PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Como corrigir o irmão que errou.

Como corrigir o irmão que errou.



   16 de agosto de 2023.   

Quarta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 18,15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.

     Meditação    


Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)

A comunidade cristã é o lugar da experiência do amor mútuo. Ela é constituída por pessoas amadas pelo Pai, renascidas em Cristo, santificadas pelo Espírito Santo. A comunidade é o lugar do amor, da unidade. É já um reflexo do amor e da comunhão da Santíssima Trindade. Comunidade cristã é a família, a comunidade eclesial da qual você participa, a comunidade paroquial, a Igreja.

Na comunidade, na família, buscamos viver o ideal do amor em Deus, amor que nos gerou como filhos pela evangelização e pelo batismo. Deus nos ama, nós o amamos e procuramos viver em fraternidade, em comunhão. Vivendo em unidade, Jesus está presente conosco. “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”, nos disse o Senhor.

Acontece que esse ideal de amor em família, em comunidade, na paróquia, na Igreja muitas vezes é ferido por atitudes egoístas, deslealdade, ofensas. São pecados contra a fraternidade, a comunhão, contrários ao amor que devemos uns aos outros. E todo mundo tem experiência disso… Gente que, por espírito de orgulho e soberba, humilha o irmão ou a irmã, desconsidera, trapaceia, difama o seu próximo. Gente movida pela inveja, por interesses escusos, por sede de poder.... tem de tudo. Estamos mergulhados na grande experiência do amor de Deus na comunidade, mas somos ainda fracos e pecadores.

Diante disso, vem o ensinamento de Jesus no sermão da comunidade, no capítulo 18 de São Mateus. Jesus oferece um passo a passo sobre como reagir no caso de um irmão, na comunidade, pecar contra você. Somos responsáveis uns pelos outros. Devemos corrigir o nosso irmão. Não podemos deixá-lo no erro e fazer de conta que não temos nada a ver com isso. É o que chamamos de correção fraterna.




Guardando a mensagem.

A correção fraterna é a resposta amorosa e responsável de quem se sente ofendido pelo outro ou na obrigação de ajudar o outro a se conduzir melhor. A maioria das pessoas quando se sente ofendida, na comunidade, parte para a murmuração contra aquele irmão ou irmã e procura isolar aquela pessoa dos seus amigos, dos seus grupos de influência. Errado. O caminho para o restabelecimento da fraternidade é o da correção fraterna. Começa quando você, tendo sofrido uma ofensa, procura o seu agressor para resolver a situação. “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo”, ensinou Jesus. Não dando certo, voltar a conversar na presença de duas ou três testemunhas. Se essas pessoas forem amigos em comum, tanto melhor. Assim, a pessoa se sentirá num ambiente seguro, não de ameaça. Se ainda não se resolver, levar o assunto à própria comunidade ou às suas lideranças. A Igreja deve chamar a atenção daquela pessoa, recordando-lhe o caminho dos discípulos de Jesus, os apelos do Reino de Deus. Não tendo jeito mesmo, então, reconhecer que essa pessoa se excluiu da comunidade, que está fora do caminho do evangelho. Pode, então, tratá-lo como um estranho, não mais como um irmão de comunidade.

Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
não é fácil corrigir o outro. Mas, isso é necessário para o seu crescimento no evangelho. É um sinal de responsabilidade de nossa parte para com ele e para com a comunidade. Como ensinaste, a correção fraterna deve ser feita com caridade e com respeito e percorrendo os passos que nos indicaste. Senhor, também não é fácil receber a correção fraterna. É preciso humildade para reconhecer os nossos próprios erros e espírito de conversão para acolher a graça de Deus e o apoio fraterno na superação de nossas infidelidades. Sustenta-nos, Senhor, no caminho do verdadeiro amor pelos nossos parentes e pelos irmãos e irmãs de comunidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No clima da Semana Nacional da Família, pense em que você poderia colaborar para o crescimento cristão de sua família. A indiferença é o contrário do ensinamento de Jesus. Somos responsáveis uns pelos outros.

Este 16 de agosto nos lembra o aniversário de nascimento de Dom Bosco. Recordar Dom Bosco, neste mês vocacional, é celebrar o cuidado que ele teve com as vocações e sua atenção aos jovens em seu discernimento vocacional.

Comunicando

Neste final de semana, estarei em Fortaleza. No domingo, dia 21, presido a Missa dos Ouvintes da FM Dom Bosco. No sábado, estarei na Livraria Paulinas do centro (Rua Major Facundo), para um breve encontro de espiritualidade, das 10:30h ao meio dia. Você que mora na área metropolitana de Fortaleza é o meu convidado, a minha convidada. É sábado agora, dia 20. E começa às 10:30 da manhã.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



23 comentários:

  1. Deus nos dê sabedoria e inteligência para sempre aceitar a correção fraterna e fazê-la aos que necessitarem. Seja Bendito o nome de Senhor Jesus Cristo, hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  2. Amem,Bendito nome de Jesus,que permite que Eu esteja sempre na sua presença.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção todas amanhã antes de ir Pará meu trabalho que Deus abençoe eu leio a palavra dê Deus amém 🤚

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos a sua benção. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  5. Acordei com uma chamada de WhatsApp do meu cunhado por engano , acredito que foi Deus que me chamou para ler este lindo evangelho, até chorei de emoção,pois senti muita alegria em aprender um pouco mais de como viver seguindo os mandamentos e fazendo a vontade DELE que é a razão do meu viver! Vivo para ELE ,tudo que faço de bom é para a Glória DELE,para agradar lo e mostrar o imenso amor que tenho em meu coração! Converta me SENHOR para que a cada dia eu me torne uma pessoa melhor!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por seus ensinamentos.
    Partilho todos os dias com um grupo de fiéis de várias regiões.
    Deus abençoe o senhor.
    Abraço.
    Ir. Solange Martinez (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom todas manhãs ouvir ,padre João Carlos, minha irmã Estevania, todas as manhãs manda pra mim , antes de ir trabalhar escuto com muito amor e paciência.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre , Deus nós abençoe peço por mim e toda a minha família , senhor tem misericórdia e piedade de nós e proteção para mim e meus filhos , obrigada e perdão pelo nosso pecados, amém

    ResponderExcluir
  9. Glória voz senhor

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja o Senhor para sempre, por esta manhã, pelas suas Palavras, pelos seus ensinamentos, pelo seu Amor para com seus filhos. Amém!!

    ResponderExcluir
  11. AMÉM 🙇 🙏. SAO JOÃO BOSCO ROGAI POR NÓS. AMÉM. DEUS TE ABENÇOE ILUMINE GUARDA SEMPRE PE.JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, peço que mim abençoe, que Deus faça a união de dois irmãos,que estão afastado de nossa família, já fiz de tudo, continuo pedindo a Deus, pela aproximação dos meus irmãos,depois que Deus levou nossa mãe, eles si afastaram, nossa mãe, queria nossa união, mais eles estão afastado. Que Deus abençoe todos nós de minha família, com saúde, paz, união. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Amém!!
    São João Bosco rogai por nós!

    ResponderExcluir
  14. Amém!? Sua benção 🌻📿🛐 Deus lhe proteja e guarde 🙏

    ResponderExcluir
  15. Glória a vós senhor nesse evangelho jesus descha bem Claro que ande tem dóis ou reunidos em meu eu estarei no meio deles gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Sou de Fortaleza, infelizmente no sábado estou trabalhando e não poderei participar desse encontro pois queria ter o prazer de lhe conhecer pessoalmente.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Amém pela palavra 🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Gratidão por tudo q recebo de Deus todos os dias. Peço pela saúde de toda minha família , filhos, netos, genros e nora em especial do Bentinho para q Deus realize o milagre da cura. TB queria pedir pelo sucesso do concurso do meu genro, tão importante na vida profissional dele. E principalmente pela união entre meus irmãos amém

    ResponderExcluir
  19. Amém, amém que Deus continue te abençoando iluminando poderosamente padre João Carlos

    ResponderExcluir
  20. Ó Deus, que curais nossos males, eu LHE agradeço por todos os sinais e prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ensine seguir o caminho do serviço, do discipulado, do profetismo, da união, da humildade, da correção fraterna, da fé e da obediência. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine viver cheio de sabedoria. Me ensine fugir do pecado. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Sua bença Padre João Carlos eu recebo todos os dias o evangelho pela minha comadre Gil Tânia agradeço de coração por ela me mandar todos os dias a meditação Gosto de ler evangelho e ouvir também me faz muito bem graças a Deus te peço Padre João Carlos que põe uma benção no meus filhos Alex e a Denise meu neto Miguel meu genro Geraldo Matheus meu esposo Ademir amém

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João deste q eu tenho ouvido a palavra de Deus, eu sempre tenho também transmitindo para todos a gente

    ResponderExcluir
  23. Louvai seja o Senhor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS