PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Sob a proteção dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Sob a proteção dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael




   29 de setembro de 2023.   

Dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


   Evangelho.   


Jo 1,47-51


Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


   Meditação.   


Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1, 51)


Jesus chamou Felipe para segui-lo. Filipe encontrou-se com Natanael e lhe contou que tinha encontrado o Messias, Jesus de Nazaré. Mesmo cheio de preconceito contra o povo de Nazaré, Natanael acompanhou Felipe que o levou até Jesus. Na verdade, Jesus já o conhecia, para admiração de Natanael. Foi quando Jesus lhe disse que ele iria presenciar coisas muito maiores. “Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1, 51)


Para entender essa palavra de Jesus a Natanael é preciso lembrar o sonho de Jacó, contado no livro do Gênesis cap. 28. Jacó, em viagem, dormindo ao relento, teve um sonho. Viu uma escada apoiada no chão e com a outra ponta tocando o céu. Por essa escada, os anjos de Deus subiam e desciam. Lá, no topo, da escada, lá em cima no céu, estava Deus sentado no seu trono. E ele se apresentou a Jacó. Disse que era o Deus de Abraão, seu antepassado, Deus de Isaac, seu pai. E que lhe daria toda aquela terra por onde ele e sua família peregrinavam.


Qual será o significado desse sonho de Jacó? O que seria essa escada da terra ao céu com os anjos subindo e descendo por ela? Esse sonho foi uma profunda experiência de Deus em que o Senhor revelou ao seu servo uma comunicação direta entre o céu e a terra, entre Deus e o seu povo. Estava aberto um canal de comunicação direta com o Senhor. Os anjos são seus mensageiros, vêm da parte de Deus. E levam a Deus nossas preces, os nossos rogos, nossos louvores. O céu aberto e os anjos indo e vindo pela escada é o tempo novo da comunhão entre o céu e a terra, entre Deus e os seus servos. Esse tempo sonhado por Jacó chegou plenamente com a presença de Jesus entre nós.


É o que Jesus disse a Natanael: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. Note essa parte: os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. O Filho do homem é Jesus. Jesus nos abriu as portas do céu. A escada é ele mesmo. Jesus é a comunicação perfeita com o Pai, é aquele que nos liga ao Pai, é por ele que o Pai nos fala e se comunica conosco. Note que em todas as orações da Igreja, concluímos sempre dizendo: “Por Cristo, nosso Senhor”. ‘Por Cristo’ quer dizer por meio dele. Ele é o mediador entre o céu e a terra, a escada por onde nos comunicamos com o céu e por onde o Pai se comunica conosco.





Guardando a mensagem


Quando Natanael começou a seguir Jesus, o Mestre lhe disse que ele iria ver o céu aberto e os anjos subindo e descendo. Era uma referência ao sonho de Jacó, a comunicação direta entre o céu e a terra. Com Jesus, temos agora um canal de comunicação direta com Deus, o Pai, uma escada por onde podemos ascender ao céu. Lembre o que Jesus falou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. É por ele que chegamos ao Pai. É por ele, que o Pai nos abençoa e nos conduz. Ele é o mediador entre o céu e a terra. Ele é a escada.


Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1, 51)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

hoje festejamos os anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Na visão que Jacó teve da escada que unia a terra ao céu, ele viu os anjos subindo e descendo por ela. Com a tua obra redentora, Senhor Jesus, chegou esse tempo de comunhão entre o céu e a terra. Agora, sim, agora os anjos mensageiros de Deus e portadores de nossas preces podem estar em plena ação. Pois agora, essa comunicação entre o céu e a terra é possível por meio de ti, mediador da humanidade junto do Pai. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Jesus chamou Felipe para segui-lo. E Felipe chamou Natanael para conhecer Jesus. Se hoje, aparecer uma oportunidade para falar de Jesus a alguém... faça como Felipe. Não se deixe intimidar pelo preconceito. Fale do seu encontro com Jesus a essa pessoa.


Comunicando

Chegamos hoje ao penúltimo dia do Curso Bíblico sobre a Carta aos Efésios. Vai ter um tempinho hoje? Você só tem a ganhar.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. O dia amanheceu e eu aqui ouvi-os palavra de Deus através de você padre , obrigado por tantas bençãos! Por Ju, continuo a falar com Jesus 🙏

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos bom dia! Todos os dias ouço a sua meditação da palavra Deus é muito bom ,aprendo muito com senhor padre obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre joão carlos sou Maria de fatima moro no maranhão faz muitos anos que acompanho o senhor através da meditação da palavra muito obrigado tenho aprendo bastante.

    ResponderExcluir
  4. Amém muito obrigada pela meditação seja bendito o senhor Jesus

    ResponderExcluir
  5. Dia abençoado em nome do Espírito Santo
    Purifica senho esse novo dia que seja iluminado em teu nome e que nossa mãe Maria passa à frente amém

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus Pai amado venho te pedir um maravilhoso dia de paz no meu lar e no meu trabalho e onde quer que eu vá amém

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia Padre João Carlos sua benção. Peço intercessão aos os Arcanjo Miguel Gabriel e Rafael pelo nosso Brasil 🇧🇷 por todas as crianças 🙏🏼🙌📖📿

    ResponderExcluir
  8. Ouço a palavra de Deus todos os dias,abastece minha vida.Obrigado padre João Carlos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos a sua benção peço oração para o meu casamento e conversão meu nome Eva e Adenil precisamos de oração amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Padre João Carlos peço sua benção. Só tenho agradecer a Deus por lhe dar tanto ensinamentos, é através de sua missão que hoje não ficamos sem entender o que Jesus nos diz todos os dias. Obrigado Padre João Carlos por tudo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padte que jesus abençoe todos nos amem

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos!!! Daí-né a sua benção e para minha família em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!!! Amém!!!🙏🏻

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós, Senhor
    Arcanjos Miguel, Arcanjo Gabriel, Arcanjo Rafael, Rogai por nós.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de receber e conhecer e gostaria de fazer o curso bíblico. Como farei?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre! Minha irmã compartilhou essa linda postagem e eu hoje começo a segui seguir seus ensinamentos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Que tenhamos um abençoado final de semana para todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  17. Amémmm muitíssimo obrigada pela palavra de Deus que pude ter o privilégio de participar com o senhor. Sua benção 🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre peço sua benção amo ouvir todos os dias a palavra de Deus tem mim ajudado bastate que os anjos interceda a jesus por toda humanidade.

    ResponderExcluir
  19. Glória a Vós Senhor!
    A vontade de DEUS é que sejamos como Natanael, Cristãos autênticos, sem falsidade, aquele que ouviu e acreditou fielmente que Jesus iria passar algum dia debaixo daquela figueira e ficou orando e com uma fé convicta esperando a profecia se cumprir, até o Salvador aparecer, e quando chegou aquele momento tão esperado, o recebeu exclamando: "Rabi, Tu és o Filho de DEUS !"
    Devemos também escolher qualquer figueira que for (altar, capela, monte, quarto, sala, nosso coração, etc..) não importa qual lugar, e orar sem cessar, entrar na intimidade sem desistir e jamais murmurar, temos que confiar que a graça, a súplica que pedimos, clamando a infinita Misericórdia do Pai no tempo dEle alcançaremos e como Ele prometeu ainda contemplaremos com nossa fé perseverante, coisas maiores do alto, assim deve estar nossa fé, nossa esperança,.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia obrigado pela mensagem que me enviou através de um amigo que me manda todos os dias que Deus lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir
  21. Peço suas bênçãos para que eu possa cada dia mais poder ouvir as palavras de Deus helio pereira cardozo de Teresópolis Rj

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Pe João Carlos, peço que mim abençoe sempre, obrigada pelas meditações que recebo todos os dias, é uma benção para mim receber as meditações que o Pe João Carlos, mim manda, é uma satisfação, obrigada meu Deus por tudo que fazem por mim e minha família, com saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Bom dia obrigado está meditacao que faz sentir feliz com Deus o dia todo

    ResponderExcluir
  24. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que possamos sempre ter muita fé como Natanael que teve sua espera atendida no encontro com Cristo. Obrigada Senhor por tudo q me concedes todos. Peço pela cura do amigo Mendonça e do meu netinho Bento amém

    ResponderExcluir
  25. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Tenho muito a agradecer a Deus por tudo q Ele me dá sempre. Hj em especial pela transferência do meu genro q vem para perto de nós finalmente. Pela minha mãezinha TB. Peço pela saúde do nosso amigo Mendonça e do meu netinho Bento. Que Deus dê a cura amém

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde padre João çatlos todos os dias eu escuto o evangelho é muito bom peço que me abençoe sempre Deus te Abençoe sempre com saúde e paz

    ResponderExcluir
  27. Muito linda essa passagem do Evangelho de João. Jesus e a escada entre nós e o Pai. Que Deus nos envie seus Anjos, para que possamos subir cada degrau dessa escada chamada Jesus, até ao céu. Amém

    ResponderExcluir
  28. Há anos que o acompanho cada dia admiro as grandiosas reflexões feita pelo senhor tão clara e esclarecedora fazendo a diferença no nosso dia e como agradecimento compartilho nos meus grupos do whatsapp todos os dias e não canso de pedir a Deus que te abençoe grandemente 🙏

    ResponderExcluir
  29. Adorei..Jesus é o caminho e eu sempre o seguirei.
    Amem

    ResponderExcluir
  30. 0brigada Padre João Carlos!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS