PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A surpresa do chamado, a generosidade da resposta

A surpresa do chamado, a generosidade da resposta




   11 de junho de 2023.  

10º Domingo do Tempo Comum


     Evangelho.    


Mt 9,9-13

Naquele tempo: 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício.’ De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


     Meditação.    

Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).

Neste 10º Domingo do Tempo Comum, a Igreja nos abre o evangelho de São Mateus, no capítulo 9, bem na cena de seu chamado. E de sua pronta resposta. Uma cena que nos coloca bem no clima do Ano Vocacional que estamos celebrando. 

A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede a serviço do Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus colegas de profissão. Isto foi razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, e mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Mateus, mas deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicara. Vá, então, pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.

A liturgia de hoje também nos traz o exemplo de Abraão. Ele também foi chamado. E, apesar de sua idade avançada e a esterilidade de sua esposa, acreditou que Deus cumpriria o que lhe prometera: seria pai de uma enorme descendência. Diz o texto da carta aos Romanos: "Abraão, contra toda a humana esperança, firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos" (Rm 4,18). Quando falamos de vocação, falamos do chamado que Deus faz a cada um, a cada uma; da missão que cada um recebe. E da resposta de fé e de esperança que podemos dar a este chamado.




Guardando a mensagem

Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou o convite, com prontidão e generosidade. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.

Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor, não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas, fugindo de preconceitos e de qualquer discriminação. E precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Reze, hoje, a Oração do Ano Vocacional. Vou deixá-la junto com o texto da Meditação.

Senhor Jesus,
enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os
pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso
chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar famílias, crianças,
adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar,
com generosidade e vigor,
a serviço do Reino,
em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a
vocação aos Ministérios Leigos,
ao Matrimônio, à Vida Consagrada
e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação
e a responder com alegria.

Amém!

Comunicando

Amanhã, tem encontro dos Ouvintes, no Recife. Começa às 11 horas, na Igreja de Santo Antonio, no centro da cidade. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb​


     Você leu a Meditação de ontem?      

Acesse aqui a Meditação de 10.06.2023: 




22 comentários:

  1. Boa noite Padre João Carlos sua bênção um feliz e abençoado domingo que Jesus é Maria te cubra com seu manto sagrado 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia e bom domingo Padre Carlos. Que Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Que maravilha de meditação no ano vocacional ajuda muito a cada um de nós a rever a nossa própria vocação. Obrigado Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Hoje meu pedido de oração eh para as crianças e adolescentes que precisa si encarta na palavras do senho.
    Que o espiro santo nos abençoe nesse dia tão especial que nossa mãe Maria passa à frente amém

    ResponderExcluir
  4. Sinto falta de a Igreja não ter um olhar sobre os idosos. Ainda há muito preconceito, às vezes os tratamos com se fossem crianças (infantilismo), às vezes achamos que são velhos (ageismo). Misericórdia não “pena”, “dó”

    ResponderExcluir
  5. PEÇO ORACAO POR MIM E MINHA FAMILIA E TODOS QUE PRECISA AMEM MEU JESUS AMEM DEUS E FIEL EM NOSSA VIDA AMEM

    ResponderExcluir
  6. Peço oração para minha família Maria passa na frente proteja

    ResponderExcluir
  7. Anonimo 11/6/23 ola padre João Bom dia primeiro te parabéns pelo seu aniversairio que o Espirito da verdade te ilumine na sua Missão de Evangelisar. a o mundo, muitas Bênçãos na sua caminhada!!

    ResponderExcluir
  8. 🌿🕊️Que o nosso dia de domingo seja de paz e que todo o bem que fizermos, todo amor que doarmos se transforme em bênçãos para nós.🕊️
    Bom dia!🕊️
    ❤️Beijo no coração ❤️

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre sua benção peço oração pata mim preciso de sabedoria para resolver as coisas

    ResponderExcluir
  10. AMÉM 🙇 🙏 GRATIDÃO 💟

    ResponderExcluir
  11. Bom dia !! Todos os dias escuto esse alimento que é a Palavra de Deus! Obrigada Padre João Carlos !! Deus o abençoe e que o Espírito Santo sempre o inspire !!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre! Todos os dias a palavra de Deus é o meu alimento que Jesus continue lhe dando saúde para o senhor continuar espalhando o evangelho de Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Muita gratidão pois Deus me tirou de uma situação difícil q eu e minha família estávamos passando. Obrigada Senhor, quero poder ajudar aos outros agora como o Senhor nos ajuda sempre. Sou mãe de 3 filhos e avó de 4 meninos lindos, só q um deles, aos 7 meses, sofreu um problema sério e ficou com sequelas neurológicas. Os tratamentos são muito caros. Por isso precisamos de muita oração para ele evoluir. Eu creio Senhor mas aumentai minha fé.

    ResponderExcluir
  14. Oi boa tarde

    ResponderExcluir
  15. Oi boa tarde Antônio

    ResponderExcluir
  16. Deus Santo e Misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de São Barnabé. Contudo, me ajude seguir o caminho do profetismo, do discipulado, do amor, do conhecimento, da hospitalidade, da esperança, da fé, da justiça e da misericórdia. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude fugir do pecado. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  17. Sejamos semelhantes ao nosso mestre Jesus chamando mais fiéis a ir a igreja sou Angelina carli de pato branco Paraná sua benção padre João

    ResponderExcluir
  18. Glória a vós senhor 🙏 eu não vim para choma us giusto más us pecadores gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós boa noite

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o comentarista acima, a igreja não enxerga os idosos, eles representam o jovem de ontem, os jovens de hoje são os idosos de amanhã! É preciso repensar, valorizar os idosos,sao experientes tem.muito para con tribuir

    ResponderExcluir
  20. BOM DIA, TAMBÉM CONCORDO COM A EXPRESSÃO DA AMIGA APATI DO MONENTO EN QUE SE TRABALHO POR AMOR, GRATIDÃO E RESPEITO TUDO SERÁ DIFERENTE;...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS