PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A oração desesperada de um pai.

A oração desesperada de um pai.

  



   12 de agosto de 2023.   

Sábado do 18ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 17,14-20

Naquele tempo, 14chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade de meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!”
17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”. 18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?”
20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.


   Meditação.   


Senhor, tem piedade do meu filho (Mt 17, 15)

Todo pai pede a Deus para que o seu filho venha com saúde. Às vezes, a natureza traz o filho com problemas. Não se pode colocar a culpa em Deus, de jeito nenhum. Deus faz tudo bem feito. O homem ou a natureza é que embaralham as coisas. Muita coisa a ciência ainda não sabe, está pesquisando. O certo é que, venha como vier, os pais recebam a sua criança com todo carinho. E Deus que é pai de todos está sempre por perto para socorrer, abençoar, providenciar o melhor para aquela família. Tenho visto que muitas vezes, por ter um filho com alguma deficiência (autismo, síndrome de down, uma grave alergia e tanta coisa mais...), exatamente por causa da fragilidade do filho, os pais terminam por se aproximar mais de Deus.

Bem na véspera do dia dos pais, nos vem esse belo texto do evangelho de São Mateus. Na cena do evangelho, “um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: “Senhor, tem piedade do meu filho”. Jesus estava no meio de uma multidão. Mas, aquele pai, vencendo qualquer respeito humano, apresenta seu pedido desesperado ao Mestre. Já tinha tentado que os discípulos resolvessem, mas eles não tinham conseguido ajudar. Aproximou-se de Jesus... Aproximar-se de Deus é a atitude número um de um pai. Aproximar-se do Senhor, ficar perto dele. O pai e a mãe, na verdade, já têm uma aproximação com Deus, porque eles participam do seu poder criador. Uma pessoa de fé sabe disso. O nascimento de uma criança é um dom maravilhoso de Deus, pela mediação de um pai e de uma mãe. A paternidade e a maternidade já deixam pai e mãe mais achegados a Deus.

Relendo o texto: Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se... Ajoelhar-se é a atitude de quem está diante de Deus. É uma atitude de adoração, de reconhecimento de sua dependência de Deus. A gente se ajoelha para acompanhar respeitosamente a consagração na Santa Missa ou diante de Jesus Eucarístico, em adoração. Ajoelhar-se é estar diante de Deus, com respeito e em reconhecimento de sua grandeza. Foi ajoelhado diante de Jesus que o pai pediu: “Senhor, tem piedade do meu filho”. Também esta palavra “Senhor” na boca desse pai tem sabor de reconhecimento de que está diante de Deus. Reconhecer que Jesus é o Senhor é uma profunda atitude de fé. A oração desse pai é uma oração de intercessão. E esta é uma das atribuições da missão paterna ou materna: interceder diante de Deus pelos seus filhos, pedir a Deus que os abençoe, os proteja dos perigos, os guarde, livre-os do mal.

“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água”, disse o pai. Ainda hoje quem tem epilepsia é alvo de preconceito. Imaginemos o que não era há mais de 2.000 anos atrás, ainda mais naquele povo antigo que explicava qualquer doença como sendo uma possessão do demônio. Olha a aflição desse pai: seu filho epilético está tendo ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. Imagine o cuidado permanente daquela família com esse filho.

Jesus mandou que trouxessem o menino, ou quem sabe já um adolescente. Dentro da lógica de sua gente, Jesus exorcizou o demônio da doença e o menino ficou bom, naquela mesma hora.




Guardando a mensagem.

Um pai aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e pediu em favor do seu filho epilético. Pela paternidade e pela maternidade, pai e mãe já estão mais próximos de Deus. Ajoelhar-se é um reconhecimento da divindade de Jesus. O pai não foi com dúvidas se Jesus podia ajudar ou não. O pai mostrou, por ter tratado o Mestre de ‘Senhor’ e por ter se ajoelhado, a sua completa confiança em Jesus. Ele pediu clemência para o filho epilético. E Jesus o curou, exorcizando o mal que estava nele. O pai quer sempre o melhor para o seu filho. E nunca pode esquecer de que ele, na obra da geração humana e na obra da educação, é parceiro de Deus.

Senhor, tem piedade do meu filho (Mt 17, 15)

Rezando a palavra.

Senhor Jesus,
no Evangelho, de vez em quando um pai vem ao teu encontro, pedindo em favor de um filho que está em situação desesperadora. Jairo, por exemplo, veio te contar a situação de sua filha adolescente, que havia morrido e pediu tua intervenção. Esse pai do evangelho de hoje, com um filho epilético, implorou a tua misericórdia. A todos, Senhor, tu atendias segundo a sua fé, não segundo os seus merecimentos. Continua, Senhor, ouvindo as preces dos pais e mães de hoje que te apresentam continuamente seus rogos em favor de seus filhos, sobretudo de quem está em perigo na alma e no corpo. Derrama, Senhor, tuas bênçãos sobre os pais, amanhã vamos festeja-los, no seu dia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O melhor presente que você pode dar ao seu pai vivo ou falecido é rezar por ele. O maior presente é, com certeza, oferecer a Santa Missa em favor dele. Então, programe-se para, amanhã, participar da celebração em sua comunidade e oferecer a Santa Missa por seu pai.

Comunicando

Hoje, faço show na cidade de Bom Repouso, MG. Amanhã, domingo, dia dos pais, o show será na cidade de Belo Jardim, PE. Segunda-feira, teremos Encontro dos Ouvintes no Recife, para celebrar os 27 anos da AMA. Na terça, já estarei em Cruzeiro do Sul, AC, para o show na festa de N. Sra. da Glória. Seja tudo para a glória de Deus e o bem do seu povo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Bela meditação obrigada padre

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO SENHOR POR TUDO QUE TEM NA VIDA AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Aquela mesma resposta anunciada por Jesus aos discípulos sobre a cura do menino epiléptico, hoje poderá ser dada a nós, a diferença é que no nosso tempo, temos consciência e sabemos de que Jesus morreu, venceu a morte, ressuscitou e vive no meio de nós.
    Irmãos aí tem que estar nossa confiança, nossa fé, ou seja temos que acreditar que fomos ungidos no batismo pelo preciosícimo Sangue Redentor do Cordeiro, recebemos a marca indelével, a marca da Promessa e este sinal Sacramental, profético e pastoral é para vida toda, assim podemos com uma fé convicta através da Graça recebida, nas nossas orações pela imposição das mãos realizar para DEUS toda cura, libertação e exorcização necessária, desde que seja em nome de Jesus a vontade do Pai.
    Mas precisamos saber que para nos fortalecer temos que a cada dia deixar os prazeres da carne, deixar aquilo que nos impede de estarmos mais na presença da Santíssima Trindade, nos esforçarmos para aumentar nossa intimidade com DEUS, isto é exercitando nossa fé, senão teremos a mesma resposta que os discípulos tiveram naquela época, " Porque a vossa fé é demasiado pequena."

    ResponderExcluir
  4. Concordo em.tudo com vc, meu irmão. Nessa madrugada perdi o sono e comecei a pensar em tanta coisa que preciso renunciar. Sinto minha fé tão pequena!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Pe João pelas palavras peço benção para o meu filho marcelo João que Deus ilumine o caminho dele e dê uma direção a ele em nome de deus

    ResponderExcluir
  6. Senhor eu creio, mas aumentai a minha fé e daí- me a certeza diária da tua presença viva no meio de nós. 🙏🏻Amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre ,Deus nós abençoe a mim e meus filhos ectida a minha família e obrigada por tudo,amém

    ResponderExcluir
  8. 🙏🙏🙏🙏Pelos país, pelos homens e seus exemplos

    ResponderExcluir
  9. AMÉM 🙇 🙏. SENHOR JESUS TEM PIEDADE DOS MEUS FILHOS. PELO MILAGRE DA ORAÇÃO ENTREGO OS DIANTE DE TI . MEU FILHO CRISTIANO ESTÁ MUITO DOENTE , COM DEPRESSÃO SÍNDROME DE PÂNICO E OUTRAS ENFERMIDADES. MAXWELL O MAIS NOVO NASCEU COM NEUROFIBRATOSE ,ELE SEMPRE TÊM QUE INTERNAR PRA REMOVER NEUROFIBROMAS..
    POR EM TI SENHOR A VIDA DELES, SEGURA NAS TUAS MÃOS E QUE VOU CAMINHANDO COM FÉ ESPERANÇA NO SEU AMOR ATÉ O FIM DÁ MINHA VIDA.
    A TODOS OS PAIS DO BRASIL E DO MUNDO, DEUS ABENÇOE ILUMINE SEMPRE. GRATIDÃO 💟 PE JOÃO CARLOS. TUAS PALAVRAS SÃO ÁGUA VIVA QUE ILUMINA, ANIMA INSTRUEM A TODOS NÓS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus abençoe e cure seus filhos. Tenho um netinho com distonia q é um problema neurológico TB.

      Excluir
  10. Senhor! Curai meus filhos! Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos e obrigada Padre João Carlos. Que Deus abençoe todos os pais para q tenham força e fé para curar os problemas de seus filhos. Peço em especial pelo meu genro, Sancho, casado com minha filha Paula, paia do Bentinho que tem um problema neurológico sério q é a distonia. Hj o irmãozinho mais novo, José, de 7 meses vai ser batizado, peço muitas bençãos pra ele e que possa ser TB uma benção para o Bentinho. TB pelo meu outro genro Heyder para q tenha muito sucesso no resultado do seu concurso, amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos e que Deus abençoe e dê forças a todos os pais, principalmente àqueles q têm filhos com problemas de saúde. Peço em especial pelo meu genro Sancho, casado com minha filha Paula, que são pais do Bentinho que tem um problema neurológico sério, distonia. Que ele possa ter sempre muita fé. E pelo irmãozinho do Bentinho de 7 meses q hj se batiza, que seja coberto de bençãos e q possa ser uma benção na vida do Bentinho. TB peço pelo meu outro genro, Heyder, da minha filha Renata, para q tenha muito sucesso no resultado do concurso q realizou, amém

    ResponderExcluir
  13. Muito amor em sua reflexão..

    ResponderExcluir
  14. Excelente comentário Sr Padre, que o Sr nosso Deus continue iluminando com o seu Santo espírito paracleto

    ResponderExcluir
  15. Senhor Padre peço que em nome de Jesus Cristo abençoe meu neto minha filha e meu genro e toda a família dele e a minha amém uma linda mensagem.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O que é permanecer em Cristo?

01 de maio de 2024 Dia de São José Operário. Dia do Trabalhador. Abertura do Mês Mariano.   Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangel...

POSTAGENS MAIS VISTAS