PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Viva São João Batista!

Viva São João Batista!

  


   24 de junho de 2023.   

Solenidade da Natividade de São João Batista


     Evangelho.     


Lc 1,57-66.80

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

     Meditação.     


Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela (Lc 1, 58).

A festa de São João celebra os acontecimentos em torno do nascimento do profeta João Batista, que preparou a chegada do Salvador, dando início a um tempo novo. O evangelho de Lucas dá notícia da admiração e da alegria que tomaram conta de vizinhos e parentes da família de Izabel e Zacarias pelo que Deus fez em favor deles e do seu povo. Um casal maduro, eles idosos, sem filhos, ela estéril... de repente, a mulher engravida e, no meio de muitos sinais do poder de Deus, dá à luz um menino que marca o início do novo tempo, o tempo do Messias que estava chegando. O menino, nascido de Izabel, seria o mensageiro que iria preparar a chegada do Salvador.

Os sinais de Deus foram muitos. O anjo anunciou a Zacarias que sua mulher iria engravidar. O pai, sacerdote em função no Templo, achou muito difícil acontecer o que lhe fora anunciado, por isso ficou mudo. Sua mulher Izabel, idosa e estéril, engravidou. A boa notícia se espalhou pelos moradores das montanhas de Judá, onde eles moravam. Alguma coisa muito importante Deus estava preparando. A jovem Maria, prima de Izabel, chegou da Galileia e com ela uma alegria imensa inundou o coração de Izabel. Ela conheceu, pelo Espírito Santo, que Maria, sua parente, também estava grávida e que era ela a mãe do Messias. Foi quando o bebê de Izabel, no sexto mês de gestação, estremeceu de alegria no ventre de sua mãe.

A idosa senhora deu à luz um menino. Que notícia boa para aquele casal sem filhos. Não havia pré-natal naquele tempo, então ninguém sabia se seria menino ou menina. Menino era garantia de continuação da família, segundo a organização do seu povo. Foi uma boa notícia. Deus estava mudando a vida daquela família, assegurando-lhe um futuro. Na hora de circuncidar o menino, aos oito dias, rito pelo qual a criança entrava em aliança com Deus como membro do povo eleito, outra surpresa. A tradição de colocar um nome de um parente foi quebrada. Deu-se um nome diferente, um nome novo. João. Essa criança é algo novo, em ruptura com os velhos tempos. A mãe queria assim. O pai confirmou, escrevendo numa tabuinha. Essa sintonia de Zacarias com o novo de Deus na vida de sua família restaurou sua comunhão com Deus. Voltou a falar. E glorificou a Deus, de uma maneira emocionada e feliz. Disse, com o coração cheio do Espírito Santo, que o seu filho, como profeta do Altíssimo, iria à frente do Messias, o Senhor que estava chegando, como sol nascente.

Tudo isso se espalhou pela vizinhança... Maria, claro, estava presente nesses acontecimentos. Espalhou-se o sentimento que algo novo estava acontecendo, Deus estava cumprindo as promessas feitas ao seu povo. Estava começando um tempo novo. Razão de alegria e contentamento para aquela gente.


Guardando a mensagem

O nascimento de João Batista foi um momento de grande alegria para parentes, vizinhos e amigos de Izabel e Zacarias. Eles entenderam que estava começando um novo tempo, por obra de Deus. Quando os cristãos plantaram a fé católica nas Américas, mesclaram essa alegria da chegada do profeta João Batista com as comemorações que os povos da terra faziam pela passagem do solstício, a mudança na natureza. Assim, na festa de São João temos uma festa com raízes rurais e com um grande sentimento de esperança. Enquanto, no coração do povo houver esperança e a certeza de que Deus está construindo um novo tempo, tem São João.

Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela (Lc 1, 58).

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras da oração do sacerdote Zacarias, após a circuncisão do seu filho João:

Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados;
pelo amor do coração de nosso Deus,
sol nascente que nos veio visitar lá do alto
como luz resplandecente a iluminar
a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos,
guiando-nos no caminho da paz.

Vivendo a palavra

Havendo uma oportunidade, nesta semana, faça um gesto de atenção em relação a uma família pobre e suas crianças.

Comunicação

Hoje, faço show na cidade de Sao João, na Diocese de Garanhuns, PE, na festa do seu padroeiro São João Batista. Amanhã, à tarde, o show é no Teatro Guararapes, na cidade de Olinda. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Bom dia padre, Deus nós abençoe, senhor obrigada pelo novo dia e perdão pelo pecados, tenha mesericordia de mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda a minha família, amém

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, peço minha peça,para que eu seja abençoada, dia de São João Batista, muita paz, saúde para mim, minha família, para nosso Pe João Carlos e para o mundo inteiro. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia viva São João Batista!!DEUS
    Te Abençoe padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Da mesma forma DEUS é quem escolhe nossos nomes, pois para Ele somos únicos não importa se mais um José ou Maria, DEUS nos chamou e ainda nos chama pelo primeiro nome, porquê conhece cada um de nós melhor que nós mesmos, melhor dizendo desde a confirmação nossa nesta vida que por sinal foi também concedida por Ele, desde aquela data que fomos escolhidos dentre milhares de espermatozóides, tudo já estava pronto, ou seja escrito nossas vidas e nosso destino nos Planos de DEUS.
    Porquê, pensemos irmãos se não cai uma folha da árvore se Ele não permitir, imaginamos a imensidão de árvores que existem, ou então a imensidão de folhas ?
    Isto não tem explicação é simplesmente Divino.
    Com toda certeza podemos afirmar que DEUS foi Misericordioso com Isabel e Zacarias, que ao revelar o nome voltou a falar, pois Isabel também já era de idade avançada e desde quando recebeu a visita de sua prima Maria de Nazaré João Batista ficou cheio do Espírito Santo e pulou de alegria, e assim se tornaria o precursor do Messias, com a missão importantíssima de com seu testemunho clamar a DEUS preparar o Caminho unindo o Antigo e o novo testamento e pelo batismo das águas preparar e converter o povo escolhido a se purificarem para receber Jesus o Salvador,.

    ResponderExcluir
  5. Padre hj é meu aniversário, peço que faça uma oração por mim pra continuar servindo ao Senhor. Lenilda(voluntária da AMA)

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos, a Meditação que o senhor faz da Palavra de Deus, todos os dias é um despertar para buscar cada vez mais conhecer, amar e viver os ensinamentos bíblicos.
    Eu recebia todos os dias mas há meses que não recebo. Fico a procurar para também encaminhar aos grupos e demais pessoas para sempre enviei.

    ResponderExcluir
  7. Glória a vós senhor 🙏🙏 onascimento di João Batista foi um momento de muitas alegrias para seus pais paremtis i amigos Eli veio anussia a chegada do salvador gratidão por tudo senhor Jesus Cristo minha bemçao padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós forti abraço bom dia

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Amém 🙌

    ResponderExcluir
  9. Bom dia e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Obrigada por mais esse dia. Que Deus nos abençoe a todos e que São João seja um modelo para todos nós. Falando de Cristo para todos q precisam e que Deus nos dê muita saúde a mim, a toda família e que realize o milagre no meu netinho Bento q tem problema neurológico causado por um excesso de anestesia. Peço orações para ele. E agradeço pelo livramento q Deus providenciou na queda q meu outro netinho, Isaac, sofreu ontem e graças ao bom Deus está tudo bem. Amém

    ResponderExcluir
  10. Tina Rodrigues24/6/23 15:28

    Deus abençoe cada família desamparada.amem

    ResponderExcluir
  11. Amém eu creio. 🙏

    ResponderExcluir
  12. Senhor, eu LHE agradeço pela Solenidade de São João Batista. Contudo, me conceda a graça para ouvir, aprender e viver a VOSSA palavra. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do serviço, da luz, da salvação, da missão, da justiça, da conversão, da misericórdia, da penitência, da oração, da humildade, da fé e da santificação. Me conceda a graça para glorificá-Lo e louvá-Lo. Me conceda a graça para alcançar a recompensa eterna. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para viver o meu batismo. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Me conceda a graça para vencer o medo e o pecado. Isso eu LHE peço em nome de Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Eu creio, amém 🙏

    ResponderExcluir
  14. Sua benção padre João obrigada por osr nos transmitir a palavra de Deus um abraço bom dia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS