PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O dia em que seremos plenamente filhos de Deus

O dia em que seremos plenamente filhos de Deus

 



   07 de junho de 2023.  

Quarta-feira da 9ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.    


Mc 12,18-27

Naquele tempo, 18vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: 19“Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”.
20Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. 21O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!”
24Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? 25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? 27Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados”.

     Meditação    


Quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu (Mc 12, 25)

Os saduceus não acreditavam na ressurreição. E, claro, procuravam defender essa sua posição com muitos argumentos. Apresentaram a Jesus esse caso: a mulher que foi esposa de sete maridos... Trata-se da lei do levirato, uma prescrição de Moisés. ‘Se seu irmão casado morrer sem deixar filhos, você deve se casar com a viúva, para suscitar descendência ao seu irmão’. Nesse caso que os saduceus apresentaram a Jesus, os sete irmãos morreram, um depois do outro. Assim, a mulher teve sete maridos. Se houver ressurreição, perguntaram eles, de quem ela será esposa na outra vida? Para eles isso era uma prova de que não haveria ressurreição. Já pensou na confusão que daria, no desentendimento entre os sete maridos, argumentavam eles.

Jesus, com toda paciência, explica que na outra vida, não há mais casamento. Os ressuscitados viverão numa outra dinâmica: são filhos e filhas, irmãos e irmãs, na alegria da casa do Pai. Serão como os anjos. Não haverá mais os limites desse mundo de agora. Nem os seus problemas, nem as suas dores - um outro mundo de alegria sem fim.

Então, os saduceus não acreditavam na ressurreição. Para eles, não havia outra vida. Toda esperança estava aqui mesmo na terra, nos poucos ou muitos anos de vida que temos. Eles formavam uma elite em Jerusalém: os grandes proprietários chamados anciãos, os sumos sacerdotes do Templo, pessoas ilustres. Uma elite que não acreditava na ressurreição. Talvez por isso, o seu apego ao dinheiro e ao poder fosse tão grande. Quando se vive sem esperança de futuro, a pessoa se agarra ao presente, de unhas e dentes. Se o seu coração não está no Deus que transcende tudo, aferra-se às coisas desse mundo e faz delas o deus de sua vida.

Agora, muita gente não acredita na ressurreição. E mesmo que diga que crê, na prática, não acredita. Vive sem esperança, procurando encontrar a realização de sua existência em ter coisas, em colecionar títulos e glórias nesse mundo. No fundo, são pessoas entristecidas pela falta de sentido na vida e aterrorizadas pelo fim de sua existência que se aproxima, galopante. Quanto mais perto chega, mais amargo fica.


Guardando a mensagem

Só a luz da fé pode iluminar o coração humano e encher de sentido uma vida, fazendo-nos ansiar pelo dia feliz de nossa ressurreição, quando não haverá mais pranto, nem dor, nem o limite do tempo, nem a frustração do pecado ou do sofrimento; o dia em que seremos plenamente filhos de Deus, na sua casa, na grande comunhão de irmãos.

Quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu (Mc 12, 25)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
no final, haverá a ressurreição da carne. Ressuscitaremos, como tu ressuscitaste. Teremos o nosso corpo glorificado. Como Paulo escreveu:’ tu és o primogênito que vais à nossa frente, o primogênito dentre os mortos’. Nós, de alguma forma, já estamos participando de tua ressurreição, de tua completa vitória sobre o pecado e a morte. Pelo batismo, já nos associamos à tua ressurreição. Ajuda-nos, Senhor, a viver iluminados por esta esperança que não decepciona. E livra-nos de viver prisioneiros do materialismo ou de qualquer forma de ateísmo prático. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Muita gente, infelizmente, vive longe de Deus. E vive sem esperança. Não é à toa que tem crescido tanto o número de suicídios. Aparecendo uma oportunidade hoje, dê testemunho de sua fé no Deus vivo, que, em Cristo, nos ressuscitará.

Comunicando

Teremos, hoje, a Missa com os Ouvintes da Rádio Saloá FM, na cidade de Saloá, em Pernambuco. A Santa Missa será na Matriz da Paróquia São Vicente de Paulo, às 19:30 horas. 
Amanhã, quinta-feira, dia de Corpus Crhisti, a Missa com os Ouvintes será na cidade de Garanhuns, no Abrigo São Vicente de Paulo, às 11 horas. E você nos acompanha pelo rádio e pelo Youtube.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Anônimo7/6/23 01:52

    Bom dia Padre João Carlos🌞 Muito obrigada 👏 pela partilha, da palavra todas as manhãs.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/6/23 03:49

    Amém. Pois, não somos do mundo: somos de Deus. Nosso lugar é com Jesus na ressurreição... Fé... Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/6/23 04:04

    Que o espiro santo nos abençoe nesse dia tão especial hoje padre João Carlos vem pra minha cidade de saloa vai ser um previlégio ti ver de perto amém

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/6/23 04:23

    Bom dia padre João Carlos sua benção minha vida e com Jesus Cristo opai da minha vida amém 🤚🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/6/23 04:35

    Bom dia senhor padre. Muito obrigada pela sua atenção para conosco. Sua benção para minha família. Eu vivo em Luanda Angola

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/6/23 05:28

    Maravilhoso , acredito muito na morada do corpo glorioso . Glória a Vós Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/6/23 05:52

    Sei que um dia voltaremos à casa do pai .E gloriosos viveremos eternamente.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/6/23 06:27

    Paz 🕊️ e bem 📿 bom dia 🙏 bença Padre João Carlos amém

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/6/23 06:38

    Bom dia padre João Carlos escuto todos os dias a palavra de Deus.
    Eu me sinto muito bem me trás uma felicidade quando leio a palavra de Deus porque aumenta mais a minha fé em Deus 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/6/23 06:42

    Bom dia Padre João Carlos sua benção peço oração pela minha família e minha saúde fico muito feliz em receber suas meditação obrigada Maria da Paz bezerra Cavalcante da cabo de Santo Agostinho Pernambuco

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7/6/23 06:46

    AMEM BOM DIA PAZ E BEM MAIOR E NOSSO DEUS COM FE ESPERANÇA NO SENHOR JESUS AMEM GRATIDÃO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/6/23 07:16

    Bomdia ,dua benção padre João Carlos
    Que a Paz esteja em nossos corações sempre.
    E uma benção receber sua palavra, pois assim meu dia se torna graticante e com muito discernimento pra levar a todos que estão em minha volta.
    GRATIDAO SEMPRE!

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Nesta passagem os saduceus com as perguntas continuam a tentar colocar Jesus em cilada, mas muito sabiamente embasado na Sabedoria da Palavra Jesus deixa muito claro para eles e hoje para nós, que não existe ressurreição nesta vida.
    Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerem as Escrituras, nem o Poder de DEUS ? Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, ou seja aqueles que escolhem o Caminho, a Sabedoria do Senhor entendem que quando morremos na vida terrena, se merecedores do convívio dos eleitos nascemos no céu para a vida eterna, pois estaremos na Graça da eternidade, seremos como os anjos,.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7/6/23 08:28

    Amém glória a vós senhor quando us homem as mulheres resucitarem não cansaram más são como us anjos dó céu gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós forti abraço bom dia

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/6/23 08:39

    Bom dia padre , nós abençoe senhor Deus , peço que proteja a mim e meus filhos e toda minha família, obrigada pelo dom da minha vida e dos meus filhos e obrigada por tudo , amém

    ResponderExcluir
  16. Bom dia e obrigada pela meditação diária, Padre João Carlos. Que Deus nos abençoe a mim, a minha família e a todos. Queria pedir por minha mim e por minha família e por um amiga , que o exame dela dê tudo normal amém

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7/6/23 09:21

    Amém bom dia padre sua benção 🙏🏼🙌📖📿

    ResponderExcluir
  18. Anônimo7/6/23 09:38

    Bom dia Padre e a todos os irmãos em Cristo.Que Deus abençoe minha casa , minha família , meu trabalho e os meus projetos e abençoe a vida de cada um aqui .

    ResponderExcluir
  19. Deus da esperança, eu LHE agradeço pela vida de Santo Antônio Maria Gianelli. Contudo, me ensine vencer o pecado, o sofrimento, a tristeza e a angustia. Me ensine rezar com fé e confiança. Me ensine ser justo. Me ensine obedecer os VOSSOS mandamentos e os VOSSOS preceitos. Me ensine fazer boas obras. Me ensine seguir o caminho do arrependimento, do perdão, da ressurreição, da misericórdia, da verdade, da cura, da libertação, da penitência e da conversão. Me ensine alcançar a vida eterna. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine bendizê-Lo. Me ensine conhecer, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo7/6/23 18:11

    Peço ao Padre João Carlos obrigada pela meditação

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS