PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Concluindo bem o Mês da Bíblia.

Concluindo bem o Mês da Bíblia.


   30 de setembro de 2023.   

Memória de São Jerônimo, tradutor da Bíblia Sagrada


   Evangelho.   


Lc 9,43b-45

Naquele tempo, 43b todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

   Meditação.  


O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44).

Todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Mas, não entendiam o que Jesus dizia. Notaram? Admirados com que ele fazia, mas nem tudo que ele dizia chegavam a compreender. E ele foi claro: “Prestem atenção às palavras que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Aí é que eles não entenderam mesmo. Não pegaram o sentido dessa palavra. E até mesmo tinham medo de fazer perguntas sobre isso.

Pela insistência de Jesus, o que ele está dizendo é muito importante para que ele seja compreendido. “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Quem é o Filho do homem? Jesus, ele mesmo. E ele gostava de se anunciar assim com essa expressão “o Filho do homem”. Essa expressão ocorre no livro do profeta Daniel. Chamar-se a si mesmo de “Filho do homem”, com certeza, era uma forma de sublinhar a sua encarnação, a sua condição humana.

As pessoas estavam admiradas com aqueles sinais que mostravam sua ligação com Deus, sua participação no poder divino: a multiplicação dos pães no deserto, a tempestade acalmada no lago, a cura do cego de Jericó, a ressurreição de Lázaro... Esses são sinais de grandeza, de poder, reflexos de sua condição divina. Mas, ele assumiu a nossa condição humana. Encarnou-se. Nessa condição, será perseguido, condenado, executado. Agora, é claro, isso não podia passar pela cabeça dos discípulos. Pedro mesmo uma vez falou com Jesus, dando-lhe conselho para que ele não dissesse isso. Deus o livraria de qualquer coisa.

Veja você, isso tem repercussão no modo como compreendemos Jesus. Jesus é Deus, mas de verdade fez-se gente, humano. E quando chegasse a hora da Paixão, ele não iria fugir, evadir-se pela força do seu poder divino. Não nos esqueçamos, ao olhar para Jesus, que ele assumiu de verdade a condição humana, no seio da virgem Maria e em nossa história.

Apliquemos também esta compreensão à nossa vida. Mesmo sendo elevados à condição de filhos de Deus, ainda continuamos humanos, sujeitos às doenças, às contrariedades e à morte. Às vezes queremos escapar de nossa precariedade humana. Há quem até cobre de Deus que o livre de qualquer dor de cabeça, de uma doença perigosa, de uma complicação... mas, não podemos nos esquecer que essa nossa vida humana é o palco de nossa história de amor e fidelidade ao nosso Deus. É aqui, na precariedade de nossa vida, que experimentamos e vivemos nossa condição de filhos de Deus. Um dia, na eternidade, nossa condição de filhos de Deus será plenamente revelada.


Guardando a mensagem

Não podia passar pela cabeça dos discípulos que Jesus passaria por tantos sofrimentos e por uma morte cruel. Jesus os preveniu, repetidas vezes, que ele seria entregue nas mãos dos homens. Mesmo sendo Deus, Jesus fez-se humano de verdade, assumindo também o sofrimento, a traição e a morte como parte do seu caminho. Nós, em nossa condição humana, às vezes somos tentados a não aceitar os sofrimentos e as contrariedades que as nossas limitações humanas nos impõem. A encarnação de Jesus foi de verdade, por opção dele e do Pai. Assim, ele santificou o nosso caminho humano. Com todos os seus limites, nossa vida humana é o nosso caminho de santificação e de realização da vontade de Deus.

O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
que no meio de nossas dificuldades e problemas, de nossa fragilidade diante da doença, do sofrimento, expressemos, com fidelidade, o amor ao Senhor nosso Deus e Pai. Com a tua humanidade, santificaste o nosso caminho humano. Com a tua Paixão, encheste de sentido o percurso de nossos sofrimentos. Abriste um caminho para a vida, passando pela morte. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade, a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória de São Jerônimo, o grande tradutor da Bíblia Sagrada. Guardemos o seu ensinamento: "Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo". Hoje, abra a sua Bíblia e leia Efésios 6, 10 a 20. 

Comunicando

Temos, hoje, o 6º e último Encontro do Curso Bíblico sobre a Carta aos Efésios. No clima de encerramento, além do conteúdo previsto, vamos mostrar fotos enviadas pelos participantes  e fazer a avaliação de como foi o curso. Nosso encontro começa às 20 horas e seria muito bom ter você com a gente. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Às vezes nossos sofrimentos nos parecem grande demais mas não são nada comparados ao que Jesus sofreu por nós . Saibamos ter fé, confiar, mesmo qdo a vida "bate forte" na gente. Deus nos dê muita fé amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia ! temos que ter muita fé en Deus, o mundo muita gente estão sem Deus no coração. só lembra do nosso Senhor Jesus Cristo quando estão en situações complicadas. aí lenbra do nossa pai eterno. bom dia fica com Deus.

      Excluir
  2. Só queremos bondade mas niquem sabe o sofrimento que o nosso criado teve
    Quem tivesse compaixão da dor si dava mas. Valo da sua vida assim seja amém salve Maria

    ResponderExcluir
  3. Josefa gomes bom dia Padre João Carlos sua benção gratidão por me envia a meditação da palavra tds os dias um abençoado final de semana para o senhor e sua equipe

    ResponderExcluir
  4. Senhor teu sofrimento foi grande por nós, muito amor🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos sua benção. Que Jesus nós dê um final de semana abençoado 🙏🏼🙌📖📿

    ResponderExcluir
  6. Não recebi a meditação pelo WhatsApp no grupo dos associados, vai enviar ainda??

    ResponderExcluir
  7. Muito linda a meditação 🙌🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos linda metitação aprendemos muito cada dia q passa obg meu Deus 🙏

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Jesus Cristo por revelação do Pai sabia como e quando seria a sua morte, más os discípulos nem imaginavam todo o martírio e sofrimento que seria necessário para que eles, nós e todas as gerações fossemos salvos de toda e qualquer intimação e acusação do inimigo, de todo o pecado, diante de tudo, Ele obediente aceitou sem impor condição nenhuma, só nos fez um único pedido, que como Ele fez, nós também em momento algum deixemos de confiar no Pai, assim quando pecamos reconheçamos nossas mazelas, nossas fraquezas, nossas imperfeições, quando confessamos e arrependidos pedimos perdão e sendo gratos pela Sua misericórdia infinita continuamos combatendo perseverantes sem murmurar e jamais percamos nossa fé e esperança, pois Ele já venceu por nós. Irmãos acreditemos que para DEUS não existe impossível para nos amar, Ele anseia nossa salvação,.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos sua benção Deus e amor e Fé e alegria tem que tá com ele na tristeza e na alegria sempre perto dele não e sò na alegria sempre buscando o nosso pai sempre visitando a casa dó nosso pai que e a igreja e pra missa amém 🙌🙏

    ResponderExcluir
  11. Gratidão,Pe.João Carlos!!! Jesus Manso e humilde de coração! Fazei nosso coração, semelhante ao Vosso!!! Bom descanso,nesse final de semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Sua bênção Pe João. Que nesse dia nós encontremos o rosto de Cristo nas pessoas presentes em nossa vida.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos, sua benção, peço oração pra mim e pra toda a minha família e pra todos nós,, em especial pra aquelas pessoas que passam por tanto sofrimento , as pessoas com câncer, os que fazem hemodiálise e tantas outras situações, que Jesus tenha misericórdia., peço também orações pra minha irmã Aimeia . Gratidão a Deus e ao senhor por essas meditação.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, que saibamos ouvir aquilo que o senhor têm a nós dizer, que possamos
    crê, entregar e esperar

    ResponderExcluir
  15. Amém Amém gratidão meu Deus por tudo.
    Que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que Deus nosso pai onipotente, nos guarde, nos abençoe, com saúde e felicidade, para mim, minha família, parentes e amigos, e para nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Louvado seja o senhor

    ResponderExcluir
  18. AMÉM 🙇 🙏. OBRIGADA SENHOR POR tudo que fez por nós. GRATIDÃO 💟 PE.JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  19. Jteixeira68.jt@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre joao carlos deus abençoe suas intervençôes que adoro muito🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS