PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Sem a oração, a correria não leva a nada.

Sem a oração, a correria não leva a nada.



   10 de outubro de 2023.   

Terça-feira do 27a. Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Lc 10,38-42

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

   Meditação.   


Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Normalmente, vivemos ocupados e preocupados com muita coisa. Imaginamos que estamos fazendo muita coisa pela família, pelos outros e até mesmo para Deus. Talvez sua família precise de mais atenção do que de coisas. Com certeza, mais importante do que sua frenética ação é a direção do que você faz.

Jesus entrou num povoado e hospedou-se na casa de Marta. Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava sua palavra. Marta, ocupada com muitos afazeres, reclamou porque sua irmã não a estava ajudando no serviço da casa. Jesus observou que Marta estava muito ocupada com tanta coisa, quando uma só coisa é necessária.

Marta mostrou-se muito trabalhadora, muito preocupada com os afazeres da casa, super atarefada, tudo para receber bem o Senhor. Uma excelente anfitriã. Maria sentou-se aos pés de Jesus, como faziam os discípulos nas escolas dos rabinos. Estava escutando a sua palavra. Como discípula, estava aprendendo, atenta, interessada nos ensinamentos do Mestre. Ouvir a palavra do Senhor é fundamental para encontrar o sentido e a direção do que precisamos fazer. Na palavra do Senhor, o discípulo encontra a orientação de sua ação. Maria é modelo de discípula.

Jesus corrigiu Marta. ‘Uma coisa só é necessária, Marta. Você se preocupa e anda agitada com tanta coisa!’. O que será essa coisa necessária? A coisa necessária foi a que Maria escolheu. Podemos pensar assim: Marta está se ocupando com muitas coisas. Maria está se ocupando de Jesus. Marta atira para todos os lados, nos seus compromissos de dona de casa. Maria, escutando Jesus, está acolhendo uma direção para sua existência e para os seus compromissos.

De verdade, a gente, normalmente, faz muita coisa, corre muito, e sempre há mais o que fazer. O mais importante não é fazer muitas coisas, mesmo que seja para Deus. O necessário mesmo é ocupar-se de Deus, curtir a sua presença, acolher a sua palavra. E assim, encontrar um sentido e uma direção para sua vida e para suas atividades.





Guardando a mensagem

Marta foi uma boa anfitriã, fazendo coisas pra Jesus, ocupada com tantos afazeres na preparação da casa e do almoço. Maria foi uma discípula exemplar, ocupando-se de Jesus, atenta à sua pessoa, à sua palavra. O principal não é fazer coisas para os filhos, por mais necessário que pareça, como é trabalhar, fazer a feira, arrumar a casa, levar o filho para a escola. O mais importante não é fazer coisas pelos filhos ou enchê-los de presentes. É estar ao seu lado, participar de sua vida e do seu crescimento, curtir a sua presença, estar com eles. Estar presente. Isso é o mais importante. Marta se ocupa com muito trabalho. Precisa fazer como Maria: ocupar-se de Jesus.

Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é muito nobre a ação, como também o compromisso do trabalho e o exercício da missão. É santo o tempo da oração, da escuta amorosa da tua palavra, para encontrar sentido para a ação, pra gente não virar escravo do trabalho, mas sermos sempre operários de tua vinha. Sem a oração, Senhor, nossa correria fica estéril. Fazemos muito e colhemos pouco. Com a oração, nosso esforço ganha luz e sentido. Fazemos menos e colhemos mais. Senhor, dá-nos um pouco de Maria, porque de Marta já temos bastante. Tranquiliza-nos aos teus pés, orienta-nos com tua palavra, conduze-nos com a tua luz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Estamos no Mês Missionário, um mês para nos ajudar a crescer no compromisso da missão. E a missão se faz com o anúncio, o testemunho, a caridade, sustentados pela oração, pela comunhão com Deus. 

Comunicando

Participo, hoje, de um festival literário, na cidade de Carpina, a 58 km do Recife. Sábado que vem, vamos encontrar todos os voluntários e voluntárias da AMA, num dia de passeio e confraternização.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

22 comentários:

  1. Parabéns Padre João Carlos pelas meditação da palavra de Deus e muito gratificante para mim e a todos de minha família e amigos que eu envio. Obrigada Deus abençoe e Nossa Senhora de Aparecida um grande abraço de Lucilene Maria 😍👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. Ocupar-me do outro onde Ele está, na calma do amanhecer e na serenidade do entardecer.

    ResponderExcluir
  3. Senhor que eu busque mais sua Palavra seja mais como Maria 🙏 Amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção até amanhã se Deus quiser 🙏

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo alimento diário...

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos reze hoje pelo terço dos homens na capela São José na comunidade vazia da serra aqui em Saloa Pernambuco
    Que o espírito santo nos abençoe e mim prepare cada vez mas a ler e medita o evangelho a santa palavra que nossa mãe Maria passa à frente nos proteja e nossa padroeiro São José mês ilumine amém

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela palvra; bom pra meditação

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos!
    Sua Benção e muito obrigado por suas reflexões diaria na palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pela palavra🤗

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos sua benção obrigado pelo o alimento diário que Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  11. Amém ao Evangelho que Deus continue nos abençoando com muita saúde e paz no coração

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos, escuto diariamente as suas meditações que me engrandecem espiritualmente cada dia mais e rezo todos os dias cinco terços. Pela manhã com padre Alex, às 15 horas o terço da Divina misericórdia, às 17:40 o terço Bizantino com padre Marcelo Rossi e às 18 horas com padre Lúcio Cesquin. Uma das vezes o Sr. rezou uma dezena com ele eu assisti.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre , Deus nós abençoe e proteja a mim e meus filhice tida mi ga famílias.

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho de hoje, é mais um alerta para nós entendermos, que não podemos colocar nada (prazeres, serviços, eventos, conquistas, etc..) nem ninguém (ídolos, amizades, relacionamentos, familiares, etc.. ) como prioridades em nossas vidas, que tenham mais importância do que as coisas que sabemos que edificam e agradam a DEUS, devemos como seguidores de Cristo demonstrando compaixão nos comover sim com as dificuldades e com o sofrimento do próximo, nos colocar a serviço e agir, seja em atitudes práticas ou até mesmo nas nossas intenções oracionais.
    Porque só perseverando dia a dia solidificaremos nossa fé e na busca constante das coisas do alto, na intimidade com a Palavra do Senhor, no amor ao próximo e na prática da caridade, pois entendendo o que o Senhor quer de nós e valorizando os Santos Sacramentos da Santa igreja, dificilmente seremos corrompidos pelos ataques e artimanhas do inimigo, que são constantemente jogados no mundo. Assim obedientes e determinados com certeza seremos mais protegidos e mais abençoados, conforme Maria nossa Mãe celestial e todos os Santos fizeram escolhendo a melhor parte e hoje estão todos na glória intercedendo por nós junto ao Pai, cabe a nós também em fazermos a escolha certa,.

    ResponderExcluir
  15. AMEM há se todos fossem assim como maria

    ResponderExcluir
  16. Celsinho (Taubaté)10/10/23 09:12

    Bom dia a Todos.
    Esta É Uma das Passagens da Bíblia
    Que Não Concordo.
    Maria "Segundo Jesus"
    Escolheu a Melhor Parte:
    Que É Ficar Sentada Sem Fazer Nada
    E Ficar Só Escutando
    Pois qdo Jesus Visitava Seus Amigos:
    "Marta, Maria e Lázaro"
    Ia Com Uma Comitiva de no Mínimo
    12 Apóstolos mais os Seguidores,
    Se Não Fosse Recebido Como A:
    "Marta"
    O Tratava Assim oomo Toda Sua
    Comitiva, Porque Iria Ali?
    Porque Jesus nos seus:
    "Raros Momentos de Lazer e Descanso"
    Escolhia a Casa de Marta.
    Porque Ali Tinha Acolhimento com
    Fartura para Todos,
    Pois Se Fosse para Alguém Ficar Ouvindo
    As Suas Valiossimas e Importantissimas
    Parábolas e Ensinamentos ...
    Poderia Evangelizar em qqer outro Lugar,
    Mas Ali Estava Uma Anfitriã que:
    "Jesus"
    Não Valorizou Sua Preocupação
    com Sua Passagem e
    por Aqueles que o Acompanhavam.
    Jesus Fui Injusto.
    Jesus Não Previsava Desvalorizar
    As Atitudes de Marta
    Que o Tatava como
    Deveria
    para Justificar a Importância de
    Sua Evangelização.
    Na Vida Hoje em Dia
    Esta Passagem Serve Como
    Um Belissimo Exemplo:
    "Para Elogiar Uma Ação
    Não Precisa Desfazer da Outra"
    As Vezes Com Esta Atitude
    Comete Injustiça
    Como Próprio Jesus Cometeu.
    Pensem... nas Atitudes hj em Dia
    Nas Comunidades:
    "As Marias ficam de Papos
    E As Martas no Trabalho".
    Deus Nos Abençoe Sempre.
    Amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, que Deus em sua infinita bondade, nos abençoe e nos proteja, com saúde e paz, que a oração é uma primeira do nosso dia, para depois os afazeres, a meditação, leio todos os dias em primeiro do dia, para que tenhamos um dia abençoado, a mim e minha família, obrigada Pe João Carlos, que Deus abençoe sempre o senhor. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. É um trecho que amo ler e reler...e me sinto realmente um pouco destas duas melheres. Obrigada Pe. J. Carlos

    ResponderExcluir
  19. Que DEUS abencoe o senhor padre pela sua Caminhada sacerdotal e Nossa Senhora sempre cubra com seu manto sagrado amém

    ResponderExcluir
  20. Lindo amei esse evangelho, sou igual Maria só rezo por mim e todos da minha família e as outras famílias da fé em Cristo e pedindo a Deus clemência e misericórdia. 🤣🤣😍sua atenção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  21. Bom dia a todos. Realmente às vezes é difícil conciliar o trabalhar e o orar. Mas precisamos fazer isso. No meio da correria do dia a dia precisamos ter um momento para a oração. Antes de me aposentar era muito difícil, mas sempre procurei ter um momentinho para agradecer e pedir saúde para dar conta de tudo. Obrigada padre João Carlos. Obrigada Senhor por ter me ajudado sempre com meus 3 filhos. Peço saúde para mim e para meus filhos, netos, genros e nora e pra todos. Vamos todos os dias reservar o tempo da oração amém

    ResponderExcluir
  22. Amo,amo muito ouvir a palavra do Senhor Jesus te ama e te abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O que é permanecer em Cristo?

01 de maio de 2024 Dia de São José Operário. Dia do Trabalhador. Abertura do Mês Mariano.   Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangel...

POSTAGENS MAIS VISTAS