PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Cegos fazendo-se de guias

Cegos fazendo-se de guias




   28 de agosto de 2023    

Dia de Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja


   Evangelho   

Mt 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’
19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.



   Meditação.    


Ai de vocês, guias cegos! (Mt 23, 16)


Os antigos profetas, como Isaías e Jeremias, andaram denunciando a má conduta das lideranças do seu povo. Era comum, nessas ocasiões, usarem a expressão: “Ai de vocês...”. Jesus assume o modo de falar dos profetas diante das lideranças do seu tempo, particularmente em confronto com o grupo de maior influência sobre o dia-a-dia do seu povo, o grupo dos fariseus.

Os fariseus formavam uma grande confraria de homens praticantes da Lei de Moisés. Eles marcavam o ritmo da vida do seu povo, com sua forte influência nas sinagogas, nas praças, nas peregrinações, nas rodas de discussão no Templo de Jerusalém. A elite dos fariseus era formada pelos doutores da Lei, os mais estudados, chamados mestres e tidos como guias do povo. Eles interpretavam a Lei escrita e oral, sufocando o povo com centenas de mandamentos e normas e discriminando os mais pobres, doentes e sofredores.

O evangelho de hoje traz três AIS de Jesus contra os fariseus e os seus mestres. “Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus hipócritas”. E as reclamações são três: fecham o acesso do Reino de Deus ao povo, não entram nem deixam entrar; Quando conseguem converter alguém, fazem dele um ser pior do que eles mesmos; E no fundo, ensinam que os bens materiais têm mais valor do que as coisas de Deus.

Jesus os chama de guias cegos. A cegueira era uma doença muito comum em Israel e em todo o Oriente. Dizem que uma das causas dessa cegueira era o clima. Jesus mesmo curou vários cegos: o de Betesda, o de Jericó e o de Jerusalém. A cegueira é tomada no evangelho como uma representação espiritual da falta da luz de Deus ou da obstinação em não se querer ver. Assim, comparativamente, quem não tem a luz de Deus, quem não tem a fé, está se conduzindo nesse mundo como cego. Houve até aquele episódio da cura do cego, em que Jesus tirou essa conclusão: “Cego mesmo é quem vê, mas não enxerga”. Pois bem, nessa denúncia, Jesus está chamando os fariseus de cegos. Não querem enxergar o Reino de Deus que chegou com ele, não querem reconhecer a obra de Deus que está se realizando com a presença do Messias. E o problema não é só estarem cegos. O pior é que, como cegos, estão conduzindo o povo. São líderes cegos. São guias cegos.

O problema dos fariseus foi um só: de tão apegados às tradições, às leis de Moisés, fecharam o coração para o novo de Deus. Eles não conseguiram perceber a novidade da ação de Deus em sua história. E rejeitaram Jesus, o filho amado que o Pai enviou para comunicar-lhes o Reino de Deus.


Guardando a mensagem

Jesus assume a atitude dos antigos profetas, denunciando abertamente a conduta de um influente grupo religioso, os fariseus. Ele recomendava ao povo que fizesse o que eles ensinavam, mas não imitasse as suas ações. E, corajosamente, colocou-se frente a frente com eles, reprovando sua conduta, com a linguagem dos “ais” dos antigos profetas. Ele os chamou de guias cegos. Além de cegos (sem a luz de Deus, fechados à manifestação do Reino de Deus), são guias cegos (arvorando-se em líderes, querendo conduzir os outros). A aplicação desse texto, nos dias de hoje, não é difícil. Há muito cego fazendo-se de guia, por interesses de todo tipo (econômicos, políticos, religiosos, etc.). Fique alerta! Não vá na conversa deles.

Ai de vocês, guias cegos! (Mt 23, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
identificaste, nos ensinamentos dos fariseus e seus mestres, mais interesse pelas coisas materiais do que respeito pelas coisas sagradas. Senhor, diante do teu evangelho de hoje, te pedimos duas coisas: não nos deixes ser como eles e não nos deixes ser guiados por gente como eles. Teus ensinamentos nos abrem os olhos para corrigirmos qualquer tendência farisaica existente entre nós e para nos acautelarmos contra guias cegos que queiram nos conduzir nesta condição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, é Dia de Santo Agostinho. Depois de uma juventude livre e desenfreada, viveu uma profunda inquietação, na busca da verdade. Para sua conversão, concorreram as orações de sua mãe Mônica, as pregações do bispo Ambrósio de Milão e a leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. Um bom programa para nossa conversão: a oração que fazem por nós, a pregação do evangelho e a meditação da Palavra do Senhor.

Comunicando

Uma palavra de agradecimento a você, por sua amizade e oração, unindo-se a mim e aos salesianos do Nordeste na Missa de Ação de Graças de ontem, pela passagem dos meus 40 anos de ministério presbiteral. Deus nos abençoe.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

34 comentários:

  1. Que essas palavras do Santo Evangelho perdoe os meus pecados. Que Deus abençoe e ilumine sempre o senhor padre,pra continuar por muitos e muitos anos no evangelizando, foi tudo muito lindo na missa ontem, perfeito. Sua bênção.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção. e padre.to muito feliz. tô indo com frequência para missa todos domingo.a missa dê dormindo e muito emportante prá a família eu não Inha muito mais quando agente lendo a palavra de Deus que o senhor manda da muita força e muita vontade dê a casa dó senhor.e sei que ele ficar feliz por agente escutar a palavra deles obrigado padre João Carlos.amém amém 🙌🙏

    ResponderExcluir
  3. até manhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  4. Que o evangelho de hoje converta os nossos corações e nos ajude a seguir a verdadeira felicidade que é Deus. Parabéns senhor padre e que Deus o abençoe proteja sempre

    ResponderExcluir
  5. Auristela Padre te agradeço profundamente os teus ensinamentos, pois eu não entendia a bíblia, lia mas não tinha compreensão e isso me desestimula, hoje depois dos meus 65 anos compreendo graças às suas explicações, graças à sua Meditação da Palavra. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Que a reflexão do testo de hoje nos encaminhe para fazer escolhas de amos, de vida e que juntos possamos caminhar na proposta de Jesus. Obrigada Padre pela sua dedicação em nos trazer diariamente a possibilidade do entendimento!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos
    Quero que reze por mim que tô precisando de cura do nariz
    Tô esperando uma cilugia pelo sus mas vai da tudo certo amém

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo o padre João Carlos pelos 40 anos de ordenação sacerdotal, festejados óntem. Eu chamo-me Espedito Viana da Silva, moro em Caucaia CE na região metropolitana de Fortaleza.
    Sou seu admirador, levo a sua mensagem a alguns grupos, através do watsap.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  9. Que o evangelho de hoje nós conduza a realidade e não deixe que sejamos cegos como os fariseus, Amém

    ResponderExcluir
  10. SENHOR JESUS MIM ILUMINE SEMPRE NOS TEU CAMINHO PARA TE POR QUE EU SOU TOTALMENTE TEU AMEMAMEM

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos. Parabéns pelos seus 40 anos de ministério. Obrigada por nós trazer palavras sábias e de evangelização. Deus o abençoe infinitamente!

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Precisamos saber distinguir preceitos humanos que fazem a vontade dos homens e preceitos Cristãos que tornam virtudes quando obedecemos a vontade de DEUS.
    Jesus nos alerta que o que nos torna impuros são as palavras e os sentimentos negativos que saem de dentro dos nossos corações, mas ao mesmo tempo nos proporciona os antídotos (na caminhada Cristã) para retirarmos qualquer tipo de impurezas e sujeiras dos nossos corações, conseguimos através de um filtro que nunca falha chamado Espírito Santo, Ele não deixa passar nada além do o Amor do Pai das misericórdias.
    Se colocamos nossa confiança Nele, jamais seremos considerados insensatos nem hipócritas e entenderemos também que não nos cabe jurar por motivo algum, pois assim seremos mais puros possíveis e ainda se por um motivo ou outro nos sujarmos, confessando e reconhecendo nosso pecado, quando pedimos perdão na hora somos lavados e purificados no preciosìcimo sangue do Cordeiro,.

    ResponderExcluir
  13. Lourdes de Ouro Preto28/8/23 07:49

    Bom dia, Padre João Carlos e muito obrigado pelos ensinamentos e reflexões, que Deus continue abençoando a Missão do Senhor. 🤲🙌🏼🤝

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos parabéns pelos 40 anos sacerdotais e que Deus ilumine á religião afastando de nós os guias cegos. Amém Amém.

    ResponderExcluir
  15. Padre, eu amei participar da Missão de ontem pelos seus 40 Anos de sacerdócio. No ônibus que saiu de Ouro Preto com Glória, foi tudo maravilhoso que Deus continue abençoando ASSOCIAÇÃO AMANHECER, onde sou sócia com muito orgulho.🙌🏼❤️

    ResponderExcluir
  16. Deus o abencoi pelo seu sim ,nesta missão de Evangelizar seguindo os propostas e os projetos do Mestre Jesus.Parabens.Felicidades.

    ResponderExcluir
  17. Deus abençoe meu e nosso irmão João, continue como o Batista anunciando esse Reino entre nós, por ao menos 40 anos, a exemplo do nosso querido padre Zezinho

    ResponderExcluir
  18. Meu parabéns que Deus abençoe tudo de bom para o senhor Jesus Cristo te proteja sempre sua vida com saúde paz amor que Deus abençoe sempre sua vida 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Sua bênção padre, linda mensagem parabéns

    ResponderExcluir
  20. Parabéns padre João Carlos Ribeiro que Deus e Nossa Senhora continue te abençoando sempre com muitos anos de vida e saúde e que o senhor possam continuar nesse caminho da evangelização amém

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Padre João Carlos. Que benção, 40 anos de ministério!!! Peço orações por minha saúde. Amém

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre João Carlos!
    Tenho a graças de ouvir a palavra todos os dias,enviada por uma amiga.
    Mais hoje quero pedir oração 🙏 perdi um filho a quatro meses, não consigo ter forço cada dia dia a saudade,a certeza de que não vejo mais aumenta. Tenho Ele nas minhas
    orações como minha estrelinha 😭 enterceda a Deus pôr Ele 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nunca nos deixa só, principalmente nos momentos mais difíceis da vida. Rezo para que Deus te dê muita força amém

      Excluir
    2. Obrigada Inês!

      Excluir
  23. Parabéns padre João Carlos por 40 anos que Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  24. Parabéns!!! Pe. João Carlos, bênçãos pela sua linda caminhada de Evangelização. Peço bênçãos pelo Dom da vida de meu Esposo maviael no dia de hj, amém

    ResponderExcluir
  25. Bia tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que Deus siga lhe abençoando e iluminando para q possa nos orientar cada vez mais sobre a Palavra de Deus. Peço pela saúde dos meus netos sempre e em especial pela cura do Bentinho do problema neurológico amém

    ResponderExcluir
  26. Glória a vós senhor padre João Carlos minha gratidão meus parabéns pelos 40 anos de sacerdote Deus abençoe sempre sua vida que atraí desse da tá vinhas muitas acistis amissa em ação de graça foi tudo maravilhoso o bolo muito lindo dou grata a Deus pela sua vida feliz aniversário forti abraço admiro muito osenhor

    ResponderExcluir
  27. Deus altíssimo, eu LHE agradeço pela vida de Santo Agostinho. Entretanto, me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, da ressurreição, da santificação, da conversão, da graça, da paz, da oração, da fé, da caridade e da esperança. Me ensine viver e pregar o evangelho. Me ensine fugir do pecado, da hipocrisia, da insensatez e da idolatria. Me ensine servi-Lo com humildade e amor. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  28. Lindas e profunda as mensagens, Deus os abençõe, 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  29. Sou Maria Glória gosto muito das reflexões do Evangelho, pe João pode me enviar pelo whatsapp 48996344667, aguardo se for possível... Obgda Deus nos ilumine

    ResponderExcluir
  30. Bom dia , como faço para receber os áudios diários do padre José Carlos.

    ResponderExcluir
  31. 83_98803-9406 -zap, para receber os áudios, Antônio Fernandes da Silva Neto.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS