PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O mundo necessita de profetas.

O mundo necessita de profetas.




   29 de agosto de 2023.   

Memória do Martírio de São João Bastista


   Evangelho.   


Mc 6,17-29

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.


   Meditação.   


Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão (Mc 6, 17)

Hoje, temos, na liturgia, a memória do martírio de São João Batista. O profeta João Batista estava preparando o povo para o novo tempo do Messias. Ele tinha feito críticas ao rei Herodes, porque ele estava vivendo com a cunhada. Na primeira oportunidade, a mulher conseguiu que o profeta fosse preso. No aniversário do rei, sua filha dançou e encantou os convivas e o rei prometeu dar-lhe o que pedisse. Pronto, a mãe soprou: a cabeça de João Batista. Assim, mataram o profeta, para tristeza e desorientação do povo que o seguia. 

Quando o Batista foi preso, Jesus tomou uma decisão: voltar para a Galileia e começar o seu ministério. Quando correu a notícia da morte do profeta, o povo sofrido acorreu a Jesus. É o texto que segue à morte do Batista. Jesus deu atenção àquela gente sofrida, cheio de compaixão. Foi naquele dia em que ele, a partir de poucos pães e peixes, alimentou mais de 5 mil pessoas. Reviveu-se a cena do deserto, quando Deus alimentava o seu povo peregrino com o maná. Foi um verdadeiro banquete. Esse banquete de Jesus com o povo naquele lugar deserto é exatamente o contrário do banquete de Herodes, no seu palácio. Lá, foi servida, numa bandeja, a cabeça do profeta João Batista. Foi um banquete de morte. O de Jesus, foi um banquete de vida, de fé, de solidariedade. Foi assim que Jesus reagiu à morte de João Batista. 

As comunidades cristãs quando contavam essa história, mais de 30 anos depois pondo-a por escrito, estavam sofrendo grande perseguição. Os cristãos que moravam em Roma estavam sofrendo grande violência, acusados de todo tipo de barbaridade. A comunidade de Jerusalém já tinha passado por um momento muito difícil, no tempo de Estêvão, o diácono que foi morto a pedradas. E nos três primeiros séculos, os cristãos foram submetidos a muito sofrimento: expulsão das cidades, prisões, sequestro dos seus bens, humilhações e morte nas arenas em espetáculos públicos. Nesse primeiro período da Igreja, a leitura do martírio de João Batista inspirava os cristãos a se manterem firmes e fiéis, na perseguição. 

Para nós que estamos lendo esse texto, hoje, qual será a mensagem? Eu fico pensando quão séria é a nossa condição de seguidores de Jesus. Somos filhos de Deus, temos o evangelho como nossa regra de vida, somos também nós portadores da mensagem do Reino de Deus ao mundo. Tudo isso é graça de Deus em nossa vida, mas também uma grande responsabilidade. Uma graça que nos pede fidelidade, perseverança, mesmo nas adversidades ou nas perseguições. O martírio de João Batista há de ser uma inspiração também para nós. 


Guardando a mensagem

A narração do martírio de João Batista inspirou as primeiras comunidades cristãs a se manterem fiéis e perseverantes, apesar das dificuldades e das perseguições. De alguma forma, a narração já vai preparando o leitor para os fatos da paixão e morte de Jesus. Ele levou sua missão até o fim, com firmeza e detemor. Venceu, ressuscitou, por sua fidelidade ao Pai e à missão que dele recebeu. Para nós que lemos hoje esse texto, o martírio de João Batista nos chama também a levar a sério nossa condição de discípulos e seguidores de Jesus. Tomemos distância de uma vida cristã medíocre, acomodada, descomprometida. 

Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão (Mc 6, 17)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus, 
ficamos imaginando como recebeste a notícia da prisão e depois da morte do profeta João Batista. Ele estava preparando e purificando o povo para acolher o novo tempo que chegara contigo. Ele tinha te apresentado como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E, mesmo a contragosto, tinha te batizado no Rio Jordão. Um homem de Deus, um profeta. Que perversidade o rei da Galileia fez com ele. Mas tu, Senhor, longe de cederes ao medo, exatamente naquele momento iniciaste teu ministério de vida e salvação. Concede, Senhor, que o exemplo de João Batista nos anime a viver o evangelho com seriedade, com perseverança, com fidelidade. Os momentos de prova, Senhor, nos fortaleçam. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Veja se há na sua vida cristã algum sinal de acomodação, de fuga do compromisso. Já sabe o que fazer. 

Comunicando

Setembro vem chegando. No mês da Bíblia, vamos estudar a Carta aos Efésios. 

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

17 comentários:

  1. Senhor ilumine padre João Carlos, ilumine ao 92 anos de meu pai , ilumine minha filha🙏 Que tenhamos compaixão o que não teve Herodes🙏

    ResponderExcluir
  2. Que essas palavras perdoe os meus pecados e me conduza a vida eterna 🙏

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Deus te abençoe sempre padre João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos ti peso oração por mim que tô esperando uma cirurgia no nariz
    Com fé em Deus vô vencer esse problema amém

    ResponderExcluir
  6. Tenho buscado reencontrar o caminho da vida comunitária; sempre fui dinâmica e compromissada, mas nas adversidades, desanimamos e afastamos; é o melhor para não “atrapalhar”. Que São João Batista nos inspire sempre anunciar o novo tempo. amém!

    ResponderExcluir
  7. AMEM GRATIDÃO GRAÇA TE DOU MEUSENHORJESUS AMEM

    ResponderExcluir
  8. Senhor perdoa meus pecados e me dê minha saúde e me tire qualquer enfermidade do meu corpo. Amém

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    João Batista foi fiel a DEUS até à sua morte e com certeza morreu em paz, podemos acreditar que tenha realizado tudo que o Senhor tinha planejado para sua missão de vida.
    Sabemos que, quanto mais cristãos fiéis verdadeiros e autênticos somos, mais cobrados, perseguidos, julgados e até excluídos neste mundo seremos.
    Mas sabemos que nada disso tem importância e nem se compara com o prêmio maior que iremos receber, a Coroação na Glória, o Céu, então por isso sejamos cada vez mais decididos, justos e perseverantes, confiando em DEUS seguindo os ensinamentos deixados na Sagrada Escritura vividos por Jesus, pelos profetas e por cada um de seus escolhidos, assim respeitando os mandamentos, sendo exemplo onde estivermos, demonstrando e testemunhando que somos cristãos verdadeiros e autênticos e não podemos nos render aos prazeres deste mundo, sabendo que a todo momento tentarão corromper nossos valores e destruir a nossa fé.
    Então continuamos confiantes que se com nossa vida testemunharmos como João Batista e todos os Santos e Santas fizeram até o fim, jamais conseguirão, pois já no Batismo recebemos a marca da Promessa e a nossa proteção e confiança está em DEUS que fez o Céu e a Terra, só Ele pode nos dar e tirar a vida,.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Obrigada Senhor Jesus por abençoar nossos caminhos com discípulos da tua palavra! Obrigada Padre João por nos ensinar diariamente a palavra de Deus! Tende misericórdia Jesus de todos os enfermos e aos que sofrem, tende piedade de nós, trazei a paz a esse mundo tão conturbado. Abençoe a vida de minha mãe, meus tios, minha família inteira ! Abençoe tbm o Padre João Carlos! Amém 🙏

    ResponderExcluir
  11. Ajuda-nos senhor, tem misericórdia.🙏Eu creio.

    ResponderExcluir
  12. Deus é fiel, o nosso Salvador Nesus Cristo é o nosso exemplo. Que saibamos viver o cristianismo com perdão, com resiliência e compromisso.

    ResponderExcluir
  13. AMÉM 🙇 🙏. DEUS te ABENÇOE PE.JOÃO CARLOS. GRATIDÃO 💟 PELA MEDITAÇÃO MARAVILHOSA CHEIA DE LIÇÃO DE VIDA.

    ResponderExcluir
  14. Deus lhe abençoe Pe. João com saúde e sabedoria

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Obrigada por esse dia, nos proteja de todos os males e não d dê sempre maís. Peço saúde pra toda minha família e para todos e em especial peço a cura do meu netinho Bentinho q tem um problema neurológico amém.

    ResponderExcluir
  16. Que essas palavras perdoe os meus pecados e me conduza a vida eterna 🙏. Padre João Carlos, o senhor é benção de Deus para nos ensinar o que Deus quer de nós.

    ResponderExcluir
  17. Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço pela vida de São João Batista. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do profetismo, da santificação, da fidelidade, da libertação, da obediência e da VOSSA proteção. Me conceda a graça para ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para vencer o medo, o ódio, o sofrimento e o pecado. Me conceda a graça para ser uma boa morada da Santíssima Trindade. Me conceda a graça para ser justo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS