PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O verdadeiro encontro com o Senhor pede conversão.

O verdadeiro encontro com o Senhor pede conversão.

 



  28 de setembro de 2023.  

Quinta-feira da 25ª Semana do Tempo Comum

  Evangelho. 


Lc 9,7-9

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

  Meditação. 


Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).

É Herodes perplexo, ouvindo falar de Jesus. Imaginou logo que poderia ser o próprio João Batista que tivesse ressuscitado. Corriam vozes que se tratava do profeta Elias que tinha voltado ou de algum antigo profeta ressuscitado. O tetrarca Herodes era um sujeito fraco e supersticioso. Para ilustrar sua fraqueza, basta lembrar que, mesmo a contragosto, mandou degolar João Batista na prisão para atender a um capricho da amante.

Herodes, um governante sem legitimidade, já vivia assustado pela sua impopularidade e pela repressão com que tratava os descontentes do seu regime. Ele era um dos monarcas sustentados pela aliança com o império romano. E comandava a Galileia, a região onde Jesus morava. Violento, cruel e inseguro, Herodes assustou-se com o que ouviu falar de Jesus.

“Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” Assim preocupado, Herodes procurava ver Jesus. Se Herodes não estivesse tão preocupado com seu poder (para não perdê-lo), poderia ter se valido desta sua perplexidade para ter um encontro verdadeiro com Jesus. Com certeza, abrindo o coração, esse encontro poderia levá-lo à conversão de sua vida de luxúria, violência e pecado.

De toda forma, a chance de encontrar-se com Jesus, Herodes teve. Na Paixão, três anos depois, Pilatos, tentando se livrar do caso, mandou Jesus como prisioneiro a Herodes. Mas, Herodes não soube aproveitar a ocasião para aproximar-se com respeito do Senhor e deixar-se interpelar pelo seu Evangelho. Cego pela vaidade, na euforia da bebida e arrotando soberba, Herodes só se ocupou de zombar de Jesus ou de querer arrancar-lhe um número de espetáculo para deleite de sua corte. Tratou Jesus como um mágico, um palhaço, humilhado pela prisão e pelos maus tratos. Jesus detido, amarrado, ficou calado. Não respondeu a nenhuma pergunta daquele monarca adúltero, violento e cruel. Mesmo ficando frente a frente com Jesus, Herodes não se deixou tocar pela graça e pelo amor de Deus.




Guardando a mensagem

A admiração de Herodes por João Batista não o impediu de mandar matar o profeta. Não basta a admiração pelo Senhor, por suas palavras ou por sua Igreja. É preciso conversão, mudança de vida, a partir do reconhecimento de sua vida errada, com o firme propósito de consertá-la. Não podemos deixar a graça passar. Jesus não é uma ameaça. Ele é a grande chance para nos libertarmos de uma vida vazia, tocada à vaidade. Herodes também teve a chance de se encontrar com Jesus. O verdadeiro encontro com o Senhor pede conversão, acolhida da graça de Deus numa vida nova. Mateus é um bom exemplo. Abandonou a mesa dos impostos para seguir Jesus. Zaqueu é um bom exemplo. Na vida nova da graça, dividiu seus bens com os pobres e reparou o prejuízo que causara às pessoas. Herodes não, Herodes é um mau exemplo.

Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
como disseste, é o Pai quem nos revela quem tu és. É o Santo Espírito quem nos leva a viver em comunhão contigo e com o Pai. Que de cada encontro contigo, saiamos renovados, fortalecidos no caminho do bem e da justiça. Dá-nos, Senhor, a graça de conhecer-te sempre mais e a força para acolhermos de coração sincero a tua Palavra salvadora. Concede-nos, Senhor, perseverança nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça hoje um momento de Exame de Consciência. Pergunte a si mesmo(a) se está respondendo aos apelos de conversão que o Senhor está nos fazendo.

Comunicando

Uma quinta-feira de muitas bênçãos, esta. Às 11 horas, a Santa Missa pela rádio e pelas redes sociais. Às 20 horas, o Quarto 
Encontro do Curso Bíblico. Espero por você. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

20 comentários:

  1. Que o espírito santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa a frente em nossa decisões
    Salve Maria amém

    ResponderExcluir
  2. Amém, bom dia! Sua benção Padre João Carlos,

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Senhor Jesus por tudo o que tem feito em minha vida e na vida dos meus familiares 🙏

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Mesmo Herodes, o tetrarca com toda autoridade naquela época, se quisesse capturar Jesus não conseguiria, porquê, sua intervenção era somente na lei dos homens, e sabemos que Jesus Cristo era e é o Filho escolhido de DEUS Pai.
    Da mesma forma temos que acreditar que se como cristãos autênticos agirmos, sempre negando as coisas do mundo e agindo de acordo a vontade do Pai, nós também seremos protegidos e guardados de todos tipos de maldades, por o Único que tudo pode, o Paráclito, o Defensor, nosso Advogado Protetor, o Justo Juiz, Médico dos médicos, o Eu Sou, pois para Ele não existe impossível para nos amar, nos salvar, nos proteger e nos abençoar de todas as formas como Seus filhos amados. Assim para nos provar este Amor surreal entregou na cruz seu Filho Unigênito para nos dar a vida, e vida em abundância de graças nos garantindo a vida eterna,.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, mim abençoe com saúde, que mim proteja em meu exame, corra tudo bem comigo, seja tudo normal, que Deus abençoe sempre minha família, e ao nosso Pe João Carlos e a todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia gostaria de receber o evangelho todos os dias meu número 85985148903

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. A paz de Jesus e o amor de Maria a todos.

    ResponderExcluir
  8. Sua benção padre João Carlos, obrigada por nos proporcionar tantas coisas boas, peço oração pra minha filha, vai fazer uma cirurgia hoje, Iara Verbena.

    ResponderExcluir
  9. Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo por poder receber o alimento da PALAVRA! AMÉM!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Temos que ter fé e trilharmos os caminhos de Jesus. Obrigada por tudo Senhor e cura meu netinho Bento amém

    ResponderExcluir
  11. Glória a voz senhor

    ResponderExcluir
  12. Pai de infinita bondade, eu LHE agradeço pela vida de São Venceslau. No entanto, me conceda a graça para ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo e da conversão. Me conceda a graça para fugir do pecado, da perplexidade e da embriagues. Me conceda a graça para servir a VOSSA igreja. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. gratidão sempre

    ResponderExcluir
  14. boa noite eu gostaria de receber no numero 99985376449

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de receber a palavra muito obrigada

    ResponderExcluir
  16. Gratidao sempre meu Deus

    ResponderExcluir
  17. Olá bom dia, porque hj sábado o evangelho não chegou, até agora não recebi?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS