PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nada de máscara, de mentira, de faz-de-conta.

Nada de máscara, de mentira, de faz-de-conta.

 


   30 de agosto de 2023.   

Quarta-feira da 21ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho.   


Mt 23,27-32

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.
29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!”

   Meditação.   


Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).

Jesus foi muito duro com os fariseus. Desmascarou neles a presunção de serem santos e fiéis diante do povo, mas na verdade serem movidos por sentimentos e interesses reprováveis: o desprezo pelos mais pobres ou menos praticantes, o sentimento de superioridade sobre os outros, o exibicionismo de sua piedade, a hipocrisia de suas ações. No evangelho de hoje, os chamou de sepulcros caiados, bonitos por fora, mas podres por dentro. Olha a palavra de hoje: “Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça” (Mt 23, 28).

Nesse confronto com os fariseus, Jesus usa a fórmula dos “ais” dos antigos profetas. É uma forma de denúncia e condenação. O capítulo 23 do evangelho de São Mateus registra sete “ais” que ele dirigiu contra os fariseus. O texto de hoje nos reporta dois deles. E a denúncia é clara: aparentam uma coisa e são outra (são como sepulcros caiados); e são coniventes com a violência, disfarçando homenagem às vítimas (ficam enfeitando os túmulos dos justos).

Bom, essa palavra de Jesus não é mais para reprovar os antigos fariseus que já não existem. Hoje, essa palavra vem para nos corrigir no que exista, em nós ou entre nós, de farisaísmo, de hipocrisia, de culto à aparência. Sim, porque o mundo presta culto à aparência, como eu digo naquela música “Profetas”. Vale mais a fachada, do que o interior. Vale mais a aparência do que a realidade. E é isso que Jesus está recriminando.

E onde a gente precisa se corrigir? Bom, por fora, a coisa já está bonita. É por dentro que precisamos mudar, para sermos tão cordiais com os de casa como o somos com as pessoas de fora; para que o nosso sorriso corresponda aos verdadeiros sentimentos do nosso coração. É um convite, então, para limparmos nosso coração de tanta coisa ruim, de tantos sentimentos negativos, preconceitos, desejos de vingança... Sermos bons por dentro e por fora, sem segundas intenções, nem mascaramentos. E o remédio, qual é? A conversão. Nada de farisaísmo. Nada de máscaras, de mentiras, de faz de conta. Verdadeiros e bons, por dentro e por fora. É assim que Jesus nos quer.

Guardando a mensagem

São sete “ais” que Jesus dirige aos fariseus, usando a fórmula clássica de condenação usada pelos antigos profetas. Nos dois “ais” do evangelho de hoje, Jesus denuncia a falsidade deles. São sepulcros caiados: cara bonita, aparência de santidade, mas movidos a ambições, maldades e a preconceito. Enfeitam os túmulos dos justos: é apenas um disfarce de sua conivência com a violência e a exclusão. Isso tudo Jesus está dizendo, hoje, não mais para os antigos fariseus, mas para o que existir de ‘fariseu’ dentro de nós e em nossa convivência social.

Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a palavra, hoje, é uma chamada de atenção para nós. Como cristãos, precisamos ser coerentes com o que professamos. Não podemos ser pessoas que parecem uma coisa e são outra, que defendem uma coisa e vivem outra. Ah, Senhor, vivemos numa sociedade que valoriza mais a embalagem que o conteúdo. Assim, somos permanentemente tentados a parecer mais do que ser. Ensina-nos, Senhor, a ser verdadeiros, a cultivar uma consciência reta, um coração puro como o teu. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça um exame de consciência. O evangelho de hoje pede pra você corrigir alguma coisa em sua vida?

Comunicando

Como todas as quartas, temos um encontro marcado hoje à noite no meu canal do Youtube. Hoje, vamos receber o professor Luiz Moura e conversar sobre a vocação dos leigos. O programa começa às 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Que essas palavras do Santo Evangelho perdoe meus pecados 🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos
    Que o espírito santo possa visitar minha casa trazendo tudo de mais bom a cura a paz amor e nos afaste de tentações amém
    Hoje peço cura pelos doentes e todas aqueles moradores de rua

    ResponderExcluir
  3. A palavra de hoje, está dizendo para mim, perdoe Senhor me instrua para uma vida mais feliz e com o coração livre de angústia, tristeza.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho de hoje continua falando do Ais, ai de vós, nos alertando que precisamos ser e parecer Cristãos, não só parecer nem só ser, devemos ser Luz para o mundo e Sal da Terra, temos que demonstrar em todas as nossas atitudes por onde passarmos, em casa, nas ruas, na sociedade, no trabalho, seja onde for, precisamos mostrar a todos os exemplos de Jesus, Maria e José, eles nos deixaram na Sagrada família e como todos os outros Profetas e Santos fizeram, precisamos testemunhar nossa fé, deixarmos ser conduzidos pelo Espírito Santo, para assim transmitir ao próximo todos sentimentos bons, amor, perdão, esperança, piedade, misericórdia, bondade, companheirismo e tudo mais que edifica.
    Na caminhada cristã, conseguimos ser melhores pela Graça de DEUS perseverando a cada dia no estado de graça somos purificados com este Amor do Pai e fortalecidos na paz de Cristo vamos garantindo para nós o céu e assim vivendo a autenticidade transmitiremos alegria e levaremos esperanças para os hoje ainda hipócritas, perdidos e desacreditados, também possam em tempo converterem seus caminhos e serem salvos,.

    ResponderExcluir
  5. Amém seja feita a vontade de nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  6. Um abençoado dia a todos 🥰

    ResponderExcluir
  7. AMÉM 🙇 🙏. OBRIGADA SENHOR JESUS PELO PERDÃO DOS MEUS PECADOS , QUE EU POSSA SER MELHOR A CADA DIA OUVINDO O SEU EVANGELHO MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir
  8. Que as palavras do Santo Evangelho perdoe os nossos pecados

    ResponderExcluir
  9. Misericórdia senhor Jesus Cristo 🙏

    ResponderExcluir
  10. Pesso que seja feita a vontade de Jesus Cristo. E que Ele jamais permita que me desprenda da Sua mão

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada pela partilha da palavra, Pe. João Carlos!
    Que Deus vos abençoe e proteja sempre!

    ResponderExcluir
  12. Ó Pai, eu LHE agradeço pela vida de São Félix. Todavia, me ajude trabalhar santamente. Me ajude seguir o caminho do profetismo, do testemunho, da gratidão, da fé e da dignidade. Me ajude evangelizar com sabedoria. Me ajude ser justo, fiel e irrepreensível. Me ajude ter um bom comportamento. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude vencer o pecado, a hipocrisia e a injustiça. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Amém!!! Muito confortável suas meditações.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente trabalhamos na comunidade desse modelo, tudo que se faz tem quem diga, fulana faz melhor, tem comentários maldosos, tem grupinhos e eu me sinto mal com isso, mas quem sabe se eu não estou sendo também como os fariseus?
    Peço muito a Deus pela Igreja e por nós comunitários para que não sejamos sepuclos caiados.
    Obrigada Pe. João Carlos pelos seus ensinamentos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você consegue amar seus inimigos?

     12 de setembro de 2024.    Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 6,27-38 Naquele tempo, falou Jesus aos seus dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS