PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quem me tocou - o amor que vence a morte!

Quem me tocou - o amor que vence a morte!



31 de janeiro de 2023

Dia de São João Bosco


EVANGELHO


Mc 5,21-43


Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” 24Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia.
25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença.
30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?”
31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’”
32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade.
34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. 35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João.
38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.



MEDITAÇAO


Filha, a tua fé te curou. Vai em paz! (Mc 5, 34)

No tempo de Jesus, havia um clima muito sofrido no meio do seu povo: medo, baixa estima, doença, um clima sombrio de morte. Medo da repressão dos romanos, baixa estima em relação à prática religiosa por causa das cobranças dos fariseus, doenças sem cura. Um clima de morte.

No evangelho de hoje, vê-se claramente esse clima de morte. A menina de 12 anos estava nas últimas. A mulher há 12 anos sofria de uma hemorragia. Para a cultura daquela gente, sangue era vida. Perder sangue era estar morrendo. A mulher gastou tudo quanto possuía com os médicos e piorava a cada dia. Na casa da menina, a multidão estava gritando e chorando, lamentando a morte da garota. O clima é de morte.

Pense um pouco. Veja como a menina e a mulher, na condição de estarem caminhando para a morte, para além dos seus dramas pessoais, representam a própria comunidade que está mergulhada num clima de morte. Percebe? É como se toda a comunidade estivesse representada nelas. Não é à toa que as duas estão ligadas pelo número doze, o número do povo de Deus, o povo das doze tribos. A menina tem doze anos. A mulher está doente há doze anos.

No meio dessa situação, encontramos Jesus. Jesus é a resposta de Deus ao seu povo que vive um clima de morte. No livro da Sabedoria, está dito: ‘Deus não fez a morte. Deus fez todas as suas criaturas saudáveis. Deus criou o homem para a imortalidade, não para a morte. A morte é coisa do inimigo invejoso e de quem pertence a ele’.

No evangelho, as pessoas vencem a morte unindo-se a Jesus, pela fé. Deus é a fonte da vida. Jesus é Deus que veio nos comunicar a vida plena que vence a morte. A fé é o modo como nos abrimos para o amor de Deus. 

Disseram a Jairo: ‘Não incomode mais Jesus, sua filha morreu”. Jesus disse a Jairo: “Não tenha medo. Basta ter fé”. Jairo tinha mostrado sua fé em Jesus caindo aos seus pés, pedindo sua ajuda. A mulher também tinha mostrado sua fé em Jesus tocando-lhe a barra de sua veste, numa atitude de quem se prostra a seus pés. A ela Jesus disse: “Minha filha, a tua fé te curou”.

No evangelho, dá pra ver como Jesus revelou o amor de Deus que nos comunica vida, vencendo a morte. O texto diz logo que Jesus chegou de barco da outra margem. Jesus está no meio do seu povo. É quase um comentário ao mistério de sua encarnação. Jesus se aproximou de nós. E ele atende o pedido de Jairo, dirigindo-se à sua casa. Mostra o amor de Deus que se preocupa conosco, que presta atenção às nossas dores. No caminho, parou querendo saber quem o tinha tocado de uma maneira tão especial. Ouviu o relato da mulher e a confortou. Um Deus que comunica vida. Na casa de Jairo, tomou a menina pelo braço e a levantou, pedindo que lhe dessem de comer. E não quis que saíssem espalhando o acontecido. Jesus está revelando e comunicando o amor de Deus que vence a nossa morte.

Com Jesus, nós os seus discípulos, a sua Igreja, aprendemos a estar presentes nesse mundo, aproximando-nos de quem está enlutado, desempregado, faminto, desorientado. Com Jesus, aprendemos a ser solidários, a partilhar, a confortar, a socorrer. Somos testemunhas do Deus que toma a defesa dos humilhados. Somos, como Jesus e com ele, portadores do amor que restaura e liberta, amor que comunica luz e esperança.


Guardando a Mensagem

O povo de Jesus vivia num clima de sofrimento e morte. No evangelho de hoje, vemos duas mulheres sendo restauradas. Elas representam toda a comunidade do povo de Deus. Em suas histórias está todo o drama e sofrimento do seu povo: a humilhação, a exclusão, a doença, a morte. Na ação de Jesus, vemos o amor de Deus que vem ao nosso encontro, comunicando-nos a vida que vence a morte. Com Jesus, aprendemos a nos comprometer com a vida e a saúde dos irmãos, a mantermos acesa a chama da fé, da fraternidade, da esperança.

Filha, a tua fé te curou. Vai em paz! (Mc 5, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu nos salvaste com teu amor, carregando-te de nossas dores, tomando nosso lugar na morte. Tu, Senhor, deste tua vida para nos resgatar do pecado, do domínio do mal, da morte. Contigo, aprendemos a não ser indiferentes à dor dos irmãos, a sermos solidários em suas situações de luto e sofrimento, a sermos comunicadores do amor de Deus que, na vida de quem crê, é perdão, paz, esperança.  
Ajuda-nos, Senhor, a ser testemunhas do teu amor que vence a morte. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Hoje, Dia de São João Bosco. Rezemos:

São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo, foste para os jovens, sobretudo humildes e pobres, um sinal do amor e da predileção de Deus. Sê nosso guia no caminho da amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber n’Ele e no seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade. Amém.

Vivendo a Palavra

Aparecendo uma oportunidade hoje, ajude alguma pessoa doente a viver o seu momento de enfermidade como verdadeiro encontro com o Senhor.

Comunicando

É hoje, a gravação de um show especial para um DVD Orante, em Juazeiro do Norte. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

37 comentários:

  1. Lindo e Belo 🥰 o santo Evangelho de hoje!!! Eu Fico inusitada, com tão grande maravilha do senhor Jesus 🙏🏼🛐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/2/23 11:44

      Oi padre João Carlos peço oração por mim e por minha família 🙏

      Excluir
  2. Obrigada Pe. João Carlos! Sou de Areal, estado do RJ. Ouço e leio todos os dias a palavra e seu comentário. Que o nosso Deus abençoe cada dia sua missão evangelizadora com sua paz!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amigo 🙏🏿🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos,meu nome é Deuza,sou de cascavel Ceará e sou muito grata ao senhor por receber todos os dias a palavra de Deus, ouço com muita atenção seus comentários e isso me fortalece cada dia,mando também para outras pessoas!
    Obrigada padre, que Deus te cubra de muita saúde e sabedoria. 🙌🏻

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos me chamo Lucimar sou de Maracanaú ce fico muito feliz em ouvir seu evangelho todos os dias...esse de hoje toca muito e a sua tbm é muito linda Quem tocou.

    ResponderExcluir
  6. Jesus é o nosso Cajado! Amém.
    Mensagem linda de hoje!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sempre escuto o evangelho pelo grupo de oração com irmã Zefinha estou muito teste pois meu pai faleceu e estou cuidando da minha mãe com demência mais ela sofre muito a morte do meu pai pois era muito unidos fico muito triste por ela e por mim que lê amava muito como faço pra pra superar essa perda do meu pai 😭😭😭💔

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado por todas as manhãs eu lê a palavra de Deus que Deus abençoe sempre o senhor e sua família

    ResponderExcluir
  9. Obrigada padre João Carlos pela palavra de hoje. Peço a Deus que guie os meus passos e da minha família a seguirmos o exemplo de Jesus: na solidariedade, na humanidade paracom os irmãos que precisam do nosso auxílio

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos! Sua benção!
    Como é maravilhoso ouvi falar do amor de Deus para conosco e nos alimentar da palavra logo pela manhã! Um abraço e que Deus ilumine e abençoe sua vida!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, sua benção, mim chamo Sirlei Siqueira,sou de Silvânia Goiás, pertenço a comunidade de N,S,da Medalha Milagrosa,sou muito grata por receber suas mensagens e reflexões, que deus abençoe sempre 🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Pe. João pela mensagem que todos os dias alimenta e fortalece a fé e vida de milhares de pessoas. Dom Bosco recebeu o bom começo da obra, que continue intercedendo a Deus por vocês e por nós.
    Parabéns à Congregação Salesiana. Deus à abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    É assim também nas nossas vidas, toda enfermidade é curada se tivermos fé acreditarmos no Poder do Cristo Ressuscitado, não importa quantas vezes já passamos nos médicos e nem quais foram, precisamos colocar nossa confiança nEle o Médico dos médicos, acreditando que toda doença é curável, seja física, espiritual, psicológica ou qualquer outra. Ele Jesus Cristo o Único que tem Poder.
    Então a exemplo de Jairo e daquela mulher que sofria a doze anos com uma hemorragia e outros que a Palavra nos revela, foram insistentes venceram o medo e acreditaram, isso nos faz crer que através da nossa fé, quando vamos ao encontro do Senhor e abrimos nossos corações reconhecendo que todos somos necessitados da Sua Misericórdia, entendemos que para Ele nada é impossível.
    Más, quando DEUS realiza a obra precisamos tomar posse da cura, acreditar e assumir a vida nova, entender que fomos restaurados, que DEUS nos ama e quer que continuemos servindo e testemunhando Seu Amor de Pai, desta forma iremos trazer mais doentes para serem levantados, resgatados também, assumir uma fé esperançosa e perseverante sem ficar murmurando e jamais voltarão ao homem velho ou a mulher velha,.

    ResponderExcluir
  14. Bom-dia, obrigada Pe. João Carlos, Deus continue abençoando a sua vida que acrescenta a presença de Deus em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  15. Bom Dia padre , Deus abençoe seu dia com muito sucesso no seu novo DVD, com músicas lindas das e sua voz maravilhosa, amém

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre e a todos os irmãos em Cristo , que Deus pai me guarde me ilumine e em conduza com a força do Espírito Santo

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que o senhor nos ajude com a presença de Deus em minha vida e de minha família, sou grato por o senhor mandar pra mim todos os dias as medições, mim sinto feliz e realizada, antes dos meus afazeres, lê a medicação, que Deus abençoe o senhor sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Pe João Carlos, que Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco, te ilumine sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Padre, Deus abençoe sempre o senhor por trazer tanta paz nos corações dos fiéis, as suas palavras faz agente, passar o dia com o coração mais calmo! Obrigada pelo o clarinho das suas palavras.

    ResponderExcluir
  20. Que bela homilia padre João esse Evangelho é belíssimo. Jesus continua o mesmo .curando libertando salvando perdão senhor por carregar as nossas dores .A palavra de hoje vai na alma. Toca senhor Jesus em todos nós

    ResponderExcluir
  21. Gloria ATI Señor Jesús ..buenos días Gloria al Señor ...bendecido días para todos

    ResponderExcluir
  22. Que Jesus Cristo mim ajude a fortalecer a minha pouca fé para a cada dia eu possa me aproximar mais ➕ Deus. Amém

    ResponderExcluir
  23. Obrigado padre João Carlos! A sua benção.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada padre João Carlos. Que Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  25. Palavras da Salvação Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  26. Padre João Carlos eu acompanho suas meditações todos os dias e fico muito grato por tudo as meditações e meu irmão e quem manda para fico muito feliz em receber a palavra de Deus todos os dias obrigado por tudo amém 🙏 ❤️ 🙏

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Senhor pela oportunidade de viver o hoje. Que bendito seja o teu nome e que na minha vida seja feita somente a tua vontade. Amém

    ResponderExcluir
  28. Bom dia com muita saúde e proteção divina.
    Gostei muito do evangelho de hoje ate parece com migo mesmo, continue sempre assim meigo e sábio.
    Abraço 🤗.

    ResponderExcluir
  29. Amém, Senhor.

    ResponderExcluir
  30. todos os dias ouço evangelho padre João carlos uma muito maravilhoso meu Deus 🙌

    ResponderExcluir
  31. Amo ouvir a sua meditação todos os dias.
    Marly Santos Oeiras

    ResponderExcluir
  32. Amém Jesus

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS