PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Venham a mim vocês que estão cansados e sobrecarregados!

Venham a mim vocês que estão cansados e sobrecarregados!

 


   09 de julho de 2023.   

14º Domingo do Tempo Comum


     Evangelho.    


Mt 11,25-30

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.



     Meditação.     


Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28)

Jesus vê que o grupo dos seus discípulos - homens e mulheres que o seguem – estão cansados, carregados de fardos pesados.

Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus; fardos são também as responsabilidades e sofrimentos da vida; as decepções, o desencanto, os problemas que cada um carrega; a falta de horizonte em muitas situações de uma vida rotineira; a situação de sobressalto que se vive em função dos compromissos com a sobrevivência. Diante desse quadro, de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte e de esperança, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso.

Mas, como Jesus pode aliviar o nosso peso? O seu ensinamento nos liberta de tantos fardos pesados, torna leve a nossa carga. Na verdade, ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. E qual é o ensinamento de Jesus? O maior deles é que Deus nos ama como um pai. Ele cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. Alivia o nosso peso pelo seu ensinamento.

Mas, também alivia o nosso peso pela reconciliação. Jesus nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do nosso pecado e de suas consequências nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso das costas.

O amor ao próximo, que Jesus nos ensina, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nosso trabalho, por amor aos outros, passa a ser um serviço, em sintonia com Deus que nos ama. Também pelo amor, a própria prática religiosa deixa de ser uma obrigação enfadonha para ser um louvor alegre e restaurador.




Guardando a mensagem

Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
estamos sobrecarregados com muitos fardos que nos tiram a alegria de viver, que tornam a nossa vida sofrida e enfadonha. É a exploração no trabalho. É o abatimento na doença. É o esvaziamento de uma vida sem sentido. Para quem está assim fatigado sob o peso de fardos insuportáveis, tu, Senhor Jesus, ofereces a tua palavra, o teu ministério, o teu coração. Tua palavra – a revelação do Pai – desmascara a alienação do trabalho e o liberta para ser uma atividade criativa e prazeirosa. O teu carinho pelos doentes e sofredores ilumina a experiência de sofrimento e de dor, tornando leve o peso da enfermidade e dos limites biológicos de nossa condição humana. Teu amor nos abraça, nos perdoa, nos restaura. A todos, Senhor, com a tua graça, alivia, consola, orienta. Amém.


Vivendo a palavra

No dia de hoje, imite Jesus, ouvindo alguém que está no meio de uma grande dificuldade, prestando atenção ao seu sofrimento e dizendo-lhe palavras de conforto. Muitas pessoas precisam de um ombro amigo, com quem possa compartilhar suas dores.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

41 comentários:

  1. Deus abençoe você que tem, com tanta dedicação à Palavra do Senhor, acompanhado as minhas reflexões. Desejo-lhe um abençoado domingo. Estarei rezando por você na Santa Missa das 17 horas, transmitida pela Rádio Amanhecer. Para baixar o aplicativo da Rádio Amanhecer, clique aqui: bit.ly/AmanhecerApp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/7/23 01:56

      Gratidão Padre João Carlos e que Deus continue abençoando sua vida.🙌🏼🙌🏼

      Excluir
    2. Anônimo9/7/23 07:10

      Sua Bênção, Pe.Lendo a Palavra., se sente a presença de JESUS AMADO.O COSOLO QUANTA GRANDEzA,SURGE EM NOSSOS CORAÇÕES. EU ME SINTO ALIVIADA COM A
      PROVIDÊNCIA DIVINA

      Excluir
    3. Anônimo9/7/23 07:17

      Que o espiro santo nos abençoe nesse dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente e ti ilumine de benção pra esqui nos trazendo essas lindas mensagens amém
      Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado
      Que Deus pai todo poderoso possa ajuda todos desabrigados dessas fortes chuvas e nos de livramento amém

      Excluir
    4. Anônimo9/7/23 10:11

      Bom dia Padre

      Excluir
    5. Anônimo9/7/23 23:04

      Bendito e louvado seja Deus pela vida do Padre João Carlos, Deus o abençoe sempre 🙏

      Excluir
    6. Deus abençoe ao senhor e a todos nós, o senhor que é incansável no serviço na entrega da missão que Deus lhe confiou e o senhor não decepciona nen a Deus, nem aos seus irmãos que o senhor cuida tão amorosamente

      Excluir
  2. Para baixar o aplicativo da Rádio Amanhecer, siga esse link: https://bit.ly/AmanhecerApp

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/7/23 21:22

    Obrigada pela reflexão, padre. Tenho passado por muitas tribulações e hoje decido entregar a Jesus todo meu fardo pois não adianta querer ter controle sobre as situações, ore por mim, estou precisando sair de um casamento abusivo, que Deus me dê forças e restaure minha saúde física e emocional para que consiga atravessar esse momento e viver novos tempos de alegria em minha vida junto aos meus filhos, eu creio em nome de Jesus, amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezando por você. Não podemos resolver tudo. Mas, em Deus, tudo podemos. Confiança nele.

      Excluir
    2. Anônimo9/7/23 10:13

      Deus abençoe sempre sua vida que diante conflitos nós passa essas palavras de conforto

      Excluir
    3. Te desejo muita fé, Deus nunca nos abandona. Confia, tem fé, por mais difícil que seja. DEUS está contigo

      Excluir
  4. Anônimo9/7/23 02:25

    Obrigado pela bênção

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/7/23 03:30

    Bom dia Padre João Carlos sua benção gratidão por me envia a meditação da palavra que Deus lhe abençoe grandemente um abençoado domingo para o senhor e toda sua equipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/7/23 10:13

      Sua benção

      Excluir
    2. Deus a abençoe o seu domingo. Muita paz pra você. E obrigado pelo comentário aqui no nosso Blog da Meditação.

      Excluir
  6. Amém, eu creio que só Jesus pode aliviar a nossa dor. Obrigada por sua palavra Padre João Carlos. Um abençoado domingo para o senhor e toda a sua equipe e também todos os ouvintes e seguidores. 🙏🏼 ✝️ ♥️

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/7/23 05:55

    Padre João Carlos sua benção, sofro muito com os vício do meu esposo, reze por ele, pra Deus tirar esse vício da bebida q atrapalha tanto a nossa convivência familiar, pra q possamos viver em paz a paz q Jesus Cristo nos pede. Amém 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezo, com você, pela libertação do seu esposo.

      Excluir
    2. Anônimo9/7/23 12:59

      Boa tarde, sua benção!
      Obrigada pela reflexão da Palavra que alimenta nosso espírito diariamente 🙏
      Deus o abençoe 🙌!!

      Excluir
  8. Anônimo9/7/23 07:00

    Senhor Deus te peço pela minha filha Juliana e por lau minha amiga🙏 Pela tua vida padre com tanta dedicação 🙏 obrigado Deus por tudo 🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/7/23 07:00

    Padre João Carlos, que bênçãos suas reflexões, recebo de um amigo,e passo para todos os grupo da minha paróquia Aparecida de Alfenas-MG,pastorais e amigos que reflexões lindas uma catequese, não sei começar o fia sem antes ouvir sua meditação pois nos fortaleça para o dia-a-dia,Deus te abençoe grandemente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela mensagem. Desejando receber diretamente a Meditação, entre em contato pelo zap 81 3224-9284.

      Excluir
  10. Anônimo9/7/23 07:14

    Embora nenhum de meus filhos e netos passem por sofrimento e atribulações, hoje reparei por eles em especial.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/7/23 08:37

    Deus é fiel em todo tempo e em todo tempo E lê é bom.🙏🏻

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/7/23 08:45

    BOM DIA PE JOÃO CARLOS .GRATIDÃO 💟 PELA MEDITAÇÃO DA PALAVRA MARAVILHOSA. NAS AFLIÇÕES DE CADA DIA É PRECISO O AMOR DE DEUS, ATRAVÉS DO EVANGELHO, DITO COM AMOR 😍 HUMILDE UM SACERDOTE ILUMINADO PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS COMO O PADRE JOÃO CARLOS E UM PRESENTE DE DEUS.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/7/23 09:13

    Padre João Carlos o senhor é a nossa esperança explicando a palavra de Jesus Cristo todos os dias, que Deus o abençoe infinitamente para continuar ensinando as belas palavras de Jesus para todos nós ouvintes de sua palavra.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/7/23 09:20

    Obrigada, padre João Carlos, pela sua benção. “Haja o que houver”, estaremos em oração.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/7/23 09:35

    Gratidão. Amém, Senhor!

    ResponderExcluir
  16. Glória a Vós Senhor!
    Que perfeito, quando Jesus estava louvando e agradecendo a DEUS Pai, por não ter dado poder algum aos sábios e gananciosos, isso prova que ninguém tem o poder da adivinhação, nem astrólogos, horóscopos, videntes, cartomancia dentre outros, ainda foi afirmado também que ninguém vai contemplar a face do Pai senão for da vontade do Filho e vice versa, ou seja ninguém conhecerá Jesus se não acreditar no Criador do Céu e da Terra, no Pai Celestial, pois com Sua Ressurreição fomos agraciados com o mistério Divino da Santíssima Trindade, um DEUS Uno e Trino ao mesmo tempo.
    Em Romanos 8,28, o escritor Sagrado nos complementa, E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados segundo o seu propósito,
    mesmo que se sintam cansados mas decidiram seguir e aprender com Ele buscando a intimidade com a Sagrada Escritura e a comunhão com o Pão do Céu, Jesus nos promete com Sua misericórdia infinita aliviar nossos fardos.
    Irmãos com o ritmo do tempo cada vez mais corrido e exigente só assim fortificados na fé pelo Espírito Santo, o Doce Hóspede da nossa alma encontraremos também alívio e descanso,.

    ResponderExcluir
  17. Santas palavras as suas! Tenho-o como inspiração para as minhas reflexões!
    Que o DEUS da VIDA lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  18. Uma alegria poder compartilhar, na fé, a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde e obrigada pela meditação sempre tão esclarecedora. Hj e todos os dias peço orações pelo meu netinho que aos 6 meses, infelizmente, passou por um excesso de anestesia para fazer uma ressonância e ficou com uma sequela muito difícil de tratar: ele não fala, não anda e não senta e tem dificuldade na deglutição. Sei q o certo é perdoar esse médico, mas às vezes não é tão fácil. Ele era um bebê normal e hj com 5 anos tem todas essa limitações. Faz muitas terapias, mas a evolução é muito lenta. Peço a todos q rezem por ele, acredito que Deus faz milagres. Amém

    ResponderExcluir
  20. Anônimo9/7/23 17:58

    Obrigada, padre João Carlos, pelo conforto espiritual que suas palavras nos oferecem! Acompanho diariamente o evangelho na sua página! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9/7/23 20:54

    Gratidão padre Carlos por vc enviar, todos os dias esse lindo evangelho, eu cinto uma uma muito feliz e abençoada que Deus te abençoe hoje amanhã e sempre. Amém

    ResponderExcluir
  22. Anônimo9/7/23 23:30

    Inês
    Gratidão por tudo, o senhor é o meu pastor, e nada me faltará!

    ResponderExcluir
  23. Deus abençoe os corações das pessoas que necessitam pai daí livramento ao meu sobrinho precisando de muita oração

    ResponderExcluir
  24. Senhor! Lhe peço para tirar o fardo do meu filho Ivan que hj vai fazer mais um procedimento. Só tenho a lhe agradecer sempre. Amém 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS