderExcluir
  24. Peço pela paz do mundo, cura e libertação da minha família

    ResponderExcluir
  25. Peço a conversão e pela paz, no mundo, e a misericórdia pra todos nós

    ResponderExcluir
  26. Pe. João Carlos! Sou seguidor e de Cristo. O Senhor alerta de estarmos dividindo a Igreja. Não é a realidade. O que ocorre são comentários de palavras e atitudes de alguns Padres e membros que defendem ideologicamente aquilo que não deveria e isso não agrada a tantos. Fé em DEUS!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Padre João Carlos, obgda pela reflexão Evangelho, a abençoe minha amém ✝️🛐

    ResponderExcluir
  28. Glória a Vós Senhor!
    Sabemos que a lei dos homens muitas vez não é justa, mas a Lei Divina (criações de DEUS, natureza, os animais, os sinais, etc..) Seus desígnios sempre serão, pois DEUS é o Justo Juiz!
    Não sejamos hipócritas, pois nosso DEUS nos concede o discernimento em saber o que é certo e o que é errado, assim devemos viver a virtude honestidade, mas quando por um motivo ou outro discordamos de algo com o nosso irmão, Jesus está nos orientando a em tempo perdoar, dialogarmos e entrarmos num acordo amigável, reconciliando as partes e evitar levar a justiça humana, para mesmo quando errarmos, reconhecermos e pedirmos perdão, assim quando reconheçemos os sinais do tempo e entendemos o tempo da Graça, o Kairós, esquecendo da correria do mundo, conseguiremos viver na fé o hoje da Salvação, na esperança e no amor, felizes e fiéis ao nosso Senhor,.

    ResponderExcluir
  29. SENHOR JESUS EU TE PEÇO ABENÇOE MINHA FAMÍLIA FILHOS GENROS E NORA E NETOS, E A PAZ PELO NOSSO PAÍS, E SABEDORIA PARA ENTENDER SEUS SINAIS 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Padre Joao Carlos. Peco sua BENCAO e que DEUS o capacite sempre paraque .possamos viver na fe fié e na espernca no amor felizez e fieis para viver no amor de Deus NOSSO SENHOR

    ResponderExcluir
  31. Senhor Jesus te peço pela sabedoria de enfrentar as dificuldades financeiras e sobretudo a saúde e paz no mundo inteiro. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  32. Perdoa Senhor as nossas fraquezas a e ajuda-nós na conversão e vivermos embaixo da tua graça guiados pelo Espírito Santo.
    Daí-nos discernimento e sabedoria para sermos testemunhos da vossa presença a todos os que vivem ao nosso redor.
    Paz para o mundo e liberta-nos de toda a tentação!!!!
    Amém!!!

    ResponderExcluir
  33. Graças a Deus 🙏
    Misericórdia Sr porque pecamos...

    ResponderExcluir
  34. Paulo R Queiroga27/10/23 11:34

    “Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?” (Lc, 12, 56) – Uma reflexão sobre a paz no tempo presente.

    Difícil tentar extrair uma mensagem de esperança ou otimismo do evangelho de hoje, enquanto temos vivas em nossas mentes as notícias dos tristes fatos que vêm ocorrendo no Mundo. Em especial neste momento, quando nos lembramos dos cidadãos – adultos e, principalmente, crianças – palestinos e israelenses, vítimas da guerra entre o governo de Israel e o Hamas.

    Mas também, à luz do evangelho, devemos avaliar o que estamos fazendo na prática para que a paz entre aqueles povos se torne real.

    Não é fácil, mas sempre é possível achar algo a fazer para o bem das pessoas. Em oposição, a indiferença e a insensibilidade à situação dos sofredores é a própria negação do “evangelho de Jesus, sua atualidade e sua força de transformação”.

    “Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?” (Lc, 12, 56)

    Reflexão embaraçosa, não só no geral, mas principalmente pelo impacto da primeira palavra deste versículo – Hipócritas!

    É embaraçoso examinar a nossa consciência e lá no fundo constatar alguma sombra de hipocrisia quando, por exemplo, nas nossas orações pela paz ficamos na generalidade e não vamos além no sentido de estabelecer empatia ou afinidade com os que realmente sofrem pela ausência de paz. Empatia e afinidade que, quando vivenciadas com sinceridade, nos estimulam a identificar e assumir nosso papel na busca desta paz tão desejada e necessária.

    É embaraçoso e difícil, sim, mas não desanimemos. Continuemos nas nossas tentativas porque “a hora é essa, enquanto há tempo”, como diz o Padre João Carlos no item Guardando a Mensagem de hoje.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Agradeço por tudo q recebo de Deus todos os dia. Senhor peço pela saúde minha e de toda minha família, filhos, netos, genros e nora e de todos e TB daqueles q estão em filas de hospitais sem direito a atendimento. Abençoa Senhor o nosso dia amém

    ResponderExcluir
  36. Senhor do Céu e da Terra, eu LHE agradeço pela vida de São Gonçalo de Lagos. Contudo, me ensine fazer o bem. Me ensine fugir do pecado, do mal e da hipocrisia. Me ensine seguir o caminho do arrependimento, da justiça, da graça, da lei, da reconciliação e da humildade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  37. Amém 🙏 🙏 🙏

    ResponderExcluir
  38. Boa noite ! Obgda pe João Carlos,pelo senhor fazer parte do nosso dia a dia, com esse dicernimento bíblico que nós faz tão bem , é muito nítida a forma como o senhor repassa para nós a homilia do evangelho. Não tenho palavras para descrever.muitoobg

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Padre João Carlos, eu me chama Aureni Clara dos Santos Cabral, moro em Itabela Bahia e recebo suas mensagens de evangelização todos os dias gosto muito da sua reflexão, fui indicada pelo um primo e gostaria de indicar outras pessoas para receber a palavra no zap todos os dias. Como eu faço para indicar essas pessoas a vocês.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Venham a mim.

   18 de julho de 2024.   Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 11,28-30 Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e diss...

POSTAGENS MAIS VISTAS