PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Eu quero levar a sério a Quaresma!

Eu quero levar a sério a Quaresma!

 




23 de fevereiro de 2023

Quinta-feira após as cinzas

2º dia da Quaresma

EVANGELHO

Lc 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

MEDITAÇÃO


Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

Então, começamos, ontem, a caminhada de 40 dias em direção à Páscoa do Senhor. Começamos a Quaresma. É como se tirássemos esse tempo para caminhar com Jesus, aprendendo os seus ensinamentos, o seu modo de pensar e de agir. É um grande retiro, em companhia dos irmãos, no seguimento de Cristo. Seguimento de Cristo: precisamente, é esse o foco de nossa meditação de hoje, segundo dia da Quaresma.

Jesus falou para todos: “Se alguém quiser me seguir...”. Eu quero! E você? Então, escutemos as condições que ele vai colocar: “Renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga”. Renunciar a si mesmo significa a gente se tirar a si mesmo do centro. É que no centro de nossa vida estamos nós mesmos. A gente pensa e age assim: ‘isso é bom pra mim, isso me faz bem, isso eu gosto, isso eu quero ou não quero pra minha vida’. No centro, estou eu mesmo, o que me agrada, o que me convém. Agora, Jesus está dizendo que para quem quiser segui-lo, tem que ser diferente: é ele que deve estar no centro. Renunciar a si mesmo. Não dá pra você seguir Jesus, continuando no centro. Entendeu?!

Aí ele completou: “Tome a sua cruz cada dia e me siga”. Ser cristão não é deixar de ter problemas, você sabe muito bem. Tomar a própria cruz é condição para seguir Jesus. E o que é tomar a cruz de cada dia? É assumir, com toda responsabilidade, o peso que a vida lhe entrega: problemas de saúde, dificuldades financeiras, desencontros dentro de casa, crises sociais... Tomar a cruz cada dia é não correr dos compromissos ordinários da existência: trabalhar, fazer feira, acompanhar os filhos, conviver com a vizinhança, estudar... As obrigações, compromissos e problemas do dia-a-dia não nos impedem de seguir Jesus. É com essa cruz que o seguimos.

Jesus começou falando do seu caminho, de como ele sofreria muito, seria rejeitado pelos grandes do seu povo, seria morto e ressuscitaria. O caminho do Filho do Homem, como ele gostava de se referir a si mesmo, não seria um caminho cômodo, nem fácil. O caminho da verdade, da coerência, da honestidade é um caminho doloroso. Sofrimento, rejeição, morte... e ressurreição, ao final. A vitória se colhe em meio a lutas, renúncias e dificuldades.

Jesus não quis pegar o atalho da vitória sem luta, do conchavo com os poderosos ou da solução mágica para os problemas. Foram essas, aliás, as tentações do demônio, depois de um jejum de 40 dias.


Guardando a mensagem

Jesus nos chama para segui-lo, mas nos indica que é preciso renunciar a estar no centro, para no centro estar a santa vontade de Deus. E nos lembra que no seu caminho tem cruz. É claro que Jesus não nos está chamando simplesmente para o sofrimento. Seria masoquismo. Ele está nos convidando a tomar a estrada que ele tomou: o caminho da simplicidade, da fidelidade, da verdade..., do amor aos pequenos, os preferidos de Deus. Esse não é um caminho fácil. O mundo, pervertido pelo desejo de enriquecimento, de prestígio, de luxúria, não aplaude o discípulo de Jesus. Mas, o nosso caminho é o caminho de Jesus.

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu, que és Deus, percorreste o caminho humano para nos deixar um modelo a seguir. Mas, não é fácil, Senhor, assumir o teu caminho. A tentação do mais fácil, do prazeroso, a cobrança da opinião dos outros... muita coisa nos empurra para um caminho sem renúncias. No fundo, preferimos um caminho sem sofrimento, a vitória sem luta, o amor sem doação. Ajuda-nos, Senhor, a responder positivamente ao teu chamado. Queremos te seguir, com fidelidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A Quaresma é uma caminhada rica de estímulos para o nosso crescimento. É como uma subida ao monte com Jesus, em 40 passos. O primeiro passo lhe indiquei ontem, com a Quarta-feira de Cinzas: ter um tempo pessoal de oração todos os dias. O segundo passo, lhe digo agora: ter o seu caderno espiritual (uma agenda, um caderno de anotações). Muita gente me pergunta se é uma coisa especial que eu tenha para vender. De jeito nenhum. Compre um caderno em qualquer livraria. Ele será especial se você o utilizar bem para o seu crescimento espiritual.

Comunicando

Caso tenha um tempinho, gostaria muito de encontrar você na Santa Missa que celebro hoje, como todas as quintas-feiras, às 11 horas, pelo rádio e pelas redes sociais. Será mais uma oportunidade pra você começar bem a Quaresma. Durante a Missa, vamos assumir o compromisso de seguir fielmente o caminho quaresmal. Desejando colocar sua intenção na Santa Missa, use o formulário que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

45 comentários:

  1. Bom dia Pe.João Carlos Ribeiro.
    Gratidão pela palavra diária 💜💜
    Sou a Etelvina Dambi ,de Angola ,Luanda .
    Intenção para a santa missa ,amanhã completarei 4⃣4⃣🎂anos de vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos!
      Receber e meditar suas a palavra de Deus juntamente com o Senhor do modo como o Sr. nos conduz é uma bênção. Obrigada por esse carinho constante que vc tem conosco. Marise/Piripiri Piaui

      Excluir
    2. Peço oração pela saúde de minha amiga Marli de Oeiras/PI

      Excluir
    3. Peço pela minha cura e pelos estudos da minha filha.

      Excluir
    4. Peço pela saúde de meus netos João Lucas e Luna. Fortaleza Ceará

      Excluir
    5. Meu nome é Sandra eu quero pedir oração pela minhas duas filhas pelo meu dois Neto e por toda minha família nesse momento

      Excluir
  2. Saúde, cura e libertação para Vanessa Gunza e Albertino Magalhães.

    ResponderExcluir
  3. Eita Padre que tantos ensinamentos importantes esclarecedores para nós leigos, repasso pra 18 pessoas e antes eram mais de trinta. MUITO UNGIDO, que o Senhor Deus esteja cada vez mais consigo para nos encaminhar para o Reino de Deus. Não podemos perder o Céu pois o PAI nos espera lá. DENISE DE Campina Grande

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pai pela noite de sono de descanso
    Ti agradeço por acordar bem com paz no coração que tenhamos um lindo dia de amor e paz amém

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Padre por eu acordar e ouvir estas lindas palavras de reflexão! Deus o Abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção obrigada por nós proporcionar essas riquezas de ensinamentos da palavra de Deus como é maravilhoso acordar todos os dias e poder desfrutar dessa bênção todos os dias eu aprendo um pouco mais que Deus te abençoe Padre João Carlos 🙌🙌🙌
    Nesta Santa Missa de hoje quero colocar no altar do senhor o meu irmão Valter que agora de manhã as 6horas vai fazer uma cirurgia do coração essa cirurgia é hoje padre reze pôr ele está prevista para começar às 6 horas é terminar lá pelas 12 horas que Deus em sua infinita misericórdia abençoe os médicos e todos que estão envolvidos , eu creio num Deus tão grande que tudo pode Ele é o médico dos médicos...
    Jesus por está cirurgia eu confio em vós 🙏🏻🙏🏻🙏🏻.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre! A paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Deus abençoe nossas vidas. Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos! Esto muitos feliz por esti momento. Que Deus abençoe nossas vidas.Amém

    ResponderExcluir
  10. obrigado padre por essas palavras. A paz em Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  11. Que Deus nos dê muita saúde eoazpara todos nós.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Pe João Carlos por tantos encinamentos, que Nosso Redentor nos abençõe com uma santa quaresma. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Observamos irmãos, que Jesus momento algum afirma que ser cristão é fácil, pelo contrário exige muita dedicação e determinação nossa em renunciar as coisas que nos prende ao mundo, ou seja as paixões da carne.
    Assim somos instruídos a fazer como Ele mesmo fez, provando para todas as gerações da humanidade que é possível, nos afirmando: Quem deixar tudo, ou seja as coisas terrenas, aquelas falsas alegrias, as distrativas e passageiras por mim ganhará a vida eterna.
    De que adianta ter tudo neste mundo se não conquistarmos o prêmio maior que sabemos ser, o descanso na morada eterna, o Céu?
    Por isso que devemos nos esforçar o máximo possível para seguir Jesus, aproveitando a Graça Santificante dos Sacramentos, vivendo a lógica do Reino, com todo o esforço na autenticidade Cristã aqui na Terra, escolhendo sempre as coisas do alto, sendo fiéis e perseverantes, preocupados com o servir na alegria e no amor, sempre se doar, fazendo o melhor para DEUS e para os nossos irmãos, evitar ao máximo murmurar e pecar, pois só assim estaremos tomando nossa cruz e entregando nossas vidas a Jesus Cristo, retribuindo O por já ter nos ensinado tudo e nos ter salvo, oferecendo Sua vida por Amor a humanidade sem reservas em remissão de nossos pecados,.

    ResponderExcluir
  14. Que Deus abênçôe nossas famílias.sua bênção.amém

    ResponderExcluir
  15. Cristiano Cricco
    Bom dia Padre João Carlos a sua benção
    Intenção na Santa Missa de hoje Pelo descanso eterno do Padre Bráz Carnielli da Congregação Salesianas de Dom Bosco, Pela saúde dá minha família, Por todos nós da AMA, Deus intercede chuva pra nossa lavoura,Por todos os Padres Salesianos e às Irmãs Salesianas.
    Bom dia a todos.
    VargemAlta dó Estado do Espírito santo

    ResponderExcluir
  16. Gratidão a Deus por essa grande oportunidade de participar todos dias dessa meditação da palavra com Pe. João Carlos; Compartilho com meus amigos e familiares me sinto fortalecida a cada meditação do Evangelho que participo.🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙌🏽

    ResponderExcluir
  17. Bom dia
    Padre João Carlos obrigada pelo a meditação de hoje

    ResponderExcluir
  18. Que Deus abençoe nossas famílias e nos de paz!

    ResponderExcluir
  19. Eu José Osmar de Altos piaui quero pedir a intenção da Santa missa quaresmal pela a Alma de minha mãe Alzira Rosa que eu amo muito e que a 42 dias partiu a casa do Pai Eterno

    ResponderExcluir
  20. Deus seja o centro da minha vida , me ensine ser toda sua ..

    ResponderExcluir
  21. Peço ao senhor Jesus que aumente minha fé e dê forças para eu carregar minha cruz e que eu consiga ter mais Orações. Penitências.caridades. amem

    ResponderExcluir
  22. Saúde e cura para Lara neta de uma grande amiga está com câncer no femo tem 8 anos

    ResponderExcluir
  23. Gratidão por essa oportunidade e humildemente quero pedir sua benção
    Intenção na Santa Missa de hoje pela minha família (Esposo e Filha). Amém

    ResponderExcluir
  24. Bom Dia Padre João Carlos sua benção 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  25. Peço pela cura do meu esposo, por emprego para meus filhos, e humildade e paciência para mim.

    ResponderExcluir
  26. Sua benção Padre João Carlos, obrigada pelas belas palavras. Peço pela minha cura (ira - agressividade), chegou a um ponto que não consigo mais controlar e com este comportamento tenho perdido pessoas queridas. Peço a Misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir
  27. Angela seixas Maceio/Al.
    Que Deus o abençoe sempre em sua caminhada e em seus ensinamentos,grata a Deus por ter colocado o senhor e esse momento de reflexão em nossas vidas. Muitas bênçãos . Gratidão pir tufo.
    🙌🏻🙏 Peço orações, por minha família,meus filhos pela almas do purgatório pela paz do mundo e transformações dos nossos corações. E em especial, orações pir minha sobrinha Vanessa que está no momento de tratamento com diagnóstico de linfomas peço npela cura e libertacao dela.🙏

    ResponderExcluir
  28. Anonimo22/02/2023/10:06 olá padre João Bom dia hoje só Gratidão por tudo, o ensinamento que o senhor nos dá fortalece muito a minha caminhda de fé!

    ResponderExcluir
  29. Coloco a minha família toda !! Em especial meu esposo que precisa da cura do vício !!

    ResponderExcluir

  30. Quero pedir oração para pedir o sucesso de nossos projetos de Vida meus e de meu filho!Meu nome é Margarida Maria e o nome de meu filho é José Carlos Ribeiro de Lima

    ResponderExcluir
  31. Quero pedir orações pelo meu netinho Bento que ficou com um problema neurológico depois de uma sedação. Que ele possa evoluir com as terapias. Obrigada pela meditação, um dia abençoado a todos nós amém

    ResponderExcluir
  32. Amém glória a vós senhor Jesus falou para todos ciaugem quiser misegui eu quero comesço antem a quaresma tempo de jejum de abescis de carne tempo de oração de esmola aqeum pressa gratidão por tudo padre João Carlos gratidão sempre minha bemçao

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Pe João Carlos, minha benção, peço oração para mim, pois vou fazer uma cirurgia amanhã, que mim proteja, para minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  34. Obrigada padre pelas palavras louvado seja a Deus

    ResponderExcluir
  35. Agradecimento pela minha saúde e cura, Nossa Senhora de Fátima , Perpétuo Socorro, Nossa Senhora das Graças, São José, Santas Chagas e enfim a todos os Santos. Amém!

    ResponderExcluir
  36. Peço oração para a Jéssyka para se aproximar mais da nossa igreja e participar da Santa Missa.
    Amém!

    ResponderExcluir
  37. Peço oração pelas minhas enfermidades principalmente pela minha insuficiência renal.
    Me ajude meu Pai.Eterno.

    ResponderExcluir
  38. Ó Deus de clemência, eu LHE agradeço por esse tempo da quaresma. Entretanto, me ajude seguir o caminho do amor, do discipulado, da vida, da felicidade, da bênção, da obediência e da salvação. Me ajude guardar os VOSSOS mandamentos, as VOSSAS leis e os VOSSOS decretos. Me ajude fugir do pecado, do egoísmo e da idolatria. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude renunciar a mim mesmo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de receber
    As mensagens do Evangelho de cada dia Dilma ama suas mensagens.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS