PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Neste Domingo do Bom Pastor, rezemos pelas Vocações.

Neste Domingo do Bom Pastor, rezemos pelas Vocações.

 


30 de abril de 2023

4º Domingo da Páscoa 

  Domingo do Bom Pastor. 

60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações 


                                Evangelho                              


Jo 10,1-10                                                   

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir
. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.


                              Meditação                                  


Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem (Jo 10, 9)

Estamos celebrando o Domingo do Bom Pastor. No evangelho, Jesus nos diz: “Eu sou a porta das ovelhas”. Como podemos entender essa palavra?

Jesus entra pela porta. Consideremos, em primeiro lugar, que Jesus, como bom pastor, entra pela porta das ovelhas. A porta do redil é o portão do cercado onde estão as ovelhas reunidas, durante a noite. O bom pastor entra pela porta, não pula o muro. Quem pula o muro é o assaltante. Jesus entrou em nossa história pela porta. Não caiu de paraquedas. Ele, sendo Deus, abaixou-se e fez-se um de nós, convivendo conosco, andando pelos nossos caminhos. É o que celebramos no mistério da encarnação. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Pastor pra valer tem que ser como Jesus, entra pela porta: a porta do coração, a porta da convivência, a porta da inculturação.

A porta é de entrada. Consideremos, em segundo lugar, que nós, como ovelhas do rebanho de Deus, entramos na comunhão com Deus e com os irmãos, através da porta que é Cristo. O bom pastor comunica a vida às suas ovelhas, não é como o ladrão que se aproveita delas. O bom pastor, renunciando aos seus interesses pessoais, sacrifica-se pelo rebanho. E como é que o pastor Jesus comunica a vida? Por sua presença, por sua pregação, e, sobretudo, por sua vida entregue na cruz. É por ele que vamos ao Pai. É pela fé nele e pelo batismo em sua morte e ressureição que encontramos a salvação e nos tornamos filhos de Deus.

A porta é de saída. Consideremos, em terceiro lugar, que nós, como ovelhas do rebanho de Deus, estamos em êxodo para a vida plena, pela porta que é Cristo. A porta também dá acesso à saída das ovelhas para suas andanças para pastos e locais com água de beber. Ele disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Com ele, que vai à nossa frente, estamos a caminho da terra prometida, como no antigo êxodo. A vida plena que ele nos dá é a plena realização de nossa existência humana e de nossa condição de filhos de Deus. Ele nos dá a sua própria vida, no sentido que se oferece por nós e no sentido que nos comunica a sua vida de ressuscitado. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

Também nós somos pastores. Consideremos, em quarto lugar, que somos chamados a participar do pastoreio de Cristo, como ovelhas, mas também como pastores. Em sua mensagem para a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações deste ano, o Papa Francisco escreveu: O Dia Mundial de Oração pelas Vocações "visa ajudar os membros do Povo de Deus a responder, pessoalmente e em comunidade, ao chamado e à missão que o Senhor confia a cada um no mundo de hoje, com as suas feridas e as suas esperanças, os seus desafios e as suas conquistas".




Guardando a mensagem

Jesus, o bom pastor, entrou em nossa história pela porta. Sendo Deus, abaixou-se à nossa condição humana para nos encontrar, para nos falar, para nos conduzir. Ele é também a porta, por onde entramos em comunhão com Deus: porta de entrada, pois por ele temos acesso à vida eterna; porta de saída, pois por ele, enche-se de significado a nossa existência humana, a nossa peregrinação em busca das eternas pastagens. Não há outra via, outro caminho de acesso ao Pai, senão Jesus Cristo. Pais e mães de família, animadores, profissionais, líderes em nossos ambientes… somos todos pastores. Em nosso serviço de liderança, precisamos imitá-lo, ser bons pastores. Esforcemo-nos para levar o rebanho para boas pastagens, para a vida em abundância. Isso exige sacrifício de nossa parte, renúncia, fidelidade. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem (Jo 10, 9)

Rezando a palavra

Rezemos a oração composta por São Paulo VI para o 1º Dia Mundial das Vocações:

Ó Jesus, divino Pastor das almas, que chamaste os Apóstolos para fazer deles pescadores de homens, continua a atrair para ti almas ardentes e generosas de jovens, a fim de fazer deles teus seguidores e teus ministros; torna-os participantes da tua sede de redenção universal, (…) abre-lhes os horizontes do mundo inteiro, (…) para que, respondendo ao teu chamado, prolonguem aqui na terra a tua missão, edifiquem o teu Corpo místico, que é a Igreja, e sejam “sal da terra”, “luz do mundo” (Mt 5, 13). 
Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a Palavra

Rezemos para que o Senhor dê à sua Igreja numerosos e santos sacerdotes, consagrados e consagradas na vida religiosa, missionários e servidores leigos e leigos, caminhando todos em unidade no compromisso da missão.

Comunicando

Segunda-feira, começa o mês de maio. O desafio do mês será rezar o terço mariano, todos os dias desse mês. Você encontra o melhor horário e reza o seu terço (sozinho, com sua família ou com sua comunidade). Diariamente, estarei rezando com os ouvintes de diversas emissoras, às 18 horas, de segunda a sábado. Você pode nos acompanhar pela Rádio Amanhecer (é bom já baixar o aplicativo da Radio Amanhecer no seu celular).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏que possamos ser bons pastores como Jesus nos ensinou

    ResponderExcluir
  2. Ornillda Soares do Recife Bom dia padre João Carlos sua benção chegando o mês de maio que venha com muita.paz saúde.pra. Todos nós amém 🤚🙏 até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  3. Ti agradeço pai pelo esse mês de abril
    Que o mês de maio venha cheio de paz e amor e no de livramento amém

    ResponderExcluir
  4. Ilda Rodrigues Roda30/4/23 07:23

    Bom dia Pe. Carlos! Estarei rezando pelas vocações. Que Maria, a primeira vocacionada do Pai, interceda por todas as vocações. Depois que comecei a rezar o terço diariamente, sinto-me fortalecida na minha missão.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre
    Sou o Erenato Wolstein,
    Moro em Assis Brasil, estado do Acre, na divisa do Brasil e da Bolívia, escuto todos os dias o Sr, o que me traz momentos de muita paz.
    Pessoa que o Sr abençoe a mim e os meus familiares, juntamente com a comunidade Menino Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos!
    Gratidão Senhor pelo mês que está terminando e que venha o mês mariano, que venha com bênçãos, que Nossa Senhora, nossa mãe interceda por cada um de nós, que sejamos convertido em Cristo,que sejamos luz, bons pastores em nossas missões que Deus determinou para cada um de nós.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que Deus mim ilumine e mim abençoe, mim proteja sempre, obrigada meu Deus por tudo que tem feito por mim, abençoe minha família, abençoe o senhor também, obrigada por tudo. Deus seja louvado Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom-dia padre João Carlos, obrigado pelas mensagens,a de hoje é linda. Que Deus continue te abençoando sempre. 😘

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe. Carlos, por sua existência. Marcos Lelis. Deus te abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Devemos seguir um único Pastor, Jesus Cristo, esta é a Porta certa que leva ao verdadeiro Bom Pastor, quem veio antes de Jesus é ladrão, é falso não nos conhece, muito menos se preocupa conosco e nem pode nos conduzir a salvação.
    Mas Jesus vai a nossa frente nos guiando e com Sua Misericórdia infinita não deixa que nada nos falte, ilumina nossos passos, nossos caminhos com a luz do Seu Santo Espírito para que possamos entrar e sair de onde for, ainda se cairmos Ele nos levanta para continuar e vivendo felizes podemos confiar nossas vidas a Ele sem medo algum, porque escutando Sua voz e O conhecendo melhor, tendo intimidade com Ele, podemos ter certeza que, por toda as nossas vidas se escolhermos ser obedientes permanecermos como ovelhas e se fizermos nossa parte nos alimentando da Palavra e do Pão do Céu, sempre com um coração bom e renovado, servindo e fazendo o melhor ao próximo, assim permanecendo no estado de graça sendo perseverantes, nada temeremos pois determinados e obedientes somos mais que vencedores,.

    ResponderExcluir
  11. Por sua existência pelo papa e pelos leigos

    ResponderExcluir
  12. Tu és Senhor o meu pastor!

    ResponderExcluir
  13. Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 na Paz de Cristo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  14. Amém, q esse mês de maio da nossa mãe do ceu seja de muitas bençãos pra tds nós 🙏

    ResponderExcluir
  15. Luzinete 30/04/23
    Amém 🙌🙌🙌que venha na paz do Senhor Jesus Cristo com muita saúde primeiro de maio... 🙌🙌

    ResponderExcluir
  16. Louvado Seja amém 🙌🙏

    ResponderExcluir
  17. JEUSUS, BOM PASTOR, FAZEI COM QUE EU SAIBA GUIAR OS MEUS FILHOS PARA A PORTA, QUE É O SENHOR, AMÉM!

    ResponderExcluir
  18. Senhor, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Todavia, me ensine seguir o caminho do bom pastor, do Espírito Santo, do apostolado, do perdão, do testemunho, do bem, do discipulado, da conversão, da salvação, da fé, da cura, da paciência, da justiça, da evangelização e da vida eterna. Me ensine vencer o sofrimento, o tormento, a injuria e a aflição. Me ensine ter um coração cheio de amor e humildade. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine viver a minha vocação. Me ensine fugir do pecado e da mentira. Me ensine escutá-Lo da melhor forma possível. Me ensine ser uma boa ovelha. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que Deus nos abençoe a todos e nos dê uma noite abençoada amém

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1/5/23 05:43

    Em seu nome meu Senhor Jesus Cristo, peço que me ensina a ser boa ovelha e seguir os seus ensinamentos, ajuda me a ser uma ovelha 🐑 exemplar para com os meus filhos.
    Ensina nos a seguir o bom pasto, ensina nos a seguir os seus passos Senhor perdão das vezes que não fui boa ovelha para o senhor e para com os meus familiares 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS