PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Vida nova em Cristo Jesus!

Vida nova em Cristo Jesus!

  



16 de janeiro de 2023

Segunda-feira da 2ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mc 2,18-22

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

MEDITAÇÃO


Vinho novo em odres novos (Mc 2, 22)

Vou logo lhe dizer o que é um odre. Odre é uma bolsa feita de couro de animal para guardar ou transportar líquidos, particularmente vinho. Claro, no tempo de Jesus não existia garrafas de plástico ou de alumínio para isso. Tinha-se que recorrer a utensílios de barro, madeira ou couro. O odre era feito de couro curtido de carneiro ou de bode. Uma das extremidades servia como gargalo, fechada com uma rolha de madeira ou também amarrada fortemente.

Então, odre é uma bolsa de couro curtido de bode ou carneiro para guardar ou transportar líquidos, especialmente o vinho. O vinho novo ainda está fermentando e se expande dentro do recipiente. Se o odre for novo, ele tem elasticidade suficiente para continuar mantendo o vinho no seu interior. Se o odre for velho, já sem elasticidade, o vinho novo na sua fermentação acaba por arrebentá-lo e se derramar.

Tudo certo até agora? Ótimo. Então, posso lhe fazer uma pergunta: o vinho de Jesus é novo ou velho? Calma, primeiro vamos saber que vinho é esse.

O vinho representa festa, alegria, celebração de alguma coisa muito boa. Quando começou a sua pregação, Jesus disse que o tempo tinha se cumprido e o Reino de Deus tinha se aproximado. A presença dele renovando vidas, reunindo os dispersos, restaurando a aliança com Deus inaugura um novo tempo, o tempo do Reino de Deus. É o tempo da salvação que chegou. Esta obra redentora tem seu ponto mais alto na cruz, nos reconciliando com Deus, no sacrifício de sua vida em favor dos pecadores, sacrifício da nova e eterna aliança.

Com Jesus, chegou o novo tempo: o tempo da reconciliação, da restauração da aliança, da salvação. Em Jesus, Deus está fazendo novas todas as coisas. (Você está conseguindo me acompanhar? Ótimo). No evangelho, isso está dito de muitas formas. Em Caná da Galileia, no casamento, ele oferece o vinho melhor, vinho que estava faltando naquela festa de aliança. Na mesa da última ceia, ele oferece o cálice de vinho, cálice do seu sangue derramado pela remissão dos pecados. A santa ceia, a Missa, é a celebração do sacrifício da cruz pela qual ele nos alcançou a reconciliação e ação de graças pela salvação que nos chegou por ele.

A obra redentora de Jesus é um vinho novo. O evangelho que anuncia essa notícia é um vinho novo. A vida em Cristo, pela habitação do Espírito Santo em nós, é um vinho novo.

Vamos à palavra de Jesus, hoje: “Ninguém põe vinho novo em odres velhos”. Dá para entender? “Ninguém põe vinho novo em odres velhos”. Essa novidade que é a obra redentora, a vida em Cristo, anunciada no evangelho não cabe numa vida velha, num jeito pecador de se viver; pede uma vida nova, pede mudança de vida. “Vinho novo em odres novos”.


Guardando a mensagem

Muita gente estranhou o estilo de Jesus, comendo com os pecadores, participando de banquetes, contando histórias de festa. E nada de fazer jejum, com os seus seguidores, como os grupos tradicionais faziam. A presença de Jesus, inaugurando o Reino de Deus no meio do seu povo, é um tempo novo que começou. Seu evangelho anuncia a grande novidade: Deus está reinando entre nós, nos conduzindo para a plena realização, para a salvação. Ele está restaurando a aliança de Deus com seu povo. O clima é de casamento, de festa. Ele é o noivo. Só quem não está entendendo, pode pensar em jejum numa hora dessas. Agora, é hora de festa, de alegria. O evangelho de Jesus não é um vinho velho. É um vinho novo. Não pode ser guardado ou transportado pelo velho Adão pecador. É uma novidade que só cabe numa vida nova, restaurada pela graça.

Vinho novo em odres novos (Mc 2, 22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
há sempre um risco de sermos pessoas muito religiosas, mas não expressarmos em nossa vida religiosa a grande alegria da redenção que nos alcançaste por tua morte e ressurreição. Dá-nos, Senhor, ser odres novos para guardar e transportar essa novidade de vida que é a reconciliação que nos alcançaste na cruz. A tua obra redentora, anunciada no evangelho, não é mais um elemento a ornamentar a nossa vida velha, o nosso modo de pensar e viver no egoísmo, na injustiça, no pecado. Pela pregação de tua palavra e pelos sacramentos de tua Igreja, tu nos dás o vinho novo. Que sejamos, Senhor, odres novos para recebê-lo, conservá-lo e portá-lo a outros. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia o evangelho de hoje: Mc 2,18-22. E responda no seu caderno espiritual o que você entendeu por ‘roupa nova’.

Você que recebe a Meditação pelo seu celular pode ver melhor o que é um ODRE, na foto que está junto com o texto da Meditação. É só clicar no link que estou lhe enviando.

Comunicando

Hoje é o dia da Missa de Ação de Graças pelos 9 anos do Programa Tempo de Paz. É um dia de gratidão e compromisso. A Missa será celebrada na Igreja de Santo Antonio, no centro do Recife, às 9 horas. Você pode nos acompanhar presencialmente, pelo rádio ou pelo Youtube. Todas as emissoras que transmitem diariamente o programa estarão transmitindo a Santa Missa. Já estou lhe enviando o link para acesso ao Youtube.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

42 comentários:

  1. O vinho novo é a vinda de jesus Ressucitado e para nós seguir os encinamentos de Deus na nossa vida Jesus é maravilhoso e Misicordioso temos que viver vida nova em Cristo Jesus Amem Boa noite padre João Carlos minha Bênção

    ResponderExcluir
  2. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. RECEBO ATRAVÉS DE UM PRIMO GOSTARIA RECEBER NO MEU CELULAR.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos nove anos do programa. Deus abençoe o Pe João Carlos. Tenhamos uma ótima semana de paz,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu Simone Santos de Guarulhos, quero agradecer ao meu bom Deus por tudo esse momento por estar na presença de Deus todos os dias gratidão por tudo, que Deus faz em minha vida

      Excluir
  5. Maria de Fátima Silva bom dia sua benção parabéns pelo os nove anos de tempo de paz que Deus abençoe sempre amém 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  6. Obrigada padre João Carlos pelos nove anos de tempo de paz. Que o Senhor vos abençoe abençoe hoje e sempre. Amém

    ResponderExcluir
  7. Vinho novo é uma vida renovada Jesus Cristo. Tendo uma maneira nova de pensar e de viver em Cristo Jesus. Que se façam novas todas as coisas do Nosso Senhor.🙏

    ResponderExcluir
  8. Seremos e queremos ser Odre Novos com Jesus infinitamente!

    ResponderExcluir
  9. Gratidão Ámen 🙏🏽

    ResponderExcluir
  10. Parabéns e muita saúde par Padre João Carlos nós explicar claramente a mensagem do Evangelho.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  11. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Hoje é meu aniversário. Agradeço a Deus pelo Dom da vida e por cuidar de mim.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos peço intenção pela saúde do meu Pai Pedro Rodrigues da Silva

    ResponderExcluir
  14. parabéns Padre João Carlos pelos 9 anos tempo de paz.agradeco a Deus pelo seus ensinamentos ,com tanta clareza,Deus os abençoe sempre Bom dia!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Padre por nós levar a palavra de Deus a nós, ela nos renova 🙌🙌🙌 ,é uma bênção

    ResponderExcluir
  16. Iara Ornelas de Alagoinhas-Ba

    Bom dia, pe João Carlos e parabéns, pelos 9 anos do programa : Tempo de Paz, que tanto bem faz as nossas vidas.
    Que Deus lhe abençoe com muita saúde, paz e discernimento para que persevere nessa grande Missão, que o Divino Espírito Santo lhe chamou, lhe capacitou.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns padre João Carlos, o senhor é uma luz na minha vida 🙏

    ResponderExcluir
  18. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Parabéns pelo 9 anos de programa Tempo de Paz Que Deus o Abençoe e te guarde sempre 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  20. Glória a Vós Senhor!
    Nesta parábola, Jesus está nos dizendo que tudo tem Sua hora e o Seu tempo, sendo assim não devemos ficar duvidando do Poder de DEUS e nem comparando a nossa vida com a do nosso próximo.
    Precisamos saber que o nosso tempo não é o mesmo de DEUS.
    Devemos entender que, o que não conseguimos resolver diretamente, temos que com fé entregar nas mãos do Senhor e confiar que tudo se resolverá da melhor forma possível.
    Porque, quem se deixa ser guiado e ser conduzido pelas mãos do Altíssimo, com certeza encontra o Caminho certo e não fica no homem velho como odre velho, pois através do batismo do Espírito Santo esse Vinho novo e a cada Eucaristia somos ungidos e recebemos uma vida nova, uma vida santificada, vida consagrada, assim somos odres novos, enfim se permanecermos fiéis e perseverantes, na Graça, teremos sempre uma vida protegida e abençoada!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia , semana iluminada oara todos nós , amém , Deus seja louvado osra sempre

    ResponderExcluir
  22. Parabéns, Padre João Carlos, pelos nove anos de evangelização, através deste Programa, Tempo de Paz. Por nos mostrar como nos renovarmos em Cristo. Saúde, paz e inspiração divina em sua magnífica missão. Abençoada semana. Deus lhe abençoe e a todos nós!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado por mim mandar a palavra de nosso pai padre mandei oração pra mim e minha família.ate amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  24. Não podemos ver Jesus como se ele ainda caminhasse no mundo no Velho Testamento. Jesus nós deu um novo testamento “Amai uns aos outros como eu vós amei”. Jesus é o vinho novo e o nosso coração só suporta ele se também estiver renovado. Então vamos esquecer o conservadorismo e vamos pensar em um mundo mais plural onde todos e todas devam ser compreendidos(as) com amor, respeito e fraternidade.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre João Carlos.
    Parabéns pelos 9 anos do programa.
    Uma semana abençoada.
    Benvinda Canene-Angola.

    ResponderExcluir
  26. Onten foi o meu aniversário 🎂 gratidão pelo dom da vida.

    ResponderExcluir
  27. peço oração meus irmãos pra que as portas se abra pra mim e pra aquele que precisa que senhor esteja a frente de tudo amém Glória

    ResponderExcluir
  28. Deus seja louvado 🙏

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, padre João Carlos! Obgda pela reflexão

    ResponderExcluir
  30. Sua benção padre João Carlos. Agradeço a Deus pela melhora da minha e peço q ela se restabeleça logo pela graça de Deus. Que Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, Padre João Carlos e equipe!
    Ficarei imensamente grata se puderem enviar as meditações diretamente para mim. O que devo fazer para eu receber esse material maravilhoso?

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Deus por todas bençãos na minha vida e em toda minha família 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  33. Amém, padre joão carlos. Seja louvada a meditação da palavra sagrada.🙏

    ResponderExcluir
  34. Muito obrigada Sr Padre Didier que nos fez aproximar se do Padre Joaõ Carlos muitos parabéns . E louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
  35. As orações padre fazem bem

    ResponderExcluir
  36. Louvado seja a Deus

    ResponderExcluir
  37. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  38. Ó Deus de clemência, eu LHE agradeço pela vida de São José Vaz. Contudo, me ajude viver a minha vocação. Me ajude seguir o caminho do discipulado, do jejum, da oração, da compaixão, da salvação, da conversão, da fidelidade e da obediência. Me ajude vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS