PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nós não pedimos riqueza.

Nós não pedimos riqueza.


   11 de outubro de 2023.   

Quarta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Lc 11,1-4

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.


   Meditação.   


Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)

‘Senhor, ensina-nos a rezar’, foi o pedido dos discípulos. No Pai Nosso, Jesus ensinou como e o quê dizer em oração. Está aí um modelo de oração. Era assim que ele rezava. É assim que um discípulo deve rezar. Nos evangelhos, ficaram duas versões dessa prece do Senhor. A de hoje, a de Lucas, é um pouco mais enxuta. Mas, nas duas versões – a de Mateus e a de Lucas – pede-se ao Pai o pão de cada dia.

Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos”. Pedimos o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda, quem cuida de nós. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste de maneira tão bela as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, nosso Pai providente. A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.

Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos ter o suficiente para viver com dignidade. Na verdade, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de valores pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Um coração voltado para a riqueza desvia-se de Deus e faz do dinheiro o seu senhor. Não por a confiança no dinheiro. Como diz o salmo 131: “Põe tua esperança no Senhor”.

Jesus nos ensinou a pedir ao Pai: “Venha o teu Reino”. Em nossa realidade, muitos entre nós estão vivendo dias muito difíceis, numa situação de desemprego. E muitos outros sobrevivendo precariamente na informalidade ou no subemprego. Nosso modelo econômico é perverso: não se preocupa com o emprego e a distribuição de renda. A oração de Jesus nos ajuda a enfrentar essa situação com esperança. Temos um Pai que não nos abandona, que cuida de nós; um Pai que nos abre à solidariedade e ao sentido do bem comum. Ele nos sustenta na esperança que não nos deixa desistir, nos abre oportunidades, nos estimula a buscar alternativas e nova qualificação, nos educa no caminho da justiça e da fraternidade. 




Guardando a mensagem

Os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a rezar. Jesus lhes ensinou como estar em oração, com as palavras do Pai Nosso. Nessa oração-modelo de toda oração cristã, Jesus nos disse para pedir ao Pai, entre outras coisas, o pão de cada dia. Não pedir riquezas, nem para ganhar na loteria. Pedir a graça da sobrevivência com dignidade. É a graça do trabalho, da remuneração decente. Pedir é querer estar em sintonia com o projeto de Deus, que é o Reino. Pedir o pão de cada dia é reconhecer que dele dependemos e prometer que tudo faremos para acolher o seu dom e a sua graça pelo estudo sério, pela qualificação profissional, pelo trabalho honesto, pela solidariedade, pelo compromisso com o bem de todos. 

Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)

Rezando a palavra

“Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação” (Lc 11,1-4)

Vivendo a palavra

Reze muitas vezes, no dia de hoje, à moda de jaculatória: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”.

Comunicando

E o terço mariano, como vai? O desafio desse mês do rosário é rezá-lo diariamente e muita gente está se esforçando para ser fiel à essa prática de piedade. Só lembrando: a oração é a primeira ação missionária. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Deus pai todo poderoso nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa à frente nos livra das tentações amém

    ResponderExcluir
  2. Amém. Sou Francisca Oleni Bezerra de Oliveira de Juazeiro do Norte.

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Quando Um dos discípulos pergunta como rezar a Jesus, Ele apresentou a oração Universal conhecida como Pai Nosso.
    Podemos nos perguntar quantos hoje também dizem não saber rezar, por não praticarem, ou seja, neste mundo cada vez mais dominante, moderno, evoluído, que está cada vez mais nos induzindo a deixar os compromissos humanos que fazem a vontade da carne superarem a necessidade da alma e do espírito que é a oração, se alimentar espiritualmente em comunhão diariamente com Jesus Palavra, Jesus Eucaristia e Jesus caridade.
    Irmãos esse é o objetivo do inimigo, nos distrair para assim não nos restar tempo e não conseguirmos priorizar DEUS em primeiro lugar.
    Acredito que a oração sincera, é aquela que com toda concentração e calma nós entramos em comunhão com o Santo Espírito e dialogamos com o Senhor e Reconhecemos o Amor dEle por nós e por todos, por tudo que nos provê e nos ensina através das situações adversas no dia dia, desta forma quando vivemos sem murmurar reconhecendo que tudo tem um propósito para nossa salvação. Primeiramente O louvamos e agradecemos, depois pedimos as nossas necessidades, más sempre decididos que seja feita conforme a Sua Palavra a vontade do Senhor e não a nossa,.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padreJoão Carlos,
    para mim todos os dias é uma alegria é uma grande evangelização ouvir as suas mensagens.
    Deus o abençoe infinitamente para continuar a ser esse evangelizador.

    ResponderExcluir
  5. Senhor passe a frente de mim dos meus filhos , marido e netas .
    Dai-me a sabedoria de ser fiel

    ResponderExcluir
  6. Amém, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Glória a vós senhor Jesus descha bem Claro que devemos ressa como Eli reso devemos perdoar Pará nós cer perdoado gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tantas coisas boas que enviar para nós obrigada bom dia

    ResponderExcluir
  8. Obrigada tobem por eressas lindas músicas que osenhor nós enviar gratidão por tudo

    ResponderExcluir
  9. Senhor te pesso curar minha filha de tudo essas que ela tá passando da força ame-o filho livra ele de todos perigo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,gostaria de saber se vcs tem um grupo que envia essas mensagens todo dia,eu queria participar
    81981221518

    ResponderExcluir
  11. Senhor vos peço cure minha irmã Solange.

    ResponderExcluir
  12. Senhor eu vós peço que cuida da minha família,meus filhos dando a ele inteligência que cuida da cabeça vdd cada um deles,(Mauro e Ana Laura). Abençoe sempre meu marido(Emerson)no trabalho e em qual quer lugar vai livra do laço do passarinheiro, abençoe a mim(Renatha) me livra de todo mal e abrindo uma porta de emprego, amém!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou nordestina quero participar desse grupo de oração

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos. Obrigada padre João Carlos pela meditação sempre tão esclarecedora. Agradeço hj pela melhora do meu netinho e peço pela saúde dos meus filhos, netos, genros e nora e de toda minha família e minha. Senhor cuida da minha filha q está passando alguns momentos difíceis na família, fazei q tudo se resolva para q ela possa ficar tranquila. Obrigada por tudo Senhor, amém

    ResponderExcluir
  15. Amem . Eu recebo em nome de jesus .

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Pe João Carlos, mim abençoe sempre, que Deus em sua infinita bondade,nos abençoe, com saúde e paz a mim e minha família. Sim, estou rezando todos os dias o terço mariano. Obrigada pelas meditações Pe João Carlos,que Deus abençoe sempre o senhor. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Amém Amém

    ResponderExcluir
  18. Glória a voz senhor senhor que Deus te ilumine padre João Carlos a sua benção. Padre todos os dias eu rezo o terço.

    ResponderExcluir
  19. Deus da esperança, eu LHE agradeço pela vida de Santo Alexandre de Sauli. Contudo, me ajude fugir do aborrecimento, da tentação, da ira, da mágoa, da raiva e da irritação. Me ajude seguir o caminho do discipulado, do perdão, da santificação, da oração, da salvação, da benignimidade, da alegria, da misericórdia e da paciência. Me ajude viver cheio de bondade. Me ajude vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Amém a nós todos...

    ResponderExcluir
  21. Amém.Eu não preciso de riquezas, preciso o suficiente para que a minha família viva com dignidade. Que Deus possa dar o suficiente a todos que precisam.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS