PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quando a raiva vier, é preciso parar, respirar, deixar baixar a poeira.

Quando a raiva vier, é preciso parar, respirar, deixar baixar a poeira.




12 de fevereiro de 2023

6º Domingo do Tempo Comum 

EVANGELHO

Mt 5,17-37 (Mais longo)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
20Porque eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'.
22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.
26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. 27Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.
31Foi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.
33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.


MEDITAÇÃO


Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)

Neste 6º. Domingo do Tempo Comum, continuamos ouvindo o Sermão da Montanha. Nele, Jesus está nos apresentando um manifesto do Reino. Há uma novidade nos seus ensinamentos. Eles superam o modo como os pregadores do seu tempo falam de Deus e das obrigações que resultam de nossa aliança com ele.

Jesus percebia que era necessário superar a mentalidade dos fariseus. ‘Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus’. Para eles, agradar a Deus era cumprir escrupulosamente as leis escritas nos Livros de Moisés e em sua tradição oral. Justo, abençoado, ensinavam eles, é quem pratica a Lei de Deus, com todos os seus erres e efes. Bom, praticar a Lei de Deus é uma coisa boa. “Feliz o homem que observa os seus preceitos”, diz o Salmo 118. O problema é quando se vive uma mentalidade legalista, onde a pessoa não vê mais nada a não ser a realização do que lhe foi mandado. Gente assim se esquece para que existe aquela Lei e vira escravo da letra da Lei.

Na verdade, entendemos, com São Paulo, que não é o cumprimento da Lei que nos salva. O que nos justifica, nos torna santos, é o amor de Deus por nós, amor que veio ao nosso encontro em Jesus Cristo. É Cristo quem nos justifica, e o fez por sua morte redentora. Fomos justificados pelo seu sangue, diz São Paulo na carta aos Romanos (Rm 5, 9).

Jesus quer que, pela nossa condição de justificados por seu amor na cruz, sejamos capazes de fazer mais do que a Lei de Moisés manda. Não apenas fazer o que a letra da Lei determina, mas, pela experiência do amor de Deus e pela caridade, temos que ir mais adiante, fazer bem mais. Trata-se, então, de viver os mandamentos de Deus de maneira ainda mais profunda e respeitosa. No evangelho de hoje, Jesus comenta três dos mandamentos de Deus: Não matar, não cometer adultério, não jurar falso. Olhemos melhor, hoje, esse mandamento “Não matar”.

Aos antigos, foi dada esta lei: “Não matar. Quem matar será condenado pelo tribunal”. A nova lei de Jesus, ou melhor, o modo novo de ver a antiga lei, é ainda mais exigente. Matar é o extremo. Mas, a morte do outro começa com golpes aparentemente leves: a indiferença, a desconsideração, o desprezo, o preconceito, a ação movida pela cólera. A ofensa a Deus e ao próximo não é só matar com uma arma de fogo ou uma arma branca ou química. Há outras formas de matar aos poucos, igualmente repudiáveis: o bullying, a difamação, a intolerância, a discriminação. A lei do Evangelho exige mais do que o simples mandamento “Não matar”; inclui também não desqualificar alguém, considerando-o burro, ignorante, incapaz. Isto também é uma forma de violência e de morte. Palavras e atitudes também podem ser armas letais.

Para ser réu no tribunal, nem precisa chegar a cometer homicídio, aborto, eutanásia, feminicídio ou coisa parecida. Já vira réu quem se encolerizar com seu irmão, ensinou Jesus. Encolerizar-se com o irmão é agir movido pela raiva, pela cólera. Quando alguém se deixa tomar pela raiva, acaba magoando, machucando, agindo com violência e sentimentos de vingança. A ação movida pela cólera é impensada, violenta, cega. É melhor se acalmar no momento para não ter que amargar um arrependimento depois. Quando a raiva vier, é preciso parar, respirar, deixar baixar a poeira. Assim, a ação que vier será menos impulsiva e poderá mais facilmente ser pautada por respeito, consideração e disposição para a reconciliação. Isso, sim, é digno de um cristão.


Guardando a mensagem

Os mandamentos de Deus continuam valendo. Mas, Jesus alarga a sua compreensão. ‘Não matar’ não é só tirar a vida dos outros, mas também não ofendê-los em sua dignidade, desprezá-los, difamá-los. O adultério começa no olhar malicioso que é desrespeito e violência contra a mulher. Mais do que “não jurar falso”, falar sempre a verdade. O esforço por tratar bem os outros, em todas as situações, se harmoniza com a busca de reconciliação. E essa é uma condição para o culto a Deus. Jesus orientou claramente: “Deixa a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão”. Somos construtores de fraternidade, controlando em nós o impulso da ira, a tentação da indiferença, a violência do preconceito.

Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)

Acolhendo a mensagem

Senhor Jesus,
vivemos em um mundo de muitos desencontros. Facilmente nos contrariamos, ficamos com raiva, nos frustramos, nos decepcionamos ou decepcionamos os outros. Às vezes, nossa reação é movida pela raiva, pela cólera, pelo ódio. E sabemos que esses sentimentos são fonte de violência, em nossa convivência. Hoje, recordamos o que disseste sobre os mandamentos de Deus. Senhor, ajuda-nos a viver no meio das dificuldades da vida com serenidade e fortaleza. E a defender nossos direitos ou nossos pontos de vista, sem agredir ou insultar quem não pensa como nós. Que em toda e qualquer contrariedade, sejamos iluminados por tua palavra e por tua mansidão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Para se fortalecer no caminho do evangelho reze muitas vezes, hoje: “Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”.

Comunicando

Você pode me acompanhar, neste domingo, na Santa Missa às 17 horas, pela Rádio Amanhecer (baixe o aplicativo no seu celular). Amanhã, segunda-feira, tem Encontro dos Ouvintes no Recife e Apresentação do Especial com Padre João Carlos e Banda no Canal do Youtube. A Missa do Encontro dos Ouvintes será na Igreja de Santo Antonio, no centro do Recife, às 11 horas (amanhã).

Um abençoado domingo. Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Que homilia maravilhosa e simples de ser interpretada. Gratidão pela mensagem🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. sou Severina Maria da Conceição da cidade de Bom.sucesso Paraíba todos os dias escuto o Evangelho que o Senhor anuncia padre João Carlos fortalece meu espi
    dias padre Jackson nos envia recebo com alegria envio para meu FILHOS todos os nosso

    ResponderExcluir
  3. José Lúcio de Araújo12/2/23 03:16

    "Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”

    ResponderExcluir
  4. Gostei, a queria receber sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó Jesus manso e humilde de coração fazei meu coração semelhante ao vosso.

      Excluir
    2. Bom dia a sua benção Padre João Carlos Ribeiro 💖🙏🏼

      Excluir
    3. Palavras da Salvação Glória a vós senhor

      Excluir
  5. meu nome é ornillda dó Recife Pernambuco Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pela o encinamemto da palavra de Deus amém 🙌

    ResponderExcluir
  6. BELÍSSIMA HOMILIA.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Sabemos que a lei dos homens muitas vezes não é justa, más a Lei Divina sempre foi e para sempre será, pois DEUS é e sempre será justo !
    Não sejamos hipócritas pois nosso DEUS nos concedeu o discernimento em saber o que é certo e o que é errado, Jesus está nos orientando hoje diretamente, a não pecarmos contra o adultério lembrando aos que já possuem o Sacramento do Matrimônio sobre a responsabilidade em honrar o juramento assumido, a aliança feita a DEUS no altar do Santo Sacrifício. Más também lembra que por Sua infinita Misericórdia por Amor, mesmo assim quando errarmos reconhecemos nosso pecado e pedimos perdão, assim reconciliados continuaremos fiéis ao nosso Senhor.
    Sabemos que quem é justo, caridoso e de coração bom, aqui receberá a herança deixada por DEUS aos seus filhos dignos, fiéis, merecedores do convívio dos eleitos basta não desistir, ser paciente, perserverante, fiéis até o fim obedecendo o chamado, aceitando os Planos do Senhor e respeitando os Seus mandamentos, enfim se esforçando para nunca se desviar do caminho de DEUS e confiar que tudo se realizará a favor daqueles que são obedientes até o fim.
    Não deixemos de sonhar, o céu é o meu e o seu lugar !

    ResponderExcluir
  8. Bom dia obgdo paz e bênção 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿👍

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Paz e bem!
    Impressionante como a palavra de Deus está diretamente ligada as nossas atitudes e vida.
    "O Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso".
    Obrigado Padre João Carlos, por nós fazer, de forma simples e clara, a palavra de Deus!
    Emanoel Santana Ferreira.
    Itabuna Ba.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre, Deus o abençoe, peço a saúde do meu irmão Francisco Antônio Carlos Aragão, que ele fique curado , senhor Deus ele fez exames e não deu Bom mas a utra som e que vai dizer é tudo , eu creio , eu tenho fé , basta una gota do seu sangue e meu irmão fica curado , amém .

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre eu sou Augusto Cézar, Padre eu estou enfrentado um problema sério na minha família, eu tenho um filho que se envolveu com droga, já faz uns anos, Padre, eu já fiz de tudo pra ajudar esse meu filho, mas tem um problema ele até agora ainda não aceitou a minha ajuda, eu rezo muito prá Deus, me ajudar e curar ele ,ele ainda procurou Deus , Padre me ajude a orar pelo meu filho Denner Brito da Silva, peça pra Deus, curar o meu filho, eu acredito que Deus vai te ouvir. AMÉM 💕 💕 💕

    ResponderExcluir
  12. Feliz o homem que na lei do Senhor Deus Vai Progredindo 🕯️📖💝🔥🕊️🙏🏼.Sua benção Padre João Carlos Ribeiro 💖🙏🏼

    ResponderExcluir
  13. Peço encarecidamente intercessão pela minha vida, estou em constante luta e problemas familiar, muita adversidade. Peço a Deus proteção e livramento, que ele reprienda toda e qualquer maldição que tenha sido lançada sobre a minha vida.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, obrigada pela meditação Padre João Carlos. Um ótimo e abençoado domingo a todos amém

    ResponderExcluir
  15. Que linda homilia

    ResponderExcluir
  16. Jesus Cristo Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre.🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Amém Amém Amém

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto muito de ouvir suas Meditações enviada pelo meu amigo Pe. Sivonaldo.
    Meu nome é: Maria Luzia Ribeiro. RJ.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS