PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Jesus ressuscitou e nós ressuscitamos com ele.

Jesus ressuscitou e nós ressuscitamos com ele.





09 de abril de 2023

Domingo da Páscoa do Senhor


EVANGELHO


Jo 20,1-9

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.



MEDITAÇÃO


No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo (Jo 20,1)

Eu quero lhe desejar, de todo o coração: Feliz Páscoa! Jesus ressuscitado cubra de bênçãos a sua vida e esteja ao seu lado em todas as suas lutas e dificuldades.

Por que a Páscoa é tão importante? A Páscoa é a ressurreição de Jesus. Então, por que a ressurreição de Jesus é tão importante? Para responder a esta pergunta, vamos tentar identificar o que aconteceu, o que Jesus conseguiu e qual é a novidade da páscoa.

O que aconteceu? O apóstolo Pedro, na sua pregação (Atos 10), disse direitinho. Jesus, ungido por Deus, andou pela terra dos judeus pregando o Reino de Deus e libertando as pessoas do domínio do mal. As lideranças de sua gente o crucificaram, como malfeitor. Parecia que a sua morte sepultava todos os nossos sonhos, mas Deus, o Pai, o ressuscitou dos mortos, enchendo-nos de esperança. E o colocou à nossa frente como líder, como guia e juiz de todos. Com a ressurreição, começou um novo tempo para a humanidade. Foi isso que aconteceu.

O que Jesus conseguiu? Jesus desatou um nó que estava atrapalhando tudo. Jesus nos reaproximou de Deus, nos reconciliou com ele. A humanidade, desde o começo, afastou-se de Deus, pela desobediência. Esse pecado da humanidade finalmente teve conserto. Jesus, o filho de Deus, em nome dos pecadores, ofereceu sua vida em sacrifício. Foi obediente ao Pai até o fim. O seu sacrifício foi aceito por Deus que a todos ofereceu o seu perdão. Por causa de Jesus, agora podemos retornar à casa do nosso pai, como o filho pródigo. Pela ressurreição do seu filho, o Pai agora nos reconhece como seus filhos, nos dando o seu Espírito. Somos filhos e irmãos. Como disse o apóstolo Paulo, em sua carta aos Colossenses (Cl 3): “Se vocês ressuscitaram com Cristo, esforcem-se para alcançar as coisas do alto”. O nó do pecado foi desmanchado por Jesus.

Então, qual é a novidade da Páscoa? É que agora os nossos sonhos estão alicerçados em bases sólidas. É segura a nossa vitória sobre o pecado, o mal e a morte.

Pela ressurreição, agora estamos em comunhão com o nosso Deus. Ele é o nosso pai. Somos todos irmãos. A fraternidade é possível.

Na ressurreição, Deus ficou do lado dos humilhados, dos marginalizados, dos perseguidos. Ficou do lado de Jesus. O nosso sonho de justiça e de paz saiu reforçado. Nossas lutas serão vitoriosas. Um mundo novo é possível.

Pela ressurreição, a morte foi vencida. Já não é mais o nosso maior trauma. Fomos criados para a vida eterna, Jesus nos comunica a vida abundante que já começa aqui. A vitória de Jesus sobre o mal, o pecado e a morte enchem nossa vida e nossa morte de sentido.

O pecado embruteceu o homem e a mulher, tornando-nos predadores da natureza. Com a vitória de Jesus sobre o pecado, restabeleceu-se o princípio de harmonia na criação. Já podemos sonhar com um novo modo de cuidar da casa comum.

A ressurreição de Jesus, obra de Deus em favor do seu Filho e de todos os seus filhos e filhas adotivos, nos assegura a vitória do seu projeto chamado “Família” e do êxito de sua comunidade missionária chamada “Igreja”.

A Páscoa é a festa da nossa salvação.

E o que fazer para participar da Ressurreição de Cristo? Boa pergunta. Não estamos só contemplando a ressurreição do Senhor. Ressuscitamos com ele. Participamos dessa grande obra renovadora de Deus, unindo-nos a Jesus pela fé, acolhendo a vida nova pelo batismo e pondo-nos a caminho como povo de Deus, na Igreja.

Com a ressurreição, está começando a nova semana da criação, um tempo novo para a humanidade.

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo (Jo 20,1)

Rezando a Palavra

Rezemos com as palavras do Salmo 117, o salmo deste tempo de páscoa:

— Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!

— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas, ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!
— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:/ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Hoje, claro, você vai desejar ‘feliz páscoa’ a muita gente. Ótimo. Agora, você poderia dar mais conteúdo a essa saudação de “feliz páscoa”. Diga alguma coisa a mais, acrescente alguma palavrinha para as pessoas entenderem mais sobre a páscoa. Com uma frase, você está evangelizando.

No tempo da Páscoa, no lugar do Ângelus (O anjo do Senhor anunciou a Maria) rezamos o Regina Coeli (Rainha do Céu). Estou lhe enviando essa preciosa saudação mariana, aqui, depois do texto da Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





Regina Coeli
(oração do meio dia no Tempo Pascal)

Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!

Ressuscitou como disse, Aleluia!
Rogai por nós a Deus, Aleluia!

Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos.
Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela protecção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém.

38 comentários:

  1. Anônimo9/4/23 06:21

    🙏🙏🙏🙏🙏Que Jesus renasça em mim, minha família, familiares e nos jovens

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/4/23 06:50

    Feliz Páscoa para todos. Que o Cristo Ressuscitado traga Paz para o Brasil é o mundo. Tire dos nossos corações o que não e bom. Que saibamos amar como Ele nos amou...

    ResponderExcluir
  3. Que o senhor tenha piedade de mim e de outros seus servos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/4/23 06:51

    Feliz Páscoa, precisamos amar como Jesus nos Ama🙏🙏🙏 que acordemos neste Domingo de Páscoa para viver o Amor de Deus em Nós, e transmitir este Amor a Todos e Todas, o Amor precisa ser Amado e divulgado🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/4/23 07:04

    Ó SENHOR E MEU PASTOR E NADA MIM FALTARA OBRIGADO SENHOR JESUS POR TUDO AMEM AMEM FELIZ PÁSCOA DIA DO NOSSO SALVADOR DO MUNDO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/4/23 07:38

    Feliz Páscoa que Jesus Resuscite no Coração de cada cristão

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/4/23 07:51

    Feliz Pascoa que jesus traga paz pro mundo inteiro e pra cada filho e qque seus filhos deixe o nosso salvador entrar por inteiro em seus corações e seus lares. Amém

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/4/23 08:02

    Sejamos 0bidientes aos Ensinamentos de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/4/23 08:18

    Feliz Páscoa, que Jesus renasça no coração de toda a humanidade, para todos possa ter amor em seus Corações em vez de ódio, para haja paz entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/4/23 08:18

    Feliz Páscoa a todos nossos amigos e familiares e que Deus abençoe grandemente alimentando a fé de cada um de nós especialmente nosso querido padre Severino Fernandes, Padre Antônio Lucena, Padre João Carlos,....

    ResponderExcluir
  11. Feliz Páscoa, para mim e meus familiares, amigos, para nosso Pe João Carlos e ao mundo inteiro, que todos recebam, Jesus Cristo em nossos corações, com muita paz, amor, saúde, felicidade, solidariedade, fraternidade. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Verônica Fragoso9/4/23 08:56

    Feliz Páscoa. “Amai uns aos outros como eu vos amei”, assim nossos corações se tornam puros, não sobrando lugar para a maldade, a violência. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/4/23 09:02

    FELIZ PÁSCOA à todos. Que o Nosso coração possa transbordar de paz e alegria nesse domingo e todos os dias do ano inteira louvando a Deus por ter nos dado o Seu Filho amado para estar connosco todos os dias. Amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/4/23 09:04

    FELIZ PÁSCOA ao Nosso Pe. João Carlos e toda AMA

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/4/23 09:18

    A melhor coisa na vida,,é conhecer Jesus Cristo e experimentar o poder da ressurreição !
    Uma feliz Páscoa, com Jesus em nossos pensamentos ele é base da nossa existência 🙏

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/4/23 09:31

    A ressurreição, nos trás vida nova: amar seu irmão como a se mesmo , perdoai, por que Jesus Cristo ele é o exemplo fiel da luz para a salvação. Feliz Páscoa para todos.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/4/23 09:33

    Que Jesus ressuscitado nos Abençoe Hoje e Sempre, Glória a Vós Senhor !!!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9/4/23 09:54

    Valter da silva muito obrigado por estas palavras tão bem explicadas o senhor é u gênero e muito sábio uma feliz Páscoa e que Deus nos abençoa

    ResponderExcluir
  19. Jesus é amor feliz Páscoa para todos nós

    ResponderExcluir
  20. Anônimo9/4/23 10:04

    Feliz e santa Páscoa a todos! Que a ressurreição promova a paz eca luz de Cristo ao mundo inteiro! 🙌🏻

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9/4/23 11:06

    Feliz Páscoa para todos vocês, que o amor de Deus por nós permaneça em nossos corações amém 🙏🏾

    ResponderExcluir
  22. Anônimo9/4/23 11:27

    Sílvio Ribeiro de Freitas sobrinho

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/4/23 11:29

    Deus é fiel 🙏

    ResponderExcluir
  24. Anônimo9/4/23 11:35

    Feliz Páscoa. Jesus verdadeiramente ressuscitou.

    ResponderExcluir
  25. Glória a Vós Senhor!
    Nas nossas vidas também é assim, quando deparamos com uma dificuldade, uma enfermidade, um desemprego ou qualquer imprevisto nós também naquele momento desesperamos e corremos de um lado para outro, reagindo muitas vezes rapidamente sem pensar e sem lembrarmos de compreender melhor o que diz a Sagrada Escritura, qual a direção nos orienta a Palavra de DEUS, depois de colocarmos em oração, quando apresentada a situação real, confiar e aguardar o tempo de DEUS é o melhor que podemos fazer.
    Precisamos sempre manter a calma observando tudo em nossa volta antes de reagir, seja qual for a situação, raciocinar mesmo que sem tempo, valorizando sempre os sentimentos e não a razão, buscar enxergar o contexto geral, tentar encontrar e entender os sinais que DEUS apresenta naquela situação, confiar e ter a certeza que DEUS Pai sabe de todas as coisas, Ele não nos dá a cruz maior que não podemos carregar e Ele é o DEUS Emanuel, DEUS Conosco está sempre no controle de tudo, precisamos ter fé e entregar tudo para que o Pai das misericórdias através da Pessoa do Espírito Santo, o Paráclito realize a Sua vontade suprema, só assim enxergamos muito além do real, e no tempo de DEUS tudo se resolverá da melhor forma possível, pois Seu Amor é sem igual e Sua misericórdia e bondade é infinita.
    Nesta confiança deve estar nossa esperança, anunciando como os Apóstolos e as mulheres fizeram, afirmando que Ele ressuscitou, venceu o último inimigo, a morte, deixou o pano que envolvia Sua cabeça enrolado num lugar a parte, um sinal que irá voltar conforme afirma a Sagrada Escritura para nos conceder a vida eterna, é Páscoa, venham ver, Ele vive,.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9/4/23 12:11

    Anonimo 9/4/20 23 12:4 ola padre Joao Boa tarde feliz pascoa o senhor Ressuscitou Aleluia! viva a vida e salve o amor

    ResponderExcluir
  27. Anônimo9/4/23 13:01

    Meu nome é Lucy Anita Rodrigues de Noronha e moro em São Paulo capital e desejo ao Sr padre João Carlos, sua familia e seus assessores da AMA e no modo geral,; também a todo o povo brasileiro cristão ou não e à população do planeta Terra, uma grande e abençoada Páscoa. Que a ressurreição de Jesus seja a Luz que ilumina os nossos caminhos para que encontremos a verdade, que nos leva até Nosso Deus Pai Eterno Assim seja.. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/4/23 15:49

      Obrigada q Deus ilumine seus pasdoa pr onde q uer q vc va, feliz pascoa p vc e p sua familia.

      Excluir
    2. Feliz Páscoa com o Sagrado Coração de Jesus e de Maria nossa mãe Santíssima.
      ELE RESSUSCITOU ALELUIA ALELUIA!

      Excluir
  28. Anônimo9/4/23 14:03

    ABENÇOADA E SANTA PÁSCOA. FOMOS RESGATADOS DE NOSSOS PECADOS PARA A VIDA ETERNA, PELA RESSURREIÇÃO DE CRISTO JESUS. GRATA PELA REFLEXÃO DA SANTA PALAVRA DO SENHOR. MARIA BATISTA.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo9/4/23 16:56

    Feliz Páscoa! Padre João Carlos e a todos da AMA

    ResponderExcluir
  30. Uma Sanra Pascoa p si Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  31. Feliz Páscoa a todos, que a fraternidade o amor a esperanca a solidariedade para uns com os outros nunca nós falte em nome d Jesus 🙏😃

    ResponderExcluir
  32. Tenho certeza que Jesus Cristo Ressuscitou e que Jesus Cristo está Vivo. Foi Cumprida A Profecia da Ressurreição Do Messias No Salmo 16:10 porque se Cumpriu Com a Ressurreição de Jesus Cristo no Domingo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS