PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A sugestão pra você começar bem a Quaresma

A sugestão pra você começar bem a Quaresma

 



22 de fevereiro de 2023

Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma

EVANGELHO


Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

MEDITAÇÃO


E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Estamos começando a Quaresma. A Quaresma se inspira no povo antigo que caminhou 40 anos no deserto, purificando-se, para entrar na posse da terra prometida. Jesus jejuou durante quarenta dias, no início do seu ministério. Recebendo as cinzas, entramos no clima desse tempo litúrgico: o reconhecimento de nossa fraqueza e a confiança no amor restaurador de Deus.

No sermão da montanha, comunicando a novidade do Reino, Jesus apresenta ao seu povo um modo novo de ver e realizar as antigas práticas religiosas. Fala da esmola, da oração e do jejum. Que tudo isso – nos pede ele – seja vivido sem demonstrações públicas, sem busca de reconhecimento dos outros. Essas três práticas de toda religião tradicional continuam valendo para nós, mas vividas com um novo espírito.

A ORAÇÃO, sem ostentação, é um diálogo de filho, de filha, com o Pai, na intimidade do seu ser (o seu quarto). Quaresma é tempo de rezar mais e melhor. É na quaresma que se faz, a cada sexta-feira, a via-sacra. O conselho pra todo mundo é: não perder as celebrações dominicais em sua comunidade, nesse período. Nesse tempo de Quaresma, cabe um esforço especial para cada um ter seu momento de oração pessoal, todos os dias. A leitura frequente da Palavra de Deus é também parte de nossa vida de oração.

O JEJUM, sem exibicionismo, nos priva do alimento ou de alguma outra coisa. Todas as religiões que se prezam recomendam esta prática. O jejum, durante a Quaresma, está marcado para os católicos para hoje, quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão. E abstinência de carne todas as sextas-feiras da quaresma. O jejum educa a gente, vocês sabem disto. Ajuda a quebrar o nosso egoísmo, a nossa presunção, o nosso orgulho. Sobretudo, nos ensina a solidariedade. Porque jejum que se preze é partilha: a gente passa para quem está com fome aquilo que deixamos de consumir.

A CARIDADE, sem busca de reconhecimento, nos faz realizar gestos de fraternidade. Concretamente, fazer alguma coisa pelos outros que precisam mais. Os profetas falavam de partilha da comida, da roupa, da água... Jesus fala de gestos de atenção em direção aos famintos, sedentos, enfermos, encarcerados, maltrapilhos... quem for fraterno com estes irmãos e irmãs, está sendo fraterno com o filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso, na Quaresma também se fala de esmola. Mas, muita gente fica pensando logo num trocado que se dá a alguém. E a esmola de que se fala na Quaresma é a partilha do que temos com quem está passando necessidade.

Com a graça de Deus temos, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que justamente tem o seu momento forte na Quaresma. Neste ano, a Campanha tem como tema "Fraternidade e Fome". A reflexão e as ações de fraternidade nos ajudam a qualificar nossa Quaresma, com a conversão na caridade.


Guardando a mensagem

A Quaresma, que estamos começando com esta quarta-feira de cinzas, vale como um grande retiro para nós católicos. Quarenta dias de caminhada, de crescimento, de práticas religiosas, de gestos de fraternidade. Assim, vamos nos preparando para entrar, com Jesus, em Jerusalém para celebrar, com ele, a Páscoa. E a Quaresma começa já nos apontando três práticas religiosas especiais neste período: oração, jejum e caridade. Mergulhe de cabeça nesta Quaresma!

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
como disse Paulo, em sua segunda Carta aos Coríntios: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”. E nós não queremos e não podemos deixar passar essa oportunidade. A Quaresma há de ser para nós um tempo de crescimento espiritual, de fortalecimento de nossa fé e de realização de nosso compromisso de fraternidade. Abençoa, Senhor, este tempo de Quaresma que estamos começando. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Para viver a palavra de hoje, eu tenho uma boa sugestão que vale para toda a Quaresma: você realizar, a cada dia, um momento pessoal de oração. Isso será muito vantajoso para o seu crescimento cristão. Que tal começar hoje?!

O que fazer nesse momento pessoal de oração: ler com calma o texto bíblico do dia, ler e ouvir a Meditação, anotar no seu caderno alguma descoberta, rezar algumas de suas orações conhecidas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

77 comentários:

  1. Seja louvado o Nosso Bom Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para sempre seja louvado

      Excluir
    2. Amém 🙌🏻🕊️

      Excluir
    3. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo .

      Excluir
    4. Lovado.seja.o.teu.nome.senhor Deus..pai.filhio espírito santo amem

      Excluir
    5. Bendito seja deus que nos reuniu no amor de Cristo que temmos uma quaresma abençoada por deus amém

      Excluir
    6. Seja sempre louvado!

      Excluir
    7. Amém 🙏

      Excluir
    8. Bendito seja nosso Senhor Jesus Cristo hoje e sempre amém

      Excluir
    9. Amém.

      Excluir
    10. Para sempre seja louvado amém uma ótima quaresma para todos nós amém 🙌🙌

      Excluir
    11. Jesus manso e humilde de coração fazei o nosso coração semelhante ao vosso. Amém

      Excluir
    12. Amém, seja feita a vontade do pai!

      Excluir
    13. Amém 🙏🏻Assim seja sua vontade Pai 🥰

      Excluir
    14. Deus seja louvado 🙌

      Excluir
    15. Para sempre seja louvado🙏 Amém Senhor Jesus Cristo 🙏🙏🙏

      Excluir
    16. Amém

      Excluir
    17. A nossa proteção está no nome do Senhor que fez o céu e a terra

      Excluir
    18. Hoje eu quero levar o Senhor primeiro dia da quaresma quarta feira de cinza que possamos viver o amar,caridade a fé a humildade ao próximo amém obrigado Senhor Jesus?

      Excluir
    19. Louvar o Senhor Jesus pelo dom da vida e está em seu quarto orando ao Senhor?

      Excluir
    20. Amém!!!! 🙏

      Excluir
    21. Amém !!!

      Excluir
    22. Deus seja louvado Amém 🙏🙏

      Excluir
    23. Amém, louvado seja Deus q nos reuniu no amor de Cristo.
      Boa noite Pe. João Carlos e mto obrigada por todas as reflexões quaresmal.

      Excluir
  2. Bom dia Padre João Carlos obrigada por tudo pelo bem que me tens feito

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado padre João pela sua paciência de partilhar o pão Divino

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Que possamos se mas próximo do Senhor Jesus, absorvendo suas PALAVRAS, que é sabedoria plena e o caminho que devemos seguir. Amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia ! Padre João Carlos obrigado Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Padre João Carlos pela partilha da palavra e pelas luzes que daqui saem para a vivência da quaresma. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. Gratidão sempre, Amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Mudança para valer.

    ResponderExcluir
  9. Que nessa quarta-feira de cinzas o espírito santo entre na minha casa e fassa morada e abençoe toda minha família e nos livres de todo mau amém

    ResponderExcluir
  10. Obrigada padre João Carlos, por todos os dia trazer a palavra de Deus ao meu lar.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre, obrigada por clarear a palavra de Deus, obrigada pela bênção de todo dia

    ResponderExcluir
  12. Q Deus nos abençoe nessa quaresma q estamos comessando. Nos dê paz e sabedoria para p sabermos praticar o bem e amar a Deus e aos nossos irmão e irmãs.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos sua benção a palavra dê e um encinamemto pra todos nós amém 🙏

    ResponderExcluir
  14. Bom dia que o senhor Deus abençoe a todos nós amem.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre e a todos 🙌🏼 que Deus nos proteja, guie e guarde de todo o mal, que nesta quaresma ele nos ajude a sermos melhores e compreender que só ele é o caminho 🙌🏼🙌🏼❤❤

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. Muito obrigado pelas palavras, atenção. Deus abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por me ajudar a refletir sobre como faze durante a quaresma padre João Carlos. Que Deus continue abençoando sempre a sua vida com a graça de Deus.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! que possamos com as graças de Deus nos, preparar para vivermos com sabedoria e entendimento a sua palavra!🙏

    ResponderExcluir
  19. Mais um momento de graça que Deus nós proporcionou nesta quaresma. Rezamos juntos pela reconciliação do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos a sua benção que Jesus toque no coração de cada um de nós. Louvado seja Deus

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre João Carlos, que o Espírito de Fortaleza e sabedoria nos conduz para termos uma santa e abençoada quaresma. Louvado seja o nosso SENHOR JESUS Cristo AMÉM!

    ResponderExcluir
  22. Minha quarta feira será um dia diferente dos outros ,com muito amor conseguir ler toda.essa leitura bíblica Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Que o período quaresmal nos ajude a crescermos na fé, esperança e caridade. Que busquemos o amor de Deus amando o irmão e praticando a partilha e o perdão🙌🙌 bom dia Pe. João Carlos, sua bênção pra mim e ninha família. Que Deus conserve o sr. nesse empenho de levar a esperança aos irmãos. Abraços

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre João a sua bênção que Deus possa confortar todos nós nesta missão que é privar das nossas iniquidade e nus conduzir a caminho da quaresma para que possamos ser firme no nosso propósito.Amem

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Padre João que Deus abençoe sua oração 🙌

    ResponderExcluir
  26. Glória a Vós Senhor!
    Não podemos ser como os hipócritas, em querer mostrar tudo que fazemos, porque desta forma querendo ou não estamos confundindo a caridade e assim o orgulho a vaidade e até a prepotência prevalecerá, com isso mesmo sem querer, estaremos focando o orgulho e sucesso próprio.
    Pelo contrário devemos ser mansos e humildes de coração e nos esforçar para viver o amor e a reconsiliação, conforme Jesus Cristo foi e é.
    Pois se para DEUS o Status, a grandeza, a ostentação tivesse algum valor, o Pai não escolheria Seu Filho Únigênito para vir ao mundo e viver com a maior riqueza material e esbanjadora do mundo, ou seja teria o maior Status possível, mas então pensamos porquê será que pelo contrário quis que Ele mesmo como DEUS viesse ao mundo, nascesse sem conforto algum, num estábulo, numa manjedoura e vivesse no nosso meio da forma mais simples e humilde possível ?
    Com certeza para que valorizássemos em tudo no ser humano a essência da pureza, da humildade e da simplicidade, que reflete em cada um a intimidade a entrega, a serenidade e confiança em DEUS.
    O Cristão, deve cada vez mais desapegar e não se preocupar com a justiça humana, pois com certeza se viver a exemplo de Jesus Cristo, a maior justiça estará sendo construída a cada dia, a recompensa maior já está se materializando, que é o Céu, não existe prêmio maior, pois sabemos que lá tudo é perfeito,.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia padre João que Deus tenha piedade de nós

    ResponderExcluir
  28. Padre João Carlos, lindas suas palavras.

    ResponderExcluir
  29. Amém Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  30. Bom dia.
    Que a Palavra de Deus seja nosso alimento nessa quaresma.
    Vivamos os ensinamentos de Cristo.

    ResponderExcluir
  31. AMÉM 🙏🏼

    ResponderExcluir
  32. Amém, Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  33. Amém glória a vós senhor que nessa quarta feira de simsa o senhor aumenta a nossa fé esperança para fazermos nossos jejum nossas orações durante a quaresma em toda nossa vida minha gratidão por tudo minha benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  34. Abençoado dia, Pe João Carlos e todos, e todas.
    O bom Deus nos deu, nos dá e nos dará sua graça e sua bênção para respondermos a Ele, especialmente neste tempo favorável. A nós descei divina luz!

    ResponderExcluir
  35. Amém Amém Amém Aleluia glória a Deus nas alturas Amém Amém Amém Aleluia gratidão.Boa tarde senhor Padre João Carlos o meu muito obrigado por me alimentar todos os dias com palavras e meditação que chuvas de bênçãos derram sobre bênçãos hoje e para todo sempre Amém Amém Amém Aleluia gratidão

    ResponderExcluir
  36. Bom dia padre, Deus abençoe tifos nós, abençoe minha familua , meus filhos e me abençoe, amém

    ResponderExcluir
  37. Amém 🙏 🙏 e bendito seja Deus

    ResponderExcluir
  38. Eis o tempo da salvação, eis o tempo de conversão.🙏🏾🙏🏾🙏🏾

    ResponderExcluir
  39. Bom dia a todos e uma santa quaresma a todos nós. Que procuremos seguir os ensinamentos do Nosso Mestre Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  40. Bom dia padre João Carlos e a todos os irmãos em Cristo , Que Deus Pai nos conceda a graça de vivermos uma boa e Santa quaresma , amém

    ResponderExcluir
  41. Agradeço a Deus pela oportunidade de servir e cantar na igreja, pra mim tem sido uma grande bênção.
    A igreja é sempre um refúgio e tenho aprendido muito.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Padre João Carlos, gostei muito do evangelho de hoje.
    Quando estava ouvindo música 🎶 e a palavra vi muitas coisas lindas mas como são muitas vou citar algumas.,vi o quadro da sagrada família, um rosto parecido o do padre Zé Maria, uma parte do rosto de uma mulher linda só vi do nariz pra cima muito rápido foi a primeira vez que vi ouvindo a música 🎶.
    Deus te abençoe sempre 💔 🫶
    Sua benção.

    ResponderExcluir
  43. Para sempre seja Louvado 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  44. Realmente. Quaresma é quarenta dias de amor e conversão como um exame dos nossos procedimentos diante de DEUS que nos deu SEU filho para nós resgatar, pagando um preço muito alto por isso.

    ResponderExcluir
  45. Amém! Seja louvado hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  46. Deus do universo, eu LHE agradeço porque o SENHOR é benigno, compassivo, paciente e cheio de misericórdia. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do serviço, do jejum, do perdão, da oração, da alegria, da bênção, da penitência, da conversão, da justiça, da graça, da reconciliação, da caridade, da salvação e da comunidade. Me conceda a graça para fugir do pecado e da hipocrisia. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  47. Como faço para receber os áudios da palavra do senhor? Meu watts 19996767739

    ResponderExcluir
  48. Anônimo7/3/23 17:57

    Louvado seja nosso senhor jesus cristo agora e para sempre 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS