PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: No compromisso com a solidariedade, entende-se melhor a Santa Eucaristia.

No compromisso com a solidariedade, entende-se melhor a Santa Eucaristia.

 



21 de abril de 2023

Sexta-feira da Segunda Semana da Páscoa


                               Evangelho                                


Jo 6,1-15

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.


                             Meditação                                   


Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes (Jo 6, 9)

A multidão está faminta. Jesus quer alimentá-la. Mesmo se tivessem duzentas moedas de prata, daria só um pedaço de pão pra cada um, avaliou um dos discípulos. Mas aparece um menino com uma ajuda: cinco pães de cevada e dois peixes. Era, com certeza, a refeição de sua família naquela jornada fora de casa. Era pouco. Mas, o pouco com Deus é muito. Esse pouco é a matéria com a qual Jesus vai alimentar aquelas cinco mil pessoas. Todos se sentam. Jesus pega os cinco pães de cevada, reza a oração de ação de graças e os distribui com todos. O mesmo, ele faz com os peixes. Deu pra todo mundo. Ainda manda recolher as sobras, para que nada se perca.

A multidão continua faminta. Fome de pão, de orientação; fome de educação, de saúde, de segurança; fome de justiça. Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você fica esperando soluções milionárias. “Se eu tivesse uma boa situação, eu ajudaria. Se Deus quiser, vou ganhar na loteria... aí contem comigo.. Ah, só se aparecer uma ajuda do exterior...”. Essa mentalidade leva ao desprezo da colaboração do pequeno. Assim, se age como aquele discípulo que achava que só dava pra se mexer se tivesse 200 moedas de prata para então, quem sabe, dar um pedacinho de pão a cada um. O ensinamento de Jesus, particularmente no evangelho de hoje, é a valorização da contribuição dos pequenos na solução dos problemas.

Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você fica esperando soluções messiânicas. “Vamos eleger um governante de respeito, ele vai resolver a situação. Tá chegando um cara aí formado nos Estados Unidos... se ele não resolver, ninguém mais resolve. Ah, tudo depende do padre, se o padre for bom, a construção termina rapidinho”. Em vez de se assumir a solução do problema, com as forças que se tem, fica-se esperando um salvador da pátria. Assim, você continua de braços cruzados, passando para outro a solução dos problemas. Nós temos nossa parcela de responsabilidade na solução dos problemas.

Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você não dá um passo, porque se resignou que aquilo não tem mais jeito. “Ah, isso sempre foi assim, não muda. Pode-se fazer o que quiser, mas nada se consegue. O mal é muito grande, a corrupção é muito antiga, o pequeno nasceu pra padecer.” Tem muita gente imobilizada por essa mentalidade determinista, que no fundo é acomodada e reacionária. Isso denota falta de confiança na sua própria força, na força dos outros e, também, na força de Deus. Na fé, fazemos as contas também com Deus, com sua graça, com sua providência. Ele abriu o Mar Vermelho para o povo que marchou em fuga no deserto. Ele alimentou o povo peregrino no deserto com o maná. Fazemos as contas, especialmente, com Deus.

Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você não se mexe porque considera que aquilo é problema dos outros, não é problema seu, não é de sua responsabilidade. Na narração da multiplicação de pães do Evangelho de Marcos, os discípulos sugeriram que Jesus despedisse a multidão, mandasse o povo se arrumar por sua conta. Jesus foi forte: “Vocês mesmos dêem de comer a essa gente”, isto é, vocês são responsáveis para encontrar uma solução para a fome do povo. Somos responsáveis uns pelos outros.

A refeição da multidão foi também uma preparação para o sacramento da 
Ceia Eucarística. Sem uma mentalidade de compromisso com o bem comum, de solidariedade, de partilha, não se compreende a Eucaristia.

Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes (Jo 6, 9)




Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
vemos nessa cena da multiplicação dos pães no deserto, uma preparação para a Ceia Eucarística que celebraste com teus discípulos, antes de tua paixão e que celebras conosco todos os dias, especialmente no domingo, o dia de tua páscoa. Tu és o pão da vida. Tu a ti mesmo te deste como alimento, verdadeiro maná que alimenta para a vida eterna. Concede-nos, Senhor, que aprendamos contigo a compaixão e a partilha como disposições necessárias para celebrar contigo o sacramento da Eucaristia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Estando em casa e em família, não se esqueça de, antes da refeição, rezar, bendizer a Deus pelo alimento e prometer, no seu coração, ser sempre mais solidário com quem não tem uma refeição decente.

Comunicando

Para você fazer contato conosco, temos um whatsapp automatizado, um bot. É só você mandar mensagem para 81 3224-9284.

Pe .João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Bendito Seja Deus que nos uniu por amor a Cristo Jesus. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Que o espírito santo hoje venha mim encher do teu sangue espírito.
    Mim purificar com teu amor
    Sou grato a meu pai por tudo que aconteceu na minha vida. Por ter saído do mau caminho e aos poucos tô na casa no caminho do pai amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre, Deus nós abençoe, apenas para te agradecer pelos ilvramentos , obrigada pelo dom vida , te pefir perdão e misericórdia e também. Pelo meus pecados .

    ResponderExcluir
  4. Demos graças à Deus de poder partilhar com quem tem menos…

    ResponderExcluir
  5. Obrigado padre João Carlos por poder ouvir sua meditação todos os dias só gratidão.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos Deus nos abençoe,,, o senhor por pregar o evangelho ,,e nos que ouvimos todos os dias

    ResponderExcluir
  7. Amém!!🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. 21/04/2023 9:24 ola padre João carlos Bom dia hoje só tenho agradecer por tudo que o sehor nos trais através da palavra de Deus, Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus percebeu aquela multidão vindo na Sua direção, o comoveu e teve compaixão, porque estavam perseverando e sem parar para se alimentarem, mesmo assim vendo aquela multidão não apavorou e de imediato pensou em acalma- los, conseguindo que todos se sentassem, só assim depois de consagrar àquilo que tinham ao Pai, realizou a multiplicação, distribuiu os pães e os peixes, para sacia los.
    Isso nos faz aprender, que por mais que a situação atual seja preocupante, desesperadora, devemos manter a calma sempre, confiando em um DEUS Amor, Misericordioso, podemos ter certeza de que nossas necessidades serão atendidas, claro se aquilo que pedimos for para nossa salvação, sempre será o melhor que DEUS tem para nós no momento, seremos saciados e alcançaremos a graça, o milagre esperado.
    Parece até mentira né, como é possível dividir cinco pães e dois peixes para mais ou menos 5 mil pessoas e ainda sobrar?
    É possível sim, porquê está provado que o pouco com DEUS se torna muito.
    Todo milagre é assim mesmo, DEUS transforma a situação que humanamente parece ser impossível e a torna realidade possível, basta apenas, entregar numa atitude de consagração e entregar para DEUS qualquer que seja a situação e confiar que Ele agirá no tempo dEle, a partir daquela entrega não devemos mais nos preocupar, pois Ele nos dará o melhor possível.
    Quantas situações nas nossas vidas, seja em casa no trabalho ou qualquer outro lugar aconteceu desta forma, o que parecia impossível DEUS tornou possível e quando percebemos já estava feito?

    ResponderExcluir
  10. Obrigada meu Deus pelo amanhecer do dia, pela força que eu tenho para lutar e viver um dia melhor, eu te honro e te agradeço por tudo. Amém

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja deus que nos unio no amor de cristo 🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, paz e bem!
    Gostaria de receber a Meditação da palavra tidos os dias, como faço?
    Me chamo Maria Clicimar.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Jesus te amo muito ❤️

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos, bom dia?
    Estamos acostumados com as suas pregações, que muito nos confortam e nos fazem refletir, sempre focados naqueles que mais precisam!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos, sua benção.
    Gosto muito de suas explicações sobre o evangelho,,e o evangelho de hoje é muito importante pra o momento que estamos vivendo, o pouco com Deus é muito, vamos dividir com os necessitados um pouco de tudo principalmente do amor 💘..
    Deus te abençoe sempre 💔 🫶

    ResponderExcluir
  16. Bom diaaaaaa 🌹📿🛐 bença senhor padre

    ResponderExcluir
  17. Bom dia e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Pedindo orações para minha mãe q segue internada, mas já apresentando melhores para a graça de Deus. Conto com a oração de todos amém

    ResponderExcluir
  18. Que Deus continue abençoando a cada um de nós 💕 🙏❤️🙌💓

    ResponderExcluir
  19. Ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ensine dar bons conselhos. Me ensine vencer os sofrimentos, as provações e as preocupações. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine seguir o caminho do apostolado, do profetismo, da humildade, da obediência, da partilha e da evangelização. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre João que Deus abençoe o senhor.amo suas pregações elas me fortalece me acalma, forças para enfrentar as adversidades do dia a dia confiando naforca e podet de nosso Senhor Jesus. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS