PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A vinha do nosso pai.

A vinha do nosso pai.



  01 de outubro de 2023.  

  26º Domingo do Tempo Comum.  


  Evangelho  



Mt 21,28-32

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”.
Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.



   Meditação.   


Filho, vai trabalhar hoje na vinha! (Mt 21, 28)

Olha a história que Jesus está nos contando neste domingo. Um homem tinha dois filhos. Ele disse ao primeiro: "Filho, vai.  trabalhar hoje na vinha". Esse filho disse que não ia, mas acabou indo. O outro filho disse "Sim, Senhor, eu vou", mas não foi.

Preste bem atenção a estas palavras que o pai diz na história que Jesus contou. ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O homem diz isso a cada um dos seus dois filhos. São quatro palavras: Filho – trabalhar – hoje – vinha.

VINHA – A vinha é uma representação do próprio povo de Deus, vinha do Senhor. É também um modo de falar do Reino de Deus. A vinha é o campo de trabalho a que somos enviados.

FILHO - Não se trata de servo ou de funcionário, mas de filho. Filho é herdeiro. A vinha é sua também, é a sua herança. É assim que o Senhor pede nossa participação na missão, como filhos, não como servos ou funcionários.

TRABALHAR – No tempo de Jesus, o filho trabalhava com o pai, aprendia o seu ofício. Não seria necessário pedir ao filho para ir trabalhar na vinha, a não ser que este estivesse desinteressado, faltando ao seu compromisso ou se esquivando do trabalho.

HOJE - Hoje não é amanhã ou no ano que vem. É hoje. Como no profeta Isaías que Jesus leu na sinagoga de Nazaré: “Hoje, cumpriram-se estas palavras que vocês acabaram de ouvir”. Ou como na casa de Zaqueu, em Jericó: “Hoje, entrou a salvação nesta casa”. Nosso empenho como cristãos na Igreja e na sociedade é hoje, sem adiamentos, sem omissão.

Filho, vai trabalhar hoje na vinha!

O primeiro filho, rebelde, negou-se a ir. Mas, depois, mudou seu comportamento. Foi trabalhar na vinha. Este fez a vontade de Deus. Essa mudança é chamada também nesse mesmo evangelho de arrependimento, conversão. O segundo filho respondeu “Sim, Senhor, eu vou”, mas não foi. Mostrou-se muito obediente, muito atencioso, mas não se integrou na dinâmica de trabalho da vinha, como o pai pediu. Não fez a vontade do pai.

Vamos olhar mais de perto quem é o primeiro filho, o que disse que não ia, mas acabou indo. Jesus mesmo explica: esse filho está representando todos os cobradores de impostos e as prostitutas e, com eles, a grande massa de gente desprezada e marginalizada. Eles são o filho que disse ‘não quero’ com sua vida longe de Deus, mas converteu-se, foi trabalhar na vinha.

E o outro filho, o que disse que ia, mas não foi? Quem ele está representando? Resposta: Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo. Eles praticavam a Lei de Moisés, mostravam-se sempre obedientes e amorosos com Deus, “sim, Senhor”, mas não atenderam o pedido do pai. Rejeitaram a pregação de João Batista e de Jesus. Não creram, não se converteram, não se integraram ao Reino de Deus, a vinha.



Guardando a mensagem

A história que Jesus contou é uma fotografia do que está acontecendo no tempo dele e hoje. Pela evangelização, o Pai está convidando seus filhos e suas filhas ao Reino de Deus. Uns, tidos como gente longe da fé, de cara estão dizendo que não vão. Mas, considerando melhor, integram-se no Reino de Deus, como Mateus, Zaqueu, a Samaritana, a Madalena, o filho pródigo... Eles são o primeiro filho. Outros, já praticantes da Lei, justos, vivem dizendo “sim, Senhor’. Mas, na prática, não vão. Ficam só na conversa. É o segundo filho. Claro, Jesus está nos contando hoje essa história por alguma razão. A minha, eu sei qual é. A sua, você vá pensando para descobrir.

Filho, vai trabalhar hoje na vinha! (Mt 21, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
pela evangelização, estamos sendo convocados a nos integrar na obra de Deus, que é o seu Reino, a sua vinha. Tu, Senhor Jesus, experimentaste que, em resposta à evangelização, uns se mostram muito atenciosos e cheios de promessas, mas de verdade não se convertem, não mudam de vida, não assumem a causa do Pai. Outros, mesmo rejeitando o convite, acabam por converter-se e abraçar a vontade divina, indo trabalhar em sua vinha. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao evangelho com a conversão. Dá-nos nos empenhar, como filhos, para que a tua palavra, na igreja e na sociedade, produza muitos frutos. Que neste mês missionário, exercitemos nossa condição de filhos responsáveis pela vinha do nosso pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Com este domingo, estamos começando o Mês Missionário. 
O tema da Campanha Missionária deste ano é "Ide! Da Igreja local aos confins do mundo". 

Celebro a Santa Missa, hoje, às 16:30 horas, com transmissão pela Rádio Amanhecer. Para acompanhar, baixe o aplicativo da rádio no seu celular.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Padre João Carlos peço que o espírito santo abençoe nosso terço dos homens e nossa capela São João na comunidade sona rural Saloa pé amém
    Salve Maria

    ResponderExcluir
  2. Tenho aprendido muito com o padre João, peço orações para cura e libertação dos vícios do meu filho Elias

    ResponderExcluir
  3. As palavras de Deus são eternas. Que o Santo Espírito nos ensina a viver com mais conversão e sabedoria .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre , Deus abençoe o mês de outubro e nos proteja ,amém, obrigada senhor pelo mês de setembro.e nós livrar de todo o mal. Jesus Cristo meu rei.

    ResponderExcluir
  5. Que sejamos filhos sábios e obedientes a convocação do Senhor de cuidar da vinha, casa de todos. Que unidos façamos crescer seu reino de paz na terra🙌🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe. João Carlos, que possamos sempre ouvir e ler as palavras do Senhor! Sua benção!

    ResponderExcluir
  7. 🙏🙏🙏Que eu possa ser missionário de Jesus

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos sua benção e bom dia povo de Deus, peço benção e proteção ao Senhor nosso todo poderoso a todos meus familiares em especial a meus filhos que tanto faço orações, que nossa senhora interceda a luz divina e que Deus sempre chame a trabalhar em sua vinha.
    Amen

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós senhor 🙏 gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia Deus seija sempre louvado

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    A mensagem da parábola dos dois filhos convidados a trabalhar na vinha, que hoje a Palavra vem nos reforçar é, que a nossa fé deve estar sempre firmada nas ações de um coração obediente e bom e não só traçado numa perspectiva, ou só nas intenções, assim nos ensina também que não podemos momento algum julgar, pelo contrário devemos sempre nos esforçar para servir a vinha do Senhor mesmo que na última hora, se conseguirmos mudar de opinião, cumprir nossa parte com DEUS e honrar nossa palavra com a comunidade e com o próximo, precisamos priorizar as coisas do Alto em primeiro lugar nas nossas vidas, vivendo verdadeiramente a vontade do Pai, pois sabemos, nem todo aquele que diz Senhor Senhor entrará no Reino do Céu. Más todo aquele que põe em prática a Palavra de DEUS.
    Quem quiser salvar sua vida a perderá, más quem perder sua vida por causa de Jesus Cristo e do Evangelho a salvará,.

    ResponderExcluir
  11. Sua benção padre João Carlos muito obrigado pela palavra

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, mim abençoe sempre,que sejamos missionário para cuidar de nossa vinha, eu e minha família, sejamos gratos por tudo, que Deus nos concede em nossas vidas. Abençoando seja nosso dia. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada Padre Joao Carlos, tenho aprendido muito com o Senhor!! Que Deus abençoe o Senhor!!!🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Deus de Todo Poder, eu LHE agradeço pela vida de Santa Teresinha. Contudo, me ensine ter uma conduta correta. Me ensine ser justo. Me ensine fugir do mal, da vanglória, da competição e da maldade. Me ensine ter um bom arrependimento. Me ensine praticar e observar o direito e a justiça. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, da humildade, da adoração, da obediência, da justiça, da consolação, da fé, da ternura, da compaixão, da alegria, da harmonia, da unidade e da comunhão. Me ensine valorizar os outros. Me ensine cuidar do bem comum. Me ensine ter bons sentimentos. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine trabalhar na VOSSA vinha. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS