PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Hora de decisão: seguir a Cristo ou ficar dando voltas em torno de si mesmo.

Hora de decisão: seguir a Cristo ou ficar dando voltas em torno de si mesmo.



   11 de agosto de 2023.   

Memória de Santa Clara, virgem



   Evangelho
.   


Mt 16,24-28

Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino”.



   Meditação.   


De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26)


O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como guia de sua existência, escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. 

Renunciar a ser o centro de sua própria vida e carregar a própria cruz: o peso de suas responsabilidades, as dificuldades e os problemas que lhe tocam. Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre. Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.
O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente a frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.

É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos pra carregar por nossa própria conta)... Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.

Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas desta terra, coisas que passam, que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, para melhorar sua qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante. Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. A ele, retornaremos. O caminho que é Jesus nos leva até ele. É em Deus, a nossa completa realização. E não somente depois, mas já agora. Nele, está a razão e o sentido da nossa existência.




Guardando a mensagem

Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade, nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da rejeição, do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Valerá a pena a vida que trilhar esse caminho.

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o risco é nós sermos seguidores de nós mesmos. Esse sentimento de autonomia é uma coisa positiva, claro. Mas, Senhor, quando leva a pessoa a excluir Deus de sua existência, aí a pessoa fica dando voltas sobre si mesma, sem rumo, nem direção. Sem Deus, que é nossa meta última, nós acabamos endeusando os bens dessa terra ou pessoas que nos pareçam maravilhosas. No fim, os bens passam e as pessoas decepcionam. Senhor, como cristãos, escolhemos um caminho pra seguir. Renunciando a nós mesmos e carregando o peso dessa vida, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, faça uma lista de situações difíceis que você esteja enfrentando atualmente. Depois escreva essas palavras de Jesus: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.

Comunicando

Neste sábado, faço show na cidade de Bom Repouso, MG. No domingo, o show será na cidade de Belo Jardim, PE. Segunda-feira, teremos Encontro dos Ouvintes no Recife, para celebrar os 27 anos da AMA. Na terça, já estarei em Cruzeiro do Sul, AC, para o show na festa de N. Sra. da Glória. Seja tudo para a glória de Deus e o bem do seu povo. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

22 comentários:

  1. Louvado seja Deus que tanto nos amou e deu seu único filho por nosso amor 🌹que todos entendamos o sentido da cruz e possamos viver consoante a vontade de Deus 🌹

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre , Deus abençoe nosso dia , obrigada senhor pelo dom da vida e por tudo perdão e misericórdia, Deus na sua infinita bondade nos proteja de todo o mal e nis livre das citadas das vida , amém

    ResponderExcluir
  3. honra toda glória a nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente e o espiro santo nos abençoe!
    Hoje meu pedido de oração e pra mim que tô passando por um momento muito difícil de respiração tô na fila de espera de uma silurgia
    Mas com fé em Deus vai da certo e vó mim cura em nome de Jesus amém

    ResponderExcluir
  5. Senhor eu creio, eu confio em vós 🙌 aumentai a minha fé,tem misericórdia de nós e do mundo inteiro 🙌, proteja todas nossas famílias 🙏 amém. Assim seja 🙌 louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.Para sempre seja louvado e Nossa Mãe 🙏 Maria Santíssima

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos , louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado. peço oração por mim estou passando um momento de tribulação em minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Deus ele e a verdade e a vida e nossa cruz temos que carregar pois jesus e nosso salvador e nada nos vai faltar .

    ResponderExcluir
  8. Amém, gratidão a Deus por tudo que tem feito por mim e pela minha família abraços que Deus te abençoe hoje amanhã e sempre padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  9. EU SENHOR TE SENQUIREI ATÉ O FIM DA MINHA VIDA TE AMO E TE LOUVO MAIS É MAIS AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  10. DEUS é vida, luz, paz, sem ele nada somos, muita gratidão pelas aprovações que passei em minha vida em tão pouco tempo, foi um milagre. Glória vós SENHOR sempre. AMÉM.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!! Irmãos e irmãs em Cristo Jesus. 🙏🏾 Um final de semana abençoada pra todos.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor 🙌🙏🌹❤️ bom dia Padre João sua benção 🙏 é Deus a nossa completa realização 🙏🙌

    ResponderExcluir
  13. Isabel Abritta11/8/23 10:08

    Bom dia. Meu dia só começa depois de ouvir a mensagem. Obrigada Pe João Carlos por fazer parte dos meus dias e das pessoas para quem envio sua meditação.

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Jesus está nos alertando mais uma vez, com o Amor da Palavra da salvação, que estamos a cada dia construindo o nosso destino final, através da nossa escolha e conduta de renunciar tudo o que for preciso e tomarmos nossas cruzes e O seguir, servindo o Mestre até o fim, isso mesmo a cada momento, a cada pensar e em cada agir, por isso temos que a todo instante nos preocupar em sermos humildes e mansos de coração e testemunhando nossa fé sempre fazer o melhor possível aos irmãos em Cristo.
    De fato, de que adianta a nós ganharmos o mundo inteiro sendo injustos, desleal, corruptos, etc,. mas perdermos a vida eterna ?
    Assim também mais uma vez nos alerta que precisamos estar preparados, que a qualquer momento sem avisar Ele vai retornar ou nós iremos ao Seu encontro,.

    ResponderExcluir
  15. Pé,, meu nome,é Marconi, estive,muito mal,com a sexta e última, depressão,da minha,passei por vários médicos,inclusive,um que me tirou,de uma forte depressão, mas ele não estava,acertando,e então, apareceu,diante de mim um,jovem,psiquiatra de nome,João, Ricardo, chefe da cadeira de psiquiatria,da UFPE,e então ele é eu,nós sintonizados,e houve,a capacidade dele conseguir um tratamento,com uma medicação de excitamina ou seja,o spravato,que eu a denominei de JESUS,até porque ele é o médico dos médicos,e minha mente que estava,toda,desorganizada,começou a se organizar e estou de volta à vida,breve eu,tenho fé, em DEUS,como,sempre tive,desde criança, essas são minhas palavras,e digo,que a harmonia,médicos, paciente,medicamentos, e principalmente, JESUS,me colocou,de pé outra vez,e tenho a fé, inesgotável, que terei,enquanto,aqui eu estiver,nunca mais,terei problema algum,graças à DEUS,EO ESPÍRITO SANTO AMEM. VIVA DEUS.

    ResponderExcluir
  16. Deus seja louvado!!!!! Louvado seja Deus. Amem

    ResponderExcluir
  17. Deus seja Louvado para todo o sempre🙏

    ResponderExcluir
  18. AMÉM 🙇 🙏. NÃO HÁ TRISTEZA MAIOR QUE VER UM FILHO COM DEPRESSÃO, SÍNDROME DE PÂNICO E OUTRAS ENFERMIDADES. DIZENDO QUE NÃO TEM MAIS FORÇA PRA VIVER PENSANDO 😔 😔 EM TIRAR A PRÓPRIA VIDA .NESSE MOMENTO EU FICO PEQUENINA .SOMENTE AS MÃOS DE DEUS ME SUSTENTA NESSA HORA 👋 SE ALGUÉM QUER ME SEGUIR TOMA SUA CRUZ E SIGA-ME. ASSIM SEJA SENHOR JESUS COM FÉ ESPERANÇA EU VOU CONTIGO ATÉ O FIM.

    ResponderExcluir
  19. Ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, eu LHE agradeço pela vida de Santa Clara. No entanto, me conceda a graça para ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para vencer as provações. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do amor, da salvação, da libertação, da fé e da adoração. Me conceda a graça para guardar as VOSSAS leis e os VOSSOS mandamentos. Me conceda a graça para renunciar a mim mesmo, tomar a minha cruz e segui-Lo. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para ter uma boa conduta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite Padre! Suas palavras calaram fundo dentro de mim! Obrigada e Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  21. Sua benção padre João Carlos obrigada por tudo só tenho gratidão

    ResponderExcluir
  22. Eu creio em vós meu pai ,mais aumente minha fé.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS